domingo, junho 10, 2007

O SINO

MAPA GEOREFERENCIADO

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba lançam no próximo dia 21 de junho, às 10h, no anfiteatro do o Mapa Georeferenciado das Estradas Rurais do Município de Piracicaba com sistema de localização por satélite.O mapa das estradas rurais é uma inovação, segundo o diretor-presidente do Ipplap, João Chaddad. “O mapa é inédito na região, talvez no Brasil”. Antes deste mapa, a única forma de localização das estradas rurais era um mapa em papel vegetal, que não tinha codificação, nos moldes do Departamento de Estradas e Rodagem. Com este mapa, as vias são codificadas em radiais, transversais e acesso. Isto facilita toda a localização. “Quando você diz que está na estrada rural PIR 290, há possibilidade de você saber se está ao sul da Catedral de Santo Antônio (marco zero deste mapa) ou a norte, por exemplo. É como a localização das estradas estaduais, que tem como marco zero a Praça da Sé”.Para o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, a produção deste mapa atende uma aspiração da Sema e vem ao encontro de um anseio grande de ter um mapa georeferenciado, que auxilia e muito no trabalhos desenvolvidos pela municipalidade, em especial àquela que ele é o titular. “Com este mapa, podemos visualizar nossas estradas, nossas pontes, nossas passagens, o que facilita muito o trabalho da Secretaria”.Gimenez ainda lembra o quanto que o mapa poderá colaborar na vida do morador da zona rural. “A existência do mapa permitirá que o morador da zona rural tenha um endereço e receba, por exemplo, compras de supermercado, de lojas de eletrodomésticos, cartas do correio, atendimento policial, hospitalar e de bombeiros, só para citar alguns exemplos.”Chaddad complementa a fala de Gimenez e afirma “Para nós que vivemos na área urbana, ter acesso a estes direitos parece uma coisa elementar, mas para a zona rural isto é um grande avanço”.Chaddad ainda lembra que isto é um grande avanço mesmo, porque Piracicaba é 19º município do estado em tamanho e que tem mais de 2.000km de estradas rurais. “Georeferenciar esta área é ter poder ter noção de todo o nosso território, que é formado por 11% de área urbana e 89% de área rural.”Além do lançamento do mapa, os responsáveis anunciam - como etapa posterior - a colocação de placas indicativas na zona rural, principalmente nas bifurcações. O mapa foi elaborado pelo Ipplap, com colaboração da Sema e do engenheiro João David Pavani.

BLOG DO NASSIF


DIREITOS AUTORAIS
Direitos do autorCopyright © 2000 by João Umberto Nassif. All rights reserved.Todos os direitos reservados na forma da lei. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma forma ou por nenhum meio, sem a permissão expressa e por escrito do Organizador. Lei 9.610 de 19/02/1998.Pelo acesso ao site, consente ao usuário que aceite uma licença com as seguintes condições: A licença confere ao usuário o direito de uso privado, e não coletivo nem exclusivo, sobre o conteúdo do site. Tal licença compreende o direito de reprodução para armazenamento com fins de apresentação sobre tela de posto único e individual, e um exemplar para cópia de segurança ou papel. Toda cópia em rede e redifusão sobre qualquer forma, inclusive parcial, está; estritamente proibida. Este direito é pessoal e está; reservado ao uso exclusivo e não coletivo do licenciado. Não é transmissível de nenhuma forma. Qualquer outro uso está submetido à autorização prévia e expressa. A violação destas disposições submete ao infrator, e a toda pessoa responsável, às penas civis e penais previstas pela lei. Para qualquer petição de reprodução sobre suporte eletrônico ou papel entrar em contato com:
joao.nassif@gmail.com

PANTERA

Foto by João Umberto Nassif
"La cultura es un menester imprescindible de toda vida, es una dimensión constitutiva de la existencia humana como las manos son un atributo del hombre."

(A cultura é uma necessidade imprescindível de toda vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.)

Ortega y Gasset (1883-1955)

Postagem em destaque

      TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS     TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS       TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS             ...