terça-feira, março 04, 2014

LUIZ DARCI CUCOLO


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 04 de janeiro de 2013.
Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
 
 
 
 

ENTREVISTADO: LUIZ DARCI CUCOLO

 

Luiz Darci Cucolo é filho de Felício Cucolo e Duzolina Regazzo, nasceu a 6 de setembro de 1938, no Bairro São Bento na fazenda do seu pai, tendo sido registrado no então distrito de Saltinho. A propriedade rural pertencia a família, seu avô era Luis Cucolo. A lavoura na época era plantação de fumo. No inicio era fabricado açúcar batido, depois passou a plantação de fumo. Felicio e Duzolina tiveram sete filhos: Zenide, Liete, Inês, Luiz, Edelardo, Geraldo e Vilma. Luiz Darci Cucolo é casado com Maria Alice Rosa da Silva com quem tem um casal de filhos: Júnior e Ana.

Sua família mudou-se para Piracicaba?

Quando eu tinha de cinco para seis anos de idade nossa família mudou-se para a cidade. Moramos na Rua Benjamin Constant em frente a indústria de Vicente Orlando, que adquiriu a casa onde morávamos. Eu passava na frente da fábrica de bebidas e ficava admirando aquilo tudo.  Tomávamos a famosa gengibirra. No primeiro quarteirão da Rua Governador Pedro de Toledo, junto a Avenida Dr. Paulo de Moraes existia a selaria de Artur Gobbo. Lembro-me do primeiro asfalto feito em Piracicaba, o prefeito Luiz Dias Gonzaga asfaltou a Avenida Independência da Rua Governador até a Santa Casa de Misericórdia. Onde é o Teatro Municipal Dr. Losso Neto, havia um córrego onde pegávamos cascudo. Fomos morar na Rua São Francisco de Assis, quase esquina com a Rua Governador Pedro de Toledo, na esquina tinha uma casa antiga onde funcionava uma pensão de propriedade da família Ometto, hoje no local há um edifício. Na frente havia a fábrica de balas Lider. Eu estudava no Grupo Escolar Barão do Rio Branco.

Com quantos anos você começou a trabalhar?

Aos oito anos comecei a trabalhar, em frente a Estação da Paulista, de costas para a estação, do lado esquerdo, havia um salão onde engraxavam-se sapatos. Eram três lugares para serem ocupados por clientes. Quando chegava o trem eu largava tudo e ia correndo até a estação, ajudava os passageiros a levarem suas malas até o seu destino final. Tanto o passageiro como eu íamos a pé.

As cores de sapatos que predominavam na época quais eram?

Era o preto e o marrom.




Dali qual foi seu próximo trabalho?

Fui aprender ofício, na selaria de Artur Gobbo situada na Rua Governador Pedro de Toledo entre a Avenida Dr. Paulo de Moraes e Rua Joaquim André. Morávamos ao lado. Ao lado tinha um terreno vazio onde ficavam dois caminhões que eram utilizados pela lenhadora de propriedade da nossa família. Eram entregues carvão e lenha. Ainda na fazenda onde fazíamos fumo fabricávamos também o carvão. Em Piracicaba a fábrica de carvão ficava atrás de onde hoje é o Colégio Dom Bosco na Cidade Alta. Ainda na fazenda meus tios derrubavam árvores enormes, eram toras de madeira carregadas em carros de bois, chegava a ter 16 bois puxando um carro com três toras de madeira. O primeiro automóvel que vi na minha vida pertencia a um médico, era movido a gasogênio, tinha dois tubos como dispositivo para o funcionamento. Ele ia buscar carvão para abastecer o carro.

Com o Artur Gobbo qual foi a sua atividade?

Fui fazer arreio, eu tinha uns 10 anos. A linha tinha que ser fabricada para fazer a costura. Passava cera, enrolava ela. Era um trabalhão danado. Eu estudava no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, ao lado tinha uma lavanderia, me convidaram para ir trabalhar lá pagando cinco mil réis por mês. Eu retirava as roupas usadas nas casas dos clientes, depois as levava prontas. Eu tinha uma bicicleta marca Júpiter, gostava de entregar roupas no Hotel Lago, lá eu ganhava uma gorjeta. Praticamente entregava só terno, se fosse linho branco era engomado. Na Rua José Pinto de Almeida tinha um mecânico, eu fui trabalhar lá para aprender, isso na época que tinha muito Fordinho 1929, no começo lavava peças. Meu tio, Durval Lavoranti, era vendedor do Café Morro Grande, ele me levou para a torrefação do Café Morro Grande, eu era ensacador de café,  colocava o saquinho vazio na máquina, pisava em um pedal, dava o peso certo. Eu pesava de 1.500 a 1.600 quilos por dia. Dali fui trabalhar no Clube Coronel Barbosa, conheci Enio Graner Mortati, que era diretor do clube, fui trabalhar no escritório, eu tinha de 15 a 16 anos. Eu tomava conta da secretaria, preenchia os recibos dos associados. Quando eu trabalhava na torrefação tinha um cheiro forte de café impregnado, o Enio arrumou umas roupas bonitas, possivelmente usadas, fiquei muito elegante. Eu estava feliz. Com o Enio, Dr. Raul Coury, Dr. Salim Simão e alguns investidores, começamos a tomar conta de uma fazenda localizada na Volta Grande, plantamos 40.000 pés de goiaba. O projeto de um dos engenheiros agrônomos era adquirir uma máquina para transformar as frutas em pó. Era só adicionar água e o suco estaria pronto. Quando foram à Suíça para adquirir a máquina o investimento mostrou-se inviável. A fazenda foi vendida, quem a adquiriu colocou gado naquela área. Nessa localidade formei muda de árvores, umas 15.000 mudas. Quando Luciano Guidotti foi prefeito trabalhei na prefeitura, comecei como ajudante de topógrafo, com o passar do tempo comecei a observar os desenhistas a fazerem plantas. Um deles, muitas vezes se ausentava, eu comecei a riscar, com isso aprendi. O engenheiro Dr. Zimolamy disse que eu iria trabalhar com ele, colocou uma mesa na sala dele, passei a tomar conta da obra que a prefeitura estava fazendo na Rua Prudente de Moraes, aonde veio a funcionar a Gráfica Municipal e a Biblioteca Municipal. Fiz um mapa com dois metros por um metro e pouco, dei busca na prefeitura e fui colocando os loteamentos que não existiam no mapa. Cássio Paschoal Padovani foi quem assinou o mapa. Foi criada a seção de planejamento da prefeitura, entre os cinco ou seis desenhistas eu fui um dos escolhidos. O Arquiteto Dr. João Chaddad estava com o Dr. Geraldo Quartim Barbosa realizando o loteamento do bairro Nova Piracicaba. O João Chaddad me citou. Fui para ganhar quase quatro vezes o meu salário. Comecei a ajudar o João Chaddad a projetar o bairro Nova Piracicaba. Ruas, lotes, área verde. Dr. Geraldo Quartim Barbosa ficou sabendo que eu sabia fazer mudas de árvores, disse-me que iria fazer mudas para a Nova Piracicaba. Fiz 40.000 mudas de árvores. Eu tomava conta do pessoal que plantava as árvores, davam manutenção às ruas. Eram 18 a 19 funcionários.

Você considera certo plantar árvores frutíferas?

Não. Se parar um veículo embaixo da árvore a fruta irá cair sobre ele. O fato de ter fruta no pé irá trazer incomodo aos moradores próximos. É uma questão cultural.

Quanto tempo você permaneceu no loteamento da Nova Piracicaba?

Fiquei por seis anos. Lá havia a colônia de casas que pertenceu ao Engenho Central, foram demolidas, com muito tato negociei com cada morador para desocuparem essas casas em troca de outras em lugar que escolheram. Foi realizado um grande trabalho de terraplanagem. Juntamente com o Lino Vitti colocamos o monumento que deverá ser aberto em breve quando completar 50 anos. Ali estão documentos, jornal, fotografia, peças e moedas da época. Na época tive que conseguir quatro placas de mármore de Carrara. Ao lado tinha outro loteamento que pertenceu ao Mário Arêas Wittier.

Como você tornou-se proprietário de uma loja de molduras?

