sábado, setembro 20, 2014

JACQUELINE SANTANA


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 13 setembro de 2014.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/

                                        ENTREVISTADA: JACQUELINE SANTANA
 
Jacqueline Santana assumiu a Rádio Educativa FM como Diretora-Presidente no dia 02 de janeiro de 2013. A emissora conta com 13 funcionários, somando aos que prestam serviços voluntários à equipe é composta por 30 membros. Formada em Comunicação e Pós–Graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades.

O que são voluntários de uma rádio?

São pessoas que apresentam programas ou trabalham nos departamentos, voluntariamente.  Essas pessoas assinam um termo de voluntariado que significa que elas não têm nenhum vinculo empregatício com a emissora e nos ajudam no decorrer dos trabalhos. Elas compõem a comunicação da Rádio Educativa de forma voluntária. Para trabalhar na Rádio Educativa ou é através de concurso público ou ocupa cargo de confiança. Estamos tentando mudar isso agregando grupos de voluntários, e conseguimos isso no decorrer desse tempo, desde 2013, a trazer mais voluntários.

Há alguns critérios para ser voluntário?

Existem critérios rigorosos, diretrizes. Estabeleci a minha estratégia para comunicação da rádio de 2013 a 2016. Desde que assumi fizemos um grande investimento em tecnologia. Temos todo o apoio e empenho do Prefeito Gabriel Ferrato. A Rádio Educativa é uma rádio pública mantida pela prefeitura, ela está locada na Secretaria da Educação. A ordenadora de despesas da Rádio Educativa é a Secretária de Educação, Professora Ângela Corrêa.

Qual é o foco da grade de programação da Rádio Educativa?

Quem acessar o site educativafm.com.br poderá acessar todos os programas, lá é descrito um pouco de cada programa, tem a fotografia dos comunicadores. Está tudo no site. Quando assumi a idéia era de que a Rádio Educativa era uma emissora voltada para o público acima de trinta anos, classes A e B. Meu objetivo é mudar isso, fazer com que pessoas de todas as idades e cada vez um número maior de ouvintes, optem também pela Rádio Educativa. Não somos concorrentes de ninguém. Não temos anunciantes. Desde que assumi a Rádio Educativa não tem apoio cultural de empresas particulares. Quem mantém a rádio é a prefeitura, então quando eu preciso de recursos recorro a autorização do prefeito. Tenho todo apoio e respaldo dele, não se justifica ter o chamado apoio cultural de terceiros.

Há uma afirmação que não se sabe ao certo contabilizar, de que muitos magnatas norte-americanos deixam uma sólida formação cultural aos filhos. A maior parte dos bens materiais eles doam à fundações com fins filantrópicos. Alguma vez isso ocorreu com a Rádio Educativa?

Nós nunca tivemos esse tipo de contato. Caso surja uma proposta dessas, iremos registrar essa doação, documentar de forma legal e oficial. O que nós já recebemos em doação na minha gestão, foram LPs, os discos de vinil.

Vocês aproveitaram esse material?

Digitalizamos esse material, estamos digitalizando todo nosso acervo que é composto por mais de 70.000 músicas, é uma das discotecas mais completas da região. Nós registramos com fotografias as doações de LPs. Utilizamos as músicas desde que atendam os critérios da rádio. Desde que assumi a Rádio Educativa fez um grande investimento em tecnologia, mudamos todo o sistema de informática da rádio, substituímos equipamentos por outros tecnologicamente mais avançados, aumentamos a velocidade de internet da rádio. Ampliamos a equipe de jornalismo e comunicação com a participação de voluntários. Dentro do nosso objetivo de aproximar a Rádio Educativa do público, temos levado a emissora para fora dos estúdios. Geramos o som da Sapucaia e transmitimos o evento na integra, pela primeira vez produzimos o som que ia ser levado ao ar lá, Sapucaia é um evento que antecede ao carnaval. Quem organiza a Sapucaia é a Secretaria de Turismo. O som é gerado em trios elétricos. Transmitimos o carnaval na integra, pela primeira vez na história da Educativa. Montamos um estúdio na Festa das Nações este ano, e antes desse estúdio elaboramos na rádio um programa aonde todas as barracas vieram até aqui, com antecedência contaram o que iriam oferecer no dia da festa. Divulgamos a Festa da Polenta. Organizamos junto a Secretaria de Turismo o Show de Aniversário da cidade. Fizemos a abertura ao vivo do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O site da Educativa tem recebido muitas visitas?

O site da Educativa foi lançado em outubro do ano passado, 10 meses após o seu lançamento temos cerca de 200.000 acessos por mês. Quase 7.000 pessoas acessam a educativafm.com.br todos os dias para ouvir a programação. A Educativa alcança um raio de 80 quilômetros ao redor da sua antena de transmissão que fica no SEMAE, chegando a uma potência de 1.000 WATTS. Com isso atinge um grande número de cidades localizadas nesse limite. Divulgamos eventos de outras cidades, desde que nos procurem. Teve um show de Cezar e Paulinho em Santa Barbara D`Oeste, fomos até lá, eles concederam uma entrevista exclusiva para a Rádio Educativa. Recebemos representantes de cidades vizinhas, nesta semana estará conosco a Sra. Clarissa Chiararia ela é Secretária de Turismo da Cidade de São Pedro. A Educativa está atraindo o interesse das autoridades da região, mas o foco é a população local e regional.

