domingo, setembro 09, 2018

JOSÉ FRANCISCO CARRARO


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 09 de junho de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/

ENTREVISTADO:JOSÉ FRANCISCO CARRARO
José Francisco Carraro é Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Química, tem Licenciatura em Física, Ciências e Matemática e é Consultor em Ergonomia. Didático, expressivo, acumula inúmeros aparelhos básicos, de baixo custo, onde os princípios da física, química, matemática são apresentados de forma concreta. Suas aulas parecem apresentações de um mágico! Os fenômenos descritos em livros de ensino básico, que parecem tão distantes, em suas mãos mostram como estão presentes no cotidiano. Em seu pequeno laboratório abarrotado de experimentos, seu entusiasmo transborda, contagia. Amor ao que faz, esse é o seu segredo. José Francisco Carraro nasceu em Piracicaba, no Bairro Alto a 14 de julho de 1956, filho de Mário Carraro Filho e Ivone Maria Furlan Carraro que tiveram os filhos: Mário, Luiz, José, Ivone, João Marcos e Paulo Sérgio. Seu avô era alfaiate, o famoso Ângelo Carraro, tinha a Alfaiataria Carraro na Rua Moraes Barros. Tempos em que um bom alfaiate era muito considerado. O seu pai era representante comercial.
Seus primeiros estudos foram aonde?
O primeiro ano eu estudei no Colégio Salesiano Dom Bosco. No ano seguinte estudei no Grupo Escolar Dr. Alfredo Cardoso. Voltei a estudar no Dom Bosco até completar a quarta série do ginásio. O meu modelo foi o Padre Doutor João Modesti. Inclusive em sua homenagem, ainda em vida, foi dado o seu nome a Praça Pública de Araras. Era um cientista, a aula de ciências dele era fantástica, hoje sou professor motivado por ele. Terminei a quarta série do ginásio e fui fazer o Curso Técnico em Química que era no Colégio Industrial Dom Bosco, funcionava dentro do Colégio Dom Bosco.
Naquela época estava em moda o curso de química.
A área de química é uma área muito boa. Até hoje. Em 1974 me formei na Primeira Turma do Colégio Técnico Dom Bosco. Isso foi em 1974. Ai eu fui fazer o cursinho CLQ para prestar o vestibular, funcionava onde foi o antigo Jardim da Cerveja, na esquina da Avenida Independência com Carlos Martins Sodero. Lá eu fiz o MAPOFEI, quem prestava engenharia fazia para entrar nas escolas Mauá, Politécnica e FEI, exame escrito apenas. Prestei vestibular na EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba, naquela época só tinha engenharia civil. Ali tive aula com os professores Justino Castilho, Oswaldo, Furlan, Otávio, Sadi Previtale, entre tantos outros mestres.
Você só estudava?
Nesse período comecei a dar aula em paralelo, no curso noturno de química do qual eu tinha saído. Tive uma grande ajuda do Professor Cícero de Moura, professor da ESALQ, ele me auxiliou muito no começo com relação a didática. Fiz o teste no próprio colégio técnico de onde tinha saído e comecei a lecionar Física em 1979. A noite. Durante o dia fazia engenharia. Formei-me engenheiro civil em 1980.
Formado em engenharia, seu objetivo era entrar na área?
Exatamente! Montei um escritório na Rua Moraes Barros, foi quando vi que as dificuldades de mercado eram grandes, principalmente pelo fato de não ser proprietário de uma construtora. Fiz um teste no CLQ para lecionar de manhã.
O profissional liberal para começar sozinho, sem estrutura, é difícil?
É muito difícil. Foi um período de inflação alta. Os investimentos financeiros eram mais atraentes do que imobilizar o capital. O número de construtoras em Piracicaba era reduzido.
Foi um período em que profissionais de engenharia atuavam em outras atividades.
Para formar um engenheiro leva-se 17 anos, joga-se fora do mercado de trabalho um profissional que estudou 17 anos. Ficamos com uma lacuna muito grande nessa área.
Você chegou a usar régua de calculo? 
Usei! Tenho ainda uma! Falo para os alunos que usei régua de cálculo ninguém sabe o que é isso! Na época quem tinha posses comprava a calculadora HP, quem tinha orçamento mais apertado comprava a Texas. Eu comprei a Texas, em 18 prestações!
A engenharia é uma área apaixonante, você sente a materialidade do que está fazendo?
Houve uma evolução muito grande, melhorou bastante. O mercado está procurando engenheiro civil por ter mais obras. Eu aconselho meus alunos a fazer engenharia, pelo menos tem um leque de opções. A engenharia é uma área que renova, tem um raciocínio, você consegue colocar em prática e funcionar.
Você casou-se?
Casei na época em que me formei, com Maria Helena Sabbag Esteves Carraro, fisioterapeuta, trabalhou muito tempo na área, hoje está na Administração Hospitalar. Trabalha no Hospital dos Fornecedores de Cana. Nesse intervalo já tinha feito teste no CLQ e consegui também aulas de manhã. Tivemos o Ricardo, engenheiro de Computação e a Tatiana professora de ginástica acrobática. Temos duas netas: Valentina e Isadora. Meu genro e minha nora foram meus alunos no Colégio Koelle  de Rio Claro
No CLQ quem fez o teste com você?
Naquela época era o auge! Quem assistiu às minhas aulas foram: Torigoi, Gonçalves, Turcão, Newman, todos os professores da elite. Eu, recém formado, fazendo teste! E graças a Deus tive sucesso. Primeira dávamos aulas para o primeiro e segundo colegial. Após dois anos se tivesse capacidade entrava como professor no cursinho. No CLÇ cheguei a dar aulas para a turma de revisão.
E fazia aquelas “gracinhas” de professor de cursinho?
Com certeza! Umas musiquinhas de física que cantamos para a memorização. Quando fazia aulas de ótica, com meu laboratório que sempre tenho em mãos, fazia uma experiência tinha que ter conhecimento: um raio de luz que viesse paralelo refletia no espelho e passava pelo foco. Então se eu gritasse: “Paralelo” o pessoal respondia: “Pelo foco”! Até hoje quando encontro um ex-aluno pelas ruas ele me diz: “O senhor me fez uma lavagem cerebral eu olho para o senhor penso “Paralelo” e respondo “Pelo Foco”! As formas de memorização faziam parte do cursinho. Eu consegui gravar uma Tabela Periódica. Eu fazia isso brincando com eles. O que fazemos é com eles estimulem o cérebro.
Você pratica esporte?
Pratico futebol, fui da equipe do Oratório do  Pe. Luiz Ignácio Bordignon Fernandes, seleção “A” fazíamos a preliminar do jogo do XV de Novembro. Esse padre era um santo, o que ele fazia por aquele Oratório que na época tinha mais de 300 crianças era impressionante. O que me deixava impressionado era quando íamos jogar a camisa estava perfeita, impecável. Passados muitos anos fui até Araras, onde estava o Pe.  Bordignon junto com o Pe. Modesti. Um dia perguntei ao Pe. Bordignon como ele conseguia aqueles uniformes bonitos. Ele disse-me: “Tinha alguém que gostava do colégio e sempre dava de presente”.  A partir daquele ano passei a levar todo ano um jogo de uniforme ao Pe. Bordignon. Na área de matemática era o Pe. Julio Bersano ele me deu uma prova, na época fui o único que acerteu uma questão, errei a outra, ele considerou a questão inteira e a outra dizendo:me “Você foi o único que acertou essa questão, por isso vou te dar 9,5. Guardei essa prova, encontrei um dia esse padre em Campos do Jordão, disse-lhe que tinha a prova guardada, e ele tinha sido a causa de eu estudar matemática!
Você jogou futebol profissionalmente?
 Quase cheguei ao profissional do XV de Novembro, na época o treinador me disse : “Ou joga futebol ou estuda!” Olhei para ele, devolvi a camisa e disse-lhe: “Vou estudar!”. Comecei a dar aula no CLQ e no cursinho. Em 1984 montamos o Anglo, o Dorival Sudário Bistaco passou o Colégio Industrial Dom Bosco para Anglo. A Rosangela Camolesi dava aulas também. O Colégio é exatamente aonde começou, foi ampliando. Permaneci por quase 30 anos lá.
Você tem um cálculo aproximado de quantos estudantes foram seus alunos?
Chegamos a ter na época 5 classes de primeiro colegial, 250 alunos, mais 4 segundo colegial são mais 200, três terceiros colegiais.150, cursinho 300 alunos cada sala, depois eu dava aulas em Santa Barbara D`Oeste no curso de Engenharia de Segurança da UNIMEP e dava aula no Colégio Koelle  de Rio Claro também. Cheguei a ter a média de 1200 a 1500 alunos por ano. Multiplicando por 30 anos de 36.000 a 45.000 alunos. Os médicos com quem faço exames foram todos meus alunos.
A seu ver, o ensino melhorou ou piorou?
Tivemos uma época, no auge no colégio, tínhamos o livro, material didático e tínhamos laboratório. O professor conseguia mostrar na prática, desenvolver o raciocínio. Havia a reprovação,  o aluno sabia que tinha que estudar.
Isso no ensino estadual?
Isso de forma geral. Após alguns anos surgiu essa aprovação automática. Isso estimula o aluno a não estudar. Os alunos usam a regra do jogo, não estudo e vou passar.
Que tipo de individuo estamos formando?