Eu estava muito bem colocado junto a companhia que realizou o loteamento da Nova Piracicaba, era uma empresa com atividades em outras cidades e eu já estava assumindo algumas funções nesses locais. Um convite para iniciar uma atividade que aparentemente iria dar melhores resultados acabou por me trazer grandes decepções. Essa atividade com molduras começou em 1980. Eu pintava quadros, tinha adquirido dois quadros de Maria Cecília Neves.  Fiz cursos de pintura. Ao terminar um quadro levava em uma loja de molduras, até que um dia decidi fazer a moldura. Contratei um senhor de nome Vitório, ele trabalhava em uma loja situada na Rua do Rosário, fomos para São Paulo comprar molduras. Todo mundo que tinha aula com a Maria Cecília levava as obras para que eu colocasse a moldura. Quando montei a loja éramos quatro lojas de molduras.

Como surgiu o nome Molduras Juana?

A minha esposa é a responsável por ter esse nome, ela chamava meus filhos Junior, Ana, para almoçar. Dizia: “Ju, Ana! Vamos almoçar!”. Ficou Juana!

É comum as pessoas trazerem obras para enquadrar e não voltarem para buscarem?

Tenho um local onde tem mais de quinhentas obras, certificados, diplomas, fotografias,  enquadrados e os donos não vem buscar. Com isso perco o vidro que não dá a medida certa para outra aplicação e a moldura é a mesma coisa. Muitas vezes a moldura já saiu fora de linha depois de tanto tempo aqui.

Moldura tem moda?

Se tem! Hoje a moda é branca e preta.

Moldura de gesso é muito usada?

Aqui não entra gesso. É uma moldura extremamente frágil.

Qual é o maior quadro que você já fez até hoje?

Fiz dois quadros de cinco metros por seis metros, sem vidro.

Você faz restauração de quadros?

Restauro quadros. Já apareceu quadro de Joaquim Dutra, furado pelo cabo de vassoura de uma empregada descuidada.

Um casal pode ter divergência quanto a permanência de um quadro em casa?

Isso existe. Geralmente um deles traz o quadro até a loja e diz: “-Vê se vende isso ai que não quero saber dessa coisa na minha casa!”. Eu só pego se for quadro de artista famoso.

Se a pessoa muda de crença religiosa ela pode querer se desfazer de toda obra que relembre sua crença anterior?

Isso pode ocorrer, só que esse tipo de arte eu não comercializo. Quando se trata de gravura nem pego para vender.

No caso de um quadro de notável valor artístico qual é o procedimento padrão?

Ele fica na minha reserva, só será mostrado aos colecionadores.

Piracicaba tem muitos colecionadores de arte?

Tem. Há um que tem mais de 2.000 quadros. Além de ter a fazenda, aluga uma casa só para expor seus quadros. São colocados no chão, nem chegam a ser dependurados.

Quadro não é um item de fácil comercialização?

Se for de um pintor famoso torna-se fácil sua comercialização, principalmente para quem atua no ramo.

Pessoas de baixo poder aquisitivo apreciam arte?

Alguns gostam, mas não tem o fascínio próprio do colecionador. Para admirar um quadro há a necessidade de entender a arte. As pessoas mais humildes gostam de gravuras.

O que é uma gravura?

É a uma reprodução em papel. Ele acha mais bonito. Vai gostar de imagens de veículos, fotos, e são quadros relativamente caros.

Um modismo são as fotos antigas da cidade, isso pegou?

Há uma procura muito grande. Geralmente alguém vai abrir um restaurante, uma pizzaria e coloca uma foto antiga da cidade.

Você sente-se realizado com a sua atividade?

Em parte sim. Trabalhamos muito. As coisas mudaram, a economia do país mudou. Eu sentia muita alegria em trabalhar, levantava as três horas da manhã e ia para a loja, trabalhando com afinco e esperando os funcionários chegarem. Eu queria entregar as encomendas. Ainda procedo da mesma forma, entregar rapidamente o serviço. 

A procura de quadros de arte aumentou ou diminuiu?

Diminuiu. O enquadramento de diplomas, certificados, gravuras, aumentou.

Você já fez algum trabalho para cemitério?

Já! A pessoa trouxe a fotografia do finado, coloquei a moldura de alumínio com vidro em ambas as faces, tudo muito bem vedado com uma fina mangueira plástica. Já fiz inclusive com a fotografia de um cão, cujo dono o estimava muito e colocou a foto do animal junto ao seu tumulo no cemitério dos animais. Outro caso foi uma pedra que trouxeram da Rússia, foi feito um trabalho especial onde a mesma foi colocada em uma moldura. É comum as pessoas trazerem tigelas, pratos de valor sentimental e colocar em molduras. Um dos fatos marcantes foi um alemão que não mora mais em Piracicaba, ele trouxe 30 moedas de ouro maciço para serem colocadas em uma moldura. O grau de confiança que ele depositou em mim foi muito grande, aquilo tinha um alto valor financeiro.

Você tem algum hobby?

Adoro pescar. Fui diversas vezes com o Jorge Martins para o Mato Grosso. Gosto de sentar no barco e ficar pescando com sondal.

Você conheceu sua esposa em que cidade?

Eu a conheci em Cerquilho, namoramos onze anos, casamos a 25 de janeiro. Morei em Cerquilho, o Graner Mortati me levou para lá, eu desenhei a praça em frente a igreja.  Fui locar o desenho no chão.

Quantos prêmios você já ganhou em pintura?

Ganhei três menções honrosas, um prêmio em Araras, um prêmio em Limeira. Juntamente com Eugenio Nardin, João Chaddad, Manoel Martho criamos o Salão Almeida Junior. Eu era o primeiro secretário, como não tinha sede, não tinha nada, ficava aqui na minha loja, eu transportava em uma caminhonete os quadros que iam para serem expostos. Organizamos tudo, a partir do nada. Consegui um lugarzinho na Pinacoteca para transformar em sede do Salão Almeida Junior. Com o passar do tempo deixei para que outras pessoas tomassem a frente na manutenção do Salão Almeida Junior.

 

 

domingo, dezembro 29, 2013

TAIS HELENA MARTINS LACERDA


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 21 de dezembro de 2013.
Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
 
 
 
ENTREVISTADA: TAIS HELENA MARTINS LACERDA

 

Tais Helena Martins Lacerda nasceu a 24 de janeiro de 1964 em Piracicaba. Filha de Bento Lacerda Neto oriundo de Torrinha, estudou na ESALQ, e Maria Helena Martins Lacerda, metodista, professora do ensino fundamental no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, trabalhou também na UNIMEP. Bento Lacerda Neto casou-se em primeiras núpcias, dessa união nasceram três filhos. Ficou viúvo, casou-se em segundas núpcias com Maria Helena Martins Lacerda, nascendo desse matrimônio mais três filhos, sendo que Tais Helena é a primogênita, realizou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, sendo sua primeira professora Dona Abigail. O ginásio estudou no Ginásio Estadual Dr. Jorge Coury, na Rua Alferes José Caetano, ao lado da Igreja dos Frades. Tais casou-se, é mãe de Ramon Benatti.

Ao ingressar no Ginásio Dr. Jorge Coury em que local era a sua residência?

Eu morava na Rua São Francisco de Assis entre a Rua Boa Morte e a Rua Governador Pedro de Toledo. Éramos vizinhos do Comendador Romano, Érica Stolf e sua família, Família Almeida Prado, Solange Amâncio e Família, Hilda e Dr. Noedy Krähenbühl Costa eles eram compadres dos meus pais. Nessa casa em que morávamos tinha uma jabuticabeira, as crianças pulavam o muro para ir apanhar jabuticaba, uvaia. Os pães eram adquiridos na Padaria Jacareí, de propriedade do Seu Adão. Na Rua São Francisco, entre a Rua Governador Pedro de Toledo e a Rua Benjamin Constant morava a Família Mahle, a Dona Carminha Guimarães de Souza. Nessa mesma rua, logo após atravessar a Rua do Rosário, na Chácara Nazareth, residia a Família Piacentini, a Marly Piacentini que estudou comigo, a Sarita Sturion, da Casa Sturion, estudei no Jorge Coury com essa turma toda.

Ao concluir o ginásio você continuou estudando no então Colégio Dr.Jorge Coury?

