Se alguém ainda duvida da importância de conhecermos o passado para construirmos o nosso futuro, então que revogue todos os conhecimentos acumulados pela humanidade até a presente data. J.U.Nassif

sexta-feira, setembro 30, 2005

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM PRÊMIO NOBEL DA PAZ

ENTREVISTA EXCLUSIVA CONCEDIDA PELO DR. NORMAN ERNEST BORLAUG AO JORNALISTA E RADIALISTA JOÃO UMBERTO NASSIF, EM 12 DE FEVEREIRO DE 2004.

O PROFESSOR DOUTOR ANTONIO ROQUE DECHEN , PRESIDENTE DA FEALQ PARTICIPOU DA PROGRAMAÇÃO E APOIOU A PERMANÊNCIA DO DR. NORMAN AQUI EM PIRACICABA E EM SÃO PAULO,O DOUTOR FERNANDO CARDOSO DIRETOR PRESIDENTE DA AGRISUS É QUEM ESTÁ PROMOVENDO A VIAGEM DO DOUTOR NORMAN E QUEM ACOMPANHOU O DOUTOR NORMAN DESDE O DIA 3 DE FEVEREIRO EM TODAS AS VISITAS NO PARANÁ,MATO GROSSO DO NORTE,MATO GROSSO DO SUL,RONDONÓPOLIS,GOIANIA,BRASILIA,PIRACICABA E SÃO PAULO, TERMINANDO ENTÃO NA SEXTA FEIRA DIA 13 E DOUTOR NORMAN RETORNA AOS ESTADOS UNIDOS.PERGUNTEI AO DOUTOR NORMAN QUANTAS VEZES ELE VEIO AO BRASIL E ELE JÁ PERDEU A CONTA DO NUMERO DE VEZES QUE ESTEVE AQUI NO BRASIL , A PRIMEIRA FOI EM 1951.AQUI ELE JÁ CONHECIA UM AMIGO, DOUTOR ERNESTO PATERNIANI, TRABALHARAM JUNTOS EM PROGRAMAS DE MELHORAMENTO DE MILHO.O DOUTOR NORMAN TRABALHA AINDA HOJE NO CIMMYT QUE É UM CENTRO ESPECALIZADO EM MELHORAMENTO DE MILHO , NO MÉXICO, DURANTE SEIS MESES , OUTROS SEIS MESES ELE TRABALHA NA UNIVERSIDADE DO TEXAS , DANDO AULAS. ELE TEM 90 ANOS, E UMA ATIVIDADE INVEJÁVEL. NO BRASIL ELE ESTÁ VISITANDO OS CENTROS PRODUTORES DE SOJA E ELE TEM ACOMPANHADO A HISTÓRIA E A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS E SE DIZ CADA VEZ MAIS ESTUPEFATO COM O POTENCIAL AGRÍCOLA DO BRASIL .A REVOLUÇÃO VERDE FOI A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA INDIA EXATAMENTE COMO A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO COMBATE A FOME.VOCE NÃO CONSEGUE GRANDES PRODUÇÕES SEM O USO DA TECNOLOGIA.OBVIAMENTE TECNOLOGIA ADEQUADA. HOJE ( DIA 11 DE FEVEREIRO) ELE VISITOU O MINISTRO DA AGRICULTURA,O SECRETÁRIO DA EMBRAPA, O CENTRO DE PESQUISAS DO CERRADO,ELE É UM DEFENSOR DO USO DE TRANSGÊNICOS, COM OS DEVIDOS CUIDADOS,E COM OS PRODUTOS MELHORADOS , QUE É COMO SE CONSEGUE O COMBATE A FOME COM ELEMENTOS DE QUALIDADE. DOUTOR NORMAN É UMA DAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM NAS ENCICLOPÉDIAS. ELE É UMA PESSOA QUE SE FALAR EM NOBEL , VOCÊ SE LEMBRA DO DOUTOR NORMAN.EXATAMENTE PELA CONTRIBUIÇÃO HUMANA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS , PELO COMBATE A FOME. É O PRIMEIRO PREMIO NOBEL DA PAZ PRESENTE EM PIRACICABA.É UM MOMENTO HISTÓRICO.É UM MOMENTO FANTÁSTICO. FABULOSO.

