domingo, março 22, 2009





Colaboração by Moni


CURIOSIDADES SOBRE O "SAL"

UTILIDADES DO SAL EM DIVERSAS SITUAÇÕES

SALA DE ESTAR CARPETES
- As cores podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de sal e água. Quando usar novos tapetes de lã, lembre-se de que as traças não gostam de sal. O segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água quente antes de assentar o carpete.
LAREIRAS
- Outro segredo do sal, que possibilita às lareiras umfuncionamento melhor e mais seguro: jogue um punhado de sal no chamuscar do fogo. Aprecie as bonitas labaredas amarelas enquanto o sal remove a fuligem acumulada e ajuda a evitar incêndios perigosos na chaminé. É um segredo que vale por dois!
PAREDES
- Ficou algum buraco feio na parede de onde você tirou um quadro?Não se desespere, fazendo você mesmo a restauração. Misture quantidades iguais de sal e amido com água suficiente para fazer um pasta. Os buracos poderão ser facilmente restaurados com esta pasta, e ninguém descobrirá o seu segredo.
PEIXINHOS DOURADOS
- Ocasionalmente dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixinhos dourados para nadar nesta solução por uns quinze minutos, devolvendo-os após essa operação, para o seu próprio aquário. Isto os manterá saudáveis.
SALA DE JANTAR MANCHAS NA MESA
- Não é novidade que pratos e copos quentes, ou molhados, deixam manchas brancas nas mesas. Aqui está um segredo para removê-las: faça uma pasta rala de óleo de salada e sal em proporções mais ou menos iguais. Esfregue a pasta sobre a mancha e deixe em repouso por uma ou duas horas. Em seguida remova a pasta, esfregando-a até sair. As manchas desaparecerão.
COMIDA NO CARPETE DA SALA DE JANTAR
- Manchas de gordura nos carpetes podem ser removidas com uma solução de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue sobre a mancha firmemente até esta desaparecer.
FLORES E VASOS
- Aquele buquê preferido se conservará por mais tempo se você adicionar um pouco de sal à água da jarra ou do vaso. Um vaso fundo pode ser lavado despejando-se nele uma solução de sal e vinagre. Deixe-o em repouso com esta solução por algum tempo e depois dê uma sacudidela enxaguando-o com água pura. Flores artificiais podem ser arrumadas artisticamente colocando-as em um leito de sal umedecido. À medida que o sal seca, ele se solidificará, firmando as flores em definitivo no lugar.
COZINHA QUEIJOS
- Mofos (fungos) se desenvolvem nos queijos, mesmo naqueles que não desejaríamos ver mofados. Para evitar o mofo, antes de colocar o queijo na geladeira, enrole-o em um pano umedecido em água salgada.
ÁGUA FERVENTE
- Não, não vamos ensinar como ferver água. Mas o sal é condutor de calor. Assim, para esquentar mais rapidamente a comida,ponha- anum prato sobre uma panela com água, com um pouco de sal, e aqueça-a.
PROTEÇÃO CONTRA FORMIGAS
- Não deixe as formigas fazerem um piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia.O segredo é borrifar sal ao longo dos rodapés, nos cantos dos cômodos e nos balcões dos armários.
GELADEIRAS
- Sal e solução de bicarbonato de sódio limpam e perfumam o interior de sua geladeira,
com a vantagem de não arranhar o esmalte como o fazem alguns produtos mais fortes de limpeza.
PRATOS DE OVOS
- O sal torna melhor o sabor dos ovos e facilita, também, a limpeza da louça suja de ovo. Imediatamente após o café da manha, borrife sal nos pratos para então lavá-los quando você tiver tempo.
PANELAS ENGORDURADAS
- Panelas de ferro engorduradas poderão ser facilmente lavadas se você puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.
XÍCARAS
- Uma esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.
LIMPADOR DE FORNO
- Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno?
Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente.
Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.
COMIDA QUEIMANDO?
- Jogue sal rapidamente sobre a comida ou sobre a gordura quando estiverem incendiando.
Nunca use água. O sal extinguirá as chamas.
"AROMATIZANTES" SALGADOS
- Acredite se quiser, o sal pode perfumar as garrafas térmicas,
moringas ou outros recipientes fechados.Vegetais de aroma forte serão suavizados se forem colocados por 2 ou 3 minutos em água fervente
(depois lave-os por 2 ou 3 minutos em águas fervente (depois lave-os e cozinhe-os com o tempero de sua preferência).As aves domésticas ficam mais saborosas
se esfregadas com sal, pordentro e por fora, antes de serem colocadas para assar.Retire o amargo das cafeteiras
enchendo-as com água e adicionando 4 colheres de sopa de sal.
Depois enxugue-as em água corrente.Perfume o hálito, após comer cebolas,
mordendo uma ou duas fatias de limão bem salgado.O cheiro desagradável de cebola,
e eventuais manchas de frutas e legumes nas mãos, poderão ser retirados com sal.
SAL PARA GOURMETS