Não, fui fazer o Colégio Técnico Universitário - CTU na UNIMEP. O curso foi no Colégio Piracicabano, após três anos conclui o curso de Histologia. Formávamos uma turma de alunos bem animados, entre eles estava Alice Strocca, Beto Mesanelli, Roberto Machado, a Magic Paula. Eu cantava no coral do Colégio Piracicabano. O Dr. Senn era o reitor e Dona Noêmia que era sua esposa tinha o Conjunto Jovem Som, eu era meio soprano.

Após concluir o curso técnico qual foi sua próxima atividade?

Fui cursar Química Industrial na UNIMEP, campus de Santa Bárbara D`Oeste. Ainda no primeiro ano de faculdade já comecei a lecionar a noite no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, eu tinha 18 anos, meus alunos com 14 anos e fazia estágio na ESALQ no departamento de Química, na área de fertilizantes.  O Professor Alcarde era o chefe do departamento. Eu ia até a ESALQ de ônibus, era a linha Panorâmica. Eu não tinha carro, um amigo, o Gilberto Furlan, era quem nos dava carona em seu Chevette cinza, cotizávamos em quatro, a Solange Amâncio, o Gilberto Furlan e o Amaury Malia e eu. O Gilberto por volta das seis e meia da manhã passava em todas as casas, o Amaury não era de Piracicaba, morava em uma república. Quando eu voltava não dava nem tempo de parar em casa para almoçar, a uma hora da tarde almoçava no bandejão da ESALQ, permanecia no Departamento de Química até as cinco e meia da tarde, ia para casa, tomava um banho e ia dar aula no Barão do Rio Branco.

Após formar-se em química o que aconteceu?

Após quatro anos no Departamento de Química o Professor Alcarde me recomendou para ir trabalhar no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Eu queria fazer um mestrado. Procurei o Professor Joaquim de Oliveira, da área de fermentação, trabalhava com leite. Foi lá que comecei uma carreira acadêmica, de pesquisadora. Em 1985 entrei na ESALQ de onde sai em outubro de 1988, fiz o mestrado em Tecnologia de Alimentos, mas trabalhei sempre com geração de energia a partir de resíduos, do resíduo da agroindústria eu gerava energia, meu trabalho foi nessa área, junto com o Professor Joaquim. Depois prestei concurso para doutorado na Unicamp e em Botucatu, na Unesp. Entrei na Unicamp, mas não ia trabalhar nessa área, fui para Botucatu, foi o primeiro doutorado em agro energia no Departamento de Engenharia Rural, e a primeira tese defendida foi a minha sobre a Digestão Anaeróbia.

Você passou a morar em Botucatu?

Quando eu estava terminando o meu mestrado prestei concurso para uma disciplina na UNIMEP, era Tecnologia de Alimentos. Em 1987 fui lecionar na UNIMEP, no Centro de Tecnologia situado no campus de Santa Barbara D`Oeste, é uma área que presta serviços para outros cursos. Para Botucatu ia de ônibus, não dava certo ir por São Manoel, ia por Anhembi, era estrada de terra, em época de pagamento os pontos de paradas eram as porteiras, iam parando de porteira em porteira para o passageiro embarcar ou desembarcar. A viagem começava às duas horas da tarde e chegava em Botucatu as seis horas. Para mim foi um ensinamento. Eu ia para Botucatu duas vezes por semana. Em 1991 conclui esse curso. Eu tinha 26 anos quando recebi o título de Doutora em Engenharia Rural na Área de Concentração Energia na Agricultura – Agro Energia. Era um curso que trabalhava com biomassa, com química dos combustíveis. Eram nove homens e eu era a única mulher da turma. A escola em Bauru era uma fundação e estava sendo englobada pela UNESP, quase todos os professores de Bauru vieram estudar em Botucatu, para fazerem o doutorado.

Após concluir o doutorado você continuou na UNIMEP?

Eu estava na UNIMEP, por 17 anos fui coordenadora de cursos, fui presidente de comissão de pesquisas, por oito anos membro de comitê de ética em pesquisa, trabalhei muito na gestão universitária, no processo de ensino acadêmico. A UNIMEP permitiu que eu conhecesse a universidade. Em sala de aula se conhece o aluno. Participei do processo de construção de políticas da pesquisa, como organizar os processos, por 15 anos eu participei da Comissão de Pesquisas. Representei a UNIMEP no Pira-21. Tenho um histórico de estar dentro da presidência do Conselho de Ciência e Tecnologia. Por dois anos fui presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba. No Conselho permaneci por quase sete anos. O Conselho foi criado para assessorar o poder público. Existe uma lei municipal voltada a Ciência e Tecnologia, desde 1998. Nós a assessoramos emitimos parecer, para a prefeitura. Existe outra lei referente ao Parque Tecnológico. Hoje dou consultoria na área de inovação. Participei de projetos da UNIMEP com a Secretaria de Turismo. Conheci o SEBRAE, o atual diretor do SEBRAE em Piracicaba, o Dr. Henrique Vianna de Amorim fundador da Fermentec, que me viram nesses locais.  Na UNIMEP trabalhamos muito forte o conceito de transferir o que aprendemos para a comunidade.

 

Como podemos dar um exemplo prático de inovação?

Em comunicação, como eu me comunicava anteriormente? Não existia o telefone, a carta era uma forma de comunicação, quando chegou o telefone foi uma inovação. Depois apareceu o telefone móvel, é um tipo de inovação no produto. Você está se comunicando, o produto é diferente, você se desloca, está inovando na área do produto. Quando você pega o iPhone, que é móvel, você já está na geração 5, tem inovações que são radicais, outras são incrementais. Temos inovações radicais e incrementais. Além das inovações em produtos temos em serviços também. Como você vai inovar o seu processo oferecendo serviço? Quando faço a comida de um jeito e ofereço a comida ali, vou oferecer a comida do mesmo jeito, mas a faço diferente. O “fazer diferente” é uma forma que pode inovar.  Muitas vezes você vai fazer diferente para economizar energia, água, que são recursos necessários à humanidade e que temos que cuidar deles. Temos que trabalhar com um conceito mais limpo dentro do ambiente empresarial, para economizar, trabalhar de uma forma mais enxuta, oferecendo a mesma coisa ou com melhor qualidade. Muitas vezes isso tem que ser feito para atender mercados. Se não fizer estará fora do mercado.

O nível de exigências dentro do mercado é cada vez maior?

Há três anos tive uma empresa que junto com a Faculdade de Engenharia da USP em São Carlos, detectou que a Petrobrás precisava de válvulas industriais, temos uma lei que estabelece que sessenta por cento dos fornecedores sejam brasileiros, só que o fornecedor brasileiro não tem o perfil para dar com qualidade essa válvula.  Tem que ser qualificado o fornecedor brasileiro. A Petrobrás abriu um edital para qualificar fornecedor. Fiz o projeto, após ser entregue, demorou uma ano e meio para sair o resultado, a conseqüência é que um bom número de empresas de válvulas faliu. Hoje esses instrumentos de inovação com quais eu trabalho estão mais ágeis, minha empresa dá consultoria nessa área. Faço diagnósticos, sou como uma tutora dos proprietários que querem atingir esses instrumentos.

A responsabilidade dessa demora era de quem?

A Presidente Dilma colocou que a FINEP demorava de um ano a um ano e meio para passar esses resultados, agora está saindo em um mês. Um dos instrumentos é a Lei do Bem, a semelhança da Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet. A empresa tem que submeter projetos ao Ministério da Ciencia e Tecnologia e Inovação (MCTI), para atingir esse benefício. No Censo de 2011 apontou que cerca de 1.000 empresas brasileiras estão usando a Lei do Bem. A empresa com lucro presumido não pode utilizar os benefícios dessa lei. A inovação tem que estar dentro da cultura do ambiente empresarial. Dentro do ambiente do serviço. Ou não se consegue fazer. É algo que tem que mexer na cultura da empresa. A minha consultoria trabalha mais com esses instrumentos. Saiu uma linha que se chama INOVA, eles dividiram em áreas, aonde acham estratégico fomentar o desenvolvimento. A FINEP pegou parte dos recursos desse INOVA e disponibilizou para as agencias estaduais, o pequeno emprendedor não irá buscar recursos na esfera federal e sim nas agências estaduais. Trabalho com financiamento com carências grandes e taxas baixas. Trabalho também com fomento a título de fundo perdido. Trabalho no ciclo de vida do projeto, preparo o empresário e a empresa, capacito a empresa, posso até acompanhar mas o trâmite será feito por ele. A empresa deve estar organizada constantemente para atender os editais, sem atropelos de ultima hora. Eu organizo a empresa para ela atingir esses instrumentos. Se você produz algo novo irá atingir mercados, irá sobreviver, gerar empregos, gerar renda para o municipio.

