sábado, abril 21, 2012

Sérgio (Tapióca) de Jesus

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

JOÃO UMBERTO NASSIF

Jornalista e Radialista

joaonassif@gmail.com

Sábado 21 de abril de 2012

Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana

As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

http://blognassif.blogspot.com/

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                                           Sérgio (Tapióca) de Jesus         Foto by JUNassif

 

ENTREVISTADO: SÉRGIO DE JESUS (TAPIOCA)

Piracicaba tem seu nome associado ao Rio Piracicaba, ao XV de Novembro, a ESALQ, ao Lar dos Velhinhos. No entanto uma febre espalhou por muitas cidades, inclusive em São Paulo, veículos equipados com alto-falantes de onde podia ouvir-se: “Pamonhas, pamonhas, pamonhas! Pamonhas fresquinhas, o puro creme do milho, pamonhas de Piracicaba!”. Com isso associou o nome da cidade com a pamonha. Um grupo de irmãos veio da Bahia e passou a produzir e vender tapioca, em pouco tempo agregaram bandas tocando músicas típicas transformando uma praça em um autêntico show a céu aberto. Realizada anualmente a Festa da Tapioca já está em seu quarto ano, além dos nordestinos e nortistas que compõe elevado percentual da população, o piracicabano de famílias tradicionais passou a conhecer e consumir a tapioca, incrementada no cardápio de muitas lanchonetes. Sérgio Tapioca, ou simplesmente Tapioca, é um desses irmãos, ele identificou-se tanto com a festa que incorporou o nome do alimento ao seu nome. A Quarta Festa da Tapioca será realizada nos dias 4, 5e 6 de maio próximo. Segundo Tapioca a estrutura preparada é para receber nesses dias 15. 000 pessoas.

Nascido a 9 de setembro de 1979, Sérgio de Jesus é cormariense, gentílico dos que nascem em Coração de Maria, interior da Bahia. Filho de Elizeu de Jesus e Carmelita Pinheiro de Souza. Aos 16 anos foi para Salvador, junto com alguns de seus irmãos onde trabalhou nos Laticinios Candibom, fabricando queijos, requeijão, em seguida foi para Camaçari onde trabalhou por mais dois anos. Em 1999 veio para Piracicaba onde seus irmãos já se encontravam. Por sete anos foi funcionário da Caterpillar, atualmente tem sua empresa que presta serviços de eletricidade e pintura.

Como surgiu a Festa da Tapioca?

Meus irmãos e eu em um sábado a noite fizemos uma tapioca em uma chapa, meu irmão tem um trailer nessa praça.

Como é feita a tapioca?

A massa é feita com a mandioca descascada e ralada, a mandioca pode estar enxuta ou molhada, em uma época da lua ela irá estar molhada, ela não vai dar a liga necessária. Após ralar a mandioca essa massa é lavada, dali sai o amido e a àgua, após 10 a 12 horas pelo processo de decantação o amido ficará no fundo do recepiente e a àgua que fica na parte superior será jogada fora. O amido é colocado para secar ao sol, após ficar granulado ele será peneirado e será adicionado o sal. Mesmo a tapioca doce passa por esse processo. A essa farinha muito fina de amido adiciona-se água, sal ou açucar, tem-se a massa que é colocada em uma fina camada em uma “trempe” como denominamos na Bahia a frigideira ou caçarola, ou se vai ser feita no forno. A semelhança de quem vai fazer uma panqueca, colocamos o recheio sobre metade da superfície, a outra metade será dobrada sobre a mesma. O recheio pode ser os mais diversos possíveis, atualmente temos mais de 150 tipos de rechios na Festa da Tapioca.

Quais são os recheios mais procurados?

Chocolate com morango, frango com catupiry e a de carne seca são as três mais procuradas. Na festa além de tapioca tem outros pratos como acarajé, milho cozido, panqueca, cuzcuz. Neste ano teremos 5 barracas com tapioca, cada uma com 5 a 6 chapas para poder atender o volume de pessoas.

A que horas será realizada a Festa da Tapioca?

A abertura será ás 18 horas do dia 4 de maio com a apresentação do Laércio do Acordeom com o forró Pé De Serra, tipo universitário. A Prefeitura Municipal dá apoio ao evento, envia o palco, a aparelhagem de som, tenda, energia elétrica. Nesse dia a festa vai até a meia noite. Nos dias de festas, todas as noites nós fazemos sorteios de cestas de café da manhã, a Cristina Ballistiero nos dá um grande apoio. A data de realização da festa é bem proxima ao Dia das Mães, por isso o meu foco são as cestas de café da manhã. No sábado a festa começa as 14h e vai até as 2h da manhã de domingo, com a apresentação inclusive de roda de samba. No domingo começa as 10h30 e vai até as 22h. Ao todo são 30h de festa. É um evento muito voltado para as famílias.
 estacionamento de veículos é fácil?
O estacionamento é pago, o valor é repassado para uma empresa que cuida da segurança. Se a pessoa for de moto estaremos oferecendo um local para que deixe o seu capacete e circule mais a vontade. Teremos três locais de entrada para o evento, e em cada uma delas será instalado esse recinto para guardar os capacetes. A Praça do Rezendão tem como referência a Rua Terenzio Galesi, no Bairro Algodoal. Para as crianças oferecemos os brinquedos como pula-pula, tobogã e outros.
As pessoas ali reunidas dançam?

Dançam, uns embaixo das tendas outros em plena praça.

A Festa da Tapioca é freqüentada só por pessoas residentes de Piracicaba?

Recebemos pessoas de cidades vizinhas.

Você esperava que essa festa tomasse as dimensões que ocupa hoje?

Nem imaginava que ela chegasse ao tamanho atual. Recebemos grande apoio da mídia desde a primeira festa que realizamos.

O azeite de dendê é utilizado como?

Principalmente na fritura do acarajé. O azeite é feito a partir da retirada do coquinho do cacho já maduro. Cozinha-se em uma panela esse coquinho, é batido em um pilão para que ele se quebre e solte seu óleo que depois será coado.

É um óleo muito forte, quem não está acostumado pode sofrer alguma conseqüência?

Depende da quantidade que a pessoa comer, se não estiver acostumado a culinária do nordeste, ela poderá sofrer inconveniências digestivas. O acarajé por si só é uma alimentação muito forte, o ideal é que a noite a pessoa coma no máximo 2 acarajés, durante o dia ela pode comer mais, isso pelo fato de ser uma comida pesada.

Você quando pode visita sua terra natal?

Já voltei diversas vezes. Meu pai tem outro sítio em Irará onde cria umas quarenta cabeças de gado.

Qual é a sua religião?

Eu sou católico, a Festa da Mandioca não tem envolvimento com nenhuma religião. É um evento para todos.

Você passa a imagem de uma pessoa muito segura. Em sua opinião isso é fruto da educação recebida em casa?

O meu pai dizia: “Vai para a escola, quando voltar vai ter isso para fazer”. Terminada a tarefa ele dava outra nova. Ele não deixava nós ficarmos sem fazer nada, aos domingos ele mesmo cortava o nosso cabelo, meu e de mais 9 irmãos. Se tivesse um jogo de futebol, íamos, quando acabava tínhamos que voltar logo para casa. Meu pai sempre foi disciplinado e impunha isso para nós também.

Você tem filhos?

Tenho uma filha, ela mora em Camaçari, chama-se Tainá, sempre tive o projeto de trazê-la para Piracicaba.

Atualmente você cuida só da Festa da Tapioca, além de trabalhar na sua empresa?

Surgiram novas propostas para trabalhar em eventos, além de participar do Centro de Tradições Nordestinas.

Você é muito festeiro, isso é uma característica do baiano?

Eu gosto muito de festas, principalmente a parte dos bastidores. É uma grande emoção sentir que aquele povão todo reunido é fruto do meu trabalho de coordenação de outros colaboradores. Ninguém faz nada sem me perguntar. Desde a quarta feira já me envolvo com a Semutran para o bloqueio de ruas, montagem do portal da festa, várias autoridades municipais já se fizeram presentes na Festa da Tapioca. È o jeito baiano de ser, o espírito festeiro.

Porque o baiano é um povo tão alegre?

Acho que é o clima do lugar, lá na segunda feira já tem a Lavagem do Pelourinho, na terça feira a Lavagem do Bonfim, são dias de festas, tradição já da cidade de Salvador. Já pulei carnaval em Salvador, são 48h de festa continua, só ia para casa para tomar banho, comer e voltar para o carnaval.

Você é uma pessoa estressada?

Normalmente não sou, mas no fim acabo sendo, o tamanho de um evento como esse, muita gente “buzinando” na sua orelha. Já peguei o jeito paulista de ser, de vez em quando me pego falando sozinho. Tenho dois celulares mais o Nextel. No cotidiano a minha imagem em Piracicaba só é vinculada a Bahia pelo sotaque. Quando vou a minha terra natal para visitar a minha família o pessoal me diz: “- Chegou o paulista!”. A primeira Festa da Tapioca, para que fizesse acontecer e permanecesse eu sofri muito. Fiquei várias noites sem dormir.

Na verdade você agita tanto a organização interna como externa da festa?

