sexta-feira, abril 14, 2017

SANDRA FERNANDES BANDEIRA


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 15 de abril de 2017.

Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

http://blognassif.blogspot.com/



 





ENTREVISTADA: SANDRA FERNANDES BANDEIRA

 

Sandra Fernandes Bandeira nasceu em São Paulo a 24 de novembro de 1970, filha de Reinaldo da Silva Bandeira e Tercília Fernandes Bandeira que tiveram três filhas: Sandra, Cláudia e Márcia. Sua mãe é falecida há mais de 30 anos, sendo que seu pai contraiu novas núpcias. Sua segunda esposa já tinha uma filha, a Natália, que passou a ser a sua quarta filha (civilmente era padrasto), e mais uma nova irmã para Sandra.

Qual é a profissão do seu pai?

Meu pai é desenhista projetista. Atualmente atua como consultor.

Seus primeiros estudos foram feitos em que local?

Quando eu tinha cinco anos mudamos para Americana. Meu pai trabalhava na Philips que já estava com uma unidade em Piracicaba, minha mãe tinha uma tia em Americana, meus decidiram mudarem-se para Americana, que não é tão longe de Piracicaba, ao mesmo tempo em que ela tinha algum suporte da família, não estaria tão sozinha em uma nova cidade. Meu pai fazia essa viagem todos os dias de Americana à Piracicaba. Permanecemos em Americana por nove anos. Quando a minha mãe faleceu, viemos para Piracicaba em 1984. Em Americana estudei no Colégio Dom Bosco até a sétima série, a oitava série eu cursei em um colégio do Estado quase em frente a minha casa.

Você lembra-se do nome da sua primeira professora?

Era a Tia Inês! A segunda era a Tia Maria Aparecida, do terceiro ano era a Tia Leila e do quarto ano era a Tia Amália que há pouco tempo nos reencontramos através  do face book. Passei a estudar no Colégio Dom Bosco Cidade Alta. Fiz o vestibular, passei, estudei um semestre de jornalismo em Campinas, na PUC, eu era muito jovem, por uma série de motivos voltei para Piracicaba. Fiz seis meses de cursinho e entrei na ESALQ no curso de agronomia, isso foi em 1989. No final de 1988 meu pai foi transferido novamente para a Philips de São Paulo, uma parte do setor administrativo ia para São Paulo e outra parte para Manaus.  Esse finalzinho de ano eu fiquei na casa de uma amiga, em Piracicaba. Quando ingressei na Agronomia fui morar em uma república, chamava-se “Casa Verde”. Quando fui morar ela estava no bairro São Judas. Essa república mudou várias vezes de locais, existe até hoje em outro endereço.


Quantas alunas residiam na república?

Chegamos a morar em oito, na média as casas tinham dois banheiros, mas chegamos a morar em uma casa com um banheiro só. Era muito divertido, foi uma época em que república montava com o que tínhamos sobrando, não tínhamos telefone, celular, computador, não tinha dinheiro. A geladeira nós ganhamos de alguém que não queria mais, o sofá que quase não dava para sentar, se tivéssemos sorte tínhamos uma televisão. Fogão, os demais móveis, eram sempre tudo muito usado.




Qual era o seu meio de transporte para a ESALQ?

Ia de bicicleta. No máximo a distância era de dois quilômetros da escola.

Você formou-se em que ano?

Em 1993 formei-me como Engenheira Agrônoma.

Exerceu a profissão?

Ingressei. Comecei a trabalhar em Holambra, em uma empresa de mudas de crisântemo em uma empresa que hoje se chama Van Zanten Schoenmaker, trabalhei também em uma unidade de Artur Nogueira e outra unidade de Santo Antônio de Posse, eu era coordenadora de produção. Estava responsável naquela época por mudas de crisântemo.

Morar em Holambra deve ser muito interessante?

Foi muito gostoso, foi muito bom, naquela época cheguei a morar em Holambra e em Artur Nogueira. Lembro-me que em Holambra a minha casa tinha uma lareira, que era utilizada possívelmente uma vez ao ano, mas era charmoso entrar na sala e ter uma lareira. Nesse período todo eu morava sozinha.







Você chegou a se casar?

Em 1997 eu me casei com um holandês que conheci em Holambra. O casamento civil foi na Holanda, fui para lá. A família do meu primeiro marido era de Groningen, um estado ao norte da Holanda. Casamos em uma pequena cidade desse estado.

Como é o casamento na Holanda, igual ao do Brasil?

Totalmente diferente! Escolhemos uma juíza de paz, que falava inglês, meu pai e minhas irmãs foraram para a cerimônia do casamento civil na Holanda. Queríamos que todos entendessem. A juiza na semana anterior foi até a casa dos meus sogros, conversou conosco, quiz saber sobre os nossos habitos, costumes, como nos conhecemos, como era a nossa história. No dia da cerimônia ela vestiu uma beca, com chapéu de juiz, contou toda nossa história, a cerimonia é realizada na prefeitura. As noivas holandesas vão com vestido de noiva, como eu tinha a minha cultura de não usar vestido de noiva no casamento civil, fui com vestido social. Após ela falar sobre nós, disse-nos umas palavrinhas em português, ela foi estudar o português, descobrir como falar algumas coisas em português. No final ela disse: “-Declaro que vocês estão casados!” pega o martelinho de madeira e bate sobre uma mesa. Assinamos um livro pequeno, que é a certidão de casamento, os padrinhos assinam, é uma cerimonia em que você pode levar alguns convidados, fica em uma sala bonita. Se quisermos podemos sair de lá e ir para uma recepção. O casamento religioso foi no Brasil, em São Paulo. Uma característica própria da Holanda é que eles dão o nome para a pessoa como por exemplo Marinus Cornelis Brunssee, só que eles dão um tipo de apelido, um nome de chamada, como Maarten, são apelidos que não tem nenhuma ligação com o nome.

Você fala holandês?

