domingo, março 18, 2018

DAIANE BEATRIZ AMARAL


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 10 de março de 2018.

Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

http://blognassif.blogspot.com/


http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADA: DAIANE BEATRIZ AMARAL



 

Daiane Beatriz Amaral nasceu a 6 de dezembro de 2002 na cidade de Rio das Pedras, Estado de São Paulo,  é filha de Mauricio Inácio Amaral e Karina Gardim Amaral que também são pais biológicos de mais dois filhos.

Você nasceu e permaneceu por algum tempo em uma casa?

Nasci e permaneci até os três anos e meio em um abrigo para menores, quando então fui adotada pelos meus pais acima citados.

Você lembra-se de alguma coisa do tempo em que permaneceu no abrigo?

Não me lembro de nada.

Quando você começou a estudar?

Eu freqüentava a escola de propriedade da minha mãe adotiva.

A sua visão tem um pequeno problema?

Tenho dificuldade em enxergar tanto de longe como algo que esteja perto, o mais difícil é o que está longe.

Só que isso não impede que goste muito de ler?

Gosto muito de ler e de escrever. Tenho muito prazer em escrever. Atualmente freqüento o ensino médio no colégio Colégio PoliBrasil em Piracicaba.

Dentro da sala de aula é normal a sua visão da matéria exposta?

Às vezes tenho dificuldade para enxergar mesmo. Pego o caderno emprestado de outros amigos, peço para a professora escrever com letras maiores, aprendi a me virar assim!

Qual é o diagnóstico que o médico deu a respeito da sua visão?

Não sei responder a essa pergunta, o assunto foi tratado entre o médico e a minha mãe.

Aos 15 anos, nos dias atuais, você, como os demais jovens, tem uma vida social, como é a sua?

É normal para a minha idade, embora seja bem tímida. Gosto ainda de brincadeiras que me remetem a infância, uma delas é correr.

A leitura entrou em sua vida quando?

Logo que aprendi a ler me apaixonei pela leitura.

Qual é o gênero de literatura que você prefere?

Gosto muito de ficção científica. Assim como li Monteiro Lobato, admiro a forma como ele escreve. Queria ter o dom dele, de Camões em Os Lusíadas.

Cinema você freqüenta?

Raramente.

Além de gostar de ler, escrever é também uma paixão?

Gosto muito! Escrevo sobre os acontecimentos que ocorrem pelo mundo, sobre a violência, guerras, qual é a minha visão de um mundo ideal, quais seriam os meus sonhos, como o mundo deveria ser. Como o nosso mundo pode melhorar.

Você tem as soluções para os problemas que afetam o mundo?

Não! Mas gosto de imaginar! Se algumas das minhas idéias dessem certo seria muito bom!

O que mais a afeta?

Acredito que entre outros, o mal que afeta muitas pessoas é o preconceito. Julgá-las sem as conhecer. Separar as pessoas por classes, diferenças sem fundamento, acho que somos todos iguais.

As pessoas colocam rótulos nas outras?

Colocam um rótulo, padronizam.

O seu relacionamento com seus colegas é bom?

Considero normal. Os professores gostam muito de mim.

Você é uma boa aluna, com excelente desempenho em redação?

Destaco-me muito na redação de textos.

Pretende ser escritora?

Os professores de português me aconselham a escrever um livro. Fazem questão em serem os primeiros a receberem o livro.

Esse livro é sobre qual assunto?

Ainda não me decidi, mas penso em fazer uma autobiografia.

Você usa internet?

Uso! Tenho um canal no YouYube é o “Mundo Inverso 2.0”.

Como surgiu esse nome?

De repente surgiu em meus pensamentos a idéia do mundo como é, mas de uma forma diferente.

Você gosta de autores clássicos da literatura?

Gosto de Machado de Assis, Camões, poemas.

Como é vista uma jovem de 15 anos interessada em literatura clássica?