Tenho muita motivação para orientar os procedimentos, desde um alvará na prefeitura, como as condições de cada detalhe de organização. Dia 25 próximo será realizada uma entrevista coletiva para a imprensa, inclusive com a participação do pessoal da EPTV, filiada a Rede Globo. O Silvestre da Secretaria de Turismo está apoiando muito o nosso evento. Teremos 14 bandas de musica se apresentando.

Você tem conhecimento de outra cidade que faça a Festa da Tapioca?

A cidade de Indaiatuba realizava uma festa tendo a tapioca como atração principal, mas pelo que sei não realiza mais. Acho que Piracicaba é a única cidade com evento dessa natureza.

Você ganhou um apelido?

Agora é Tapioca! O pessoal me chama de Sérgio Tapioca. Atualmente temos estabelecimentos comerciais que vende muita massa para tapioca, essa identificação da cidade com o alimento é em decorrência dessa festa. Onde você passa hoje tem tapioca. Quando iniciou a realização dessa festa até então nem se falava dessa comida. Eu me realizo com a organização e apresentação dessa festa.

Em sua opinião essa festa mudou os hábitos alimentares de uma cidade?

Mudou sim. Em muitos lugares por onde passo eu vejo anunciado: “Temos tapioca”, isso não existia. O “Bem Bahia”, “O Paraíso da Tapioca”, além do meu irmão Bonifácio que faz na Praça Rezendão são locais onde o consumo da tapioca é muito expressivo.

Quantos irmãos da sua família moram em Piracicaba?

São os seguintes: Veríssimo, Leonardo, Cosme, Bonifácio, Gregório e eu. Acabamos todos envolvidos nessa Festa da Tapioca, no dia a dia eles tem outras atividades, apóiam na hora da festa.

Você tem alguma aspiração política?

Não tenho envolvimento direto com política, às vezes apóio alguém ou alguma solicitação. Mas não tenho pretensão política.

Você tem algum retorno financeiro com a festa?

No ano passado tomei quase três mil de prejuízo com a festa, fiz um contrato com uma empresa de segurança, ela não cumpriu, tive que contratar outra empresa, com urgência. Ela não me dá lucro, é mais para manter a tradição nordestina. Tenho que trabalhar muito para a festa não dar prejuízo. O pessoal diz: “Negão tá com a Kombi nova porque está ganhando dinheiro com a Festa da Tapioca”. Tenho uma Kombi 2008, só que financiada. A tapioca não dá esse dinheiro que o pessoal imagina. Tenho projetos para fazer da tapioca minha atividade principal.

Você acredita que esteja ajudando a trazer um habito alimentar e cultural do nordeste para Piracicaba?

Acredito que sim, o Minas Fest Piracicaba, evento realizado pelos mineiros que residem em Piracicaba, neste ano terá um local oferecendo tapioca. Eles passaram a gostar do alimento que muitos experimentaram em Piracicaba.

Você acredita que um dia ouvirá alguém anunciando pelas ruas “Tapioca, tapioca, tapioca de Piracicaba”?

Acredito sim, que vamos chegar lá. Nem na Bahia tem tanto falatório da tapioca. Lá é conhecida como beijú. Temos até um link na internet para quem está fora da cidade poder acompanhar a festa. Sou muito grato ao Prefeito Barjas Negri e a Prefeitura Municipal que sempre deu uma força para que o evento se realizasse, ao Sedema, a Setur, Secretaria de Obras, Semutran, Policia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil. Sem todos esses apoios essa festa não alcançaria a dimensão atual.












sexta-feira, abril 13, 2012

PAULO EDUARDO TEMPLE DELGADO

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
Sábado 14 de abril de 2012
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
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ENTREVISTADO: PAULO EDUARDO TEMPLE DELGADO

Sua mãe pensou em da-lhe o nome de Paul Simon Temple, mas ficou sendo Paulo Eduardo Temple Delgado. Bisneto de ingleses, nascido a primeiro de setembro de 1959, em Rio Claro, o comunicador Paulo Eduardo é filho de Dayse Mary Temple Delgado, bibliotecária e do militar Waldir Oliveira Delgado. Desde garoto Paulo queria falar no rádio, ainda muito novo ia com seus coleguinhas ao campo de futebol, enquanto eles jogavam futebol, Paulo com uma latinha de extrato de tomate usada à semelhança de um microfone “transmitia” o jogo.
                                           Paulo Eduardo Temple Delgado     Foto by JUNassif
Quando de fato você passou a falar ao microfone?
Eu freqüentava a Igreja Presbiteriana, todos os domingos ela transmitia um programa de rádio. Eu pedia, insistia com o pastor para que me deixasse falar na rádio. Ele dizia que eu era muito novo para tal responsabilidade. De tanto insistir o Reverendo Neftali Vieira Júnior permitiu que eu dissesse: “Está no ar o programa da Igreja Presbiteriana”. Após uns 4 ou 5 domingos em que tive essa participação, achei que falava muito pouco ao microfone. Eu queria falar mais, procurei o diretor da Rádio Educação e Cultura de Rio Claro, pedindo para fazer um teste. A sua resposta foi: “-Você é um garoto!”. Naquela época qualquer menino na minha idade andava de calças curtas. Mesmo assim ele permitiu que eu fizesse o teste. Ele me contratou para começar no dia seguinte. Com 14 anos de idade comecei a trabalhar como locutor. A voz ainda era de adolescente, eu falava e algumas vezes eu desafinava. O meu programa tinha o nome de “Crepúsculo Musical”, ia ao ar às 18h, a partir daí nunca mais deixei de falar ao microfone. Nunca tive outra profissão ou atividade que não fosse ligada ao microfone. Exerci atividades paralelas, a televisão, lecionar no Curso de Rádio e Televisão. Se eu fosse seguir outra profissão talvez fosse ferroviário, o meu hobby é o ferreomodelismo. Além dos incontáveis passeios que faço de trem, muitos de Curitiba à Paranagua, sou sócio da Associação Brasileira de Preservação Ferrovária, a ABPF de Jaguariuna. Gosto muito de trem. Acho que uma das maiores falhas do governo foi terminar com as ferrovias. Vivi com intensidade essse momento quando a Companhia Paulista passou a ser a FEPASA no goveno Laudo Natel, ai passsou a ser o inicio da morte da ferrovia no Brasil e no Estado de São Paulo. A partir dai ocorreu o sucateamento das ferrovias, o tiro de misericórdia foi dado pelo governador Mário Covas quando mandou retirar toda a rede de locomotivas eletrificadas para serem substituidas por locomotivas movidas á diesel. Foi um movimento na contramão do que o resto do mundo estava realizando, eletrifificando ferrovias para diminuir a poluição.

Juscelino Kubitschek incentivou a industrialização, principalmente a indústria automomobilística.
Mesmo com a política federal de incentivar o automóvel, o Estado de São Paulo comportava o transporte ferroviário. Em um primeiro momento deixou de trafegar trens com carga viva, os boiadeiros ou gaiolas, trens transportando automóveis, os vagões cegonhas. O Transporte de carga sofreu um abalo com a atitude do governo federal, mas o transporte de passageiros não foi tão afetado.
Mas o transporte de passagiros sempre foi deficitário.

Mas é o que presta serviços. Lembro-me que em Rio Claro vivi nas proximidades da linha do trem, estudava no Ginásio Koelle entrava as sete horas da manhã, saia de casa quando o trem apitava, as 6h54 todos os dias desde o meu primeiro ano de grupo até a oitava série. Viajavamos bastante de trem, meu pai viajava de terno e chapéu. Se fossemos a um casamento em Jundiaí por exemplo, saiamos de Rio Claro vestidos para o casamento, o trem era uma coisa chique. Acabaou no sucateamento do trem. No Brasil não se dá o devido valor ao transporte ferroviário. As ferrovias foram tão bem feitas, que atualmente, mesmo após décadas de abandono ela continua prestando serviço, mesmo sem a devida manutenção.

Há interesses escusos para que ela continue assim?

Dá-se pouca importância aos interesses da Nação no aspecto de transportes ferroviários. O próprio carro elétrico é um exemplo. A fábrica Gurgel em 1977 criou o carro elétrico, e colocou em frente a Prefeitura, postes com tomadas de energia elétrica, estacionava-se o carro, ligava na tomada de energia o veículo ia carregando suas baterias. O condutor ia realizar seus afazeres. Doze automóveis foram colocados a disposição da Policia Militar, Santa Casa, Guarda Mirim, e outras entidades, para andarem com o carro. O carro elétrico poria ser uma solução para o Brasil e para o mundo. O Gurgel foi bombardeado de todas as formas, teve um final de vida terrível, desmoralizado, quando na verdade ele tinha a solução. Não interessava a ninguém. O carro elétrico só não está rodando nas ruas porque não interessa aos controladores do petroleo, nem aos donos dos canaviaiais.

Qual era o prefixo da rádio em Rio Claro?