Você iniciou um trabalho junto a empresas em Piracicaba?

Esse processo se deu em um período que iniciei o desenvolvimento de um projeto para a Fermentec durante um ano. O Professor Amorim é também presidente do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool). Existem no país alguns arranjos, em Americana existe um arranjo produtivo voltado para a área têxtil, em Franca existe o arranjo produtivo do calçado, esses arranjos estão sendo estruturados no país. O SEBRAE participa, esses arranjos são de alcance nacional. Quando se fala desse arranjo produtivo em Piracicaba, está sendo falado da cadeia produtiva do álcool. Ele é muito forte no setor metal-mecânico. É um setor que fornece soluções para o setor sucroenergético mas também para a indústria automobilística. Se olhar para as empresas que trabalham no setor metal-mecânico verá que elas atuam em muitas áreas. Vendem produtos para muitas áreas. Principalmente para setores automobilísticos. Quando se fala em arranjo local produtivo isso envolve toda a cadeia. Desde as pessoas que fazem máquinas para levar para a agricultura, máquinas para dentro das usinas, tudo isso está dentro desse arranjo.

Como surgiu seu envolvimento com o setor gastronômico de Piracicaba? 

Acredito que isso tem origem na minha infância, a casa em que eu morava na Rua São Francisco de Assis, e que ainda é da família, tem fogão a lenha, minha mãe fazia bolos, balas de coco, o meu pai cozinhava muito bem.

Você cozinha bem?

Cozinho. Gosto muito de moqueca de peixe. De Vitória trouxe as panelas de Goiabeiras (Panelas de barro das Paneleiras de Goiabeiras, um bairro de Vitória, no Espírito Santo).  Gosto muito de peixe, de fazer comidinhas para receber convidados. Fiz Tecnologia de Alimentos no mestrado, além de muitas disciplinas voltadas a área de alimentos. Comecei dando aulas na Nutrição da UNIMEP, na Química Industrial de Alimentos, aula de Alimentos na Faculdade de Farmácia, na Gastronomia, curso que ajudei a montar.  Ajudei a elaborar o curso de Engenharia de Alimentos, fui coordenadora desse curso por quase sete anos. O professor Davi Barros, reitor da UNIMEP me indicou para representar a universidade junto a Secretaria do Turismo, o secretário era Omir Lourenço. Isso foi a sete anos. Para o aniversário de Piracicaba a secretaria estava procurando algum projeto novo. Minha sugestão foi de fazer um concurso gastronômico na Rua do Porto. O primeiro concurso gastronômico nós fizemos em agosto de 2007, era um concurso gastronômico restrito a Rua do Porto. Durava um final de semana.

Em 2013 quantos restaurantes participaram do Concurso Gastronômico de Piracicaba?

Participaram 41 restaurantes. O evento expandiu para a cidade toda já faz três anos.

Como se realiza esse concurso?

Há uma época em que são divulgados os restaurantes que participarão do evento, esse ano as inscrições foram feitas eletronicamente, on-line. Isso se dá até julho. Uma equipe do Jornal de Piracicaba vai conhecer o estabelecimento, o prato que foi inscrito, quem elaborou esse prato. Além do documentário é feito o registro fotográfico. O festival tem a duração de 30 a 45 dias. Os restaurantes pleiteiam que esse prazo seja maior, para que o público possa conhecer melhor o prato eleito para concorrer no festival.

Depois de feita a inscrição e o registro documental e fotográfico qual é próximo passo?

É feita uma avaliação para ver se os concorrentes se enquadram nas diretrizes do festival. Até o ano passado tínhamos quatro categorias, 1º, 2º, 3º e 4° lugares, neste ano de 2013 nós trabalhamos com mais categorias e tivemos destaques em cada categoria, não trabalhando mais com a referência de 1º, 2º, 3º e 4º lugares. O festival não é uma competição e sim uma participação, uma divulgação da gastronomia local. Estou escrevendo o livro “A Cozinha Regional de Piracicaba - Receitas do Lugar Onde o Peixe Para” onde divulgo a gastronomia da nossa cidade. O primeiro capitulo aborda a pamonha, cachaça o peixe, peguei doze receitas que incluem esses ingredientes. Por exemplo, a Sani fez “Pamonhinha de Piracicaba” com melado e sorvete de canela. A “Caipirinha  Caipira” feita pela “On The Rocks”  onde colocou da cana cinco ou seis ingredientes,  usou  até o talinho de cana, colocou o melado, o gelo ele fez com garapa, cachaça, açúcar e limão. Procurei trabalhar em um capítulo abordando alguns ingredientes que são regionais: o milho, o peixe, a cachaça, a mandioca. Os negros trouxeram o cuscuz, os portugueses trouxeram a sardinha que era colocada dentro do cuscuz, os pescadores colocam o cascudo no lugar da sardinha. Na época foi uma inovação. Tive uma coluna em um jornal local onde escrevia abordando esses aspectos.

O restaurante pode se inscrever com quantos pratos?

Existem deis categorias, o estabelecimento poderá escolher três categorias e uma carta de bebidas. Se o restaurante for só de carnes, ele poderá concorrer apenas com um tipo de carne. Os concorrentes podem apresentar os mais diversos tipos de pratos: comidinha de boteco, pizza, peixe. Pode ser o melhor peixe no prato, melhor peixe na brasa. Procuramos destacar qual foi o estabelecimento que fez o prato mais inovador. A criatividade é diferente da inovação. Você pode ser criativo, mas terá que vender para ser inovador. A idéia nova tem que atingir o mercado. Se for inovador e colocar no cardápio aquela criatividade ela irá entrar no mercado. Em Piracicaba existem três locais que fazem chope artesanal, um deles faz cinco tipos de chope.

Como é feita a analise para classificação dos restaurantes que participam?

Existe um corpo de jurados, parte desse júri é representado pela mídia e a outra parte por pessoas da área. Alguns fazem pratos novos outros procuram divulgar pratos que já fazem sucesso e constam do cardápio. A Secretaria de Ação Cultural disponibiliza o meio de transporte para os avaliadores, o estabelecimento previamente informado irá apresentar um item que está sendo avaliado. Temos um professor que está acostumado a avaliar, chega a fazer a avaliação de quarenta pratos em um dia. É feita a degustação, não é a ingestão de todo esse alimento. Começa às 11 horas da manhã e termina às 11 horas da noite. Chegamos a avaliar em um só dia 11 restaurantes. O festival cresceu, há a perspectiva de ser regional, abrangendo municípios limítrofes.

Você é a “mãe” do festival gastronômico?

Falam isso!

Esse festival alavanca a freqüência aos restaurantes?

As informações que nos chegam é de que aumenta muito a freqüência  do público junto aos restaurantes que participam do festival. Há uma grande divulgação desse trabalho que é feito. A gastronomia mudou bastante em Piracicaba. O Pirajé é um acarajé piracicabano, a base de milho, o recheio com camarão. Foi feito no ano passado lá no restaurante Mão de Vaca. Quem trouxe à Piracicaba o bolinho de feijoada foi o restaurante Senhor Caneca. Neste ano ele fez Toquinha de Cascudo, com isso resgatou o uso do cascudo, um peixe que não estava sendo explorado. Fez uma massinha de mandioquinha recheada com cascudo. Outro restaurante fez com batata doce. É importante frisar que temos duas escolas de gastronomia, uma é em Piracicaba, na UNIMEP e outra em Águas de São Pedro, do SENAC. Isso acaba fomentando para que a nossa região ofereça produtos com notável qualificação.

sábado, dezembro 07, 2013

ISMAEL BARBOSA DE LIMA (LILLO)


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 07 de dezembro de 2013.
Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
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ENTREVISTADO: ISMAEL BARBOSA DE LIMA (LILLO)

 

Ismael Barbosa de Lima ainda no berço ganhou do seu pai o apelido que muitos conhecem: Lillo. Do alto dos seus mais de 80 anos de vida trabalha regularmente em uma empresa no Distrito Industrial Leste (Unileste) em Piracicaba. Ali ele é uma espécie de coringa, cuida do almoxarifado, confere produtos que entram e saem da indústria. Dinâmico, carismático, com uma disposição invejável, com sua vivacidade fala entusiasmado do seu trabalho. Seus olhos brilham quando fala da sua família e da sua dedicação à inúmeras obras sociais que realizou na Igreja dos Frades e na Paróquia São José. É músico, ainda se apresenta em um conjunto onde executa violão elétrico, já foi cantor, hoje diz que a pigarra não deixa soltar a voz. Como artista amador apresentou-se em teatro animando a platéia com seus quadros cômicos. Segundo ele, para chegar a essa idade com tanta disposição é preciso antes de tudo estar bem com a vida. Lillo nasceu em Piracicaba, no bairro rural da Volta Grande a 10 de março de 1933. É filho de Joaquim Barbosa de Lima, natural de Minas Gerais e de Ercília Danelon Barbosa que além de Lillo tiveram a filha Rosalina, a primogênita. Lilo é casado com Dirce Zeffa Barbosa de Lima.