JOÃO UMBERTO NASSIF
DR. NORMAN QUAL É A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA BRASILEIRA NO CENÁRIO MUNDIAL ?

DR. NORMAN E. BORLAUG: O BRASIL ESTÁ EXPORTANDO CADA ANO MAIS PRODUTOS PARA O MERCADO MUNDIAL, SOBRETUDO E NOS ULTIMOS ANOS ESTÁ EXPORTANDO SOJA.

OUTROS TIPOS DE GRÃOS PODERÃO SEREM EXPORTADOS EM QUANTIDADES MAIORES . MUITAS MELHORAS OCORRERAM DO PONTO DE VISTA DA PRODUÇÃO.NOS ULTIMOS 15 ANOS . NO FUTURO , SE OS MERCADOS CONTINUAREM SOLICITANDO MAIS GRÃOS A ECONOMIA DO BRASIL VAI ESTAR EM POSIÇÃO DE PRODUZIR E ATENDER O MERCADO MUNDIAL. .

JOÃO UMBERTO NASSIF
COMO CIENTISTA QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE O ALCCOL COMBUSTÍVEL ?

DR. NORMAN E. BORLAUG:
EU NÃO TENHO MUITA EXPERÊNCIA COM AÇUCAR,MAS O BRASIL TEM MUITO EXITO COM O ÁLCOOL. APÓS TER DIMINUIDO A PRODUÇÃO, ESTÁ AUMENTANDO DE NOVO .O BRASIL TEM MUITA CAPACIDADE PARA PRODUÇÃO DE ALCOOL.E ISSO AJUDA A ECONOMIA RURAL
ESTOU MUITO IMPRESSIONADO COM O QUE O BRASIL ESTÁ PRODUZINDO.


JOÃO UMBERTO NASSIF.
QUAL SERÁ A PRÓXIMA ETAPA DA REVOLUÇÃO VERDE
?
DR. NORMAN E. BORLAUG:
A REVOLUÇÃO VERDE SE REFERE A TECNOLOGIA DE VARIEDADES MELHORES ISSO NAS DÉCADAS DE 1960 , 1970 , NA ÁSIA SOBRETUDO.COMEÇOU NA INDIA , PAQUISTÃO E DEPOIS NA CHINAE NÃO SÓ BUSCOU MELHORAR AS VARIEDADES, MAS SOBRETUDO RESTAURAR A FERTILIDADE DO SOLO QUE ESTAVAM MUITOS ESGOTADOS EM FUNÇÃO DOS MUITOS ANOS DE CULTIVO SEM APLICAR QUANTIDADES IDEAIS DE FERTILIZANTES ORGANICO OU QUIMICO .DE 1965 A 1985 HOUVE GRANDES MUDANÇAS EM PRODUTIVIDADE . O RENDIMENTO POR HECTARE SOBRETUDO EM TRIGO E ARROZ NA INDIA ,PAQUISTÃO E DEPOIS UMA DÉCADA MAIS TARDE NA CHINA . AO COMEÇAR A PERCEBER O GANHO DE PRODUTIVIDADES AS MUDANÇAS FORAM MUITO RÁPIDAS, PARA TORNAR-SE AUTO SUFICIENTE NOS MEADOS DE 1990.ISSO OCORRE HOJE EM DIA COM A SOJA.A SOJA DEVERÁ SER EXPORTADA EM GRANDE QUANTIDADE PARA A CHINA.DEPOIS DE SEREM ABASTECIDOS DE GRÃOS O POVO QUER MAIS CARNE.A CHINA NÃO TEM A QUANTIDADE DE SOJAQUE PRECISA PARA A PRODUÇÃO DE CARNE.A CHINA ESTÁ AUMENTANDO A PRODUÇÃO DE FRANGOS, E PARA TER EXITO PRECISA IMPORTAR MUITA SOJA.E MUITO DESSA IMPORTAÇÃO É FEITA DO BRASIL.ANTES DE TROCAR A TECNOLOGIA PARA PRODUZIR OS GRÃOS, EM 1978, AS CONDIÇÕES ERAM MUITO DIFÍCEIS NA CHINA.A QUALIDADE DE VIDA MELHOROU MUITO NÃO SÓ NO CAMPO ONDE EXISTE TRANQUILIDADE RURAL, E DE ONDE VEM A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO, ISTO PERMITIU A INDUSTRIALIZAÇÃO DA CHINA AUMENTANDO RAPIDAMENTE A EXPORTAÇÃO.COM O RESULTADO DAS EXPORTAÕES ELES COMPRAM MUITA SOJA E OUTROS PRODUTOS QUE NÃO CONSEGUEM PRODUZIR.