Embora não seja assistencial a Educativa é uma rádio de prestação de serviços. Nós estamos aqui para atender a demanda do público. Temos uma página também no face book Rádio Educativa FM de Piracicaba 105,9.

Como é a relação da Rádio Educativa com outros veículos de comunicação?

Isso é fantástico! Eu não me recordo de algum veículo de comunicação local em que a Radio Educativa não esteve presente desde o ano passado. È muito bom poder contar com esses parceiros que tornam a rádio viva, presente. O jornal da Ordem dos Advogados do Brasil colocou na capa do jornal uma matéria sobre a Educativa. A revista Trifatto colocou uma página da rádio destacando o apoio do prefeito Gabriel Ferrato para todas as ações que foram realizadas. Criamos a Galeria de Fotos da Rádio, as pessoas que nos visitam gostam de serem incluídas nessa galeria. Em termos de programação, a pedido de ouvintes a Educativa toca MPB e musica internacional em todos os horários. Inserimos as locuções musicais, o ouvinte está acompanhado até de madrugada, ele não fica apenas ouvindo musica, sozinho. Há um locutor até nas madrugadas. O rádio é uma boa companhia.

Vocês têm pesquisa de audiência?

Não temos pesquisa de audiência, o custo é levado, trabalharmos com o dinheiro público. Com isso medimos a audiência de outras formas, como o número de acesso ao site, o número de visitantes que deixam suas imagens registradas na galeria de fotos. Há pessoas de todas as faixas etárias que desejam conhecer a rádio. Muitos acompanham a rádio pelo face book, pelo site. O número de visitante é tão grande que já pensei em estabelecer um horário de visitas. Temos recebido crianças de escolas, recentemente representantes de fanfarras. Vamos ter o Whatsapp (Um programa que colocado no celular permite escrever e mandar a mensagem imediatamente). A Rádio Educativa terá também um aplicativo no celular, é só baixar o aplicativo pelo site e ouvir no celular a Rádio Educativa. É uma rádio que está atualizada com o avanço tecnológico.

Temos pessoas que são praticamente anônimas em Piracicaba, mas de grande projeção em outras localidades, como por exemplo, um ciclista com 350 medalhas ganhas em competições. Como a Educativa pode valorizar esse atleta?

Fantástico exemplo. Essa pessoa pode nos procurar. Visitei uma academia na cidade que chamou a atenção o número de troféus. Olhei muitos deles, pelo número era difícil visualizar todos. Nenhum deles tinha o nome de Piracicaba. A minha indagação foi por que não constava o nome de Piracicaba em nenhum dos troféus. O responsável respondeu que em nenhuma das conquistas desses troféus tinha tido apoio da prefeitura da nossa cidade. Isto estava errado. Fiz uma reunião com o Secretário de Esportes e com o apoio do prefeito Gabriel Ferrato hoje essa equipe de atletas que é composta inclusive por tri-campeão mundial de levantamento de peso fará um evento aqui no Ginásio Waldemar Blatkauskas dia 14 de setembro as 13:00 horas com todo apoio da prefeitura. Após essa reunião os atletas já receberam apoio da prefeitura com transporte e alimentação para competir em diversas vezes em cidades da região. As vezes a única coisa que falta são essas pessoas virem até nós. Podem entrarem em contato comigo através dos telefones 34334430 ou 34322051 vou agendar uma reunião com a pessoa interessada e tomar as providências cabiveis.  O Espaço Seresta é um exemplo de programas solicitados pela população.

A Rádio Educativa busca trazer cursos a seus profissionais?

Recentemente trouxemos uma palestra sobre administração financeira. É uma forma de valorizar o profissional. Para exigir um trabalho de qualidade tem que oferecer ferramentas. É importante oferecer elementos de motivação. Na Rádio Educativa uma das características é que todos trabalham e bastante. O próprio voluntariado tem um comprometimento natural. A Rádio Educativa oferece projeção e eu acho que essa projeção é uma forma minima de agradecer aqueles que trabalham voluntariamente. Confiança e credibilidade significam consciência. Encerro meu expediente com a certeza de que fiz o melhor de mim.

Entre os novos programas colocados este ano você pode citar mais algum?

Colocamos o programa “Pensando Rural” voltado ao homem do campo. Tem musica, receitas de queijadinha, bolo de fubá. É uma parceria do Pira-21 com a Esalq. Outro programa que foi incluido na grade é o “Giro Educativa” apresentado pelo Kal Mattus, vem logo após o programa “Bom Dia Cidade”, o objetivo é arejar a programação, é um bate papo descontraido, muita música, risada, ele vem após um jornalismo mais denso. É apresentado das 10:00 às 11:00 de segunda a sexta feira. O “Espaço Seresta” que é apresentado aos domingos, esse ano teremos novos programas que farão parte da grade. Recebi muitos pedidos para que eu apresentasse um programa, existe a intenção de lançar “O Perfil” com Jacqueline Santana. Se esse projeto nascer será a pedido de um número considerável de ouvintes. Já fui apresentadora em mais de uma emissora, na verdade o microfone é uma ferramenta que faz a comunicação ter um acesso maior, o importante é você saber desenvolver a informação que irá colocar no microfone. Gosto muito de desafios. A Rádio Educativa procedeu ainda reparações na estrutura física da rádio, limpeza das espumas acusticas, instituiu a reciclagem de materiais como procedimento padrão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

      TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS     TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS       TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS             ...