Eu falo para os meus alunos que temos que nos transformamos em um ser pensante, e isso não estamos formando.  Aquele cubo, chamado internet, fiz uma estatística, fiquei assustado, eles ficam de 6 a 7 horas por dia, na internet!
E televisão?
A televisão não atrai os jovens. Ela atrai mais a classe D, E. Estamos diminuindo o número de pessoas que pensam e isso a televisão fez muito bem.
Uma questão intrigante é que os livros passavam de geração em geração, sempre o mesmo, atualmente material em pacotes lacrados são descartados.
Uma das coisas que nos deixam preocupados são os livros-textos, feitos só para completar. Isso gera no aluno uma instabilidade, se ele falta uns dias na semana, não vai a aula, o seu livro texto fica incompleto. Esse livro-texto não é guardado, é descartável. Fora a didática, o livro-texto é muito grosso, espiral, você não consegue escrever nele por ergonomia. O braço da criança fica muito torto. A régua não corre. Eles não sabem mais usar a geometria, não se usa mais régua. Como é que você quer que um jovem pense se ele está com tudo para completar? Existe uma proposta, o aluno completa, a mãe vê e a escola fiscaliza você. O que salvaria um pouco as escolas seria material de laboratório, o ensino prático. Hoje em uma feira de ciências faz-se caixas de isopor ou papelão, fica artisticamente bonito, mas não para a área de ciências. Com uma caixinha de isopor uma criança pode fazer uma hidroelétrica, usando um dínamo. Faço minha aula prática sobre sistema solar dessa forma. Faço a água ferver com a energia solar. Lembro-me muito bem, de que estacionei o carro, fazendo um percurso mais longo, obedecendo a sinalização interna da faculdade. Outro carro fez o percurso mais curto, na contramão. Um aluno disse-me: “ Professor, o senhor é agente modificador de idéias! Só assisti a aula do senhor porque o senhor entrou de forma correta no estacionamento!”. Quando comecei a dar aulas de Segurança do Trabalho levava profissionais de cada área, levei o Sargento Penedo, Dr. Cassio Negri, Dr.Orlando Meneghini, a aula era dinâmica, real. Vinham alunos de outras classes, lotavam a sala, Treinamento de Brigada de Incêndio, fazíamos simulações de incêndio na Universidade. Foram anos dourados que tive na Universidade.
Tem que ter amor ao que faz?
Tem que ter amor ao trabalho, digo sempre aos alunos, quem inventou a válvula do coração? Foi um engenheiro. Quem inventou a válvula para dizimar com gás os condenados do holocausto na Segunda Guerra? Foi um engenheiro. É uma questão de ética. Quais são seus modelos? Assistiram ao programa “ZZZ” na televisão, ótimo, muito bom. Vão lembrar o nome de todos os artistas. Só que você esqueceu-se do nome de Zilda Arns, médica sanitarista, trabalhando voluntariamente morreu no Haiti. Esqueceu de Piracicaba, nosso querido Walter Radamés Accorsi, esses são nossos modelos. Infelizmente os jovens não selecionam seus modelos de vida. Eu tenho uma resenha do Dr. Isaias Raw, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, foi presidente do Instituto Butantan. Ele tem uma análise muito importante, quando os EUA perderam a iniciativa espacial para a Russia, a resposta foi: “Temos que inovar o ensino nas ciências”. Foram chamados os cientistas da época para analisarem como poderiam mudar as atividades das escolas. Foi quando introduziram os laboratórios. No Brasil, nos anos 70, tivemos através da FUNBEC, do Cescem, formando equipes para os laboratórios, preparar os professores para introduzir nas escolas. Infelizmente isso se perdeu no tempo. As escolas perderam um grande trunfo, poderiam continuar com os laboratórios, voltou-se ao sistema apostilado, que é incompleto, o Brasil esta retrocedendo aos anos 50, temos que voltar para a tecnologia, devemos estimular, hoje vemos um garoto de 14 anos, que conhece profundamente tecnologia da informática e vem com um material didático que não consegue introduzir a motivação para ele.
Qual é o papel da internet hoje?
Hoje eles buscam na internet somente a informação. Tem ferramentas fantásticas na internet, temos que adaptá-la sem perder o livro texto, sem perder o professor que é o modificador de idéias.  Tenho o meu laboratório próprio, adaptei muitas aulas de segurança do trabalho dentro da área de física. Como se combate incêndio. Como se propaga o calor. Mostro o cinto de segurança na parte de física qual é a quantidade de impacto. Consegui nesses 15 anos de Universidade pegar minhas 200 fitas sobre cinto de segurança e transportar isso para a sala de aula. Fazia aula de queda livre no Colégio Koelle  de Rio Claro. Saltava do trampolim de 10 metros de altura para calcular o tempo de queda. Quando o aluno vinha na minha aula ele tinha depois o que discutir. Eu comentava qual é o tempo de reflexo de uma pessoa dentro de um carro. Mandava segurar uma régua entre os dedos, mandava soltar e segurar a régua em 20 centímetros com as pontas dos dedos polegar e indicador, a pessoa segura e solta a régua em 20 centímetros.  É o mesmo tempo reflexo de segurar uma tecla do telefone celular. Ponho a fórmula, explico o que está fazendo e calculo 0,2 segundos cada tecla do celular que ele usar. Você digita no mínimo 10 teclas, são 2 segundos, se você estiver a 10 metros por segundo são 36 quilômetros por hora, se for 30 metros por segundo são 108 quilômetros por hora. Se ligar o celular nessas condições você gastou 60 metros! Sem ver nada! Fora o tempo de percepção! Se estiver desatento o seu tempo varia de 0,4 a 2 segundos para frear o veículo. Dessa forma começo a mostrar ao aluno o que é o tempo. Se gastar mais 1 segundo para parar o veiculo, são 3 segundos, ou 90 metros. A cada aula que dou, procuro tirar exemplos práticos, o aluno transporta para a realidade. Quando o aluno vê para que serve o ensino da física, eles ficam motivados. Esse é o maior prazer da minha vida!
Se um adulto quiser ter aulas particulares de física com você é possível?
Sim, claro, já tive casos assim. Assim como alunos que necessitam de um curso mais avançado para prestar exames específicos.
Você leciona em um cursinho voltado à comunidade?
É um cursinho voltado à rede pública, são 150 vagas, no ano passado tivemos 1.150 alunos inscritos. Funciona na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres é um cursinho pré-vestibular. É um trabalho muito bonito da Prefeitura Municipal de Piracicaba, instituído no mandato anterior do Prefeito Barjas Negri. Para o aluno o curso, o material são gratuitos. Funciona das 19:00 às 22:30 horas. A duração é de um ano, a inscrição é feita no inicio de janeiro, presta o exame, sendo selecionado já tem a vaga garantida. Os professores são renomados, lecionam em outros locais, ali são voluntários. Se você gosta de alguém, estimule. Meu primeiro projeto de engenharia foi para o Seu Francisco. Ele perguntou-me: “Seu Doutor, o senhor faz um projeto para mim?”. Era a primeira vez que me chamavam de doutor na minha vida. Fui ver o local, era em um bairro modesto, terreno caído. Perguntei o que ele fazia, disse-me que era aposentado, tinha problema de coração. Fiz o projeto, aprovei, paguei as despesas. Ele perguntou-me: “-Quanto é doutor?”. Disse-lhe: “Vai ficar caro!”. Ele retrucou: “ Mas o senhor não falou quanto vai ficar!”. Disse-lhe: “ Cada vez que o senhor entrar nesta casa faça uma oração para a minha família!” Tinha um aluno na sala de aula que disse-me: “O primeiro trabalho que fiz como advogado, fiz igual ao senhor!”. Acho que isso é a semente que o professor planta. Essa semana teve uma aluna aprovada em um curso de medicina, através do cursinho dado pela prefeitura. Disse-lhe que a primeira consulta que ela fizesse não deveria cobrar nada. Ela recebeu um ano de aula sem pagar nada. A meu ver, ser professor é a profissão mais nobre do ser humano. Cada vez que dou aula me renovo!
Você acredita que a nossa geração causou danos que os jovens irão consertar no futuro?
A nossa geração estragou algumas coisas, sendo a principal delas a noção de valores, principalmente de ter uma família. Atualmente a família está delegando poderes, não assume mais a responsabilidade.
Diversas vezes já ouvi mães dizendo: “Graças a Deus que as aulas começaram”. Não em tom de brincadeira, mas sim de alivio.
Exatamente! Eu digo brincando que existe mãe-torista e pai-trocínio! Eu tive caso em que o pai perguntou como estava indo o filho dele. Eu perguntei em que sala ele estava, o pai disse: “Bom, ele tem 14 anos, deve estar fazendo o primeiro ou segundo colegial!”Isso é muito triste. Você percebe que a família deixou o poder para a escola, como se falasse: “Estou pagando...então se vire com o meu filho!” Em contrapartida, quando você vê um pai que participa, está junto, o aluno rende mais.