ZYK 580 Rádio Educação de Rio Claro, Seu Novo Amor, 1540 Khertz. Após algum tempo fui trabalhar também em Araras na Rádio Fraternidade, quando o FM ainda não era estéreo. Sou do tempo em FM era mono, era Hi-Fi. Existiam poucas emissoras em FM. Na região de Piracicaba nós só tínhamos a Rádio Andorinhas de Campinas, Libertas de Poços de Caldas. A Rádio Fraternidade pertencia ao Centro Espírita Fraternidade que tem o Hospital Sayão em Araras. A rádio ficava em um salão do centro espírita, num cantinho era o estúdio, era com uma cortina que se puxava. Quando ia começar uma sessão espírita, eu puxava a cortina, continuava operando com fone de ouvido. Quando acabava a sessão eu abria a cortina e aquele salão todo se tornava em estúdio. Eu estudava das 7h às 12h, ia a Araras, fazia o programa na Rádio Fraternidade, voltava a Rio Claro, fazia o Diário de Rio Claro e o Jornal da Cidade, onde fazia a editoria policial, nessa época eu tinha 16 anos.

Hoje, pelo ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente você não poderia cobrir noticias policiais.

Hoje pelo ECA eu estaria cheirando cola na rua e fumando maconha. É uma vergonha, essa lei foi feita quando a nossa realidade era outra. Nós temos que rever isso. Para a época foi excelente.

Como se deu sua ida à São Paulo?

Em 1979, um domingo à noite, eu estava vendo algo raro na televisão, o futebol, e a TV Tupi era quem apresentava os vídeos tapes de sábado. O narrador era Walter Abrahão, o repórter era Ely Coimbra, o comentarista era o Geraldo Bretas. Um dos repórteres da TV Tupi, João Rehder, era meu amigo, de Rio Claro e fazia parte da equipe do Walter Abrahão, eu estava assistido Corinthians e Ponte Preta, era uma 22horas, o João Rehder me ligou dizendo: “Paulo, estão inaugurando dus rádios em São Paulo, você não quer vir fazr teste?” Perguntei que dia deveria ir, ele respondeu: “- Você pega o primeiro trem de manhã, porque o teste é amanhã, segunda-feira, na hora do almoço”. Fui acordar a minha mãe, eu tinha 18 a 19 anos, mas ainda não tinha a chave da minha casa. Era o meu pai quem abria a porta, eu tinha horário para chegar em casa a noite. Convencia miha mãe e fui para São Paulo. Cheguei na Rua da Consolação esquina com a Avenida Paulista, onde ficava o prédio da Rádio Manchete. Fiz o teste. Em seguida fui fazer o teste na Rádio Cidade que estava sendo inaugurada, pertencia ao grupo JB do Rio de Janeiro. O resultado seria divulgado no dia seguinte. Se eu voltasse para Rio Claro eu não teria dinheiro para voltar e ver o resultado. Naquela época a violência não era tão grande, dormi em um banco na Praça Roosevelt esperando o resultado. Quando soube do resultado, para minha surpresa eu tinha passado nas duas. Escolhi a Rádio Manchete, onde comecei a trabalhar em primeiro de fevereiro de 1980. A Rádio Cidade exigia exclusividade. Alguns meses depois passei a trabalhar na Rádio América também.

Você desenvolveu uma técnica própria para ientificar-se com os ouvintes?

Eu era um garoto do interior, um menino caipira. A rádioera de boys, de jovens da sociedade paulistana, com vocabuláro próprio. A tarde eu ia ao Shopping Iguatemi, que era o shopping da moda, me aproximava da rodinha e ouvia a conversa dos jovens, anotando em um papelzinho a forma como se comunicavam: girias, a maneira de se expressar. Isso foi nos anos 80, tinha girias como “É a maior chinfra”, “Tô nem aí” , “Vou mandar pau”.Quando estava no ar eu ia falando conforme havia anotado. Quem ouvia pensava: “Esse cara é do Jardim Paulista”. Mal sabia que era um caipira com calça pula brejo, uma só muda de roupa para trocar e morava em uma pensão fedida Rua Augusta, onde moravam trabalhadores que operavam britadeiras de mão, eram 60 pesssoas para um banheiro só.

A Rádio América situava-se onde?

Ficava na Vila Mariana, pertencia a Congregação Paulinas, que tem a Edições Paulinas. Na Rádio Manchete eu era um locutor boyzinho, na Rádio América eu era um locutor de AM. A Rádio América tinha como diretor Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo. Eu aprresentava com Dom Paulo, todos os dias as 18h40 um programa que era uma mensagem apresentada por Dom Paulo. Eu no estudio ele na arquidiocese, fazia por linha telefonica. Convivi com Dom Paulo bastante tempo, depois fui diretor da Edições Paulinas, Diretor da Rádio América por seis anos, das suas afiliadas. Na CNT Gazeta tive por dois anos um programa que se chamava “Laços de Amizade”, com a participação de Chico Xavier, uma vez por mês eu ia gravar com Chico Xavier. Era um programa que não só divulgava a doutrina espírita, mas também de bem viver. Tive a oportunidade de rabalhar por bastante tempo com a comunidade metodista em São Paulo, na Rádio Musical, que é uma rádio gospel em São Paulo.

Você trabalhou na Rádio Capital?

A vida dá muitas voltas, fui contratado para trabalhr na Rádio Capital, junto com o Zé Bettio, Ely Correia, Sonia Abrahão, Paulo Barbosa. Fui trabalhar em uma rádio popular, e eu já estava em uma época da vida que ocupava uma posição diferente em São Paulo.

Fiz o inverso: pegava o trem de suburbio e ia escutar as pessoas falarem no suburbio, comecei a anor expressões como “Benzer de Vento Virado”, pobre adora levar para benzer, “Benzer de Simioto”, são expressões que eu ouvia, mas até hoje não sei o significado exato. Com issso ao ir ao microfone eu falava a linguagem popular. Na Rádio Capital eu tinha uma seção de caminhoneiro, convivi muito com caminhoneiro para saber os termos que eles usam. “Princesa” é a esposa, filha é “Pequitita”, há um vocabulario próprio dos caminhneiros..

Cada segmento da sociedade tem formas próprias de se expressar?

Tem sim. Esses laboratórios fiz porque entendi que ou faria isso ou ficaria estacionado onde estivessse. Só há uma possibilidade de você avançar, é se atualizando. Hoje estou fazendo televisão em Piracicaba, tenho que fazer um laboratório diário. Estou em uma cidade que tem a sua própria realidade, se eu não estiver por dentro dela vou ter dificuldades, muitas vezes saio, ando pela cidade, para ver, ouvir, acompanhar e poder chegar à televisão e falar a linguagem utilizada pelo piracicabano. Muitos dizem que o piracicabano é um povo conservador, é verdade, é um povo que ama a sua cidade. Quem não tiver esse amor por Piracicaba corre o risco de não ser tão bem aceito. Eu tenho muito orgulho de ter nascido em Rio Claro, estou em Piracicaba fazendo esse programa de televisão ha tres anos e meio, eu me sinto piracicabano.

Você já recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”?

Nem tenho merecimento para isso. Com todo respeito, mas titulo de cidadão as vezes é dado à pessoas que você vê que são maravilhosas, mas título de cidadão deve ser dado a pessoa que fez algo muito significativo. Menções, reconhecimento, isso sim pode ser concedido.

Você conheceu o lendário Adolpho Bloch?

Tive o prazer de conhecê-lo. Ele gostava muito de cães, e sempre aparecia em fotografias com duas cachorrinhas. Ele tinha o habito de almoçar com seus funcionários. Na Casa da Manchete, na Avenida Europa, havia uma mesa com 30 a 40 lugares, na hora do almoço todos nós iamos almoçar lá, diariamente, ele fazia questão da nossa companhia. Ele sentava na ponta da mesa, nessa época deviam trabalhar uns 10 na rádio e uns 30 na revista. Eu saia da Rádio Manchete, pegava o ônibus elétrico e descia pela Rua Augusta, que passava a se chamar Avenida Europa na área mais nobre dos Jardins. Parava em frente a Casa da Manchete, almoçávamos com o Seu Adolpho. A sabedoria daquele homem era imensa. Quando ele faleceu a Rádio Manchete foi vendida para a Bispa Sonia da Igreja Renascer, ao assumir a rádio chamaram todos nós e simplesmente nos dispensaram. Até hoje não recebi o que tenho por direito. A partir do dia seguinte todos os nossos cargos foram ocupados por elementos da igreja, que a titulo de colaboração passaram a ocupar microfones, produção, discoteca, sob o olhar contemplativo do Sindicato dos Radialistas como é conhecido o Sindicato dos Trabalhadores no Rádio e Televisão. Em protesto me demiti do sindicato. O meu sindicato não tinha peito nem interesse em impedir o que estava ocorrendo conosco. O Sindicato dos Radialistas funcionou bem enquanto não tinha interferência política. Quando a CUT entrou no Sindicato dos Radialistas matou-o. O radialista é muito abandonado. Na época de campanha eleitoral você começa a ver no rádio e na televisão, por exemplo, um advogado que vem fazer rádio ou televisão para ficar famoso e se eleger, o mesmo fazem engenheiro, professor e profissionais de outras áreas. Esse pessoal vem para ficar famoso e se eleger. Se eu, jornalista, vestir uma roupa branca e colocar um consultório, vou para a cadeia. Eu não tenho CRM. Em contrapartida, muitos não tem registro de jornalista e realizam o meu trabalho, de graça, para se elegerem. Uma legislação eleitoral absurda tira do ar o profissional de rádio e televisão, três meses antes da eleição, em detrimento desses abutres que vem para o rádio só para serem eleitos. Deveria haver uma legislação que permitisse ao profissional de rádio e televisão que permitisse que ele continuasse trabalhando no período eleitoral, mesmo ele sendo candidato a um cargo eletivo. Eu não tenho outra fonte de rendas, sou jornalista. Vivo do meu trabalho. Se eu tiver a pretensão de me candidatar não posso trabalhar. Quem trabalha na mídia impressa pode continuar escrevendo, o médico pode trabalhar até a véspera das eleições, assim como profissionais de outras áreas. Isso foi criado para barrar o Silvio Santos quando ele resolveu se candidatar. É uma lei esdrúxula. O sindicato dos radialistas é inoperante. O sindicato dos jornalistas eu não sei como procede, nunca fui filiado a ele.