JOÃO UMBERTO NASSIF

COMO SE SENTE O HOMEM QUE MAIS SALVOU VIDAS NESSE SÉCULO ?

DR. NORMAN E. BORLAUG:
NÃO SE PODE POR NUMEROS DE VIDAS QUE FORAM SALVAS. MAS A TECNOLOGIA E O RENDIMENTO DE TRIGO PRODUZIDO NO MEXICO, TRANSFERIDA PARA OUTROS PAISES QUE FORAM TREINAR NO MEXICO, COMO POR EXEMPLO DA INDIA, PAQUISTÃO , TURQUIA, IRAQUE, IRÃ,EGITO,AS ÁREAS EXPERIMENTAIS DE MANEJO FORAM ESTUDADAS, PARA ANALISAR A MAIS ADEQUADA FERTILIZAÇÃO, CONTROLE DE DOENÇAS E INSETOS.TAMBÉM FORAM ESTUDADOS CRÉDITO E PREÇO PARA OS AGRICULTORES ADOTAREM ESSA NOVA TECNOLOGIA.PARA ILUSTRAR , A PRODUÇÃO DE TRIGO NA INDIA, NOS MEADOS DOS ANOS 60 ERAM MENOS DO QUE 12 MILHÕES DE TONELADAS, COM A TECNOLOGIA NOVA QUE FOI INTRODUZIDA EM ESCALA COMERCIAL EM 1966 , NO ANO 2000 A PRODUÇÃO FOI 76 MILHÕES DE TONELADAS.PRIMEIRO AUMENTOU A PRODUÇÃO DE ARROZ NA INDIA, O PAQUISTÃO AUMENTOU SUA PRODUÇÃO NESSA MESMA PROPORÇÃO.A CHINA , COMEÇOU 10 ANOS MAIS TARDE DO QUE A INDIA E O PAQUISTÃO. ISSO FOI NO PERÍODO DE 1980 A 1995, QUANDO SE VIU O RESULTADO DE COOPERAÇÃO MUTUA POR MUITOS ENGENHEIROS QUE FORAM TREINAR NO MEXICO.

JOÃO UMBERTO NASSIF
POR QUE EXISTE TANTA CRÍTICA AOS TRANSGÊNICOS?