sábado, setembro 08, 2018

NELSON DE OLIVEIRA BUENO


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 02 de junho de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADO: NELSON DE OLIVEIRA BUENO

O advogado e contador Nelson de Oliveira Bueno dá umas pinceladas da história de Piracicaba, uma cidade onde muitos se conheciam e eram conhecidos. Herdou do seu pai uma loja de ferragens na Rua Governador Pedro de Toledo, mas logo viu que tinha vocação para trabalhar com números, e mais tarde também com leis. Ao sabor da sua memória, lembra-se de algumas pessoas, fatos, lugares. Mantém um bom humor elogiável, perspicaz, raciocínio rápido. Como um quebra cabeça, vai contando fatos que se encaixam no grande painel da História de Piracicaba. Nelson de Oliveira Bueno nasceu a 2 de maio de 1925. Do alto dos seus 93 anos mantém o bom humor constante, sem perder a oportunidade de provocar o riso com suas inteligentes, rápidas e inocentes frases, fazendo com que as pessoas ao seu redor tornem-se mais alegres.  Nascido em Piracicaba, a Rua Governador Pedro de Toledo onde seu pai João de Oliveira Bueno era comerciante, proprietário da Casa Bueno, especializada em ferragens, situada nas proximidades do Mercado Municipal, em frente a casa de Inácio Negreiros, entre a Rua D. Pedro II e Rua Rangel Pestana. Sua mãe era Francisca de Mello Bueno.
Quantos filhos seus pais tiveram?
Tiveram 12 filhos, sendo que 5 faleceram ainda muito novos.
O senhor estudou em qual escola?
Um ou dois anos estudei no Grupo Moraes Barros, eu morava perto, na Rua Alferes José Caetano. Depois mudamos para a Rua São João, passei a estudar no Sud Mennucci.
Tive aulas com grandes professores: Demóstenes dos Santos Corrêa, conheci Benedito de Andrade, mas não tive aulas com ele. Jethro Vaz de Toledo era professor do Curso Normal. Tive aulas de química com o músico Erotides de Campos. (Ele era professor de música, mas diz a lenda que forças ocultas o forçaram a transformar-se em professor de química lecionando uma matéria que pouco conhecia, fazendo o máximo para dar o melhor de si).  Erotides de Campos era pardo (afro-descendente), uma pessoa muito boa. Tive aulas com os irmãos Dutra: Archimedes Benedito e João. Eram bons professores. O diretor era Lamartine Coimbra. No Sud Mennucci fiz o ginásio.
O senhor foi trabalhar com seu pai na Casa Bueno?
Fui. Ao lado havia a Casa Guerra de José Guerra, um português, de baixa estatura, usava suspensórios, casado com Mariquinha Guerra. As chamadas “casas de curta permanência” situavam-se na Rua Benjamin Constant, entre as ruas Cristiano Cleopath e São José isso na década de 40. Era a rua do pecado. A cidade foi crescendo, e aquela área foi valorizando-se, empurrando as moradoras para um local mais afastado. Coincidiu de o Guerra ter construído uma série de casas no local denominado Cano Frio para onde essas profissionais da noite mudaram-se e viria a ser transformado na nova zona do meretrício, na rua Silva Jardim substituindo a da rua Benjamin. Quando menino presenciei muitas vezes as idas dessas senhoras que iam negociar em sua loja, pagar aluguel. Há um fato muito curioso: em frente a Casa Guerra, atuando também no ramo de armarinhos, havia a Casa da Paz, de propriedade do libanês Antonio Sallun, irmão de Elias Sallun.
O senhor permaneceu trabalhando com seu pai até se casar?
Exatamente, casei-me com Lourdes Oliveira Bueno na Igreja Matriz de Santo Antonio. Tivemos três filhas: Maria de Lurdes, Maria Lígia e Maria Lúcia.
O senhor assumiu a propriedade da Casa Bueno?
Assumi, mas achei por bem vender a Casa Bueno. Decidi morar em Santa Bárbara D`Oeste. Tinha um amigo que trabalhava em um banco, ele indicou uma empresa de tecelagem, fiquei um bom tempo trabalhando lá. Depois fui morar em São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde quase esquina com a Rua Fradique Coutinho. Fiquei algum tempo trabalhando lá, mas não gostei. Voltei para Piracicaba, estudei contabilidade na famosa Escola do Zanin, próxima ao Cine Politeama. Após formado tinha o meu próprio escritório: Escritório Bueno, situado a Rua 13 de Maio, próximo ao Museu Prudente de Moraes, em frente a Casa do Dedini.
O senhor continuou seus estudos?
Surgiu a oportunidade de fazer o curso de Direito, isso na primeira turma do curso que inicia seus estudos no ano de 1972, na UNIMEP. Cursei a noite. Peguei um ano em que o curso durava quatro anos, na turma seguinte o curso passou a durar cinco anos. Como advogado trabalhava em todas as áreas menos a criminal.
O senhor conheceu o Teatro Santo Estevão?
Frequentei o Teatro Santo Estevão. Foi uma demonstração de ignorância a sua demolição. Diz a lenda que a freqüência, o barulho noturno, a falta de banheiros suficientes que obrigava aos freqüentadores a se aliviarem na parte externa ao teatro, incomodava vizinhos poderosos que moravam nas proximidades. Estes com o aval de pseudo-intelectuais, subornados, apresentaram um projeto de demolição à Câmara Municipal. Estando o prefeito ausente da cidade, em questão de horas aprovaram a demolição e colocaram abaixo um monumento cultural. Eu ia muito ao Teatro Santo Estevão a noite, lá nós tínhamos um clube, no terceiro e último andar. Jogávamos ping-pong.
O senhor conheceu Jacob Diehl Netto?
Conheci! Tinha mais idade do que eu. Foi um advogado muito famoso, político, jornalista, poeta, colaborou no “Jornal de Piracicaba”  foi um dos fundadores do “Diário de Piracicaba”. Presidiu o E. C. XV de Novembro e o Clube de Regatas Piracicaba. Foi consultor jurídico da Prefeitura Municipal de Piracicaba e fez parte da Câmara Municipal. Participou do 1º Batalhão Piracicabano com a esposa e o filho Paschoal, na Revolução Constitucionalista de 1932
Lélio Ferrari foi seu conhecido?
 Conheci Lélio Ferrari, era proprietário da torrefação e moagem do café “Brasil”. Inaugurou o Café Haiti na rua Moraes Barros, perto da Galeria Brasil, onde instalou o primeiro café de máquina da cidade. Foi proprietário do Armazém Brasil, que nos anos 60 se tornou no primeiro supermercado do interior paulista.
Advogado era uma profissão rentável?
Não ganhava muito não. Fiz a faculdade depois de casado, na Rua D.Pedro, no prédio do Colégio Piracicabano, tem um pilar com uma placa onde consta o nome de todos os formandos daquele ano. Havia muitos professores que vinham de outras cidades lecionar aqui.
Lembra-se de Getúlio Vargas?
Meu pai e minha mãe tinham muitas idéias divergentes, a única coisa em que se entendiam bem era na política, quando Getúlio foi candidato eles o apoiaram, logo que ele tomou posse eles se decepcionaram com ele. Quando Getúlio era bom o povo era contra, depois Getúlio ficou ruim o povo resolveu ficar a favor.
Será que é por causa das Leis Trabalhistas criadas por Getúlio?
As Leis Trabalhistas, disciplinando os direitos trabalhistas não foi Getúlio Vargas que fez, foi a época! Essa mudança foi mundial.
A nossa Constituição já foi mudada por oito vezes, qual é a sua opinião?
Não sabiam o que queriam! Até hoje não sabem! Já acompanhei muito a política, nunca quis me candidatar, hoje já não acompanho como antes. Conheci Jânio Quadros pessoalmente, ele vinha à Piracicaba eu subia no palanque. Adhemar de Barros nasceu em Piracicaba, eu era contra ele. A mais espetacular ação da luta armada no Brasil foi anunciada ao resto do mundo pelo capitão Carlos Lamarca, um dos líderes da guerrilha contra o regime militar instalado em 1964. "Depois de uma longa investigação, localizamos uma parte da famosa ‘caixinha’ do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros, enriquecido por anos e anos de corrupção. Conseguimos US$ 2,5 milhões. Esse dinheiro, roubado do povo, a ele será devolvido", disse Lamarca à agência internacional France Presse. Ele se referia a um cofre retirado na sexta-feira 18 de julho de 1969 da mansão onde morava o irmão de Ana Guimol Benchimol Capriglione, que fora amante de Adhemar de Barros, morto quatro meses antes. Conhecida nos meios políticos pelo pseudônimo de Dr. Rui. Na realidade, a guerrilha tinha informações de que o ex-governador deixara oito cofres, mas só conseguiu colocar a mão em um deles. (Depoimento complementado por informações da “Revista Isto É” Edição nº 2527 de 21de julho de 1999).
O senhor conheceu Mário Dedini?
Conheci, ele tinha um filho Armando Dedini, eu tinha um amigo, Antonio Carlos Teixeira Mendes, o Dedini incentivou a viagem dos dois para os Estados Unidos, seu objetivo era que o seu filho conhecesse novas realidades.
O senhor nadou no Rio Piracicaba?
Nadei! Eu freqüentava o Clube de Regatas Piracicaba, cedinho, quando levantava ia para o Regatas. Remava catraia, tinha também um sandolin.
O senhor fez o Tiro de Guerra?
Fiz! Na época ficava na Praça Industrial, onde funcionou o Tiro de Guerra nº 270,
Escola Industrial e Delegacia de Ensino. Na rua do Rosário esquina com a rua Monsenhor Francisco Rosa. Lembro-me do trem da Sorocabana, da Paulista. Com a Sorocabana ia para São Pedro, passear. Com a Paulista ia para São Paulo.
O senhor atuou no fórum da Rua do Rosário esquina com a Rua Prudente de Moraes?
Exatamente, era um prédio imponente.
Havia uma personagem famosa em Piracicaba, famoso pelos exageros verbais que cometia. Muitos senão inverossímeis próximos da inverdade, o João da Curva.
Eu o conheci! Não tinha amizade, mas o conhecia.
O senhor assiste televisão?
Não assisto, ouço um pouco de rádio. Considero a televisão um mal necessário.
Qual é a sua opinião sobre a violência?
É normal, em todo lugar existe. Onde está o homem há violência. Ela se manifesta das mais diversas formas. Explicita ou implícita. O problema é o homem.
No seu tempo de menino o Córrego do Itapeva, que em grande parte está coberto pela Avenida Armando Salles de Oliveira, ainda era a céu aberto?
Era tudo a céu aberto! Havia uma nascente, próxima ao Seminário Seráfico São Fidelis chamado de Olho de Nhá Rita. Quando era criança entrava no Itapeva, a água era limpa, tinha peixinhos que pegávamos. No Rio Piracicaba, um dia estava nadando quando um redemoinho que existe no local chamado Poção, estava me levando para o fundo, meu primo Vladimir me puxou, ou eu teria morrido.
Era moda quadrar jardim.
Quadrei muito jardim.
Arrumou bastante namoradas?
Namorava bem! Tenho uma coisa comigo, levo tudo na brincadeira. Conheci muita gente: Tuffi Elias, José Cançado, Haldumont Nobre Ferraz, os proprietários da famosa Livraria Brasil: Ari, Oswaldo. Tinha um amigo Jorge Brasil Caruso, faleceu repentinamente. Conheci Jorge Coury, advogado, seu irmão, Raul Coury, Pedro Cobra, proprietário da CICOBRA. Doutor Noedy Kràhenbühl Costa, advogado muito conhecido na cidade: um gênio em linguagens antigas e modernas, culto, autor de muitos artigos para o "Jornal dePiracicaba. Marcos Toledo Piza, Salvador de Toledo Piza Júnior.  Conheci muitas pessoas. Havia uma farmácia famosa, a São Luis, ficava na Rua Governador Pedro de Toledo, ao lado de um posto de gasolina na Rua Prudente de Moraes. Conheci Monsenhor Rosa, tem um fato muito engraçado que aconteceu com ele. Naquela época os padres usavam batina. Tinha um cego sentado na calçada pedindo esmola. Sem dizer nada ele deu-lhe uma moedinha. Grato o cego disse-lhe: “-Nossa Senhora do Bom Parto a proteja”. O cego havia confundido a batina com vestido. Quando o Monsenhor Rosa ia organizar procissão determinava a posição das Filhas de Maria.
Qual era a padaria da sua preferência?
A INCA que ficava na Rua Governador Pedro de Toledo. A AVA- Auto Viação Americana tinha um ponto de venda de passagem e ponto de partida e chegada de ônibus na Rua Prudente de Moraes, em frente a Praça José Bonifácio. Piracicaba não tinha rodoviária ainda. Ao lado ficava a Padaria Vosso Pão.
 