O sítio onde seus pais moravam pertencia a eles?

Logo que se casou papai alugou uma casinha no bairro Volta Grande, ele trabalhou como barbeiro, frangueiro. Mesmo depois que mudou para a cidade ainda “frangueirava”. O frangueiro vendia miudezas, nas férias escolares eu ia com ele no carrinho de tração animal. Levavam tamancos, colorau, pó de café, sabão, linha de costura, botão, guarda-chuva, era quase um mercadinho sobre rodas. Levava ainda muitas encomendas, naquele tempo o pessoal de sítio não tinha muito acesso a cidade. Algumas noites meu pai chegava da cidade com toda a mercadoria, ficava até as nove ou déis horas da noite, junto com a mamãe, fazendo a separação de encomendas das pessoas. Duas vezes por semana ele levava o pão, um filãozão de duzentos réis, no sítio havia o pão feito em casa, por incrível que pareça o pessoal do sítio estava tão acostumado com aquele pão queriam o da cidade. Eram panhoconas feitas em casa, uma delícia.  A condução motorizada era escassa. O carrinho do meu pai era tracionado por dois animais, tinha roda de madeira com um aro de ferro. Embaixo do carrinho havia duas gaiolas grandes onde eram colocados os frangos que ele adquiria.  Ele tinha ainda um jacá de bambu que imitava um covo, era colocado na parte posterior do carrinho, em cima do caixão do carrinho, aquilo também vinha lotado de frangos e galinhas. Ele passava no moinho do Filetti, situado na Avenida Dr. Paulo de Moraes, enchia o “caixão de querosene” com palha de arroz para calçar os ovos, não ter o perigo de quebrarem, ali vinha quatro ou cinco dúzias de ovos. Esses ovos eram vendidos em um remetente, que era quem pegava os ovos de vários frangueiros e mandava para São Paulo, para Campinas, eram vendidos no atacado, em Piracicaba ficava muito pouco. Lembro-me dos remetentes Fernando Gutierrez e Família Sanches constituída pelo casal e vários filhos, a empresa situava-se na Rua do Rosário quase esquina com a Rua Ipiranga.

Por quantos anos o seu pai trabalhou como frangueiro?

 Ele trabalhou de oito a nove anos, a linha dele era enorme, logo depois que eu nasci meus pais mudaram-se para a casa dos meus avós paternos, no bairro rural Pau Queimado. Meus avós paternos chamavam-se Ezequiel Barbosa de Lima e Ana Luiza Amaral. Meus avós maternos eram Luiz Danelon e Luiza Pessatti Danelon. Quando eu tinha três anos e meio meus pais mudaram do bairro Pau Queimado para o bairro Campestre, papai foi formar uma linha do Campestre para frente, ele frangueirava durante a semana e aos sábados e domingos atendia como barbeiro.  Fiz o curso primário no Grupo Escolar de Campestre, naquela época existiam muitas colônias: Colônia do Mineiro, Colônia da Fazenda Bela Vista conhecida também por Fazenda Dona Antonia, a Família dos Mellegas que faziam açúcar batido, a Família Schiavolin, ali era quase um vilarejo. Minha primeira professora foi Dona Nena, parece que ela era esposa de Sebastião Rodrigues Pinto, proprietário da Casa Edson, situada em frente a Catedral. Depois tive aula com Dona Helena de Almeida Dutra, essa me marcou muito, foi ela quem me ensinou a fazer versos, a recitar, ela era nossa fã incondicional, eu cantava, recitava, fazia diálogo com outra menina da escola a Ivani Meneghetti, já falecida. Fazíamos os diálogos, uma espécie de teatrinho, para as crianças era uma maravilha.  Para que eu representasse um personagem era só ter uma oportunidade. No terceiro e quarto ano primário a professora foi Olívia Valério, nós a chamávamos de Dona Vica, era irmã do diretor do grupo, Alberto Valério. Dona Vica nos ensinou também religião.  Papai comprou um terreno de um alqueire de terra e construiu uma casa. Ele atendia tanto como frangueiro ou barbeiro. Aos sábados por volta do meio dia ou uma hora da tarde já começava a chegar o pessoal da roça que vinha para cortar o cabelo, fazer a barba. Nessa época eu estava com oito ou nove anos de idade, tocava uma violinha, aprendi a afinar sozinho. Papai tinha uma viola, ele era mineiro que gostava da viola, da catira, de função de viola. Ele ia frangueirar eu pegava a violinha dele e ficava tentando tocar alguma coisa. Desde pequeninho, quando me senti por gente, andando, eu já pegava a viola do meu pai e saía arrastando.

O rádio era comum nas residências rurais?

Naquela época morávamos no mato, não havia rádio, nem energia elétrica. Usava-se lamparina de querosene e água de poço. Conclui o primário aos onze anos, papai saia para franguear eu cuidava da criação, ia “catar pontas”, naquele tempo os Mellega e os Schiavolin faziam açúcar batido íamos buscar pontas de cana-de-açúcar no canavial, trazíamos na carroça, para dar aos animais que voltavam a tarde da frangueação, picava as pontas no cocho junto com farelo, milho. Esse era o meu serviço, ia também cortar um pouco de capim, brincava bastante.

Você ia buscar essas pontas com carrinho de tração animal?

Eu mesmo engatava no carrinho a égua de nome Ruzia. Tinha outra égua de nome Surpresa. Esse nome ela recebeu pelo fato que deu origem a sua aquisição. Papai estava atravessando uma fase difícil no aspecto financeiro, naquela época havia o jogo de bicho, ele fez uma porção de números, pegou o boné da minha cabeça, jogou aqueles papeizinhos dentro do boné, chacoalhou e disse-me; “- Lillo, tire um papelzinho desses ai!”. Tirei, Ele veio para a cidade, vinha trazer ovos. Jogou no bicho, a tarde viu que ganhou o primeiro prêmio. Ele estava precisando de um animal para o carrinho, para poder continuar a franguerar, comprou uma éguinha muito esperta e colocou o nome de Surpresa, pela surpresa que ele teve ao ganhar no jogo do bicho. Tinha ainda duas mulas que ele usava, eram mais reforçadas, a égua é mais para carrinho que não leva muito peso. Para carga pesada tinha que usar burro ou mula. Uma mula chamava-se Amazonas e a outra Menina, esta foi adquirida muito novinha ainda, teve que ser dado um tempo para ela depois começar a trabalhar. O que não faltava no sítio era cachorro. Entre eles tinha um que era um viralatão. Certo dia papai estava retornando para casa, esse cachorro entrou na sombra do caixão do carrinho e cheirava os frangos que estavam na gaiola, além do pão naquele dia papai tinha uns biscoitos, ele jogou um biscoito para o cachorro. Ele acompanhou papai até em casa. Nunca ficamos sabendo quem era o dono desse cachorro, de onde ele tinha vindo, deve ter vindo da Fazenda Milhã, ou da Fazenda Vai-e-Vem, daqueles fundos lá. Era um cachorrão grande, ficou um mestre, chamava-se Avião. Tinha outro cachorro de tamanho médio, era fraco, colocamos o nome de Malandro nele, ele não fazia nada, era folgado. E tinha uma cachorrinha chamada Saa (Com dois a). Depois vieram outros cachorros.