Com a Bispa Sonia dispensando os profissionais da rádio você foi trabalhar em outra rádio?

Fui para a Rádio Capital, uma das emissoras populares mais importantes do Brasil, ela ocupa a freqüência 1040, que é um canal internacional e que antes tinha pertencido a Rádio Tupi. No Brasil temos só três emissoras de rádio com canal internacional: Rádio Tupi do Rio de Janeiro, no mundo não existe outra emissora 1280, a Rádio Capital, 1040 e a Rádio Gaucha da RBS. Tive a oportunidade de trabalhar com Enzo de Almeida Passos, Zé Bettio, Ely Correia, Osvaldo Betio, o Zé Bettio fazia a Praça dos Amores, apresentei vários bailes que eram realizados na rádio com seus ouvintes. Trabalhei 12 anos na Rádio Jornal em Limeira, onde com a autorização do Zé Bettio apresentei a Praça dos Amores. O Ely Correia me permitiu usar “Que Saudade de Você”, que é o quadro de maior audiência de todos os tempos, o Ely apresenta até hoje. Agora na Sexta-Feira Santa fui visitar Gil Gomes, que está com a saúde abalada.

Como você decidiu vir à Piracicaba e apresentar o seu programa?

Vim a Piracicaba, fiz uma pesquisa de campo e vi que não havia nada com esse perfil, e todos sabem da importância de Piracicaba. Lançamos o programa na TV Beira Rio, chamava-se Piracicaba Agora, onde ficou no ar por dois anos e meio, e a 10 meses está na Rede Opinião de Televisão, ela tem uma abrangência regional. O programa passou a se denominar Opinião Geral. Trabalho no rádio há 36 anos, estou fora do rádio a 7 meses, infelizmente o rádio, e isso não é valido só para Piracicaba, mas para qualquer lugar, inclusive São Paulo,, se qualquer gago, qualquer fanho, chegar em uma emissora e disser que quer fazer o programa de fulano e tem um bom patrocínio, o fanho estréia amanhã. As pessoas perguntam por que o rádio está sem talentos? Por culpa do radio difusor que prioriza o seu bolso em detrimento da qualidade. Antigamente quanto talento Piracicaba tinha no rádio? Você enchia uma folha com nomes. Hoje você girando o dial regional será que dá para contar com todos os dedos de uma mão? Na FM o locutor fala anasalado, piracicabano com sotaque de carioca, se fala caipira fala forçado, fora da realidade. Nem vou tocar no português, concordância é uma coisa que não existe: “o pessoal foram”, “a gente viemos”. Infelizmente o rádio está nivelado por baixo, com algumas exceções. É difícil encontrar quem tenha talento para falar ao microfone e talento para venda. O comunicador é romântico.

Na televisão quanto tempo você fica no ar?

Fico 1h30 ao vivo e depois o programa é reprisado. Começa as 17h15 e permanece até 18h45. Temos dois links, um vai para o canal aberto 40 e pela NET. O programa é totalmente interativo. Pela internet temos em torno de 4.000 acessos por programa.













quinta-feira, abril 05, 2012

CTN CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINA DE PIRACICABA E REGIÃO

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
Sábado 7 de abril de 2012
Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
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ENTREVISTADO: CTN CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINA DE PIRACICABA E REGIÃO.
Reinaldo e Fabiola         foto by JUNassif

Há mais de meio século, São Paulo faz parte da Região Sudeste com os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Anteriormente pertencia a Região Sul, que incluía Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expressão Sul Maravilha foi muito utilizada como forma de descrever os contrastes regionais do Brasil, um país que é um continente. Criou-se a vergonhosa expressão “Indústria da Seca”, onde grupos políticos se beneficiam pessoalmente de fortunas desviadas de projetos que deveriam beneficiar áreas que todos sabem ser altamente produtiva com tecnologia de ponta, Israel é um exemplo, com irrigação colhe alface cultivada no deserto. Com isso muitos nordestinos dirigem-se ao Sul Maravilha, em busca da sua sobrevivência e muitas vezes da família que permaneceu em seu lugar de origem. Esse fenômeno é digno de ser estudado com muita profundidade. Um exército de nordestinos faz o serviço braçal no Sul Maravilha. Pode-se afirmar que há interesses maiores tanto no Nordeste como no Sul Maravilha. São Paulo possui hoje uma população de sete milhões de nordestinos. Piracicaba tem elevada concentração de migrantes nordestinos, que aumenta de forma significativa nos períodos da safra de cana de açúcar. Como estrangeiros em seu próprio país, eles sentem saudades da cultura e dos costumes da terra natal. Em Piracicaba foi criado o CTN- Centro de Tradições Nordestinas, localizado a Rua XV de Novembro, 849, fone 30352565. Sua atual presidente é Fabiola dos Santos Moraes nasceu em Parnaíba, litoral do Piauí, a 15 de dezembro de 1981, filha do operador de Raio X, Antonio Souza Moraes e de Antonia dos Santos Moraes. O Coordenador do CTN- Centro de Tradições Nordestinas Reinaldo Pousa é nascido em Piracicaba a 30 de março de 1964, filho de Walton Pousa e Maria Aparecida Pousa. É proprietário da tradicional loja especializada em som “A Musical”.

Fabiola, como surgiu o CTN de Piracicaba e região?

Em 2006 surgiu o CTN, o Reinaldo desde 2002 através da própria loja “A Musical” foi conhecendo a cultura nordestina, muitos dos seus clientes afirmavam que não encontravam em Piracicaba músicas características de suas regiões. Reinaldo procurou preencher essa lacuna, e “A Musical” passou a ser a primeira loja de Piracicaba a ter uma grande variedade de musica de forró. Em seguida passou a trazer shows típicos daquelas regiões. Reinaldo percebeu a enorme felicidade com que os nordestinos receberam a própria cultura em uma cidade tão distante dos seus locais de origem. Muitos já estão aqui a 10,15 ou 20 anos, tem vontade de voltar a rever suas cidades mas por diversos fatores acabam permanecendo longos anos distantes da terra natal. A partir do momento em que essas pessoas passaram a ter mais contato entre si, surgiu a proposta de montar uma entidade que defendesse os interesses dos nordestinos.
Reinaldo quais sãos alguns desses interesses?

Eles vêm para cá em busca do trabalho, sem estrutura nenhuma. A entidade stá cadastrando essas pessoas, montamos uma bolsa de empregos, quando as empresas necessitam de novos trabalhadores oferecemos esses currículos. Uma grande maioria vem para realizar serviço braçal. Outra atividade que realizamos é fazer eventos em nome da entidade, em torno da cultura deles, com comidas típicas, shows. Temos uma assistente social que avalia a condição individual do candidato. Em função desse nosso trabalho visitamos muitos bairros, principalmente os de periferia. É interessante observar que é insignificante, ou quase não há nordestinos envolvidos em atos criminosos. A grande maioria vem aqui para trabalhar, não para desrespeitar as leis. Vivem na periferia, tem uma vida modesta, mas de trabalho. O que pode ocorrer é eles ter convivência com pessoas que transgridem a lei e que também moram no bairro, ocorre à convivência entre ambos. Quando o nordestino não se ajusta a vida fora da sua terra de origem é para lá que voltam. Eles sabem se divertir, eu faço eventos de forró, não sai um única briga. Fizemos um evento no Teatro São José com um grupo chamado Cintura de Mola, não aconteceu um único desentendimento.

Fabiola complementa.

Geralmente assim que chegam, vão morar na periferia da cidade porque é onde encontram maiores facilidades para se instalarem. Dificilmente conseguem preencher os requisitos exigidos para a locação de um imóvel mais central.

Reinaldo, você é casado?

Sou, com a Fabiola. Acabei a conhecendo nesse processo e como já era apaixonado pela cultura do Nordeste, acabamos nos casando.

Fabiola relata sobre o evento realizado em outubro de 2011.

Pedimos que cada estado tivesse uma faixa com no nome correspondente ao estado, com isso cada migrante ficava no setor que reunia outras pessoas que vieram do mesmo estado. Assim muitos encontraram até amigos que vieram da mesma cidade e nem sabiam que ambos moravam em Piracicaba. Ocorreu muito troca de experiências, integração. Muitas pessoas que não são nordestinas abraçaram a causa e estão sempre colaborando. Atualmente estão associadas ao CTN 840 pessoas. Qualquer pessoa que queira pode tornar-se sócia, mediante a contribuição anual de R$ 20,00 ela tem direito a uma série de benefícios: assistência social, jurídica, convênios médico e odontológico.

Quantos estados estão representados no CTN de Piracicaba e Região?