NILDA BORGES VIDAL


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 26 de maio de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADA: NILDA BORGES VIDAL
 
Nilda Borges Vidal é nascida a 12 de março de 1938, no município de Barretos, mais propriamente em um sítio, filha de Marcondes Borges da Silva e Laurentina de Azevedo Borges que tiveram 14 filhos, sendo que três faleceram com pouco tempo de vida.
Qual era a atividade do pai da senhora?
Ele herdou da minha avó um cafezal, a mãe dele tinha uma fazenda muito grande.
A senhora trabalhou no cafezal?
Trabalhei! Tinha uns 10 anos de idade já apanhava café. Puxava os grãos da vara (galho), saia os grãos e com uma peneira embaixo onde eles caiam. Quando a peneira está cheia, você separa o joio do trigo. O trigo é o café bom. Tirava folhas, ciscos, e algum grão de café inservível. Ao abanar a peneira já é feita a separação. ( Da. Nilda faz gestos de quem está levantando e abaixando uma peneira, abanando).
De que cor é o café quando é apanhado?
É vermelho. O desenvolvimento do fruto exige cerca de seis meses e, quando maduro, tem uma cor vermelho profundo e é conhecido como "cereja". Após a colheita no campo, possui certa umidade, que irá variar de acordo com o estado de maturação sendo necessário fazer sua secagem para que não ocorram fatores que venham a prejudicar a qualidade do produto. Nós usávamos o processo mais comum de secagem que é feito em terreiro exposto ao sol para retirar a umidade dos grãos. O tempo de secagem poderá variar de 8 até 30 dias de acordo com o tipo de café, terreiro e condições climáticas. Todas as noites, porém, são juntadas e cobertas com lonas para protegê-las do orvalho, pois a umidade neste estágio seria prejudicial. No dia seguinte, esparrama-se o café somente quando o orvalho do terreiro já tiver evaporado. Quando o café está totalmente seco, a película externa torna-se quebradiça e pode ser removida facilmente. Cada arbusto produz anualmente até um quilo e meio de café, depois do quarto ou quinto ano. Os cafeeiros podem produzir até os 100 anos de idade, mas seu período mais produtivo vai do 5º ao 50º ano. A folhagem é de um verde escuro brilhante. As flores são pequenas em formato de estrelas, perfumadas, e crescem em cachos. No meio do cafezal plantávamos melancia, que é rasteira, pé de mamão. Para o uso em casa, os grãos de café que tinham ficado secando ao sol eram colocados em um pilão de madeira e socados. Coava em uma peneira e deixava o café limpo. Eu mesma muitas vezes soquei café no pilão. Depois esse pó era torrado. O artefato era feito de metal e madeira, em formato esférico, movido por uma manivela, que girava lentamente os grãos, em movimentos circulares, para evitar que eles ficassem queimados; além de garantir uma torra uniforme. O recipiente esférico que tinha contato com o fogo, era ligado à manivela em aço, que ao final dela tinha uma proteção madeira, que o fazia girar. A proteção era de madeira para proteção das mãos de quem a movia. Minha mãe já sabia a hora que estava pronto, dava um aroma delicioso. Após torrado era guardado em uma lata. Todo dia quando ia fazer o café moía os grãos em moedor próprio para moer café. Lembra um pouco uma máquina de moer carne. Tenho um tio, Augusto, que mora na região de Olímpia, ainda usa esse processo para consumo próprio. As melancias e os mamões muitas vezes nós consumíamos na própria roça.
E para tomar água?
Levávamos moringas que ficava na sombra, a água fresquinha. Tínhamos uma plantação de arroz, feijão, quanto algodão eu apanhei! Apanhava e punha em um balaio. Eu trabalhava com uma égua chamada Bainha, com ela arava a terra.  O pessoal dizia ao meu pai em tom de admiração: “ A Nilda é o filho homem que você não teve!”. Isso porque eu trabalhava como um adulto, isso aos 15 anos. Sempre ajudei muito o meu pai. Sempre comi de tudo.
A senhora estudou no período em que morou no sítio?
Estudei! Na Fazenda Cachoeira da minha avó e na Fazenda Lagoinha que era do meu tio, os meus pais mudaram várias vezes de residência, sempre em busca de progresso. A minha avó paterna chamava-se Ana, mas todos a chamavam  de Donana. Nunca a chamei de avó e sim de madrinha. O meu avô materno chamava-se Nestálio. Não conheci meu avô paterno e nem a minha avó materna. Eram todos brasileiros. Fiz o primeiro ano primário na Fazenda Cachoeira, as professoras eram terríveis! Tinha uma régua de bambu, eu estava na classe “A” que era a melhor. Um dia baixei a cabeça na carteira, a professora bateu com a vara na carteira, levei um tremendo susto. Ela chamava-se Taís. Você vê como foi tão marcante que não esqueci nem o nome da professora. Nessa escola estudei o segundo ano. No ano seguinte mudamos para a Fazenda Lagoinha, Meu pai fez um armazém na beira da estrada. Tinha campo de bocce. Ao lado da nossa casa era a escola, em seguida a igreja. Nessa escola estudei o terceiro ano. Era um vilarejo. A minha professora precisava de alguém que a ajudasse em casa. Eu tinha uns 10 anos. Sai da escola e fui trabalhar como empregada doméstica. Lá eu trabalhei até o meu pai mudar com a família para outro lugar.  
Foram morar em que local?
Fomos para São José do Rio Preto. Continuei trabalhando como empregada doméstica. Éramos pobres. Meu pai tinha conseguido comprar uma casa. Algum tempo depois mudamos para Barretos.
Foi lá que a senhora conheceu o seu futuro marido?
Eu tinha uma prima, de nome Batista, era comum chamá-la de Tita que morava em São Caetano do Sul, foi em casa e disse-me: “Nilda, eu vou para São Paulo, você quer ir comigo?”. Disse-lhe: “Lógico!” Eu queria fazer a minha independência, ter uma renda melhor, e tinha a curiosidade de conhecer São Paulo. Pedi para o papai, ele disse-me: “-Você não vai! São Paulo é perigoso! Só se você pedir para a mamãe, se ela deixar também deixo.” Mamãe era a mãe dele. A Ana, fazendeira. Minha avó morava do outro lado de Barretos. Eu fui imediatamente até lá a pé. Disse-lhe “Madrinha, a senhora me deixa ir para São Paulo?” Ela respondeu “-Minha filha, lógico que eu deixo! Quem sabe você não encontra um bom casamento por lá?” Eu estava com 18 anos. Abracei-a, ela ficou feliz, anteriormente eu tinha tido um namorado que não era a pessoa certa. Viemos para São Paulo, de trem, fiquei na casa dela, no sábado fomos ao cinema, estávamos minha prima Tita, eu, suas filhas de 11 e 12 anos. O filme era impróprio para a idade delas. No cinema seguinte também o filme era proibido. Fomos ao Cine Lido, isso em São Caetano do Sul. A Tita disse que ia comprar os ingressos, para esperarmos ali mesmo na ante-sala do cinema. Nisso eu vi um moço comprando um ingresso, falei para a minha prima: “-Vou namorar esse moço!”. Eu sempre fui muito brincalhona. Quando ele virou nossos olhares se encontraram! Nessa época, antes de entrar para assistir o filme, havia uma sala onde as pessoas ficavam esperando o horário de inicio do filme. Eu olhava para ele, ele olhava para mim. Na hora de entrar ele fez um movimento de cabeça, significando afirmativamente, eu correspondi com o mesmo movimento. Ele sentou-se ao meu lado e permanecemos juntos por sessenta anos.