Muito pouco! Ficamos na Holanda só na época do meu casamento, depois voltamos para o Brasil fomos morar no nordeste, fomos para Alagoas, Maceió. Eu tinha uma irmã que já estava morando lá ha algum tempo, fomos passar uns dias lá, nos encantamos com o lugar  e visualizamos uma oportunidade de negócio. Todo mundo lá só tinha em casa flores de plástico, adquirimos um sitiozinho em Chã do Pilar, a 26 quilômetros de Maceió, montamos uma estufa, e começamos a produzir flores. Em vaso e um pouquinho de flor de corte. Tinhamos um poço e a irrigação. Fizemos um sisteminha de irrigação por espaguete, Ficava um pouco caro porque trazia todo meu material de Holambra: vaso, irrigação, muitas vezes até o adubo, não havia o adubo para a irrigação. Ficamos lá dois anos e meio mais ou menos. Foi muito difícil no começo, eu tinha um estande dentro do supermercado Bompreço, ficava o tempo todo ao lado do estande, mostrando as plantas. Tinha que implantar a cultura de ter plantas naturais dentro de casa. Abasteciamos a rede Bompreço, eram oito lojas, em uma delas tinhamos um estande bem bonito. Tinhamos um quiosque dentro do Shopping, forneciamos flores para outras floriculturas da cidade. No primeiro Dia das Mães que fizemos lá, recebi um rapaz na minha chacara, ele era ali da cidade, e propos vender flores em uma barraquinha na estrada, mediante ua comissão. Na porta da nossa chácara. Ele chamava-se Antonio. Fizemos isso,embora eu tivessse alguma dúvida se alguém iria parar na estrada para comprar flôr. Construi uma barraquinha fixa, tirando o supermercardo ali era o meu maior ponto de venda. Parava muita gente, a chacara era na beira da pista. Os negócios iam bem. Mas eu sentia muita falta da minha avó Helena, do meu pai. Pensei muito e decidi voltar para São Paulo. Eu tinha uma amiga em São José do Rio Preto que tinha uma empresa tambémde produção de mudas, já tinha trabalhado comigo em Holambra e me chamou para vir para cá. Viemos para São José do Rio Preto, ficamos lá mais um ano, foi ai que terminamos nosso casamento. De São José de Rio Preto vim para Campinas, para a casa do meu pai, fiquei com ele uns dois ou tres meses até conseguir um novo trabalho, uma empresa de pesquisa de mercado agrícola a Kleffmann e Partner Assessoria e Mercado Agrícola. Era um trabalho que eu gostava muito de fazer. Permaneci de 199 até 2002.


Quantos idiomas você fala?

Além do português, inglês e espanhol.

Você casou-se de novo?

Casei-me com Sérgio Luis Frias com quem tive duas filhas Júlia e Clara. Voltei para Piracicaba onde fui trabalhar em uma empresa chamada Rigran, eu fazia assistência técnica para ela no Estado de São Paulo. Viajava muito nessa época. Eram produtos de alta tecnologia para agricultura pesada: adubação, melhoradores de solo.

Como foi seu ingresso no CREA?

Eu tinha prestado um concurso, passei e fui chamada. Trabalho no CREA-SP minha lotação hoje é Araraquara, atualmente estou como chefe da unidade de Araraquara abrangendo mais de 30 cidades. Além de Araraquara temos mais seis unidades menores.

O que é o CREA?

O CREA é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a Arquitetura saiu já há alguns anos, antigamente ela pertencia ao CREA, atualmente ela tem um conselho só dela que é o CAU -  Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O CREA é um regulador da profissão e um fiscalizador também. A nossa base é a fiscalização.

Quais são problemas mais comuns que o CREA encontra?

São obras irregulares e empresas que acham que não precisam de registro no CREA. Não só na área civil, mas também na área elétrica, mecânica, geologia, geografia, uma mineradora tem que ter registro no CREA.

Como o CREA consegue fiscalizar esse universo de obras?

O CREA exerce uma fiscalização administrativa. Buscamos o responsável técnico por toda e qualquer situação. Temos câmaras especializadas, com os nossos conselheiros, são profissionais das áreas respectivas. Quem dita as regras normativas é o CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Fica em Brasília, ele sim dá decisões plenárias, decisões normativas, ele que nos instrui desssa maneira.

Toda construção necessita de um responsável técnico?

Se você for construir uma casa simples, em um bairro simples, precisa ter um engenheiro. É ele quem vai garantir a segurança da sua obra. A pessoa pode até dizer: “Mas o meu pedreiro é bom! Conhece mais do que engenheiro!”. Só que se acontecer algum problema o responsável não é o pedreiro e sim o dono do imóvel. Porque não tem nenhum técnico ali! Isso pode acontecer em bairros mais retirados, ou até mesmo em uma reforma. As pessoas não tem noção do risco que muitas vezes correm e oferecem à terceiros. O engenheiro fica no mínimo 20 anos responsável pela sua casa.

As construtoras de porte maior seguem as regras do CREA em sua totalidade?

As construtoras maiores, são mais preocupadas com toda essa legalização, elas entendem muito bem o que pode oferecer riscos e que ela precisa fazer de maneira regular, legal. Os maiores riscos ocorrem quando você contrata alguém que aparentemente tem conhecimento técnico mas apenas conhece na pratica. Diante de um problema ou situação nova ele irá improvisar uma solução que pode ou não funcionar. Além da ilegalidade. As pessoas não estudam a toa. Não vamos a um consultório médico querendo ser atentido pelo farmacêutico, não que farmacêutico não tenha o seu valor, quando vou a um médico eu quero que um médico me atenda. Hoje a questão ambiental é muito forte, você não pode de maneira alguma sair extraindo areia, pedra, argila, a bel prazer.

Com relação a acidente com funcionário qual é a atuação do CREA?

Assim que ocorre o sinistro o CREA vai ao local e levanta todos os dados, de toda a situação, quem estava como responsável, há o levantamento documental da manutenção do objeto que provocou o sinistro, pelo cenário dos fatos. Tudo é documentado, pode tornar-se um processo dentro do CREA, vai para a Câmara de Ètica, e eles definem a punição ou não do profissional responsável. Nos casos de sinistro, invariavelmente acaba indo para o Ministério Público por outras vias, até mesmo por vias criminais, o Ministério Público sempre requisita o processo do CREA para embasar técnicamente o processo movido por ele.

O profissional pode sofrer punições dentro do CREA?

Ele pode até mesmo perder o próprio diploma, o próprio registro. Hoje nós temos uma gestão dentro do CREA – SP que assumiu em setembro do ano passado, a gestão do Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli de visão extremamente responsável e transparente. Bastante jovem, tem muita energia, uma pessoa focadíssima, tem uma postura de muita regularidade. Ele dá para nós chefes e gerentes essa força, de estar trabalhando em um orgão muito responsável. Que quer fiscalizar, fazer as coisas funcionarem.

Vemos em muitos setores, como judiciário, legislativo, executivo, órgãos de classe, que aos poucos estamos mudando positivamente graças as novas gerações. Isso é altamente positivo para o país.

Muito positivo! Todos nós estamos sentindo essa diferença muito fortemente. Vemos esse gás novo chegando, isso é ótimo! Prazo é prazo! Tem que cumprir! Ir atrás! O Conselho está andando de uma maneira muito mais dinâmica. Hoje podemos notificar, multar, multar de novo.

E as multas são pesadas?

Depende da infração! Podem variar de R$ 500,00 até R$ 6.000,00, na reincidência o valor é dobrado. Hoje isso é cobrado de uma maneira muito mais eficaz se a pessoa não estiver na linha.

O CREA é um orgão público?

É uma Autarquia Pública Federal. Tem todas as caracteristicas de um órgão público mas não depende dos recursos financeiros da União. A Engenheira Civil Maria Edith Santos, Superintendente de Fiscalização é funcionária de carreira.

Piracicaba tem uma unidade do CREA?

Tem, é o Edson Ricci do Carmo, chefe da Unidade CREA. Ele é técnico, todos os técnicos da área devem se filiar ao CREA. A única exceção é o Técnico de Segurança do Trabalho.

Você casou-se novamente?

