terça-feira, janeiro 01, 2008

O CORPO DO PRESIDENTE ESTÁ EM PIRACICABA

Fotos by João Umberto Nassif


ERROS ACONTECEM. GERALMENTE A TEMPERATURA DAS REDAÇÕES É ELEVADA.


"Almanaque http://almanaque.folha.uol.com.br/bairros.htm é o site do Banco de Dados da Folha de S.Paulo, empresa do Grupo Folha da Manhã". Ele informa:

" O Cemitério Público da Consolação começou a ser construído em 1854 e foi aberto no dia 3 de julho de 1858, por ocasião de uma epidemia de varíola que afligia a capital.Alguns anos depois, o cemitério se tornou símbolo de ostentação e acompanhou a falência de famílias tradicionais da região que crescia. Prova disso é a riqueza dos túmulos, com esculturas diversas, inclusive com obras de Victor Brecheret.Lá estão enterrados a marquesa de Santos, Domitila de Castro, a mais famosa amante do imperador Dom Pedro 1º, os ex-presidentes Prudente de Morais e Campos Sales, a família Matarazzo, e grandes escritores, como Mário de Andrade e Monteiro Lobato." ("Almanaque da Folha
Almanaque é o site do Banco de Dados da Folha de S.Paulo, empresa do Grupo Folha da Manhã. ... Confira o Especial dos 450 anos de São Paulo do Almanaque ...almanaque.folha.uol.com.br/").


A REALIDADE:
Prudente José de Morais Barros nasceu no dia 4 de outubro de 1841 em Itu (São Paulo) e era filho de um negociante de animais. Com dois anos de idade, perdeu o pai, que foi assassinado por um escravo. Ainda na infância, mudou-se com a família para a cidade de Constituição, atual Piracicaba, no interior de São Paulo. Em 1863 formou-se em direito na capital paulista, e voltou em seguida para Piracicaba, onde começou a carreira política. Foi eleito vereador em 1865 e presidiu a Câmara Municipal. Em 1868, foi eleito deputado provincial pelo Partido Liberal. Aderiu ao PRP (Partido Republicano Paulista) em 1876. Foi três vezes deputado da agremiação na Assembléia Provincial e uma vez na Assembléia-Geral do Império (1885-1886). Votou a favor da libertação dos escravos com mais de 65 anos. Retornou a Piracicaba, onde faleceu no dia 3 de dezembro de 1902.
Prudente de Moraes - terceiro presidente do Brasil e primeiro civil a assumir o poder, em 1894. O corpo está enterrado no Cemitério da Saudade em Piracicaba. Fotografei o mausoléu em granito marrom, ocupando uma área respeitável, e com a herma(busto) do presidente coroando o monumento. Profissionais que cuidam do tumulo, revelaram que o processo de conservação do corpo foi muito bem feito, e perdura até hoje.

Postagem em destaque

      TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS     TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS       TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS             ...