Qual era o nome dele?
Meu marido chamava-se Divino Vidal. Ele era divino, maravilhoso de corpo e de alma. Inteligente. Não havia uma pessoa que não gostasse dele. Ele era muito bom. Uma benção de Deus. Casamos no dia 18 de maio de 1960 em Barretos. Só que era do tipo “machão”. Nunca mais nos separamos.
Qual era o trabalho dele?
Ele trabalhava em uma retífica de motor a diesel. Era especialista em motores a diesel. Levantava as cinco horas da manhã para ir de trem até o local de trabalho.
A senhora trabalhava?
Não! Ele dizia: “Mulher minha não trabalha”. Com o passar do tempo, de tanto a minha sogra falar com ele, acabou permitindo que eu comprasse uma máquina de costura Singer. Eu tinha aprendido a costurar quando morava em Barretos. Durante o dia eu trabalhava como cozinheira em uma casa e a tarde, lá pelas 3 horas, começava a aula.
A senhora deve cozinhar bem?
Cozinho muito bem, graças a Deus! Não essas comidas modernas, mas a tradicional sei fazer com muita habilidade. O ritmo de vida das mulheres atualmente faz com que elas comprem o alimento pronto. E há uma grande diferença no sabor, na composição dos alimentos feitos em casa e em escala empresarial.
Vocês tiveram filhos?
Tivemos três: Ezilda, Elisabete e Divino Vidal Júnior.
O seu marido continuou na mesma empresa?
Além de trabalhar na retífica o meu marido, foi jogador de futebol, jogava no Cerâmica São Caetano Futebol Clube, era um homem bonito, quando ele teve uma filha o pai dele disse-lhe: “-Você vai sustentar sua família como? No futebol você não ganha nada, você joga porque gosta”. Ele então parou de jogar. Como ele era um bom mecânico diesel, muito dedicado, alguém da Cofap viu o seu trabalho e levou-o para trabalhar na Cofap Companhia Fabricadora de Peças. Passou a ganhar mais, entrar um pouco mais tarde.
Como a costura entrou em sua vida?
Desde criança eu sempre gostei muito de costurar, e a minha mãe com essa filharada toda, costurava para nós. Eu era pequena e dizia: “Mãe, dá a tesoura!” Minha mãe mandava eu ir brincar. Eu disse-lhe: “Quando eu crescer vou trabalhar tanto na máquina que a senhora vai ter que levar água para mim!”. Quando eu estava grávida da minha primeira filha, minha sogra e eu fomos juntas e compramos a máquina de costura. Fiz roupa para uma cunhada, para outra, fazia para mim, camisa para meu marido, Após um ano mudamos, fomos morar no Bairro Marlene, em São Caetano do Sul, moramos ali por 19 anos. Compramos uma casa na Rua Marlene, 713 em São Caetano do Sul. A casa precisava ser reformada, era um terreno de 450 metros quadrados. Reformamos ela todinha. Nessa época meu marido tinha um bom salário. Morei 38 anos nessa casa.
Quando a senhora começou a pedalar a máquina de costura?
Pedalei pouco tempo! Mandei adaptar um motorzinho na máquina! As roupinhas da minha primeira filha eu que fiz. Casaquinho de tricô, as roupinhas eram feitas de um paninho macio,
A sua fama como boa costureira logo se espalhou?
Após ter as minhas duas filhas, passei a ser costureira profissional, tinha uma moça que morava perto, chamava-se Rita, disse-lhe que costurava, ela achou ótimo. Um dia ela veio com um lenço grande, disse-me: “-Nilda, eu vou para a praia, você faz um vestido desse lenço?”. Eu fiz, estilo “Tomara que Caia”. Ela amou. A freguesia foi aumentando, eu ia guardando o dinheiro. Meu marido não sabia que eu costurava. Não tinha geladeira, não tinha televisão. Mas era muito feliz! (Dona Nilda emociona-se ). Arrumei uma menina para brincar com as crianças e eu poder costurar. Eu costurando e ganhando dinheiro. Um dia disse a ele: “- Olha o que eu ganhei!”. Ele disse-me: “- Onde você ganhou isso?” Disse-lhe; “Costurando!”. Expliquei que desejava ajudá-lo. Enfim o convenci e ele concordou. Tinha uma cliente chamada Marli, dona de uma empresa, toda semana eu fazia um vestido para ela. Eu ia até a Tecelagem Vânia, trazia a amostra do tecido, ela escolhia, eu ia lá, ganhava no pano e na confecção.
Como a senhora criava o modelo do vestido?
Eu tinha uns figurinos, mas geralmente as clientes não gostavam de ver. Eu criava, nasci para isso. Até hoje tenho vontade de criar, costurar.
A senhora desenhava o vestido?
Desenhava, mas não como estilista. Fazia um risco do meu jeito. Tirava a medida, fazia o molde, fiz o Curso Vogue em Barretos, com a mesma professora fiz o Curso Prático. Eu fazia o molde da frente e das costas em um molde só. Rendia tempo e papel.
Quanto tempo a senhora demorava em fazer um vestido?
Depende. Do tecido, do modelo. Na segunda–feira eu cortava na terça-feira eu armava os vestidos, cheguei a fazer 10 vestidos por semana. Sozinha. Ai eu arrumei uma moça para churiar, não havia máquina Zig Zag ainda. Fazia barra de vestido a mão, Saia Godê Guarda-Chuva, que agora voltou a moda. O meu vestido de noiva eu mesma fiz. Eu fazia vestido para casamento, vestido para madrinha, de noiva. Só de criança que eu nunca gostei de fazer, só fazia para minhas filhas. Trabalhava com costura fina.
Quais eram os tecidos mais usados na época?
Tafetá, organza, linho, seda, algodão também. Eu ia na Tecelagem Vânia e comprava. Nessa época as moças faziam de tudo para ficar com a cintura fina, tinha umas moças que até  usavam corpete. Eu tinha que seguir a moda. Fazia o vestido Godê Guarda-Chuva ficava exuberante, muito bonito. Algumas moças tomavam vinagre para emagrecer! Costurei por 35 anos, parei por aconselhamento médico, tinha muita dor no pescoço. Tenho desgaste nas vértebras.
Suas filhas gostam de costurar?
Não, nenhuma das duas.
O seu marido aposentou-se com quantos anos?
Aposentou-se com 45 anos. Chegou em casa, pegou meu filho no colo e disse: “-Papai aposentou-se!” Eu disse-lhe: “Parabéns que você conseguiu aposentar-se, mas só que com essa aposentadoria não vai dar não! Temos que trabalhar!” As crianças eram adolescentes.
O que ele fez?
Foi trabalhar na empresa de Evaristo Comolatti, fundador do Grupo Comolatti. Lá ele ganhou uma perua para trabalhar, permaneceu lá até 60 a 65 anos. Ai parou de vez. Nossos filhos casaram, a casa era grande, tinha que dar manutenção. Meu marido era muito católico, dava palestras. Vendemos a casa e compramos um apartamento no Bairro Nova Gerty em São Caetano do Sul. Após oito anos meu marido faleceu. Fiquei mais dois anos no apartamento. Através da Maria Fornari, amiga da minha filha, mudei para Piracicaba, estou amando!