Em 2009 eu acabei me divorciando do pai das filhas. Em 2010 eu conheci meu atual marido, José Paulo Simões, na realidade já nos conhecemos desde a adolescência, ele se casou com uma colega de turma do terceiro colegial, teve uma filha, a Amanda, hoje com 19 anos, separou-se, nunca mais o vi não me lembro dele dessa época, acabei reencontrando, eu já estava divorciada, em novembro de 2016 casamos. Tenho uma relação excelente com a ex-mulher dele a Kelly que é uma pessoa incrível. Eu poderia mudar para Araraquara, mas não quero tirar o que as minhas filhas já têm aqui, amigos, escola, avós paternos, mãe e pai do meu ex-marido a Dona Sonia e Seu Hélio, são pessoas maravilhosas. Avós maravilhosos que fazem de tudo para essas netas.







MARIA HELENA PEREIRA DE BARROS MONTEBELLO


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 8 de abril de 2017

Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

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ENTREVISTADA:






MARIA HELENA PEREIRA DE BARROS MONTEBELLO

 

Maria Helena Pereira de Barros Montebello nasceu no então distrito rural de Saltinho, onde se localiza o chamado Bairrinho, cujo nome transformou-se em sinônimo do fumo de corda de melhor qualidade da região de Piracicaba. Nascida em 19 de dezembro de 1935, filha de Ernesto Pereira de Almeida e Alice de Barros Pereira que tiveram seis filhos: Maria Helena, Benedita, Nadir, Joaquim, Dirce e Ademar. Seu pai era agricultor, cultivava fumo, amendoim, arroz, além de galinha, porcos, vaca de leite.

A senhora estudou em que local?

Estudei em Saltinho no Grupo Escolar Estadual "Professor Manoel Dias de Almeida", minha primeira professora chamava-se Carmen Nardin. Tive aulas também com Dona Maria Flare.

A senhora ajudava nos serviços do sítio?

Ajudava! Levava comida na roça, aos 14 anos eu já cozinhava no fogão a lenha.

Quais eram os alimentos consumidos na época?

Além do tradicional arroz e feijão, não faltava frango caipira, polenta, verdura. Fazia a famosa “polenta brustolada” (O termo brustolado deriva do dialeto dos imigrantes do Norte da Itália que se estabeleceram no Brasil e vem do verbo italiano “abbrustolire”, que significa dourar ou queimar levemente. Antigamente essa polenta era preparada no fogão à lenha, mas é possível obter o mesmo resultado na frigideira untada com um fio de azeite ou na chapa de ferro bem quente.)

Receita da polenta brustolada:

Ingredientes

  1 xícara de chá de fubá amarelo

  2 fatias de queijo mussarela

  2 fatias de lombo defumado

  1 cebola grande

  Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Quando a polenta começar a borbulhar baixe um pouco o fogo e em fogo médio cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos, sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Unte um refratário de 20cm x 20cm e coloque a polenta para esfriar, espalhe a polenta de forma uniforme alisando a parte superior alise bem a parte superior para que quando fritar a polenta fique com os lados bem lisos. O ideal é preparar de um dia para o outro, assim a polenta estará bem fria e firme. Corte a polenta em forma de quadrados, passe um pouco de óleo em um dos lados e leve a uma chapa de ferro bem quente para dourar, pode ser feita em uma frigideira, mas o resultado não será o mesmo. Deixe dourar por 3 a 5 minutos e vire. Quando já estiver dourada dos dois lados coloque as fatias de queijo sobre um pedaço de polenta, deixe na chapa até o queijo derreter. Pode ser feita com queijo parmesão.

Em Saltinho tinha cinema?

Tinha, era do Mário Cassano.

Havia muitas festas em Saltinho?

Tinha muitas festas! O povo saltinhense sempre foi muito animado! Tivemos um padre, carinhosamente chamado de padre Brasinha, a comunidade estava encantada com sua forma de cativar os fiéis e celebrar as missas. Esse padre se apaixonou por uma mulher, e num ato de coragem, deixou a batina e casou-se com ela. Foi na década de 60. A religiosidade de seu povo com suas festas e quermesses na Zona Rural, as procissões, as comemorações de Corpus Cristhi com os tapetes de pó de serra, borra de café, espalhados pelas ruas, na cidade fazem de Saltinho um local diferenciado. Saltinho é praticamente uma família, todos se conhecem, lembro-me de muitas pessoas que sempre moraram lá, como o Seu José Bernardino era proprietário de um bar. Conheci sua  esposa Dona Dalva. Assim como o Moacyr Nazareno Monteiro e seu irmão, a família Hipolito, família Schiavuzzo, família Schiavinatto, família Cassano. O padre Brasinha tomava café todos os dias em casa. Após celebrar a missa ia até a minha casa, onde já estava pronto o café, o leite, manteiga, ovo quente.




A criminalidade praticamente não existia em Saltinho?

Não tinha nada disso! Podia dormir de janela e portas abertas. Criávamos galinhas e porcos em casa. Fazia lingüiça, moía a carne por duas vezes, mamãe cortava um pedaço e colocava no feijão. Eu queria aprender a fazer e não deu tempo da minha mãe me ensinar, é requeijão. Ela fazia saia àqueles fios! O pão eu fiquei com a receita, eu fazia e vendia. Pão de batatinha, de cenoura, sempre fiz bolos. Doce de abóbora com cal. Colocava a abobora e a cal Deixava de molho, no dia seguinte lavava bem lavadinho, colocava uma camada de abóbora outra de açúcar, assim sucessivamente, cozinhava na panela de pressão, dali a cinco minutos podia comer que estava uma delícia! Doce de casca de laranja. Era fogão a lenha. Ferro de passar roupa era aquecido com carvão. Naquele tempo usava-se muito linho, passar linho com ferro a carvão não era fácil. Usávamos sabão feito em casa, sabão de cinzas. Rádio só com bateria, televisão, geladeira não tínhamos no inicio.







Naquela época as moças casavam-se bem novas?

Eu casei-me bem jovem, meu marido chamava-se Nelson Pedro Montebello, tinha uma loja de armarinhos em Saltinho, fui trabalhar com ele, vendíamos tecidos, miudezas, botões linhas, tinha uma boa clientela. Os moradores das fazendas próximas vinham sempre comprar na nossa loja. Tivemos os filhos Geraldo, Claudinei e Nelson. Tenho cinco netos, todos moços! Meu marido tem uma história muito triste, ele ajudava na oficina de Pedro Francisco Montebello, na época ele era ainda solteiro, sofreu um acidente que fez com que perdesse um braço. Nós já namorávamos, casamos.  Ele foi um grande marido, fazia tudo que fosse possível para me agradar. Eu correspondia, fazia para ele tudo que eu podia. Fomos muito felizes, graças a Deus, fizemos Bodas de Prata. (A tradição das festas das bodas de casamento surgiu na Alemanha, quando era costume oferecer aos casais uma coroa de prata quando completassem 25 anos de casados, e uma de ouro quando fizessem 50 anos de matrimônio). Naquele tempo nem saia de casa para namorar, esperava em casa a vinda do namorado. A Avenida Sete de Setembro era ainda chão de terra. Fazia uma poeira danada!