É estranho para eles. Entra a história de quando se tenta sair de um rótulo padrão, há uma exclusão natural.

Você gosta mais de poesias ou narrativas?

Gosto mais de narrativas. Tenho bastante material escrito, inclusive poesias.

Você freqüenta algum grupo literário?

Não, mas gostaria muito.

Em Piracicaba existem diversos grupos como, por exemplo, o GOLP- Grupo Oficina Literária de Piracicaba, o Clip - Centro Literário De Piracicaba. Em Paraty, reúnem anualmente na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty  é um festival literário.

Nossa, que sonho! Já ouvi falar da Bienal do Livro.

Qual é a sua visão do ser humano?

Geralmente converso com meus amigos, digo-lhes que tenho medo das pessoas. Da maioria delas. Se você não é como elas são tendem a fazer ataques, julgamentos.

Uma ajuda profissional é importante?

Freqüentei psicólogo.

Você tem alguma religião?

Sou católica. Acredito em Deus.

O que é Deus para você?

É algo bom, acima de tudo e de todos, É perfeito, bom, mas sabe que não pode dar tudo ao ser humano sem que haja mérito, Deus é alguém que a gente não vê, mas sente com o coração. Quando você tem um problema e acha que tudo acabou Deus impressiona pela sua presença nesses momentos de dificuldades. Deus é muito complexo para ser explicado em palavras. 

O que está faltando para você lançar o seu livro? Patrocínio?

Seria interessante. Meu sonho é escrever um livro para as minhas escritas sejam reconhecidas.

Qual é o nome do livro?

Ainda não lhe dei um título. Gosto de escrever a história e depois ver o nome que combina com ela. Gosto de poder viajar.

Você usa um ônibus para viajar?

Não! Viajo parada mesmo! Escrever é uma viagem! Uma pessoa que lê vai para muitos mais lugares e conhece muito mais coisas e vive muito melhor do que uma pessoa que nunca leu ou não lê freqüentemente.

Como os seus pais vêem esse seu amor pela literatura?

Eles  gostam bastante dos meus textos, minha mãe geralmente quando vê um texto meu, acha que estou copiando de algum lugar. Ela usa um plagiador para ter a certeza de que é meu. Faz isso só quando acha que está muito bom. Quando ela faz isso tenho a certeza de está muito bom!

Qual é a imagem que você faz da sua futura profissão?

Às vezes vejo-me como filósofa, como bioquímica ou como escritora. Algo que faça pensar. Algum trabalho em que tenha que raciocinar muito.

Você sabe que um grande mal que acomete a humanidade é tomar atitudes mecanicamente?

Sei! Antes de fazer algo temos que pensar.

Alguém já lhe disse que tem um quociente intelectual acima da média?

Algumas vezes uns amigos disseram-me isso, mas é uma área da qual eles não tem conhecimento.

Você busca ler livros de filosofia?

Sim, li. Li “O Príncipe” de Maquiavel. O último livro que li foi de Charles Darwin autor da teoria da evolução das espécies, e também de frases, textos, pensamentos, poesias e poemas.

Você escreve também em outro lugar na internet ?

Escrevo em “Cria-te Vidas” um aplicativo tumblr. Ali escrevo minhas coisas.

Você faz poesias com rimas?

Gosto com rimas.

Quais são as atividades dos seus pais?

Meu pai trabalha com máquinas. Minha mãe é professora universitária, e também a tarde ela trabalha com crianças que tem necessidades especiais.

O que você sente nessas crianças portadoras de necessidades especiais?

Pureza!

Você conhece o mar?

Conheço mas não gosto muito por causa do sal, prefiro a natureza dos campos.

Você usa telefone celular?

Bastante!

Isso não interfere no seu gosto pela literatura?

Não porque leio muito no celular! Os textos que escrevo passo para o celular é comum ler mais de uma vez o mesmo livro.

Você usa o celular como ferramenta de leitura também?

Também!