ROSA MARIA FURONI


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 19 de maio de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:

http://www.teleresponde.com.br/ ENTREVISTADA:ROSA MARIA FURONI

 

 

 

 

O Escritório Experimental "Dr. Geraldo Bragion"; Juizado Especial Cível (JEC) com Cartório Anexo e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) são três setores de prática real coordenados pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o Escritório Experimental difere por ser direcionado à comunidade carente. O JEC e o Cejusc funcionam por meio de convênio entre a Unimep e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), vinculados aos tipos de ações encaminhadas. A prática leva à perfeição e na Unimep, o trabalho realizado no Núcleo, permite que os alunos do curso de direito coloquem em prática a teoria das disciplinas e ajudem a comunidade.

Rosa Maria Furoni é professora orientadora do Escritório Experimental. Dinâmica, ágil, com sua liderança natural, recebe e atende, pessoas carentes, onde de forma clara e delicada orienta àqueles que buscam justiça, são pessoas de parcos recursos, e geralmente de estrutura familiar fragilizada. Os alunos, orientados por ela, desenvolvem a tarefa, sob o seu olhar atento e prestativo.

O Escritório Experimental atende só a parte cível? 

O Escritório Experimental atende tanto o cível como o criminal. O cível, onde atendemos em sua maioria dos casos Direito de Família, é de responsabilidade do Professor Rui Pereira Barbosa e minha, na parte penal o  Professor José de Medeiros, é o professor orientador da parte criminal.

Há algum padrão de renda para a pessoa ser atendida?

O Escritório Experimental é como a Defensoria Pública, o usuário pode ter renda máxima de até três salários mínimos. Diferente do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) que qualquer pessoa, com qualquer rendimento pode utilizar-se desse setor. É feito um pedido, marcada uma audiência, saindo o acordo é marcado pelo juiz e tem força executiva. Vale como se fosse uma sentença. Um acordo judicial. A assistência judiciária da Unimep existe há mais de 40 anos.

Os custos são por conta da Unimep?

A Unimep arca com todas as despesas: professores, materiais, funcionários, instalações, manutenção. Em contrapartida ela reverte aos alunos as vantagens de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula sem contar os benefícios aos usuários. Este estagio faz com que o aluno saiba como é realmente a advocacia, aqui o aluno consegue fazer atendimento, orientar, fazer uma petição inicial, fazer procuração, declarações, acompanhar as audiências, verificar como é o posicionamento na sala do juiz, como é o acompanhamento do processo até a sua sentença. Se houver a necessidade de recurso também apresentar esse recurso, no TJ, no STJ, o aluno sai com uma bagagem de como é advogar.

De certa forma é como a residência médica para o formando em medicina?

A residência obedece a regras, aqui o aluno vai saber como fazer o atendimento, como direcionar, fazer a inicial.Buscar  os fatos jurídicos, as normas que o Direito pede.

O formando verá que o que estudou é muito importante.

E que a realidade é dura e crua! Enquanto o aluno tem a teoria na universidade, na prática ele verá o que é realmente exercer a profissão.

O publico que é atendido em boa parte é composto por pessoas carentes?

Exatamente! Algumas vezes o problema tem origem na composição familiar, ou seja, a raiz do problema são causas diversas de infra-estrutura familiar, econômica, social, cultural.

Ao final do dia você sai satisfeita, cansada, “carregada”?

Você sai cansada, carregada porque muitas vezes você absorve o problema para si.  Não os levar para casa é um ponto importante, você tem que trabalhar consigo para não levar os problemas vivenciados aqui. Há muitos casos que causam uma profunda comoção, penso no que posso fazer para ajudar. Às vezes estamos de mão atadas. Muitas vezes as pessoas trazem uma sobrecarga de sentimentos, necessidades. Isso tudo tem que ser trabalhado pelo profissional, para que tenha estrutura e tentar ajudá-los. Controlar a própria emoção.

Como um médico que se perder o autocontrole diante uma situação inusitada pode colocar em risco o sucesso de uma cirurgia?

O advogado tem que controlar suas emoções, se perder o controle talvez não faça uma defesa como seria necessária. Perder a linha técnica em decorrência da emoção. Deixa de ser advogado e passa a ser parte. Não pode misturar as coisas, de forma alguma.

Como é a relação do Núcleo com as autoridades?

Somos bem vistos, respeitados, é um serviço que a Unimep presta à comunidade, é muito importante, necessário. Muitas vezes as pessoas que buscam o Escritório Experimental não tem onde se apoiarem. É o último recurso dessas pessoas. Aqui eles sabem que irão ser atendidos.

Quantos alunos estão realizando trabalhos no Escritório Experimental?

Existe uma divisão: O Escritório Experimental tem X alunos, o Juizado tem Y alunos, o Cejusc Z alunos e existem os conveniados. Em média 10 alunos por dia. Já preenchem o espaço físico de que dispomos.

Rosa você nasceu em que cidade?

Nasci em Piracicaba, no bairro da Paulista, a Rua José Ferraz de Carvalho, esquina com a Rua Alferes José Caetano.Minha mãe não foi à maternidade. Nasci em uma casa em forma de castelo.