Quanto tempo a senhora permaneceu na loja?

Foram vários anos. A seguir fui trabalhar na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba. Trabalhei na enfermagem. Estudava de manhã na Santa Casa e a tarde trabalhava. Mudamos para o bairro da Paulista. Na Santa Casa aprendi a fazer de tudo relativo a enfermagem: aplicar sonda, soro, injeção, lembro-me do Dr. Nelson Meirelles. Lembro-me do Dr. Felício de Moraes, um dos seus filhos é médico no Hospital dos Fornecedores de Cana. Trabalhei 12 anos na Santa Casa, saí quando me aposentei em 1993. O Dr. Felício foi meu médico, quando tinha consultório a Rua Governador Pedro de Toledo, a secretária era a Leni.

Como era a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba?

Era uma maravilha, eu não me esqueço! Eu ia a pé, as refeições eu fazia lá mesmo. Trabalhava a noite e revezava trabalhando outros períodos durante o dia. Conheci os médicos Dr. Ben-Hur Carvalhaes de Paiva, Dr. Antonio Cera Sobrinho, Dr. João José Corrêa que faleceu aos 98 anos. Vinha paciente de muitas cidades vizinhas para serem atendidos na Santa Casa.





Quando a pessoa está hospitalizada o pior é a doença ou o seu pensamento negativo?

Os pensamentos de uma pessoa podem fortalecê-la e muito. Pode mudar radicalmente a pessoa. Transformá-la. A pessoa otimista está colaborando muito para se curar. Tenho muita fé, sou católica, quando trabalhava na Santa Casa freqüentava a capela que existe lá. Em Saltinho eu freqüentava a Igreja Sagrado Coração de Jesus, nosso casamento foi celebrado pelo Monsenhor Nardin. A festa foi lá mesmo, no barracão que existia atrás da igreja. A nossa viagem de lua de mel foi para Bom Jesus de Pirapora. Alugamos um carro que nos levou, era de propriedade de Luiz Bortoletto.

A Santa Casa foi o local onde a população era atendida e tratada?

Por muitos anos tivemos a Santa Casa como praticamente o único e mais completo centro médico de Piracicaba. Para emergências tínhamos em Piracicaba o Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU).


A senhora lembra-se da queda do Edifício COMURBA?

Lembro-me, só que nessa época eu não trabalhava na Santa Casa. Nessa ocasião faleceu sob os escombros do prédio a avó da minha nora, a Dona Dora.

 

O que a levou a trabalhar na área de saúde?

Eu tinha vocação! As freiras sempre foram muito atuantes na Santa Casa de Piracicaba. Muitos pacientes que ficavam internados tornavam-se nossos amigos, o senso humanitário era muito grande.

Como a senhora vê a vida nos dias atuais e a de alguns anos atrás?

Antigamente era muito melhor, não é?

Como é a sua alimentação?

Como de tudo, não gosto muito de verduras. Carne eu gosto desde que seja bem passada, isso é um habito que sempre tivemos, desde quando morava com meus pais.

De Saltinho à Piracicaba qual era a condução mais utilizada?

Era a jardineira! O proprietário era o Pepino Hipólito. Às vezes dizíamos: “Nós não estamos prontos, o senhor espera um pouco” Ele respondia: “-Espero!” E ficava com a jardineira parada, esperando. Era daquelas jardineiras que o bagageiro ficava no teto, pelo lado de fora. Quando chegava a Piracicaba o ponto final era no Largo São Benedito. Os passageiros espalhavam-se pela cidade, o horário para voltar era combinado com o Pepino Hipólito. Não era uma hora pré-determinada e fixa. Ele fazia de duas a três viagens por dia. De Saltinho à Piracicaba era estrada de terra. O Pepino Hipólito foi um herói! Era um homem bom, inteligente. Trabalhava de domingo a domingo, sozinho.

Vocês faziam encomendas para ele, Pepino dá para trazer de Piracicaba tal coisa?

Ele trazia o que pedíamos. Uma vez a minha sogra, Emília, disse-me que estava com vontade de comer dobradinha. Em Saltinho não tinha onde comprar. Encomendei para o Pepino comprar dobradinha em Piracicaba, ele trouxe.

 

quinta-feira, abril 13, 2017

NAIR MORETTI AMARO LOPES


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 01 de abril de 2017.

Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

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http://www.teleresponde.com.br/




ENTREVISTADA: NAIR MORETTI AMARO LOPES

 

Nair Moretti Amaro Lopes nasceu em Piracicaba a 10 de julho de 1926,  filha de Antonio Amaro e Maria Moretti que tiveram quatro filhos: Romildo, Nair, Ibrahim, e um quarto filho que faleceu ainda muito jovem.

O que faz com que a senhora do alto da sua experiência tenha essa disposição admirável?

Eu sempre tive uma vida calma, regrada, sou vegetariana, nunca fumei, raramente eu tomava um copo de cerveja com o meu marido. Depois que ele faleceu, eu não tomei mais cerveja.

Qual era a profissão do seu pai?

Ele era seleiro, fabricava selas para cavalos. Quando eu era criança, até meus cinco anos, morava em Piracicaba, depois meu pai foi morar em Saltinho onde permanecemos por uns cinco anos. Voltamos para Piracicaba, meu pai logo faleceu, aos 42 anos. Na época morávamos na Rua Joaquim André entre a Rua Governador Pedro de Toledo e a Rua Boa Morte. Minha avó morava nesse local, em sua casa, e anexa havia outra casa onde passamos a residir. Na esquina da Rua Joaquim André com a Rua Governador Pedro de Toledo havia uma loja de calçados do Joanim Fustaino. O Sbravatti tinha um bar na esquina da Rua Boa Morte com a Rua Joaquim André (Onde hoje é a padaria Assagio), no lado o oposto, na esquina, onde hoje é um terreno vazio ficava o Hotel Paulista.  




A família Angeli morava nas imediações?

A família Angeli eu conheci desde Saltinho, eles fabricavam fumo de corda. Meu tio Lázaro, irmão do meu pai, morava em Bairrinho, fabricava fumo de corda, era pai de 21 filhos.

Os seus estudos foram feitos em que escola?

Estudei em Saltinho. Meu desejo era ser enfermeira. Com o falecimento prematuro do meu pai, aos 14 anos precisei trabalhar para sustentar a família.

Foi trabalhar em que setor?

Eu aprendi a costurar com a Dona Hermínia Zagatto casada com Vitório Zagatto.Ela era excelente, até hoje tem noites que sonho com ela e olha que vou fazer 91 anos agora em julho! Ela me queria muito bem, minha primeira máquina de costura foi uma da marca Singer. Após alguns anos saí do ateliê de costura da Dona Hermínia, havia a necessidade de aumentar a minha renda para arcar com as despesas. Não foi fácil, mas sempre fiz com amor e satisfação, até hoje faço tudo com amor e satisfação. Trabalhei, minha mãe me ajudou muito, ela foi uma excelente mãe. Até me emociono quando falo dela.