DR. NORMAN E. BORLAUG

TEMOS OUTRO IMPLEMENTO PARA SUPLEMENTAR OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE GENÉTICA E MELHORAMENTO , AGORA SE PODE CRUZAR ESPÉCIES QUE ANTES ERAM IMPOSSÍVEIS CRUZAR, HOJE COM AS NOVAS TECNOLOGIAS SE PODE REALIZAR CRUZAMENTOS ANTES IMPOSSÍVEIS.
O CRITÉRIO MUDA MUITO. EM 1963 A ESCRITORA RACHEL CARSON ESCREVEU O LIVRO QUE FOI MUITO POPULAR PRIMAVERA SILENCIOSA, ENTRE MUITAS COISAS ELA FALAVA DO USO DO BACILLUS THURINGIENSIS
UMA BACTÉRIA COMUM NOS SOLOS DE MUITAS PARTES DO MUNDO.
NAQUELE TEMPO SE CULTIVAVA ESSA BACTÉRIA EM LABORATÓRIO E SE PULVERIZAVA EM SUSPENSÕES PARA MATAR INSETOS E ELA DIISE QUE ERA MUITO SEGURO, CONTROLAVA VÁRIOS INSETOS, O CONTROLE ATRAVÉS DOS GENES TEM O MESMO EFEITO.HÁ MUITO ESCÂNDALO DE QUE É PERIGOSO , HÁ MUITO DEBATE . IMAGINE QUANDO CHEGOU O PRIMEIRO AUTOMÓVEL NO RIO DE JANEIRO ? ESPANTANDO OS CAVALOS , E NÃO SÓ CAVALOS, MAS TAMBÉM PASSAGEIROS .ASSIM É EM CADA COISA NOVA.
ISSO É ASSIM TAMBÉM NOS PAISES AVANÇADOS, COMO BRASIL, CANADÁ, ESTADOS UNIDOS , PAÍSES DO OESTE DA EUROPA, AS PESSOAS VIVEM MAIS ANOS DO QUE ANTES. CADA GERAÇÃO VIVE MAIS TEMPO.ACIDENTES SEMPRE TEMOS. O AUTOMÓVEL MATOU QUANTOS ? NÃO HÁ NENHUMA EVIDENCIA ATÉ O MOMENTO DE QUE AS PLANTAS GENÉTICAMENTE MODIFICADAS TENHAM CAUSADO DANOS OU DESAJUSTES AOS HUMANOS OU ANIMAIS.EM TODAS A COISAS DEVEMOS USAR O SENTIDO COMUM.ISSO ME PARECE CADA VEZ MAIS A FORMA MAIS CORRETA.


JOÃO UMBERTO NASSIF
SE NÃO HOUVER UM CONTROLE DA NATALIDADE A FOME DO MUNDO VAI ACABAR ?

DR. NORMAN E. BORLAUG:
ISSO É UMA COISA QUE TENHO FALADO POR MUITOS ANOS.ACREDITO QUE A EDUCAÇÃO SE AJUSTE A POPULAÇÃO. O RUIM É QUE EM TODO CONTINENTE DA ÁFRICA DO SUL, NO SAHARA NÃO HÁ ESCOLAS. SE NÃO TEM CAMINHO NÃO TEM ESCOLAS.ONDE HÁ CAMINHO , TEM ESCOLAS.E TAMBÉM , A SEGUIR , A PRESENÇA DE MÉDICOS PARA SAÚDE BÁSICA.TAMBÉM A FORMAÇÃO ORIGINADA EM TRIBOS COM DIFERENTES COSTUMES DEVE SER LEVADA EM CONTA. AS ESCOLAS SÃO OS INSTRUMENTOS PARA EM UM PRIMEIRO PASSO ROMPER ESSE ISOLAMENTO.E NÃO HÁ UM ESFORÇO ADEQUADO NESSE SENTIDO.E ISSO INCLUI TAMBÉM O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO.UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO DOS PAIS SÃO EM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA , ELES TEM CONSCIÊNCIA DE QUE PODEM DAR UMA VIDA DECENTE A UM DOIS, TRÊS FILHOS, E NÃO COMO ANTES, PORQUE ANTES SE CALCULAVA QUE MUITOS FILHOS IAM MORRER , E PARA SE TER UM FILHO ADULTO TINHAM QUE TER MUITOS FILHOS.

Arquivo do blog