Você nasceu no famoso castelo que havia na Rua Alferes

Nasci! Era de propriedade da família Sabino. A minha avó, Anita Cizilin Pandolfo morava na Sociedade Italiana, havia um busto de Mussolini no jardim da frente da Sociedade. Na época da Segunda Guerra Mundial pegaram esse busto e levaram para enforcar na Praça José Bonifácio. Isso minha mãe me contava.

Como era esse castelinho?

Era uma casa muito grande, tinha porão, parte superior, em forma de castelo. Com todos os detalhes. Eu não tinha nascido ainda quando a minha avó começou a trabalhar, lá mesmo, constituindo uma creche em conjunto com Branca de Azevedo, ficava na parte de baixo da casa. Na entrada da porta principal da casa tinha um jardim, havia um repuxo,   (construção para a condução da água que sai em jato contínuo), uma escadaria, era maravilhoso! Entrando havia uma sala, quatro quartos, sala de jantar, cozinha com fogão a lenha, a casa era muito grande, morávamos nós, minha avó, meu tio José, minha tia Maria Lúcia. Esse castelinho era um universo maravilhoso.
Qual é o nome dos seus pais?

Minha mãe é Maria de Lurdes Pandolfo Furoni, meu pai José Furoni. Tiveram seis filhos: João, Ângela, Rosa, José, Ana e Luiz. Nasci a 7 de novembro de 1959.

Você freqüentava a Igreja dos Frades?

Freqüentava a Igreja dos Frades e o Colégio Assunção onde ia brincar no jardim muito bonito que existia lá. Eu era muito feliz lá! Andei de bonde! Fiz a primeira comunhão na Igreja dos Frades, em períodos sacro-festivos, era comum a menina vestir-se como anjo, inclusive com asas. Eu fui uma delas! Fui anjo! Lembro-me do tapete vermelho que ia da entrada da igreja até o altar, era por onde as noivas passavam. Eu ia assistir aos casamentos! Tinha cinema, teatro no salão de festas da igreja.

O curso primário você estudou em qual escola?

O primário eu estudei no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, o ginásio estudei no Jorge Coury, onde tive aula de português com Da. Conceição, aulas com Da. Arlete, lembro-me da Da. Margarida, José Salles. Lembro-me da Da. Alcina, do Prof. Argemiro Ramos, sua esposa Profa. Jandira, eu adorava-a. Lembro-me da biblioteca, hasteamos muitas vezes a bandeira nacional cantando o hino nacional. O prédio era ao lado da Igreja dos Frades, existe até hoje. Conclui o colegial no Dom Bosco da Cidade Alta. Comecei a trabalhar, fui vendedora da Ultralar, ( Uma das gigantes da época). Trabalhei nas Casas Buri, (Uma das mais famosas em todo Brasil). Eu resolvi que tinha que trabalhar, meu pai era caminhoneiro. Quando eu era criança subíamos na carroceria do caminhão e meu pai nos levava para passear, era uma delicia! Minha mãe era professora.

Qual foi seu próximo trabalho?

Tarbalhei na Colina Mercantil de Veículos S/A, com seguros. Fui para a Usina Santa Helena, para ser secretária da Diretoria de Produção. O pessoal gostou muito de mim, decidiram levar-me para uma entrevista, na Usina Bom Jesus. Em 1982 comecei a fazer a Faculdade de Direito, tive que interromper os estudos até 1988 quando voltei a estudar, por razões  de saúde, interrompi novamente, e em 1996 voltei para a faculdade. Me formei em 2000.

Você escolheu essa área de Direito por algum motivo especial?

Sempre gostei muito de artes cênicas, de teatro, música, meu sonho era ir para São Paulo fazer artes cênicas. Só que diante das condições na época, isso não era possível. Foi quando me encontrei no Direito. Em minha opinião todo mundo deveria estudar Direito, para conhecer os seus direitos. Tem muitas pessoas que não sabem o que é uma Constituição.  

Você é a favor de já no ensino básico iniciar noções de direito, de forma lúdica?

Há a necessidade de desenvolver a consciência de cidadão. Logicamente de acordo com sua faixa etária.

Infelizmente, muitos desenvolveram a consciência de seus direitos, mas não desenvolveram na mesma proporção a consciência dos seus deveres.

Acho que é exatamente isso, eu questiono se as noções de direito e deveres  deve ser já ministrada no curso primário.
A seu ver a escola particular que colocar o ensino de básico de Direito como matéria complementar (além do currículo oficial) ela pode captar mais alunos?
Eu acredito que sim!
Muitos pais preocupam-se que seus filhos aprendam artes marciais. Isso é muito saudável e louvavel. Porém nem todos lembram-se da frase autor inglês Edward Bulwer-Lytton "A caneta é mais poderosa que a espada" .
Concordo plenamente, muitos conflitos graves podem ter solução racional, conforme estabelece a Lei.
Após você formar-se em Direito foi advogar?
Formei-me, sai da Usina, e fui convidada a trabalhar como gerente administrativa de uma Factoring (Atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo).Eles me autorizavam a trabalhar no escritório deles quando eu tivesse necessidade. Havia uma vaga na monografia da Unimep, fui admitida e entrei na Unimep em 2001. Como funcionária. Trabalhei na Coordenação de monografias com o Prof. Rolim e com o Prof. João Miguel que era da prática processual. Meu horário na Unimep era pela manhã e a noite, a tarde eu trabalhava no meu escritório. Em 2007 tive a oportunidade de vir para o Escritório Experimental, que na época funcionava de manhã, a tarde e a noite. Eu ficava no período da noite. Foi extinto o período da noite, passei a ficar no período da tarde no Escritório Experimental. Fiz o mestrado, pediram que eu fosse professora em tempo integral. Fiz o concurso e estou aqui até hoje! Sou Conciliadora Judicial pela Escola de Magistratura. Fui uma das primeiras conciliadoras.
O brasileiro sempre teve o habito de opinar, discutir futebol. Tínhamos milhões de “técnicos” de futebol. Houve uma migração para a área do Direito após a Operação Lava-Jato? Ou seja, hoje temos milhões de “magistrados”?
Acho que a Operação Lava-Jato trouxe a tona, inúmeras situações irregulares que aconteciam em todos os setores, de uma forma mais discreta. Trouxe a conscientização da realidade à todas as classes.
Isso trouxe um pouco de glamour ao operador do direito?
Um pouco! Principalmente a alguns que a mídia expõe mais.
Pessoas mais maduras, a seu ver, devem estudar?
Nunca é tarde para fazer qualquer curso. Nunca é tarde para estudar. As portas sempre estão abertas para o conhecimento. Você tem que se reinventar, e estudar é uma das formas.
Rosa o que é Deus?
Deus é uma força maior. Eu tenho a certeza de que Deus existe. Fui até o Vaticano. Estive no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
Você tem algum hobby?
Adoro viajar! Gosto muito de ler. De uma boa música, minha preferência é por MPB e músicas clássicas
Você tem algum livro escrito?
Tenho um capítulo de livro escrito. Sobre os Refugiados Ambientais. Como fiz o Mestrado em Direito Internacional, os Refugiados Ambientais são aqueles que em decorrência de catástrofes não tem os direitos que são dados aos refugiados de guerra.
Refugiado ambiental pode ser como do caso Samarco?
Exatamente!

 

domingo, setembro 02, 2018

CLÉIA MARIA DA LUZ RIVERO


PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 10 de abril de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADA: CLÉIA MARIA DA LUZ RIVERO


 

A Secretária da Educação do Município de São Pedro, Profa. Dra. Cléia Maria da Luz Rivero elegeu a Educação como seu objetivo profissional. Foi uma escolha muito acertada do prefeito desse município paulista, Hélio Donizete Zanatta, para compor a sua equipe administrativa. A Professora Cléia ao longo dos anos acumulou larga experiência em formular e desenvolver projetos educacionais de ampla escala. Os resultados estão aparecendo a olhos vistos. Quando muitos brasileiros concluem que sem formação educacional o país não se desenvolve, prefeituras sofrem com dificuldades de verbas para a educação, a cidade de São Pedro, sob a dinâmica e competente administração na área educacional, dá o exemplo de como superar dificuldades.   
A senhora é natural de São Pedro?
Nasci a 10 de maio em Quarai, situada no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, atravessando o Rio Quarai situa-se a cidade de Artigas, Departamento do Uruguai. Meus pais tinham propriedade em Quaraí, depois meus pais mudaram-se para Santana do Livramento também fronteira com outra cidade do Uruguai: Rivera. Sou filha de João da Luz Filho e Hulda Rosa da Luz que tiveram os filhos: Cléia, La-Hire, João Antonio e Rosa Maria.
 