- Revigore as saladas borrifando sal antes de servi-las.Se você colocou sal demais na sopa, recupere-a, colocando fatias de 1 ou 2 batatas para absorver o excesso (depois é só retirar as batatas e usá-las para outra finalidade).Esfregue a grelha com um pequeno saco de pano cheio de sal para evitar que fique grudando e queimando.
Use o mesmo artifício quando fritar peixe, borrifando antes a grelha com um pouco de sal.
LIMPANDO TUDO EM VOLTA
- Para tirar o cheiro e evitar que o cano da pia da cozinha fique entupido pela gordura, use uma salmoura concentrada.Esfregue as tábuas de pão e de cortar, não pintadas,
com um pano embebido em sal, depois de terem sido lavadas com sabão e água; elas parecerão mais novas.As vassouras novas se conservam mais,
se mergulhadas em água salgada quente.
E você pode dar vida nova às esponjas, colocando-as em água fria salgada, após serem usadas.
BANHEIRO TRATAMENTO DE BELEZA
- Muitas pessoas famosas usam sal com óleo de oliva, como estimulante facial. Misturados em forma de pasta, a fricção do sal e a lubrificação do óleo dão um novo tom à pele cansada, ou bronzeada em excesso.
BANHOS DE SAL
- Para ajudar a relaxar a tensão, massageie a pele úmida com sal antes do banho. É claro, pés cansados sempre respondem bem a um banho quente de água e sal.
TRATAMENTO COM SAL
- Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca.E os seu dentista, provavelmente, irá lhe ensinar a usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis. A mesma mistura perfuma o hálito também.Imite a natureza fabricando lágrimas: 1/2 colher de chá de sal em 1/2 litro de água é um bom colírio, que alivia tensões e descansa os olhos.
LAVANDERIA ELIMINADOR DE ESPUMA
- É desagradável quando a máquina de lavar derrama espuma; então, mantenha o saleiro à mãos e borrife sal quando a espuma ameaçar transbordar.
REALÇANTE DE CORES
- Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo os mesmos irem para a máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e os tapetes de fibra.
OUTROS AUXÍLIOS PARA A LAVAGEM DE ROUPAS
- Retire as manchas de suor das roupas, colocando-as de molho em água com sal antes de lavá-las (4 colheres de sopa em 1 litro de água).Clareie os tecidos de algodão ou linho amarelecido,
fervendo-os por 1 hora em solução de sal e bicarbonato de sódio.Outro segredo:
em climas muitos frios, as roupas não irão congelar no varal, se você acrescentar um pouco de sal na última enxaguada.Tire as manchas de roupas
(inclusive as manchas de sangue),
colocando-as de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem.Precaução:
Proceda assim somente com tecidos de algodão, linho ou outros que possam receber calor alto.
MÁGICA-MOFO
- Quando as roupas ou os artigos de casa mofarem, molhe os locais manchados com uma mistura de suco de limão e sal, e depois estenda-osao sol, no varal, para um descoramento natural. Complete o tratamento com uma lavagem completa e secagem
QUINTAL CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
- As pulgas gostam tão pouco de sal quanto os animais de estimação gostam das pulgas. Para afugentá-las, experimente borrifar sal no seu cão ou gato. De vez em quando uma boa borrifada na casa do cachorro ajuda a afastar as pulgas.
LIMPEZA DE BRONZE
- Maçanetas e outras peças de bronze adquirem novo brilho quando esfregadas com uma pasta de sal, obtida misturando-se partes iguaisde sal, farinha de trigo e vinagre. Deixe por 1 hora ou mais e depois limpe com um pano macio ou uma escova para dar o polimento final. Para peças de cobre, proceda da mesma maneira.
PÁRA-BRISA DE CARROS
- Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, da neve ou geada.
PASSAGENS E CAMINHOS
- No inverno, espalhe sal nas passagens e caminhos, para evitar o endurecimento do gelo e da neve. Para derreter o gelo e a neve, espalhe sal na calçada, na base de 270 gramas por metro quadrado."Zombe" de seus vizinhos espalhando sal assim que a neve começar a cair; ao amanhecer, sua calçada será a única limpa nas redondezas (isto se não nevar mais do que 7,5 cm ).
SORO CASEIRO
- Para crianças que apresentam sintomas de vômitos e diarréias: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar, ou então, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal, a 1 litro de água filtrada fervida. Dar para a criança pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora. O soro caseiro deve ter o gosto da lágrima.
REFERÊNCIAS: Indústria de Processos Químicos R. Norris Shreve Joseph A. Brink Jr. Sodium ChlorideThe Production and Properties of Salt and BrineDale W. KaufmannRevista Superinteressante Nº 07
Colaboração: A.C.B.




Postagem em destaque

      TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS     TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS       TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS             ...