Lembra-se do trem da Companhia Paulista de Estrada de Ferro?

Nossa! Viajei muito de trem!Ia muito para São Paulo, ia à casa do meu tio Lázaro que depois foi morar em São Paulo. Ia sozinha. Senti muito quando acabou o trem.

E o bonde?

Eu tomava muito o bonde para ir trabalhar no ateliê da Dona Hermínia Zagatto. A Farmácia Raya situava-se a Rua Governador Pedro de Toledo esquina com a Rua Moraes Barros, ao lado na Rua Moraes Barros ficava a Dona Hermínia.

O ateliê da Dona Hermínia Zagatto era voltado a alta costura?

Ela costurava para as moças e senhoras da alta sociedade, como por exemplo, as da Família Morgantti, só costura feminina.

Quantas funcionárias havia trabalhando com a Dona Hermínia?

Não posso afirmar com certeza, mas acredito que tinha umas vinte moças que costuravam com ela.

Lá a senhora aprendeu a cortar?

Aprendi a cortar, ela dava a roupa para fazermos e dava os moldes. Aprendi olhando nos moldes. Eu tirava as medidas do corpo da cliente. Eu não trabalho mais, mas até hoje tenho freguesas que insistem, querem que eu faça as roupas delas. Vou fazer para a semana que vem um vestido longo, para uma freguesa que vai ser madrinha de um casamento, isso aos meus 91 anos de idade! Posso afirmar que a minha vida foi de batalha mesmo!

Quando surgiu a decisão de montar o seu próprio ateliê?

Após alguns anos trabalhando no ateliê da Dona Hermínia montei o meu próprio ateliê, tive excelentes clientes, pessoas de nível financeiro elevado, isso porque modéstia a parte, eu sou muito caprichosa. Faço bem feito.

O seu primeiro ateliê ficava em que local?

Em todos os lugares em que montei o ateliê foi em minha casa mesmo. O primeiro foi a Rua Joaquim André, mudei para a Rua Boa Morte, entre a Rua Floriano Peixoto e a Rua Riachuelo, a seguir mudei para a Rua Floriano Peixoto no meio do quarteirão, lá eu já tinha umas moças que me ajudavam. Mudei-me para a Rua Governador Pedro de Toledo, em frente a um posto de gasolina de propriedade de Sebastião Dias, o Tião, na esquina com a Rua Riachuelo. Eu morava em um sobradinho que existe até hoje. Fui para a Cidade Alta onde permaneci morando por um ano. De lá fui para a Rua São João onde permaneci por cinco anos. Sempre costurando. Sempre tinha uma edícula, era onde eu trabalhava. Adquiri a minha casa, nas proximidades do Fórum, onde tenho a minha edícula. Meu marido reformou-a E ainda continuo lá trabalhando!

A senhora usa óculos?

Não! Tenho óculos, mas não uso! Leio os jornais de Piracicaba todos os dias. Antes eu levantava de madrugada, agora levanto mais tarde. Todo serviço que eu faço, faço com amor e carinho. Desde mocinha, quando morava no bairro da Paulista, trabalhei na Igreja dos Frades. Fazia roupas para a igreja. Conheci Frei Liberato, Frei Evaristo, Frei Guilherme, naquela época conhecia todos. Trabalhávamos em uma sala, os frades iam todos lá para conversar com as pessoas. Havia outras moças e senhoras que trabalhávamos  juntas. Eu era voluntária, sempre fui voluntária. Fui muito amiga de uma senhora chamada Isabel Nassif, conheci também sua irmã Georgina, além de um irmão delas, acho que se chamava Jorge. Em dezembro último tive que fazer uma cirurgia para a retirada de cálculos (pedras). Mas nunca fiquei doente. Não sei como agradecer a Deus. Não sei! Trabalhei também por muitos anos no Dispensário dos Pobres, situado a Rua do Rosário, entre a Rua XV de Novembro e Rua Rangel Pestana. Isso foi no tempo da Irmã Maria, eu viajava com ela quando tinha que fazer compras em São Paulo. Íamos de trem. Conheci muita gente, principalmente na Paulista onde morei por muitos anos. Conheci o Del Nero, a Vera Del Nero, depois parece que se mudou para São Paulo. Conheci o Norival Tedesco, sua esposa Dona Tita.   Fui diversas vezes com a minha avó até o Lar Escola Maria Nossa Mãe, conheci muito Madre Cecília, minha avó, Antonia Dalla Libera Moretti, era amiga dela. 

Como a senhora arrumava tempo para fazer isso tudo?

Não sei! Sinceramente, não sei! Até hoje fico pensando, quando eu era moça fazia enxoval. Já bordei uma infinidade de roupas, fico pensando, como eu tinha tempo de fazer todas essas coisas? Pano de prato era tudo bordado, com crochê, e modéstia a parte: fui e sou caprichosa! Eu não sei onde eu encontrava o tempo para fazer isso! Fui voluntária no Centro Espírita próximo ao Correio, no inicio da Rua Benjamin Constant. Trabalhei anos nessa entidade, até que a chefe de lá saiu e me convidou para ir servir como voluntária no Lar dos Velhinhos, onde atuo até hoje como voluntária. Já são 13 anos que estou nessa instituição como voluntária, resido na minha casa, e venho dirigindo o meu carro, acompanhada do meu fiel companheiro o Pitico (Um amável cãozinho). Eu não gosto de ficar pedindo favor à outras pessoas, como por exemplo que alguém me leve até o Lar. Todas as pessoas têm os seus compromissos. Todas!

A senhora casou-se?

Casei-me com Mário Puga Lopes. Conheci-o através do seu irmão Francisco Puga que era padeiro, entregou pão a vida toda, ele chegava em casa para entregar pão, tomava café ficava batendo papo conosco, com a minha mãe. Meu marido foi uma pessoa excelente.

Qual era a profissão dele?

Ele era viajante da Bosch. Vendia máquinas Bosch. Foi um excelente profissional, todo ano ganhava prêmios como melhor vendedor. Como marido sempre foi muito correto, honesto. Faz seis anos que ele faleceu.

Qual é a sua religião?

Sou católica, rezo terço todos os dias, as vezes duas vezes, outras três, quatro vezes ao dia.

O que significa para a senhora rezar o terço?

Pode até ser que não acredite, mas às vezes tenho insônia, não consigo dormir, fico virando na cama de um lado para outro, rezo o terço, viro, durmo! Minha avó era católica assim como a minha mãe. Meu  marido era espírita.

A senhora conheceu o médico Oswaldo Cambiaghi?

Conheci! Era quase meu vizinho. Ele morava na Rua Governador Pedro de Toledo, em um sobradinho. Eu morava na Rua Floriano Peixoto. Conheci o advogado Dr. João Basílio, a sua esposa era minha cliente. As moças da família Salles eram todas minhas amigas. Passeavamos juntas, íamos ao cinema, época do Broadway, São José. Eu cheguei a assistir filmes no Cine Plaza, que ficava junto ao prédio COMURBA que mais tarde caiu, Conheci bem a família Coury, o Raul casado com a Anita costurava para ela e outras mulheres da família.