 

Quando sua família veio para a cidade?

Logo que terminei o primário meu avô paterno faleceu, ele tinha um Box no Mercado Municipal onde comercializava fumo. Meu pai acabou adquirindo da minha avó esse box. Mudamos para a Rua Floriano Peixoto, 558. A casa era alugada por Batista Rapetti. Ele permaneceu um bom tempo ali, mas não se adaptou, resolveu frangueirar de novo, adquiriu um caminhãozinho, um Chevrolet 1928. Esse caminhão só lhe deu dor de cabeça. Vendeu o Chevrolet e comprou um Ford. As despesas eram bem maiores do que era no tempo em que trabalhava com carrinho de tração animal. Surgiu uma vaga para trabalhar como motorista no Lar dos Velhinhos de Piracicaba era para dirigir uma caminhonete zero quilometro. Luciano Guidotti era o provedor do Lar dos Velhinhos, ele que falou com papai, eram muito amigos. Papai trabalhou lá até falecer, ele era motorista, fazia a barba, cortava o cabelo, ele dava banho, fazia curativos. Foi muito útil para o Lar dos Velhinhos. 

Nesse período qual era a sua atividade?

Alguns dias após mudarmos para a cidade fui trabalhar na casa de loucas e utilidades de propriedade de Batista Rapetti, ficava na Rua Governador Pedro de Toledo, 1512, esquina com a Rua Ipiranga, em frente ao Grupo Escolar Barão de Rio Branco. Por dois anos trabalhei lá. Aos onze anos e meio eu era balconista. O Batista Rapetti saia, ia caçar, junto ia seu amigo, dono do Café Triângulo. Na loja ficava a esposa dele, eu e um sobrinho dele chamado Adolfo Beismann, que era um pouco mais velho de que eu. Nós vendíamos e muitas vezes a patroa estava lá dentro da casa nós a chamávamos: “- Dona Carmem!” O nome dela era Carmem Vitória. Ela e seu marido moravam no fundo da loja, ela cuidava da casa, nós dois atendíamos o cliente, vendíamos, sabíamos o preço de tudo. Quando a venda estava feita nós a chamávamos, dizíamos o que o freguês estava levando. Ela aprovava a venda, nós então embrulhávamos as compras. Naquele tempo era tudo no barbante. Não existia durex. Tinha dois rolos de barbante preso e um suporte giratório, ficava em cima do balcão. Embrulhávamos a compra em um jornal, passávamos o barbante cruzando um fio sobre o outro. Não existia sacola plástica, alguns fregueses traziam uma sacolinha de pano com duas bocas, era o chamado “piquá”. As louças eram colocadas em um lado e outros materiais em outra boca do piquá, para não ter perigo de quebrar a louça.

Vendia muitos presentes para casamento?

Vendia! Na época de maio, junho, quando eram celebrados bastantes casamentos vendia-se muito. O Rapetti tinha grande variedade de presentes. Estavam em moda as licoreiras. Um escolhia com alça, outro escolhia com bandeja, o presente para casamento era embrulhado com papel de presente, mas preso com barbante.

As mercadorias vinham pela estrada de ferro?

Vinha pela Companhia Paulista e pela Estrada de Ferro Sorocabana. Eles entregavam na loja. Não sei por quais cargas d’água ele liquidou a loja. Acredito que seja porque estava bem de vida, tinha várias casas de aluguel, sítio em Santa Maria. Com isso perdemos o emprego. Naquela época ganhávamos cento e cinquenta mil réis por mês, eu já estava com 14 anos. No último dia Batista Rapetti nos chamou, pagou nosso salário e deu uma gratificação de duzentos mil réis. Para nós foi como ganhar na loteria esportiva. Meu pai construiu uma casa na Avenida João Conceição, onde por muito tempo foi a Alvarco. Era um terrenão enorme, papai foi um dos primeiros a comprar terreno ali, era do Pacheco Chaves.

Qual foi o seu novo emprego?

Quando o Batista Rapetti parou de trabalhar consegui um emprego no bar em frente a Estação da Paulista. Naquele sobrado que existe até hoje, na esquina da Rua Boa Morte com a Avenida Dr. Paulo de Moraes. Era do Augusto Amstalden, meu tio e padrinho. A esposa do Augusto era irmã da mamãe. O bar fica embaixo e ele morava na parte superior. Quanto sorvete eu fiz ali! Sou de estatura pequena, para servir o sorvete tinha que me debruçar com a barriga sobre o primeiro corpo para alcançar o butijão de sorvete que ficava no segundo corpo. Trabalhei dois anos e meio lá, sem férias, funcionava sem parar, de segunda a segunda.

Qual era o sorvete mais requisitado?

Saía de tudo! Um tio meu, Francisco Danelon, conhecido na cidade por “Tio Chico”,  não media para fazer o sorvete, calculava pela vasilha, às vezes não dava certo. Eu dizia:

  “Tio precisa medir, precisa pesar o açúcar, o senhor está colocando a vontade!”. Como balconista ele era um espetáculo. A limpeza do bar, ele fazia tudo. Ali era servido café, sorvete, lanches. O lanche daquele tempo era uma bengala cortada com a faca, colocava mortadela, salaminho ou queijo. Estava pronto! Não existia chapa, não aquecia. Era lanche frio. Vendia demais! Naquele tempo não existia a Viação Piracicabana, existia a empresa Atilio Gianetti que era carro de praça (Taxi) que levava clientes para São Paulo.  Não existia a AVA que ligava Santa Bárbara, Americana e Campinas a Piracicaba. O trem era o único meio de locomoção, o pessoal de Santa Bárbara e Americana vinha fazer compras em Piracicaba, essas duas cidades eram muito pequenas. Dá para imaginar o movimento que tinha o bar em frente a estação.

Quais eram os horários de partidas e chegadas dos trens?

O primeiro trem saia as 6:35, não sei porque não saía as 6:30 ! Às 9:50 ou 9:55 chegava o trem que vinha de São Paulo, era feita a baldeação em Nova Odessa. Às 14:25 saía outro trem para São Paulo, era o hora que tinha o maior movimento, o pessoal não queria ir embora muito tarde, tinham vindo fazer compras em Piracicaba. O trem das duas e vinte cinco era uma loucura. Eu chegava a ficar com o guarda pó melando de sorvete, de leite. Era servido café, leite, sorvete, lanche, tudo de uma vez só. E o pessoal tinha pressa, queria pegar um lugarzinho no trem, sentar. Às vezes ia gente até no estribo do trem. O Augusto Amstalden ganhou muito dinheiro. As 21:50 chegava um trem de São Paulo, a tarde não vinha trem, a não ser que fosse algum trem especial, algum acontecimento extra. O Augusto não me chamava de Lillo nem Ismael, ele dirigia-se a mim dizendo Jéi. Esse era o apelido do Joel, outro sobrinho. Ele dizia: “-Jéi! O trem está chegando! Pega o bule de café, pega o leite!” O pessoal saía do trem morto de fome. Eles tinham saído de São Paulo em um horário que não tinha como jantar. Quando esse pessoal ia embora o Tio Augusto me dizia: “-Jéi! Abaixa as portas, precisa lavar o salom!”. Embora fosse descendente de suíços ele conviveu com os italianos da Nova Suíça, onde noventa por cento era de descendentes de italianos. Eles tinham o sotaque então diziam: canecom, rojom, cachorrom, tudo com “om”. Às vezes estava na metade da lavagem do salão, batiam na porta, diziam: “- Dá para servir um lanche?”.  O freguês entrava, aquela água do chão ia enxugando, tinha que jogar mais água. Eu saía do bar a meia noite, uma hora da manhã.

Você morava onde?