Você é de uma geração que já nasceu com a informática abrangendo o cotidiano, por acaso você conhece uma máquina de escrever?

Só por fotografia!

Tudo indica que você irá cursar uma Faculdade de Letras?

Acho que é a área que mais tenho dom para fazer, embora não acredite muito em dom.

Todos têm momentos felizes e outros não tão felizes, a sua inspiração aparece mais em que fase?

A inspiração muitas vezes ocorre nos momentos difíceis, como um desabafo não explícito. A pessoa tem que sentir o texto e não apenas ler.

Alguém já lhe disse que algum texto seu a tocou profundamente?

Já, várias vezes. Inclusive hoje na escola. A professora de redação passou um trabalho que tinha que escrever um texto descritivo, ela disse que se impressionou muito e o meu texto tocou o seu coração.

A evolução humana é evidente se analisarmos as condições de vida de séculos passados. E a espiritual?

Acho que a evolução foi maior no aspecto material, esqueceram de igualar a evolução tecnológica com a evolução humana, que continua lá embaixo!

Qual é o remédio para isso?

Não sei não! Acho que as pessoas necessitam parar de pensar tanto na parte material e pensar nas coisas que realmente tem valor, as essências.

Como você se vê no espelho?

Nossa! Essa é uma pergunta complicada!

Ao mencionar espelho, quero dizer como você se vê internamente?

Vejo-me diferente! Às vezes invisível.

Você gosta de plantas, animais?

Gosto! Tenho dois gatos e um cachorro. Um gato se chama Cloe e o outro Bartolomeu. O cachorro é o Fred

Na escola suas aptidões a torna uma aluna exemplar?

Acho que sou uma boa aluna, mas sempre há condições de melhorar.

O brasileiro ao que consta lê muito pouco, qual é a sua opinião?

É algo ruim! A evolução humana diante da tecnológica já está desequilibrada, a saída é conscientizar, até tem projetos para leitura, só que não chega para todo mundo. As pessoas deveriam ler mais, fazer algo que elas gostam, nem que não seja leitura, mas a prática de um esporte.

Leitura é como praticar esporte, começa aos poucos?

Ela vai evoluindo. A pessoa tem que dar uma chance para a leitura. Falta cultura.

Como você vê o brasileiro?

Começamos errados com as favelas, quando foram criadas, não sei se é muito importante dizer como é ou como deveria ser o que temos é muita coisa para melhorar. Muitos erros que foram feitos no passado e agora estamos sentindo,

Você sabe que o Brasil é um dos 10 países mais ricos do mundo?

Sim! São  poucas as pessoas que tem muito e muitas as pessoas não tem quase nada.

Como você vê toda essa movimentação política que a mídia traz todos os dias?

No Brasil, em sua maioria, é meio difícil acreditar que um político queira algo bom a não ser algo que vai ajudá-lo.

A partir dessa sua visão quando Maquiavel escreveu O Príncipe ele estava certo?

Estava certo! Temos que investir em cultura. As pessoas que votam não têm uma consciência perfeita de que estão votando nas pessoas corretas. Infelizmente a grande maioria dos políticos não tem nenhum interesse de que isso aconteça.

O atual regime penitenciário a seu ver recupera ou estraga mais ainda a pessoa?

Acho que estraga mais ainda. Falta cultura. No presídio ele fica para adquirir o ódio e sai de lá pior. Deveria sair como uma pessoa normal, de bom caráter, fazer as coisas certas.

Quantos cadernos você já tem escritos?

Escrevo no celular mesmo. Papel eu uso folhas separadas. Se juntar tudo dá para fazer um livro de umas 100 páginas.

Se tiver um patrocínio você publica?

Com certeza!

Você busca no dicionário as palavras novas?
Gosto de conhecer palavras novas, para aprofundar mais e meus textos ficarem cada vez melhores. Meu sonho é ter uma bib

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

      TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS     TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS       TÉO AZEVEDO E THAIS DE ALMEIDA DIAS             ...