E vestidos de noivas?

Fiz uma infinidade! Eu ia até a igreja para arrumar a noiva.

Qual era a sua sensação em ver a sua obra de arte sendo desfilada e admirada pelo povo?

A sensação era muito grande!

Os tecidos eram adquiridos aqui ou em São Paulo?

Alguns eram adquiridos em Piracicaba outros tecidos era comprados em São Paulo. As vezes a própria cliente trazia o corte de tecido.

E os adereços utilizados nos vestidos de noiva?

Eu fazia tudo: colocava canutilho, vidrilho, miçanga. Houve um vestido que fiz e preguei 15.000 pérolas (artificiais).  Na semana seguinte fiz outro vestido e preguei mais quinze mil pérolas no vestido. Então em duas semanas distintas preguei 30.000  pérolas em dois vestidos.

Não fica pesado o vestido?

Não fica. Até ajuda a queda do vestido.

Era utilizada uma armação sob o vestido? Era composta do que?

Usava-se uma armação, eu fazia. Era um tecido apropriado, meio duro. Fazia a saia de babados. Bem ajustadinha na cintura., até a cadeira. Depois eram os babados para armar o vestido.

As noivas de alguns anos não eram tão magras, o vestido assentava melhor?

Eu fazia o vestido, a noiva experimentava uma vez, assentava o vestido no corpo, depois eu acertava, fazia tudo o que tinha que fazer, quando estava quase pronto eu tornava a experimentar, para ver se tinha alguns detalhes que tinha que mudar. Esta semana mesmo eu experimentei um vestido longo, a freguesa vai ser madrinha, é um vestido moderno, eu até tenho pensado a noite como fazer para resolver, trata-se de um vestido moderno, com um decote bem acentuado, tem uma ampla área desnuda nas costas, estou imaginando como vou fazer para segurá-lo sem que possa cair e criar um vexame!

Faz algumas décadas que o padre que estava celebrando o casamento não aceitava determinadas roupas “avançadas” para a época?

Quando tinha alguma moça que estava fora dos padrões por eles concebidos, eles traziam uma capa que usavam quando fazia muito frio e colocavam sobre as convidadas que exageravam ultrapassando os costumes da época. Hoje algumas moças vão vestidas de forma não apropriada para o local. Eu faço a roupa conforme me pedem.

O glamour está no saber vestir e não no exagero?

Lógico! Quando morávamos perto da igreja íamos assistir os casamentos para termos novas idéias, tipos de materiais utilizados, formas. Íamos e observávamos. Eu sou muito observadora. A Igreja Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Igreja dos Frades era a igreja que mais fazia casamentos. Eu assinava revistas especializadas, inclusive a Vogue.

Quantas costureiras trabalhavam para a senhora?

Umas seis ou sete. Todas já faleceram.

Como é a história da Praça Mário Puga Lopes?

Meu marido tinha um amigo que morava em Rio Claro e tinha ido combater na Segunda Guerra, eles tinham muita amizade, nós sempre íamos até Rio Claro na casa desse amigo. Ele pintava. Meu marido comprou uma porção de quadros desse amigo. Quando meu marido faleceu, eu pensei qual seria o destino que ia dar àqueles quadros. Doei para a Pinacoteca Municipal, em reconhecimento eles denominaram uma praça com o nome do meu marido.

Qual é a importância do vestido de noiva para a noiva?

A satisfação dela é inexplicável!  Elas querem o mais bonito! Eu me esforçava tudo que elas achavam que era bonito, eu fazia. Elas davam uma pequena idéia do que queriam, eu fazia e ficava bonito! Eu fiz vestido de noiva para uma moça que foi morar nos Estados Unidos, quando ela vinha a Piracicaba, trazia os cortes de tecido de lá, ficava um mês aqui e eu fazia a roupa. Fiz muitos vestidos para baile, carnaval, tenho até hoje panos brilhantes que sobraram, fiz muitos vestidos para desfile de miss, debutante.

Quem fica mais nervosa quando está sendo feito o vestido, a noiva ou a mãe da noiva?

Eu acho que é a mãe da noiva, a noiva é sempre muito novinha, a mãe da noiva já tem experiência.





Tem noiva que deseja que a cauda do vestido seja longa?

Algumas queriam dois metros arrastando pelo chão. Eu sempre acompanhei as noivas até a porta da igreja. Eu segurava a cauda para não arrastar no chão e sujar. Sempre fiz as coisas com amor e carinho, então eu não sofri.

Quanto tempo a senhora  demora para fazer um vestido?

Depende do modelo! Quando eu era moça usava-se o modelo “tubinho”. Era um vestido certinho no corpo, abaixo do joelho. Não tinha muitos detalhes. Cheguei a fazer cinco vestidos por dia. Levantava de manhã, sentava junto a maquina de costura e levantava só a tarde. Quantas noites e mais noites passei a noite inteira trabalhando? Isso acontecia aos sábados, no dia seguinte, de manhã tinha a missa na Igreja dos Frades, as cinco e meia da manhã, eu levantava da máquina, ia a  missa e depois voltava trabalhando na máquina de costura domingo o dia inteiro. Fui uma pessoa dedicadíssima ao trabalho. E sou dedicada até hoje.

A senhora passeava também?

Conheci quase o Brasil inteiro. Só não conheci o Rio Grande do Sul quando nós íamos indo para o Rio Grande do Sul faleceu um irmão do meu marido, fomos avisados, precisamos voltar.

Em que ano a senhora tirou a carteira de motorista?

Foi em 1970, na época comprei um automóvel Volkswagen. Até hoje tenho saudade do Volks, foi um carro não dava nenhum problema.






















REZAR - NIZAN GUANAES‏ (FOLHA DE S.PAULO 23/12)
Publicado em 23 de dezembro de 2015 PAULO TEIXEIRA JUNIOR

 

Inspirado por Abílio Diniz e pelo meu personal trainer, que é presbiteriano, comecei a rezar todas as manhãs. Leio os jornais e depois rezo.

No início, foi como começar a correr e fazer exercícios, uma decisão intelectual, um gesto de disciplina, que você faz por obrigação e pouco prazer.

Mas, aos poucos, aquilo foi virando um oásis neste momento atribulado que, como qualquer empresário brasileiro, eu vivo.

Esta é uma crise braba, em que você tem que fazer sacrifícios para salvar o todo e vencer a crise. Um momento duro, de decisões duras, mas decisões necessárias e inadiáveis.

Neste momento, é preciso pedir a sabedoria que o jovem Salomão pediu a Deus. A sabedoria que David, o estadista, pediu tanto a Deus.

Só mesmo Deus vai nos dar, por meio de seu Espírito Santo, as virtudes que não temos. No meu caso, por exemplo: paciência, sabedoria, parcimônia.

David diz nos seus lindos Salmos que o Senhor salva o homem e a besta. Tem uma besta no homem. E, se deixar a besta solta numa crise como essa, a besta desembesta.