São nove estados: Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão , Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas. No aspecto musical existem particularidades de alguns estados. O forró existe em todos esses estados. Existem vários tipos de forró: o Forró Pé de Serra que foi muito divulgado por Luiz Gonzaga, o Forró Pisadinha virou uma verdadeira febre entre os jovens principalmente, é mais agitado.

Qual é a faixa etária dos associados?

Abrange todas as idades. Um dos nossos projetos é constituir um grupo da Terceira Idade.

Fabíola o idoso dança forró?

Eu trabalhava na Prefeitura de Piauí com o Projeto Vida Nova voltado só para idosos. Eu cansava de dançar forró e eles queriam dançar mais.

Vocês fizeram algum contato com entidades que trabalham com idosos, como o SESC ou com a Estação Idoso José Nassif?

Ainda não procuramos essas entidades. O forró pode ser integrado como uma dança, ou ginástica.

Reinaldo, ao criar uma associação voltada a cultura nordestina, pode estar sendo criada uma auto-segregação?

Penso exatamente ao contrário, acho que está sendo criado um ponto de organização. Assim como existe uma associação dos lojistas, dos comerciantes. Isso não significa que estão se distanciando, mas sim se organizando. É procurar satisfazer parte das necessidades do nordestino que está fora da sua terra natal. O nosso projeto é fazer com que o nordestino transfiraa o seu titulo eleitoral para a região de Piracicaba. Uma grande maioria vem para cá e muitos nem sequer justificam o seu voto. Tem pessoas que estão há 20 anos em Piracicaba e nunca votou aqui. Com isso eles não têm representação política, deixam de ter direitos que lhes pertence. O projeto CTN nos bairros tem extamente essa finalidade,

Fabiola, indivíduos das mais diversas origens, estados, países, algumas vezes após adquirir determinado sucesso renegam a própria origem, isso acontece de forma isolada com algum nordestino?

Existem pessoas que tem vergonha das suas origens. Mas temos casos de indivíduos que alcançaram elevados cargos e que quando começam a falar do nordeste ficam felizes. O preconceito está na própria pessoa. Uma das coisas que chateia o nordestino é quando fazem brincadeiras grosseiras relativas ao seu sotaque.

Reinaldo complementa.

Grandes nomes da música, do humor são nordestinos. O nordestino ao invés de se envergonhar tem que valorizar suas raízes. Alguns setores da mídia criam situações de constrangimento ao migrante. Um dos graves erros cometidos pela mídia é mostrar de forma sensacionalista, em busca de audiência fácil, o lado pobre do nordeste. O Nordeste Brasileiro é muito bonito.

Fabiola, expertamente muitos países exploram imagens atrativas ao turista. A mídia brasileira parece trabalhar no sentido contrário?

Ao chegar aqui o nordestino muitas vezes escuta que morava em terra onde a seca e a fome eram constantes. Eu nunca passei fome no Nordeste. Na minha casa, na casa dos meus parentes sempre tivemos abundancia de alimentos. Aqui em Piracicaba, logo que cheguei passei por um período de adaptação, foi onde por tempo determinado conheci privações pela primeira vez na minha vida.

Reinaldo o nordeste passa muitas vezes por situações difíceis não por culpa de seus habitantes, mas sim pela irresponsabilidade e inapetência dos seus administradores políticos?

Já foi comprovada que a seca do nordeste tem solução, com metade do dinheiro que é enviado pela União para lá. A seca é a única justificativa para que continuem a mandar dinheiro e ocorram os desvios. Há uma indústria mantendo e divulgando o lado ruim para que se perpetue a corrupção. Quem está no poder permanece sem o risco de perdê-lo.

Reinaldo há alguma festa preparada para quando determinado político, que há décadas permanece mandando e desmandando deixar o poder?

Essa é uma questão que nos faz pensar, porque tantos nordestinos estiveram no poder e fizeram muito pouco no sentido de melhorar as condições do nordeste. A única conclusão a que se pode chegar é que não é do interesse deles resolver nada. Já foi comprovado que com metade dos recursos enviados ao nordeste o problema da seca estaria resolvido. O Lula criou a bolsa família, uma atitude louvável. Só que hoje tem uma empresa de curtume no nordeste que não conseguem contratar as mulheres porque a partir do momento em que a mulher é registrada ela perde a bolsa família. O governo não deve dar o peixe e sim ensinar as pessoas a pescarem. Enquanto isso não for mudado as coisas se acomodam. Temos experiência com o trabalho feito com os deficientes, brigamos muito, em Piracicaba, São Paulo. Mudaram a lei. Hoje as empresas têm que contratar certa cota de deficientes. Só que o deficiente não quer trabalhar. Porque? Porque é extremamente difícil ele atender a enorme e absurda burocracia exigida pelo INSS para que ele seja beneficiado pela sua deficiência. A partir do momento em que ele é registrado como trabalhador em alguma empresa ele perde esse benefício, o que é lógico. Só que se ele for despedido do emprego ele tem que fazer a via-crúcis novamente.

Reinaldo, pode haver interesse por parte do Sul Maravilha em manter o estado atual do nordeste visando ter mão de obra que venha de lá movida pela extrema necessidade?

Prefiro acreditar que são os políticos de lá que não querem mudanças. Não há interesse em resolver o problema. Quanto mais miserável for o povo, mais milionários eles são.

Quantos diretores compõem a CTN de Piracicaba e Região?

São 12 diretores, sendo que quatro são mulheres, inclusive uma piracicabana.
















































































sábado, março 31, 2012

ANTONIO FILOGENIO DE PAULA JÚNIOR

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 31 de março de 2012
Entrevista: Publicada aos sábados na Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADO: ENTREVISTADO: ANTONIO FILOGENIO DE PAULA JÚNIOR