Morava na casa em que resido até hoje. Meu pai que a construiu, ele adquiriu o terreno de José Passari, que foi proprietário do Posto de Gasolina do Pampaluche (Panfiglio Passari), situado no inicio da Avenida São Paulo. Hoje conhecido como Posto Sabadim. Pelo cálculo que fiz faz 65 anos que moro aqui, nesta avenida, neste número. Essa casa foi reformada por três vezes. Ampliada. Posso afirmar que meia Piracicaba conhece o Lillo. (CONTINUA)

PEDRO CALDARI


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 30 de novembro de 2013.
Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
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ENTREVISTADO: PEDRO CALDARI

 

Pedro Caldari estará lançando em dezembro próximo um livro em que conta a história da Igreja Imaculada Conceição, também conhecida como Igreja da Vila Rezende. Meticuloso em suas pesquisas faz entre outras revelações a de que o projeto da antiga matriz da Vila Rezende foi do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Pedro Caldari nasceu em Piracicaba, mais especificamente na Vila Rezende a 5 de setembro de 1938. Filho de Ricieri Caldari e Catarina Furlan Caldari, ambos piracicabanos e filhos de italianos originários de Padova. Seus Avós paternos são Pedro Caldari e Carolina Botene Caldari, os avós maternos são Tereza Gallina Furlan e Angelo Furlan.

O seu vinculo com a Vila Rezende sempre existiu?

Nasci e fui criado na Vila Rezende, na antiga Avenida Salaz hoje denominada Avenida Mário Dedini. A casa em que nasci transformou alguns anos depois em mais um galpão das Indústrias Dedini, digo que nasci dentro da Oficina Dedini ! Minha vida toda, inclusive profissional sempre foi vinculada com a Vila Rezende. Estudei o curso primário no Grupo Escolar José Romão, o professor era Leontino Ferreira de Albuquerque, um educador que tinha um amor profundo pelo ensino, contribuiu muito para a formação de centenas de vila-rezendinos.

Após concluir o curso primário qual foi a escola em que você foi estudar?

Fui fazer a “Universidade do Zanin” ! Era assim que nós chamávamos na época a Escola Técnica de Comércio Cristóvão Colombo do professor Pedro Zanuardo Zanin. Situava-se na Praça José Bonifácio, ocupava a sobreloja e nos fundos tinha uma parte da escola que ocupava o térreo. Embaixo de um lado havia um cartório, do outro lado era o estúdio do Cantarelli. Ao lado do cartório existia a Bomboniére do Passarelli, ao lado dele era o Cine Politeama. Antes de funcionar o cinema havia um restaurante que foi demolido para dar lugar ao cinema. Na parte do fundo do cinema havia um salão de snooker. Era o Snooker do Jacaré. Quando o cinema ampliou o Jacaré mudou o snooker para a Rua XV de Novembro atrás da Catedral de Santo Antonio. Lá também era um corredor onde no fundo havia um salão grande. Ali era o principal reduto dos amantes do snooker. Era frequentadíssimo era onde se encontravam os bambas do snooker.

Qual era o meio de transporte utilizado por você para vir da Vila Rezende até a escola de comércio?  

Era o saudoso bonde que infelizmente desapareceu, poderia perfeitamente estar funcionando até hoje, como existe em muitas partes do mundo. Tinhamos três linhas de bonde em Piracicaba: do centro até a Vila Rezende, do centro até a Escola de Agronomia e do centro até a Paulista, essas três linhas se interligavam.

A linha de bonde que da Vila Rezende tinha um desvio, onde exatamente era?

Esse desvio ficava na Rua do Rosário proximo a esquina da Rua Prudente de Moraes, posteriormente passou para a Rua Campos Salles proximo onde hoje existe o viaduto da Rua do Rosário, isso ocorreu quando aumentou-se o número de viagens do bonde. Um bonde vinha da Vila Rezende até a catedral, outro saia da catedral e ia até a antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana que ficava nos confins da Vila Rezende, na Avenida Conceição! Hoje é o início do bairro São Luiz. Chamava-se Estação Barão de Rezende, ficava uns 200 metros depois do Armazém do Valler. Para situar-se melhor, nos dias atuais uns 200 metros adiante de onde hoje há um posto de gasolina, que até ha pouco tempo era de propriedade de Alzira Valler.

Em que ano você concluiu a escola de comércio?

Em 1956 após estudar por quatro anos que equivalia ao ginásio e três anos de curso técnico de contabilidade. Foram sete anos de estudo na Escola de Comércio Cristóvão Colombo, que foi uma grande formadora de contabilistas. Piracicaba tornou-se bastante conceituada por ter bons contabilistas. Os professores que lecionavam nessa escola eram também professores do Sud Mennucci, do Instituto Piracicabano, da própria ESALQ, não só acadêmicos como também catedráticos dessa escola.

Em qual horário você frequentou a Escola do Zanin? 

Inicialmente estudei na parte da manhã, depois por força da necessidade de trabalhar fiz o curso noturno. Comecei a trabalhar em uma idade que se hoje for falar torna-se um escandalo, mas na época não era. Entrei na CODISTIL quando ainda era a antiga Oficina Perissinoto, o fundador foi Augusto Perissinoto, quem deu continuidade após o falecimento do pai foi Waldomiro Perissinoto que posteriormente com o apoio de Mário Dedini passou a constituir a CODISTIL, Construtora de Destilaria Dedini Ltda, uma marca famosa internacionalmente no setor sucroacooleiro. Comecei a trabalhar na CODISTIL quando eu tinha nove anos de idade. Meu chefe imediato era Palmiro Berno, chefe do almoxarifado. Minha primeira função foi de endireitador de pregos. Na época os aprrendizes eram admitidos quando estavam saindo praticamente do curso primário, isso se dava tanto no comércio como na indústria.A ocupação que se dava à quem estava iniciando eram as mais diversas. As mercadorias vinham para as empresas em caixotes de madeira, não se desperdiçava essa madeira, o próprio caixote as vezes era reutilizado ou era desfeito e a madeira aplicada para reuso. Os produtos importados vinham em caixotes de pinho de riga. Naquela época já reaproveitava-se tudo. Digo com muita propriedade que trabalhar desde pequeno não só é salutar, como também de um benefício enorme. Nada melhor do que o trabalho para educar, dar sentido de valor, formar a personalidade, disciplina, despertar o civismo e patriotismo, enfim todos os aspectos do individuo são moldados para transforma-lo em um verdadeiro membro da sociedade. Na época eu e o Augusto Perissinoto tinhamos a mesma idade ele era sobrinho do Waldomiro Perissinoto. Após uma breve passagem endireitando pregos a próxima ocupação foi a de office-boy, onde começou uma iniciação à àrea administrativa, distinguido papéis, destinatários, levar e trazer na devida ordem e cuidado. Aos 17 anos de idade me formei como Técnico em Contabilidade, embora habilitado eu não podia assinar balanços, não tinha atingido a maioridade, mesmo sendo um dos contadores da oficina do Perissinoto, no escritório eramos um grupo de seis funcionários, na oficina trabalhavam de 100 a 120 funcionários, já era uma das associadas do Grupo Dedini. Foi o meu único emprego até a minha aposentadoria, no ano 2000.  Permaneci na empresa por 52 anos. Entrei endireitando prego e saí como diretor finaceiro e administrativo da Dedini S/A  - CODISTIL. Mário Dedini foi uma figura empresarial de grande relevância não só para a economia mas também para a sociedade, para o desenvolvimento urbano, político de Piracicaba.Ele teve uma atuação marcante.

A vocação sucroalcooleira de Piracicaba tem suas origens com o Dedini?

Graças a Mário Dedini que surgiu essa vocação. A capacitação industrial de Piracicaba deve-se quase em sua totalidade à Dedini. Não só a Mário Dedini que esteve a testa dos negócios dessa empresa até o seu falecimento em 1972. De 1920 a 1972 Mário Dedini teve uma atividade intensa, o desenvolvimento industrial de Piracicaba esteve atrelado a ele. Evidentemente ele não teve participação no ramo automobilístico. Mesmo as indústrias mecânicas que vieram a participar do esforço automobilístico praticamente foram tuteladas pelo Grupo Dedini. A maioria dos empresários desenvolvimentistas, empreendedores, tiveram seu iniciao como empregados, aprendizes, na Dedini, assim como eu. Receberam de Mário Dedini incentivo e apoio, foi uma incubadora de empresas.   

Você tinha tempo para brincar?

Também brincava! Morando na Vila Resende, desde que aprendi a andar nas ruas do bairro e adjacências do Rio Piracicaba aquilo tudo era nosso quintal! Não havia preocupação, a qualquer hora do dia ou da noite estávamos ali, com jogos infantis, brincadeiras inocentes, correndo atrás dos vagões de cana-de-açucar na época de safra, tudo isso era o nosso parque de diversões. As ruas eram de terra, não tinham calçamento, a Avenida Rui Barbosa era de terra assim como as ruas adjacentes. Não havia a distinção de direção de ruas, era caminho de veiculos, pessoas e animais. Quando chovia era o lamaçal de sempre.