Não rezo para ser santo. Rezo para ser homem, para ser humano. No sentido divino desta palavra: ser um líder humano, um profissional humano, um marido humano, um pai humano.

Humano como Francisco, o papa, que ao escolher seu nome já apontou o caminho. Que em dois anos tirou a Igreja Católica do intramuros do Vaticano e a trouxe de volta para os homens e as mulheres do mundo todo e de todas as fés.

Minha amiga Arianna Huffington, uma das empresárias e mulheres mais interessantes destes tempos modernos, me ensinou a prestar mais atenção em meditação em seu novo livro, "A Terceira Métrica", publicado no Brasil pela editora Sextante.

Nos Estados Unidos, só se fala em "mindfulness", em meditação. Até no Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT, Meca mundial da tecnologia, se fala disso. Roberto Zeballos, que é um dos médicos mais modernos do Brasil, fala muito em meditação.

Rezar é meditar. E fortalece muito o empresário. É bom para quem tem fé, é bom para quem quer ter fé, é bom para quem quer ter paz, é bom para quem quer ter foco e discernimento.

Não importa se você vai rezar para Jesus, Adonai, Alá, meditar sobre o que disse o Buda, rezar para Xangô e Iansã ou conversar com o vento.

Quando você reza ou medita, você foca, concentra, reúne forças, toma o controle da sua vida. Você toma o controle da besta, como a inveja, a usura, o olho gordo, a pequenez, o medo e os instintos animais que existem em cada um de nós.

Sem a oração e a meditação a gente desembesta a fumar, a beber, a tomar Rivotril. Desembesta a sofrer e a passar as noites acordado. Desembesta a pensar com o fígado em vez de pensar com a cabeça, com o coração e com a alma.

A besta é uma má pessoa e um péssimo empresário. Rezar é o meu antídoto contra ela.

Hoje é 22 de dezembro. A oração torna todo dia o dia 25 de dezembro. Por meio da oração nasce a cada dia um menino Jesus em nós. Rezar é um Natal na alma.

Acreditar em Deus é bom inclusive porque evita que a gente se ache Deus. E evita que a gente seja movida pela besta que está no homem.

É por isso que, a cada manhã e a cada noite, eu rezo. Não para ser santo, como disse, mas para não ser besta. Para ser homem.

 

domingo, março 26, 2017

DENISAR LUIZ GUIDOLIN


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 25 de março de 2017

Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

http://blognassif.blogspot.com/


http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADO:  DENISAR LUIZ GUIDOLIN

 



Denisar Luiz Guidolin nasceu a 9 de abril de 1950, na cidade de Rio das Pedras, são seus pais Luiz Antonio Guidolin e Odete Rubinato Guidolin que tiveram os filhos: Denisar, Luiz Antonio, Ivan e Salete. 

Qual era a profissão do seu pai?

Quando se casou trabalhava na Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, meu avô era sapateiro, meu pai entrou para o ramo de couro e montou um curtume chamava-se Curtume Riopedrense, ficava na Rua Trajano Alves de Moura, no Bairro Bela Vista. Acredito que fomos os primeiros moradores do bairro. Permanecemos com o curtume até 1994.

Os seus estudos foram feitos em quais escolas?

Estudei no Grupo Escolar Barão de Serra Negra, em Rio das Pedras, onde meu pai e meus avós estudaram também. Após concluir o primário fui estudar no Ginásio Manoel Costa Neves, continuei meus estudos no Colégio Dom Bosco, em Piracicaba, isso foi por volta de 1966 a 1967, tempo em que o Padre Girotto estava naquele colégio. O Mestre Dick ensaiava a famosa fanfarra do Colégio Dom Bosco. Devo muita coisa relativa a música ao Dick. Quando tínhamos fanfarra em Rio das Pedras fomos tocar em São Pedro, nós fomos de ônibus e o Maestro Dick foi de carro. Durante o percurso, o carro em que o Dick estava sofreu uma pane, teve que parar para consertar. Lá o professor Juciê Siqueira, que foi um grande incentivador da fanfarra perguntou se eu não sabia começar a fazer o desfile com a fanfarra. Respondi-lhe que sabia, ele então mandou que eu iniciasse. Quando estava no meio do desfile o Mestre Dick chegou retornei ao meu lugar ele disse-me: “ Fica na frente que eu tomo o lugar que voce ocupa normalmente.”. Fiquei no comando até o final do desfile. Dai nunca mais parei de comandar fanfarra. Isso foi por volta de 1962, eu tinha doze anos, comecei a tocar trompete aos nove anos, é o intrumento que toco até hoje.

Você toca outros instrumentos também?

Tenho noção de quase todos eles.

Além da música, suas atividades profissionais eram voltadas ao curtume?

Dediquei-me sempre a musica, fiz dois anos de faculdade de Ciencias Economicas, não conclui, tinha que me dedicar ao curtume também.

Você chegou a tocar como profissional?

Trabalhei um pouco como músico profissional, tocava em conjunto, orquestra. Formamos conjuntos. O primeiro conjunto que participei chamava-se “Os Bárbaros”. Isso foi por volta de 1966, eu tinha que ter a autorização do meu pai, por escrito, para poder fazer o baile. Toquei no famoso Jequibau, ficava ao lado do Clube Treze de Maio. Por sinal também toquei no Clube Treze de Maio que considero um dos melhores lugares para tocar. Montávamos o conjunto e os casais já estavam em posição de dança. Sempre gostei dali. Toquei em várias orquestras.

O senhor casou-se?

Casei em 13 de janeiro de 1974, em Torrinha, com a filha do maestro da banda de lá, Eliane Silva Guidolin. A família da minha esposa é toda formada por músicos, tem escola de música em Bauru. Tivemos duas filhas: Sabrina e Samanta. Uma toca saxofone e violão e a outra toca clarineta. E as duas cantam também. Já tiveram um conjunto em Piracicaba, chamava-se “Porcelana Brasileira”.

Quando a família se reúne é uma verdadeira festa?

Como todos estão ligados a música, de fato fica uma reunião muito animada, a noite não tem término.

Qual é o ritmo que vocês mais executam?

Tocamos todos, mas o que mais é executado são músicas do ritmo MPB.

Quando a música começou em sua vida?

Ainda no ginásio, tive um professor, José Pompeu, mais conhecido como Seu Zico, morava em Rio das Pedras, comecei a ter aulas com ele, por causa da banda, que tinha uns 20 músicos. Eu admirava muito o Antenor Cortelazzi tocando trompete. Todos eles foram meus professores. Eu tinha nove anos, tocava lendo as pautas da música. Tinha que conhecer música, fazer aulas de solfejo.

Você teve contato com a Escola de Música Dr. Ernst Mahle?

Fizemos apresentações lá. Tivemos alunos que freqüentavam a Escola de Música em Piracicaba. Toquei com Olenio Veiga. Os irmãos Gobett e eu estudamos juntos no Colégio Dom Bosco. Tenho muita amizade com Marco Abreu.