Antonio Filogenio de Paula Júnior é paulistano, há pouco mais de duas décadas mora em Piracicaba, nascido em 23 de setembro de 1970, filho único de Antonio Filogenio de Paula e Etelvina Lucas de Paula. Seu pai era metalúrgico e sua mãe de prendas domésticas. Morou no Bairro do Limão, depois a família mudou-se para Guarulhos, onde Antonio estudou na Escola Estadual Homero Rubens de Sá.
Em que ano você mudou-se para Piracicaba?
Foi por volta de 1989, a minha mãe é piracicabana, eu já conhecia a cidade há bastante tempo. Nós visitávamos nossos parentes sempre que podíamos na realidade a minha mãe nasceu em Saltinho, que hoje é um município, e na época pertencia ao município de Piracicaba. Os nossos parentes moraram sempre nos bairros Jaraguá, Paulista, região onde hoje eu moro.
Você sentia alguma diferença cultural entre a Grande São Paulo e Piracicaba?
Eu cresci com ambas as formações, meus pais casaram com uma idade considerada acima da média, quando eu nasci ele tinha 51 anos, e a minha mãe 42. Embora morasse em São Paulo cresci com muitas informações próprias do interior. Meu pai viveu muito em cidades do interior, ele foi tropeiro na sua juventude. Recebi muita projeção da cultura caipira. Quando vinha à Piracicaba não me sentia chocado, pelo contrário, sentia-me muito próximo disso tudo. Uma realidade que convivi ao ouvir histórias.
Não é muito comum uma mulher com 42 anos ter o seu primeiro filho.
Minha mãe não pensava em se casar, durante muito tempo ela trabalhou como empregada doméstica. Assim como meu pai também. Ele havia tido outra família, da qual os filhos não sobreviveram, depois de muito tempo é que conheceu a minha mãe.
Ambos eu acho que não tinha nenhuma expectativa de encontrar alguém. Casaram-se e foram bastante felizes, meu pai é vivo ainda, minha mãe faleceu em 1991.
Como eles se conheceram?
Foi e São Paulo, através do patrão da minha mãe que também era patrão do meu pai. Conhecendo os dois achou que seria importante apresentá-los. No primeiro momento não tiverem o mínimo interesse. Houve o encantamento e deu certo.
Quando você mudou-se para Piracicaba com seus pais em que bairro passou a morar?
Moramos até hoje no bairro Jaraguá, meu pai com 92 anos mora conosco, sou casado com Alexandra Cristina Aguiar de Paula e temos um filho de 10 anos, Cauê Aguiar de Paula.
Logo que voce chegou à Piracicaba começou a trabalhar aonde?
Trabalhei no Semae, apareceu um concurso público, peguei, fiz e fui ser leiturista de hidrômetros, aquele que tira a leitura da conta de água, por um anos aproximadamente fiz esse trabalho.
Você teve algum fato envolvendo cachorro?
Faz parte da vida do carteiro e do leiturista o contato com cães. No bairro Piracicairim levei a mordida de um cachorro, um pastor alemão me mordeu na perna, naquele dia eu estava entregando os boletos para o pessoal pagar, acho que o cachorro não aprovou a conta do consumo de água do seu proprietário. Nas ruas se vê muita coisa curiosa, conhecemos muitas pessoas, contatos que foram muito válidos para usar futuramente na minha vida. Cada bairro tem a sua peculiaridade, na Rua do Porto, não podíamos chegar muito cedo, as pessoas estavam inda dormindo por causa da vida noturna. Tínhamos que chegar as 10h30, 11h, horário em que as pessoas estavam acordando. Sai do Semae e fui trabalhar por conta própria, fiz um pouco de tudo, tive uma fábrica de blocos de cimento, voltei-me para o comércio. Principalmente voltei-me para os estudos, por muito tempo como autodidata. Sempre gostei muito dessa vida de pesquisas, fui curioso, principalmente com assuntos relacionados à história, filosofia, sociologia, teologia. Sempre fui curioso pelo comportamento humano. Nesse período trabalhei de forma informal, tive minhas dificuldades, até mesmo profissional, como adequar esse meu gosto particular com o meu gosto pelo trabalho. Em 1996 prestei novamente concurso público na prefeitura. Entrei na Secretária da Educação, trabalhei como Agente Escolar de Saúde. Existem crianças que em decorrência de alimentação inadequada, famílias desestruturadas, têm isso tudo refletido em problemas de saúde.
A questão da saúde passa antes pela educação ineficiente?
Educação é uma questão muito ampla, temos vários modelos de educação que passamos, herdamos, é uma discussão delicada que requer uma atenção especial. Tenho entendido que pelo menos na esfera da municipalidade tem-se tentado desenvolver métodos de educação que consigam atender essa demanda e dar uma expectativa mais concreta para essa pessoa. Isso esbarra em diversas problemáticas, principalmente a social. Educação está muito restrita ao universo da escola, praticamente estamos perdendo as funções dos papéis, as famílias está praticamente desestruturada. A escola tenta suprir algumas carências, que não se sabe se ela irá conseguir fazer. No entanto a escola não deve apegar-se a esse discurso e deixar de fazer a parte dela que é a parte formativa, trazer conteúdo, formar outras bases para que a criança possa ter seu desenvolvimento saudável. Dentro disso temos muito de uma utopia, de uma esperança, de uma expectativa que muitas vezes não está tão próxima da realidade como gostaríamos. Penso que há boas intenções nesse sentido, e na medida do possível têm conseguido em parte sanar ou minimizar algumas dessas problemáticas. Está muito longe de ser resolvido.
Hoje a sua formação qual é?
Tenho formação como teólogo, que é o fruto de um período em que me liguei a um seminário franciscano, dos capuchinhos. Dei continuidade no Curso de Teologia para Leigos, do Frei Augusto Giroto. Essa minha atração pela religiosidade vem da minha mãe, que era uma pessoa extremamente espiritualizada. Sempre me tocou muito esse papel do sagrado na vida da gente. Assim como uma busco de entendimento do porque de uma religião. Como se manifesta, as diferentes religiões. Como entender essa presença do divino na história dos homens. Em suas mais diferentes culturas. Venho de uma família católica, no primeiro momento aproximei-me da Igreja Católica Apostólica Romana. Isso foi se ampliando para poder entender o cristianismo em outras esferas. Não só o protestantismo, as mais recentes correntes evangélicas, mas também o cristianismo ortodoxo. Acabei me aproximando de uma comunidade copta. Ainda em São Paulo, que tem uma igreja no bairro do Jabaquara, talvez a única igreja copta da América do Sul. É uma comunidade pequena no Egito, uns dez por cento da população, e fora do Egito também é uma comunidade pequena. Tive contato com os gregos Antioquinos. Tudo para conhecer, e confesso que a espiritualidade ortodoxa também me contagiou em grande parte. Sempre achei muito bonita a mística cristã ortodoxa. Do lado católico sempre fui leitor de Teilhard de Chardin, Thomas Merton, autores que sempre me chamaram bastante a atenção, assim como Santa Teresinha de Lisieux, São Thomaz de Aquino, Santo Agostinho, esses dois últimos são os eixos basilares da teologia católica, me apropriei de um contato mais próximo com eles muito mais pela filosofia do que pela teologia. Em outro momento foi o entendimento do monoteísmo, mais clássico, de tradição cristã, judaica e islâmica. Aproximei-me muito do Islã para estudo, conhecimento. Há um aspecto interessante, quando vemos esses atos todos de terrorismo, fundamentalismo, isso assusta. É muito na contramão do que é o espírito do muçulmano, daquele que procura seguir o Alcorão, trazê-lo para a contemporaneidade. O Alcorão tem que ser lido com todo seu contexto. Isso o próprio Alcorão diz. Maomé dizia isso. Quando você pega uma leitura extremamente fundamentalista é um perigo. O fundamentalismo tende a recortar o que interessa para ele naquele momento. É bastante ideológico, no sentido de manipular as pessoas por trechinhos. Embora a própria palavra fundamentalismo seja bem antiga, ela foi retomada no século XX não dentro do Islã, mas dentro das igrejas protestantes dos Estados Unidos, por teólogos da Universidade de Princeton. Por volta de 1915 eles começam a pregar uma volta aos fundamentos basilares da fé cristã. Voltar-se a bíblia em uma leitura muito singela e muito crua, míope. Ler o texto na integra, era aquilo ali. Sem contexto, perspectiva histórica, análise sociológica, antropológica e mesmo teológica se perde radicalmente nesse conjunto.
Você fez curso superior em que área?
Sou formado em Filosofia, em Batatais, em escola dos Claretianos. Fiz com eles Pós-Graduação em Filosofia e e em ensino de filosofia. Voltei-me para a área de educação. Na Universidade Metodista faço mestrado em educação. Leciono no Centro Universitário Claretiano, no Curso de Filosofia. A missão básica do claretiano é o envio da palavra. A palavra de Deus na qual eles entendem pela bíblia.

 
Você transita entre os claretianos e os metodistas.
John Wesley era muito preocupado com a educação, em trazer a bíblia para ser refletida, trabalhada em um conjunto formativo, em que o indivíduo aprendesse outras coisas. Foi pouco compreendido no início na Inglaterra e praticamente o metodismo se desenvolveu muito nos Estados Unidos. Os claretianos não deixam de ter uma perspectiva semelhante. O que difere é na origem. Os diálogos entre os protestantes e católicos hoje são bastante frutíferos. A igreja católica tinha uma teologia mais tradicional, oriunda ainda da contra-reforma. Os protestantes tinham a teologia da reforma, que já aprendia a lidar com os textos de Max Weber. O protestantismo no espírito capitalista, com outras regras de mercado, de sociedade, de organização social. Nisso a igreja católica demorou um pouquinho mais. A grande diferença se dá ai. O olhar para a realidade social, o papel da pessoa nesse contexto. O papel da igreja. Acho que os protestantes tiveram um desenrolar um pouco diferente nesse sentido. Não se pode dizer se melhor ou pior, apenas que são diferentes. Isso deu outros contornos para os países protestantes.
Em qual departamento você trabalha hoje na Prefeitura Municipal?
Desde 1999 trabalho mais ligado a Secretaria de Ação Cultural, e de 2006 para cá em ima interface entre Secretaria Cultural e Secretaria Municipal de Educação. Em 1999 vim convidado pelo prefeito Humberto de Campos e pela secratária Cida Abe, para assumir um centro que a prefeitura mantém até hoje, um Centro de Documentação, Cultura e Política Negra. É um espaço reivindicado pelo Movimento Negro de Piracicaba, que após muitos anos em 1991 criou forma. Entendendo na época que o negro não tinha as mesmas oportunidades, condições, o movimento negro local reivindicou esse espaço. Um espaço que viabilizasse o dialogo entre a comunidade negra e o poder público. Ter uma voz. Fundado por pessoas extremamente importantes que fazem parte dos quadros políticos, acadêmicos, intelectuais da cidade. Na fundação entre muitos tivemos Marise Monteiro, Noedy Monteiro, Reverendo Santana, Antonio Messias Galdino, José Maria, que foi presidente da Câmara Municipal, seu atual presidente João Manoel dos Santos. Tinha muita gente, ligadas as mais diversas áreas. Dr.Preto, o médico André Ferreira dos Santos dá nome ao Centro de Documentação.
No Brasil ainda existe preconceito racial?
Preconceito existe, ainda é uma marca cultural. Existem preconceitos dos mais variados tipos. Não é só em relação ao negro. Durante muito tempo no Brasil se imaginou que não tivéssemos preconceitos, que vivíamos em uma democracia racial, isso foi construído ideologicamente até para que não se percebesse isso. Já não é mais tabu se discutir isso. O preconceito existe, e a partir do momento em que assumimos que ele existe fica muito mais fácil lidar com ele. Entendemos que avançamos bastante. Tivemos o preconceito explicito, depois passamos por uma fase em que ele não era tão evidente. Era manifestado indiretamente. Na oportunidade de emprego, no acesso a um melhor salário, no acesso a educação. Havia um cerceamento, hoje isso é discutido. O racismo é crime.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama influenciou a política racial no Brasil?
Obama representa para os Estados Unidos e para o movimento negro uma vitória. Nos Estados Unidos o preconceito racial é bem mais declarado e rígido. Lá ter um presidente negro historicamente é como nós termos um presidente operário. Recorrendo uma frase da famosa semana de 1922, “é como pegar um tabu e transformá-lo em um ícone”. Houve uma supervalorização achando que seria um salvador de pátria. O americano vem de uma cultura que até muito pouco tempo ele tinha a seguinte visão: “ele e os outros”, o Best of the Beast. Seja negro, latino, ele guarda um pouco desse espírito. O Obama não deixa de ser fruto de tudo isso.
Está havendo mudanças no conceito de família?
Estamos tendo conceitos de família oriundos da modernidade. Estamos vendo famílias se estruturando de modos que fogem a moral tradicional cristã, que faz parte da formação do mundo ocidental. Hoje vemos famílias com dois pais, duas mães. As que não tem a figura do pai. Dos filhos criados pelos avós. Hoje isso se dá em todas as camadas, seja pelo aspecto social, intelectual, cultural, economico, politico. Mas são mudanças. Elas estão ocorrendo, temos que lidar com elas.
Não temos como avaliar essas mudanças?
Ainda não. Estamos no meio do conflito, do jogo todo. Em alguns momentos temos que nos abstrair um pouco e olhar essse momento. Jean-Paul Sartre olhava para essas realidades, para esses fenomenos, estamos no meio do jogo, ele está sendo jogado. Estamos no meio de um quadro social, político e economico que nos impele a um posicionamento, a própria falta de posicionamento já é um posicionamento. Não dá para se omitir, de falar sobre determinadas coisas. Algumas são fáceis, evidentes, por exemplo, todos nós hoje vamos defender o meio ambiente. No entanto há outras que não temos a maturidade suficiente para nos posicionarmos com tanta certeza. É o desafio da liberdade. Para Sartre liberdade não é algo prazeiroso, implica em responsabilidade. Embora ética e moral venham de uma mesma matriz, com o tempo convencionou-se a pensar que a moral é a prática da ética. Em alguns momentos chegamos a pensar que a ética é universal e a moral é particular, se dá no sujeito. A ética é o conceito que buscamos para universalizar circunstâncias da própria sociedade. O homem sempre busca a ética. Não dá para falar que o homem não tenha ética, o que existe é um desvio do que seja a ética. O conceito amplo quando cai na situação particular, de sujeito humano, a coisa começa a pegar um pouco. Hoje o discurso ético ficou banalizado. Como posso imaginar um lugar comum onde eu vivo bem e o outro não? A construção disso que se dá na esfera politica, economica, cultural, social. E ai entra o conjunto valor ativo do homem, a sua moral, que está dentro de um conjunto de cultura também. Podemos distorcer isso por ideologias, interesses, todos nós somos frutos de perspectivas construídas lá traz, ideológicamente, mas que ajudaram a explicar o mundo em vários momentos da história e que hoje não dá mais conta dessa diversidade toda que o mundo é. Hoje temos que reconhecer o outro, com sua cultura, com sua moral própria que pode chocar com a minha perspectiva moral. Trazemos os valores da Revolução Francesa até hoje, será que são os mesmos valores das comunidades africanas, indigenas, lá dos confins da Ásia.