Onde era a chacara do Dr. Kok?

Em frente a Igreja da Imaculada Conceição, onde hoje há um jardim, aquele quarteirão todo era murado e pertencia à Chacara do Dr. Kok, administrador do Engenho Central, uma figura exponencial. Ele era dinamarquês.  A entrada ficava em frente a Igreja Matriz da Vila Rezende, era um portão de ferro, vazado.

Quando foi construída a Igreja Imaculada Conceição?

Começou a ser construida em 1904, agora em 2014 iremos comemorar 100 anos de inauguração da Paróquia da Imaculada Conceição que se deu em 1914. A igreja nasceu da vontade de Dona Lidia de Rezende, filha do Barão de Rezende, Estevam Ribeiro de Souza. Ela construiu a igreja para honrar a memória dos irmãos Luis e Estevam de Rezende que faleceram prematuramente. O Barão de Rezende custeou  a construção da igreja, doando as terras e recursos financeiros. Praticamente toda a Vila Rezende fazia parte da então Fazenda São Pedro, pertencente ao Barão de Rezende, natural do Rio de Janeiro e que tinha se casado com Ana Conceição, filha do Barão de Serra Negra. O Barão de Rezende contratou o projeto arquitetônico e de engenharia à Ramos de Azevedo, que projetou e assumiu a responsabilidade da construção. Foi um dos poucos projetos, senão o único, de templo religioso, católico, que o Ramos de Azevedo assinou. Uma preciosidade arquitetônica e histórica sem precedente.  Que infelizmente se perdeu.  Meus pais casaram-se nessa igreja, eu fui batizado nela, casei-me nela, parte dos meus filhos ali foram batizados.

Pedro. você foi da primeira turma formada pela UNIMEP?

Tive esse previlégio. Em 1964 com um grupo de aproximadamente 248 ingressantes no curso da famosa ECA – Economia, Ciencias Contábeis e Administração, nascedouro do ensino superior no Instituto Piracicabano. Me formei em 1967 era ainda no prédio central da Rua Boa Morte.

Além das suas atividades profssionais, você participa de atividades sociais e filantrópicas de Piracicaba.

Fui um dos primeiros a ser admitido pelo Rotary Club Piracicaba - Vila Rezende, onde permaneci por mais de 20 anos e por duas vezes fui presidente.  A reunião dava-se no Restaurante Grisoto. Fui diretor do Clube de Campo de Piracicaba. Fui diretor do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, onde tive a satisfação de colaborar na administração. Tenho um carinho muito grande por essa instituição.

Você é um artista plástico com diversas exposições realizadas.

Tenho algumas centenas de quadros que pintei. Fiz muitas pinturas de natureza morta, aves, em especial pássaros. Usei muito óleo sobre tela, gostei muito do crayon, grafite e do pastel seco, que é uma técnica que se pinta com os dedos.

Quando está pintando uma obra qual é a sensação do artista?

Confesso que as vezes não penso em nada e outras vezes penso em tudo. Acho que o espírito nesse momento se despreende e vaga por muitas dimensões. O artista plastico, assim como o escritor, o musico, quando mergulha em sua arte passa a viver em outra dimensão.

Quando você escreveu sua primeira obra?

É dificil dizer quando comecei a escrever. A partir do momento em que se é alfabezido começa-se a escrever. Tive excelentes professores de português e literatura: Benedito de Andrade, Benedito Cotrin e outros que me  incutiram o hábito da leitura. A pessoa começa a se realizar a partir do momento que começa a transmitir conhecimentos que ela adquiriu, aprimorou e passa adiante. Transmite para outra pessoa o desejo de aprender e de também ensinar.  O aprendizado nunca termina. Fora as muitas peças contábeis, pareceres, justificativas, requerimentos, ofícios e cartas, escrevi dezenas de artigos publicados em jornais. Meu primeiro livro foi Memória da Vila, nessa época eu escrevia para mim mesmo, muitos desses escritos acabaram perdidos. Como colaborador,escrevia para os jornais de Piracicaba. Em uma das reuniões do Rotary, Fortunato Losso Netto, do Jornal de Piracicaba, disse-me: “- Pedro, vamos ter a semana da Pátria, o Rotary irá dar algumas contribuições, patriótica, idelaista. Faça-me um artigo sobre Semana da Pátria”. Nisso um rotariano nato, vila-rezendino, Professor da ESALQ, Ernesto Paterniani, disse-me: “- Pedro, estou aqui reunindo uma colaboração para a Vila Rezende!”. Fiz meu artigo, estava temeroso, sem pretensão. Encabeçando as comemorações da Semana da Pátria, vi meu artigo, logo abaixo do título da matéria. Um belo dia esatava proxima alguma data festiva, alguém do jornal me pediu para fazer um artigo sobre a Vila Rezende, escrevi. Teve uma repercussão excelente. A noite em casa, fiz a primeira crônica sobre a Vila Rezende. Lí, minha esposa leu e disse-me: “-Você esqueceu de fulano.” Nessa história de ter esquecido, trinta dias depois eu tinha um calhamaço de folhas. Em trinta dias tinha escrito o primeirto volume! Isso foi em 1988. Datilografei, me atrevi a ir até Cecílio Elias Neto. Eramos companheiros da ECA. Ele começou a ler. Disse-me: “-Pedro, não sabia que você escrevia!”. Ele me incentivou a publicar. Publiquei pela Edições Paulinas, de São Paulo. O lançamento foi feito no salão paroquial da Vila Rezende. Com prefácio de Cecílio Elias Neto. Em 1991 fiz o segundo volume. Publiquei o terceiro livro, “O Cantar do Passarinho”. Sempre gostei do papacapim, o piracicabano é um fervoroso apreciador do canto do papacapim. Quando surgiu a idéia do vereador Capitão Gomes em criar a ave simbolo de Piracicaba eu o procurei e disse-lhe que para o piracicabano o papacapim é o pássaro simbolo da cidade. O livro seguinte que publiquei foi; “50 Anos do Clube de Campo”. Foi um trabalho que me deu uma enorme satisfação por resgatar o passado do Clube de Campo, isso foi em 2004.

Após esse livro, você lançou algum outro?  

Fiz o terceiro volume de Memória da Vila, que deverá ser lançado no inicio de 2014. Outro que já está saindo da gráfica e deverá ser lançado ainda este ano, é “100 Anos da Paróquia Imaculada Conceição”, tive a satisfação de ser convidado para escrever esse livro. Além dos relatos que eu guardo em minha memória, busquei os livros tombos da paróquia.

Como o interessado pode adquirir um livro desses?

Deve procurar a Paróquia Imaculada Conceição! O escritor que não faz literatura de consumo de massa, que não é industrializado,  encontra dificuldades para publicar.

Você foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba em que períodos?

Meu primeiro mandato foi em 1994, após um ano poderia ser reeleito, mas fiz questão de transferir a presidência para o Professor Frederico Pimentel Gomes. Em 2008 assumi a presidência do IHGP, após dois anos fui reeleito em 2010, exerci a função até 2012.

Como você vê o mundo que o cerca?

Eu me caracterizo como  “O Inconformado”, fiquei felicissimo quando da vinda do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, não perdi uma fala dele. No dia em que ouvi sua expressão dirigindo-se aos jovens, dizendo: “ -Seja um inconformado, sempre! É do inconformismo que encaminhamos para a perfeição e para a maior aproximação com o nosso Criador!”.    O Papa em sua suma sabedoria manifesta-se dessa maneira, clara e simples, fácil de ser entendida. O dia em que deixarmos de sermos inconformados veremos que a nossa liberdade sob todos os aspectos começou a se findar. Um artista plástico, por exemplo, é um trnsformador. Ele pega uma tela em branco, ou uma folha de papel, ao começar a borra-la, ele estará colocando ali imagens, simbolos, com origem nas profundezas do seu subconsciente. Estará reproduzindo conhecimentos que aprendeu e adicionando seu inconformismo. Se concordar com tudo de nada adianta ler jornal todos os dias.

 

 

 

 

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