Em Rio das Pedras quando se fala em Maestro Denisar imediatamente ouve-se elogios ao seu trabalho para o desenvolvimento da música.

Em 1982 um repórter de Tatui considerou a nossa banda de Rio das Pedras, como a maior banda da América Latina. Tinha 450 componentes.




Pode-se dizer que a maior parte das famílias tinha um representante na banda?

Já passaram pela banda 5.000 crianças, a partir de 7, 8 anos até 12 anos, hoje os próprios pais participam da banda. Atualmente o musico mais jovem tem 6 anos e o com idade mais avançada tem menos de 50 anos. Há também os chamados veteranos, uns 100 que iniciaram muito jovens e tocam até hoje, estão na faixa entre trinta a quarenta anos.




Vocês tocam em que local?

A banda tem aula todas às noites, na sua sede, próxima a Prefeitura Municipal. A banda tem a sede própria situada a Rua Dr. Mário Tavares, 313. Esse terreno foi doado por Vitório Castelani quando foi prefeito de Rio das Pedras, ele foi um grande incentivador da banda.


A banda foi fundada em que ano?

Consta que essa banda nossa chamava-se Corporação Musical Santa Cecília, e que existe desde 1907. A atual banda, de nome Antenor Cortelazzi fez a sua primeira apresentação em 1982. Da Corporação Musical Santa Cecília não temos nada além do que a história oral que um músico foi passando para outro.


Para uma cidade do porte de Rio das Pedras é bastante significativo ter uma banda com esse tamanho.

Eu acho que sim. Toquei tempo na Corporação Musical União Operária, que tinha como maestro João Petermann. Fui muito seresteiro também, tocava com o Coimbra, Cobrinha, Bolão, lá na Rua do Porto. São esses valores que motivam a gente. Sempre considerei Antenor Cortelazzi um pai musical para mim. Quando ele adoeceu, eu ia visitá-lo diariamente. Às vezes quando eu viajava a trabalho, telefonava para ele, todos os dias. Um dia fui visitá-lo, ele disse-me: “-Feche a porta. Precisamos conversar hoje.”. Ele disse-me: “-Acho que está chegando o meu fim, quero pedir-lhe uma coisa!”. Ele continuou dizendo: “-Estou ensinando música para o meu neto Rogério, quero que você continue a ensiná-lo”. Disse-me ainda, entregando uma partitura e disse-me como queria que fosse seu sepultamento. “-Quero ser velado na sede da banda, compre refrigerantes, cervejas, para quem quiser, quando for ser enterrado você vai tocar a música “Silêncio” e quando estiverem cimentando o túmulo você toca esta música, “Sempre no Meu Coração”, eu tenho a partitura até hoje! E foi feito assim como ele pediu. Antenor está vivo conosco até hoje.

No seu ponto de vista, se tivéssemos mais músicas de bom nível, teríamos mais saúde, menos violência?

Sem dúvida!  Dizem que: “Um povo sem banda é um povo sem alma!” O falecido Avelino Martins, que sempre foi muito participativo e interessado na história de Rio das Pedras, dizia que: “A música faz com que se formem pessoas com personalidade voltada para o bem”. Embora não fosse músico, tinha grande participação na organização da banda, foi secretário da banda. Hoje o presidente é Rafael Severino, por sinal é o primeiro trompetista da banda.

O stress é uma palavra muito comum, o senhor acredita que tocar em uma banda pode reduzir o stress?

Já está provado que sim. A medicina já afirmou que a música é altamente relaxante. Inclusive pode ser uma prevenção ao Mal de Alzheimer. Não tem como ensaiar na banda pensando em outra coisa. Quem está tocando tem que concentrar-se em sua participação.

A banda apresenta-se em ocasiões especiais, solenes, datas cívicas?

Já nos apresentamos em muitas cidades, vários estados. Temos um projeto de apresentarmo-nos uma vez por mês na praça central de Rio das Pedras.

O que é uma banda marcial?

Ela torna-se marcial quando sai em desfiles pelas ruas. Temos nossos uniformes.

O senhor conheceu o Professor Danilo Sancinetti que por muitos anos comandou a garbosa banda do Colégio Industrial de Piracicaba?

Conheci por intermédio do Mestre Dick. Toquei na fanfarra do Industrial, participei de vários concursos que disputamos. Apresentamo-nos em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, quando havia as célebres disputas de fanfarras. Da fanfarra do Industrial nasceu muitos bons bateristas. Quando a fanfarra do Colégio Dom Bosco descia a Rua XV de Novembro em Piracicaba era muito emocionante. Havia uma rivalidade sadia entre diversas fanfarras que existiam em Piracicaba. A fanfarra da Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo também era muito expressiva. O Colégio Estadual Dr. Jorge Coury montou uma fanfarra bem organizada.

E de carnaval vocês participavam?

Eu realizei 36 carnavais. Em Rio das Pedras, Piracicaba, Capivari. O conjunto de carnaval era muito bom, todo orquestrado.

Músico tem boa remuneração?

Raramente um músico que executa músicas com qualidade tem boa remuneração. Toca por amor a arte. Temos excelentes músicos sem incentivo algum.

A banda aceita convites para inaugurações, festas, eventos?

Aceitamos sim, só pedimos o transporte e alimentação, não cobramos para tocar.

Um aniversariante pode pedir para a banda ir tocar em sua casa?

Iremos com prazer! O pedido tem que ser feito com antecedência para podermos organizar em função dos horários. Já fizemos muitas apresentações em São Paulo, Ouro Preto, Franca. As crianças vão acompanhadas dos seus pais. E está ocorrendo um fenômeno, os filhos acabam trazendo os pais para tocarem na banda. Hoje temos músicos que passaram pela banda e tocam na OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Um deles é Alex Tartalha. Leopoldo Arthuso que tem o conjunto em Tatui. Fiz um curso no Conservatório de Tatui.

Nas datas cívicas a banda se apresenta?

Se formos convidados com certeza nos apresentaremos.

O que é uma alvorada?

É quando a banda sai para tocar de madrugada, umas cinco horas da manhã. Acordamos a todos com dobrados, geralmente fazemos isso no dia do aniversário da cidade, em uma data cívica. A própria cidade já ficava esperando esse dia.

O senhor acredita que as fanfarras voltem às escolas?

Nosso projeto é que cada escola tenha uma fanfarra, por menor que seja, centralizar os melhores em uma grande banda. Fiquei muito contente em saber que no Norte do país ainda dão valor às bandinhas.

Uma banda em uma escola pode trazer progressos para o aluno em outras áreas?

Sem duvida! Eu tive um conhecido Vitor Neves Lobo, que tocava muito bem trombone. Ele era ex-presidiário.

A sua esposa canta?

Ela canta muitas músicas, de todos os generos, o nome artistico dela é Eliane Vidal, na internet tem várias musicas que ela canta. “Sonhando Acordada” é uma delas, está no You Tube. Lá você encontrará videos da Banda Antenor Cortelazzi. Inclusive o video “A Cidade Faz o Show” onde estou tocando trompete. Fizemos várias apresentações da banda em televisão.

 

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