domingo, março 25, 2012

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 24 de março de 2012.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.tribunatp.com.br/
http://www.teleresponde.com.br/



ENTREVISTADA: LUCILA MARIA CALHEIROS SILVESTRE
Nascida a 21 de novembro de 1951 na cidade de Piracicaba, filha do professor e funcionário público que também trabalhou na Secretaria de Finanças, Rinaldo Calheiros e Yvone de Oliveira Calheiros. O casal teve ainda um filho, Rinaldo Calheiros Filho.
Você morava em que região da cidade?
Morava com a minha família na Rua D. Pedro II, nas proximidades de onde hoje funciona a Casa Dom Bosco, quase esquina com a Rua Governador Pedro de Toledo.
Seus primeiros estudos foram feitos em que escola?
Foi no Grupo Escolar Alfredo Cardoso. Nossa família tinha se mudado para o Bairro Alto, nas antigas casas do Peu, o Grupo Escolar Alfredo Cardoso ficava a dois quarteirões de casa, era bem pertinho. O Ginásio e o Normal eu cursei na Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo. No início ia de bonde, ia a pé até o centro e La tomava o bonde. Com a retirada dos bondes passei a ir de ônibus.
Você chegou a lecionar?
Dei aula por um ano no MOBRAL, Movimento Brasileiro de Alfabetização, á noite, funcionava no Grupo Escolar Alfredo Cardoso. Fiz o cursinho CLQ e entrei na ESALQ, no curso de Economia Doméstica, isso foi em 1972.
Em linhas gerais o que compreende o Curso de Economia Doméstica?
Refere-se a tudo aquilo que o ser humano utiliza dentro de uma residência. Tanto a parte de alimentação e nutrição, setor em que a ESALQ é bastante forte com a tecnologia de alimentos. A parte de vestuário, com fibras têxteis, habitação. Fizemos a planta baixa de uma residência, observando tudo àquilo que uma casa necessita para oferecer boas condições de vida, número de dependências com relação aos seus habitantes. Adequando para o modo de vida de quem irá habitar. A operação com equipamentos domésticos básicos, desde o uso correto, higienização de um liquidificador, máquina de lavar, os cuidados essenciais para evitar graves acidentes. A própria postura durante as atividades domésticas. Abordamos psicologia, atividades infantis, a vida com as crianças, formal e não formal e didática. Para isso tivemos que fazer os dois primeiros anos de faculdade juntos com os agrônomos, nós cursamos matérias como: matemática, cálculo, física, química, micro e macro economia. Toda parte pesada do curso de agronomia enfrentamos. O Curso de Economia Doméstica era feito em quatro anos.
O Curso de Economia Doméstica da Esalq foi extinto?
No momento em que foi extinto, politicamente, educacionalmente não interessava mais. Esse curso tinha sido criado para que acompanhássemos os agrônomos em seu trabalho e realizar a promoção humana dentro da zona rural do Brasil.
A extinção do curso foi em função dos problemas de promoção humana no Brasil ter sido plenamente resolvidos?
Acredito que foi ao contrário, poderia haver uma exposição maior dos problemas existentes. Hoje vemos apresentadoras de televisão levando mensagens básicas, Ana Maria Braga, outros programas que divulgam o aproveitamento de alimentos. Como decorar uma casa.
A televisão comercial passa informações, só que inclui o merchandising.
Isso faz parte do processo, como você coloca no ar um programa sem um apoio financeiro. O Economista Doméstico poderia fazer uma triagem sobre as reais necessidades primárias da população. Fizemos dentro do curso a Educação do Consumidor. Em química e bioquímica é informada a composição de um produto, o qual pode ser substituído por substâncias caseiras. Hoje se ensina mito o uso de produtos alternativos, de baixo custo, como vinagre, bicarbonato de sódio, produtos utilizados na limpeza. Materiais mais simples podem substituir com eficiência produtos de custos mais elevados. Isso faz parte do trabalho do profissional em Economia Doméstica.
Que não cria nenhum interesse ao meio comercial!
Hoje ainda se fala, são dadas várias dicas sobre esses produtos de custo mais acessíveis. Inclusive há um programa na Net que dá as dicas sobre como utilizá-los. Isso era para ser difundido para toda a população, pelo Economista Doméstico, e que infelizmente não foi possível fazer.
O curso de Economia Doméstica poderá algum dia voltar a existir?
Acho meio difícil. Todos os cursos de Economia Doméstica sempre foram ministrados em faculdades Estaduais e Federais. Esse curso foi trazido para Piracicaba por uma professora americana.
No curso foram abordados aspectos sobre a psicologia infantil, qual é sua opinião a respeito?
Tivemos esse curso, inclusive com laboratório de comportamento humano, Dona Iracema, uma professora cearense, falava-se muito em Jean Piaget e falava-se muito de Summerhill, “não dizer não à criança”. Eu fui educada de maneira diferente, minha mãe estabelecia limites, mas de uma forma consciente, onde eu entendia o porque do “não”. No caso de se falar um palavrão, minha mãe sentava, explicava o significado daquela palavra, os problemas que essa palavra poderia causar. Acho que a consciencia da criança é importante. Infelizmente hoje em alguns casos há uma negociação, para um ato bom ela negocia algo en troca. A criança não realiza algo pelo simples fato de ser uma boa ação. Quando adulta ela só fará as coisas com segundas intenções. Torna-se uma pessoa egoista, infeliz. Há uma grande felicidade em fazer algo por alguém sem esperar absolutamente nada em troca. É uma alegria interna indiscutível.
Você é religiosa?
Nasci na religião católica, mas sou da doutrina espírita.
A humanidade passou por períodos evolutivos, você acredita que hoje vivenciamos um período de intensas mudanças e nem todos tem essa consciência plena?
É o caos que antecede a ordem. Sempre há o conflito entre o positivo e o negativo para encontrar o caminho do bem. Hoje estamos tendo possibilidade de expormos tudo que há no interior do ser humano. Não há limites: moral, ético. Não há a necessidade de esconder mais nada, ela mostra aquilo que ela é. A sociedade de hoje aceita tudo.
Isso é bom ou ruim?
Eu acho ótimo que não se esconda nada.
Isso significa que o não há manipulação do ser humano?
Não é nesse sentido que digo, mas sim na tendência natural que se manifesta de forma explicita: ela irá praticar violência, roubo se for essa a sua natureza. Quantas pessoas nós encontramos, se manifestam de forma muito agradável, mas que na realidade estão interpretando o que julgam ser um modelo ideal, eticamente, moralmente. A realidade elas é outra, bem diferente. Às vezes são pessoas que convivem conosco. A mídia proporcionou uma grande transparência, não se esconde mais nada. Isso é um dos motivos que vemos tantas coisas ruins acontecendo, hoje o volume de informações que nos chegam é muito grande. O ser humano atualmente pode se manifestar da forma que ele é. Sempre existiu o mal e o bem, o que acontecia era que muita coisa era oculta. As pessoas não se importam com a repercussão de determinados fatos. Ela passa por cima.
Quando você se formou foi lecionar em uma colônia de holandeses?
Fui trabalhar em uma colônia de holandeses em Paranapanema, perto de Avaré. Lecionei no Colégio Técnico de Economia Doméstica que tinha lá. A colônia participava de atividades dentro do colégio, dentro da pré-escola, e seus filhos eram levados ao curso de economia doméstica, eu tinha uns 45 a 50 alunos, o curso era noturno. Havia acomodações próprias para os professores. Durante o dia eu dava aula em uma pré-escola. Lá permaneci por dois anos e meio, depois vim para o Colégio Trajano Camargo, em Limeira, onde ensinei alimentação, nutrição, decoração. Vim para Piracicaba na época em que o então prefeito João Herrmann Neto estava fazendo os Centros Polivalentes de Educação e Cultura (Cepecs). Vim para montar os berçários, treinamento e capacitação do pessoal dos berçários. Os primeiro foram no Piracicamirim, Santa Terezinha e Matão, hoje Jardim São Paulo. Cada Cepec tinha mais de 100 crianças. Os berçários tinham cozinhas separadas, lactaristas. Naquela época Piracicaba tinha muita desnutrição infantil, não por falta de alimentos, mas por erros de alimentação, falta de cuidados da família. Nas segundas-feiras era uma tristeza, as crianças tinham diarréias, vomito. As mães não tinham a alimentação adequada para a criança. A macarronada, feijoada, que ela comia era também servida para a criança. Trabalhamos coma as crianças e com a as mães, orientando a educação alimentar. Trabalhei muito na periferia.
Controlar a qualidade oferecida pela merenda escolar envolve complexidade?
É muito difícil trabalhar com alimentação escolar. Infelizmente alguns fornecedores, sem muita lisura, na hora da concorrência apresentavam produtos de excelente qualidade. A Rede escolar compra toneladas de alimentos. Quando elas chegavam, no meio ou até mesmo o lote inteiro era de qualidade inferior. Tínhamos o trabalho de abrir e analisar os lotes. Isso causava sérios problemas, muitas vezes precisávamos do produto, entregavam quando nossos estoques estavam quase sem nada, eram retidos os produtos fora das especificações. Tínhamos problemas dentro da escola, com os vereadores porque o produto não tinha sido entregue, e com o fornecedor.
Isso é crime?
É crime, você está comprando produto de qualidade, higienicamente seguro, pagando e recebendo um produto de qualidade inferior, com o custo bem menor.
Faltam leis mais rígidas?
Leis já existem, o que falta são profissionais capacitados e que tenham o comportamento de verificar e sejam sérios no seu serviço. Na minha época trabalhávamos em quatro economistas domésticas, hoje duas são professoras da ESALQ, éramos linha dura. Até então não tinha profissionais que trabalhavam com serviço de alimentação escolar. Saímos de uma escola chamada ESALQ, que tem seus laboratórios, as especificações dos produtos eram bem feitas. Exigíamos aquele tipo de alimento. As pessoas que recebem esses alimentos devem ser profissionais e sérios. O poder público pode capacitar com qualidade se houver deficiências. Muitas vezes o profissional quer fazer um mestrado, um doutorado, e onde ele está trabalhando não se permite que ele faça, e é exatamente esse o diferencial que depois ele retribui no serviço. Na Biblioteca Municipal eu não fiz o mestrado nem o doutorado, mas considero importante. Fiquei mais na parte administrativa. Tenho um funcionário que fez o curso de graduação, está fazendo o mestrado, o que ele aprende lá ele trás para a biblioteca. Isso melhorou muito o nosso trabalho aqui. Ele desenvolve projetos pensando de uma forma acadêmica mais elevada.
Como você veio para a Biblioteca Pública Municipal?
Sai da merenda escolar e fui trabalhar na Secretaria de Planejamento, cujo secretário era Barjas Negri. Após trabalhar em diversos projetos, ele pediu que organizasse a biblioteca existente. Funcionava apenas em um andar. Com suporte de dois arquitetos desenvolveu a biblioteca infantil, e me envolveu na realização desse projeto. Tinha muitas coisas na biblioteca que tinham que ser organizada de melhor forma. Fui ficando, ajudando a equipe a organizar essa biblioteca. Em 1997 vim como coordenadora, continuei na biblioteca, acabei optando por ficar aqui, assumindo como diretora.
Atualmente você exerce uma função importante, na Biblioteca Municipal.
Sou Ex-Diretora. Em dezembro último deixei a direção da Biblioteca Municipal. Continuo na área de Programação Cultural. Estamos trabalhando em um sistema diferenciado, as bibliotecárias são as responsáveis pelo acervo, Antonio Luiz Bragatto é o responsável pela manutenção do prédio.
Quantas obras existem na Biblioteca Municipal?
Por volta de 68.000 a 70.000 volumes. Estamos sempre renovando, recebemos doações de livros, substituímos livros com o mesmo título pelo que está em melhor estado de conservação.
Ocorre algumas vezes da pessoa fazer uma faxina em casa e mandar até mesmo objetos inservíveis como doação?
Já ocorreu, já recebemos atestado de óbito, holerith, óculos. Os livros que não temos e estão em bom estado conservamos. Existem outros que o único recurso é o descarte.
A biblioteca tem algum ambiente especial para tratar livros com fungos, mofo?
Não temos, é um tratamento muito especial, tem um alto custo e a biblioteca ainda não comporta. Principalmente porque esse trabalho é feito com obras mais raras. Realizamos a limpeza mais habitual, mecânica. Não temos sistemas com tecnologia avançada com tratamento através de gases especiais. Temos uma lei, que graças a Deus a Câmara Municipal aceitou, de descarte dessas obras que não serve para a Biblioteca Municipal e nem para as bibliotecas ramais. Nem para doação. Serve só para descarte. São obras didáticas, obras com ortografia antiga, hoje as bibliotecas estão saturadas desse tipo de material. Isso é um fato comum em todas as bibliotecas. A nossa biblioteca não possui livros raros, mas tem livros antigos. Há obras que um pesquisador pode consultá-las, usando os cuidados necessários, como máscara, luvas. Recebemos muitas apostilas de cursinho, livros rasurados, obras de escritores populares, que já não temos mais onde colocar.
Você já teve a curiosidade em saber quantos exemplares de “O Mago” de Paulo Coelho existiam na biblioteca?
Deve ter dois ou três, não deixamos mais do que isso, temos que deixar espaço para outros livros também. Temos uma lei que permite a reciclagem de obras inservíveis, esse dinheiro entra para o fundo de apoio à cultura, e reverte em novos livros e materiais.
Quais são as outras bibliotecas sob a responsabilidade do município?
Temos a do Parque Orlanda, Vila Industrial e Ônibus Biblioteca.
O brasileiro lê?
Lê! Ele não tem acesso, custa caro para ele. A Biblioteca Municipal de Piracicaba tem uma freqüência de mais de 150 pessoas por dia. O empréstimo de livros é bastante grande.
Eles procuram periódicos como jornais e revistas ou livros?
Buscam muitos livros, romances, de auto-ajuda.
O auditório da biblioteca comporta quantas pessoas?
É para 110 pessoas. É utilizado para atividades educativas e culturais.
Os jornais diários são mantidos encadernados?
Eram encadernados, temos até 1995 micro-filmados. O processo de micro filmagem é muito caro, a digitalização é mais acessível. Só que para efeitos legais a digitalização não é considerada valida enquanto a micro-filmagem é. Estamos colocando em discussão a relação custo benefício. São poucas pessoas que usam micro-filmagens para apresentarem em cartórios. O uso maior da micro-filmagem é feito por pesquisadores que irão utilizar a informação em alguma obra ou trabalho acadêmico. Estamos analisando se vale à pena investir em micro-filmagem ou digitalizamos esses jornais por um custo bem menor. Nós não temos espaço para guardar mais jornais. A encadernação é cara.
Você é política?
Considero-me um agente político, se não formos um agente político dentro de uma prefeitura não sobrevivemos. Temos que ter a consciência de que temos que trabalhar politicamente para a população. Não sou filiada a nenhum partido político. Tem pessoas dentro de alguns partidos que não levam isso a ferro e a fogo, tanto faz você pertencer e um ou outro partido político. Ele vê a capacidade do profissional. Outros pensam de forma diferente, se não pertencer ao partido é excluído. Como sou funcionária pública e preciso do meu emprego, não assumo nenhum partido, trabalho para aquele que vier, desde que tenha um trabalho decente e com um programa. Eu tive a felicidade de todos os prefeitos que entraram respeitarem isso. Respeitaram o projeto de trabalho. Consegui trabalhar com todos harmoniosamente sem que estivesse filiada a partido nenhum. Pensando só no trabalho. A prefeitura é uma empresa. Só que nem todos os políticos quando assumem olham a prefeitura como uma empresa. Uma empresa precisa de bons profissionais, projetos de trabalho, para que isso caminhe independente de partido ou de política. O ser humano, aos poucos, a duras penas, está evoluindo.

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