                                                      MUNICIPIO DE SÃO PEDRO
 
 
A senhora realizou seus primeiros estudos em que cidade?
Sempre em Santana do Livramento. Quando mudamos de Quarai eu não tinha idade escolar. Comecei os meus estudos em Santana do Livramento.






SANTANA DO LIVRAVENTO RS PRAÇA GENERAL OSÓRIO FRONTEIRA COM RIVERA NO URUGUAI
A senhora lembra-se do nome da sua primeira professora?
Lembro-me sim! Madre Joana! Eu estudava no colégio das Irmãs Teresianas. Era uma escola muito grande das Teresianas, uma irmandade católica que só tinha em três lugares no Brasil: Em Santana do Livramento  por terem vindo do Uruguai; uma escola em Porto Alegre e outra no Rio de Janeiro. Lá estudei desde o jardim da infância até me formar na Escola Normal, concomitantemente com a Escola Normal fiz também o Curso Científico. Fiz os dois curso hoje considerados de ensino médio. Estudava o dia inteiro. Desde pequena eu queria ser professora!
A senhora casou-se?
Casei-me em Livramento com um moço de Quarai: Carlos Roberto Rivero. Por acaso nos encontramos na juventude, em uma festa, namoramos por quatro anos. Tivemos três filhos: Martha Helena, João Miguel e Paulo Roberto. Fruto dos dois filhos, cinco netos.
Qual é a profissão do seu marido?
Ele sempre trabalhou com comércio. Quando viemos do Rio Grande do Sul para Piracicaba foi em função do seu trabalho: couro e artefatos de couro. No Rio Grande do Sul ele trabalhava com curtume e couros, junto com meu pai, inclusive exportavam tapetes, depois meu pai aposentou-se, fechou a empresa, o Roberto passou a trabalhar com uma empresa que se chama Fasolo S/A, ele foi escolhido para vir para São Paulo, para trazer a grife de artefatos de couro, cintos e carteiras. A marca Fasolo não tinha  em São Paulo, foi ele quem introduziu essa grife no Estado de São Paulo. Achamos por bem instalarmo-nos em Piracicaba, eu já tinha bastante conhecimento com o pessoal da UNIMEP, desde quando residíamos no Rio Grande do Sul. Era também uma forma para que eu continuasse meus estudos. Nunca parei de estudar. Eu vim de lá com 15 anos de carreira como professora do Estado, já tinha sido diretora e supervisora de ensino. Isso foi em 1982. Chegando aqui, já nos instalamos, ele começou a prospecção de clientes no Estado de São Paulo, eu mandei meu currículo para a UNIMEP, eu já tinha sido professora universitária no Rio Grande do Sul, dali a 15 dias o Reitor Professor Elias Boaventura mandou me chamar. Disse-me “- Professora eu vi o seu currículo, quero convidá-la para assumir a coordenação pedagógica do Colégio Piracicabano, estou sem coordenadora”. Ele estava 6 meses sem coordenadora. Disse-me: “O Colégio comporta muitos alunos, no momento temos só um decréscimo de alunos. Estamos com menos de seiscentos, vou confiar à senhora para fazer uma campanha para esse alunato crescer”. Disse-lhe: “Reitor, venho do Rio Grande do Sul, não vou negar a minha experiência de 15 anos, tanto de sala de aula como de coordenação, direção, supervisão. Mas preciso me ambientar, venho de um Estado diferente de São Paulo. Creio que há muitas questões, tenho que primeiro me atualizar.”. Ele disse-me: “-Não! Sei que vai dar certo! A senhora pode começar já!” Isso foi no comecinho do mês de fevereiro, comecei levando o professorado para o planejamento deparei-me com algumas coisas que aqui nem havia sido lançadas, na escola fundamental e de ensino médio. Tinha muitos cursos profissionalizantes no colégio. A primeira recomendação que o Reitor me deu foi: “-Faça um regimento comum da escola. Novo. A diretoria de ensino está pedindo e nós precisamos renovar”. A minha primeira dedicação foi arrumar a documentação da escola, depois me dediquei ao pedagógico e trabalhei por dois anos e meio como coordenadora lá. Quando saí tínhamos 1080 alunos!
A senhora saiu e foi para onde?
Fui para a UNIMEP! Para o Departamento de Ciências Humanas. Eu já estava fazendo o meu mestrado em Educação nessa época. Estava quase para defender a minha dissertação, quando fui chamada pelo diretor, perguntando-me se eu não queria assumir algumas aulas na sua área, na área de política educacional, de didática geral específica para os alunos. Das licenciaturas ou da pedagogia. Com isso sai do Colégio e fui para a UNIMEP, onde fiquei por 25 anos, como professora, lutando pela educação, sempre com a formação de professores. Trabalhei nas licenciaturas, no Curso de Pedagogia, na Pós-Graduação em Educação, isso depois que completei meu doutorado. Sou da primeira turma de doutorado da UNIMEP. Isso foi em 1996. A educação é a minha paixão, eu acredito ainda na educação. Acho que esse País no dia em que acreditar na Educação e colaborar para que os municípios possam fazer uma educação de qualidade, é através da Educação que o País irá se salvar. Não acredito em mais nada. Só na Educação!  
O título de cidadã piracicabana e são-pedrense já lhe foi concedido?
Ainda não! Nenhum dos dois! Recebi uma moção da Câmara de São Pedro.
Quantos livros foram escritos pela senhora?
Publicados tenho três livros, técnicos, na área da educação: “Interfaces da Gestão Escolar”; “Formação Profissional dos Educadores”; “Formação do Professor na Sociedade do Conhecimento”
A senhora assumiu como Secretária Municipal da Educação de São Pedro quando?
Foi em março de 2014, eu tinha mudado de Piracicaba para São Pedro fazia um ano e alguns meses, era o sonho do meu marido vir para São Pedro assim que se aposentasse. A minha tranqüilidade durou um ano. Recebi um telefonema de que o prefeito queria falar comigo. Disse-lhe: “-Se o senhor está procurando uma pessoa política, não encontrou!” Não sou política. Na administração anterior eu já tinha feito um trabalho de capacitação de professores através de uma empresa que criei para atender aos municípios que começaram a me chamar. Disse-lhe “-O meu voto foi em Piracicaba!” Mas tecnicamente se o senhor precisar do meu trabalho, eu estou em São Pedro. Ele disse-me: “Na Educação eu quero uma pessoa técnica! Se alguém quiser fazer política, faço eu!” Ele foi muito honesto e franco. Pedi-lhe uns dias para pensar, conversar com meu marido e dar-lhe a resposta. Eu já sabia o que significava ser uma Secretária da Educação. Os diretores que tenho até hoje, quase todos foram capacitados por mim.
Quantas escolas estão sob a responsabilidade do município?
São 20 escolas. Temos 5.520 alunos. Isso na rede municipal. Depois existem as escolas estadual e particulares. Quando assumi acho que não chegava a 3.600 alunos.
Como a senhora consegue manter uma rede municipal com esse número de alunos em uma cidade de 40.000 habitantes?
Recorremos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vamos para Brasília, lutamos pela verba, sou da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP), represento um dos pólos da UNDIME, o pólo 33. É composto por 11 municípios.
Como está a nossa Educação?
Eu acredito que aqui em São Pedro a nossa educação está caminhando. Cada dia melhor. O corpo educacional une-se mais em torno de uma proposta. Não tínhamos uma proposta fechada, a minha equipe, são 18 pessoas, mais os diretores e coordenadores, atendemos desde a creche a partir de 4 meses até o 9º ano.
A creche é período integral?
Quase todas em período integral. Ensino fundamental do primeiro ao nono ano (antigo ginásio). As Escolas Estaduais cuidam do ensino médio (antigo científico). Não tem ginásio do Estado, só do Município de São Pedro. O currículo é elaborado por nós, pela equipe. Seguem as normas federais, adequado a nossa realidade. Nossa proposta, principalmente na educação infantil e parte da educação fundamental, é uma proposta muito lúdica, eles compreendem tudo de forma lúdica, essas crianças tem muita energia, não são mais crianças criadas em uma família sedentária, como era antigamente. Agora elas não têm mais família completa em casa, são famílias com outra formação, quando tem o pai e a mãe juntos os dois trabalham, as crianças precisam se socializar na escola.
Eles ficam em período integral na escola?
Tenho programa de educação integral. Não tenho em toda a rede. Tenho período integral que começou com subvenção federal, depois as escolas nossas que tiveram o Ideb alto (Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) eles não estão mais subvencionando o integral, só permaneceram com subvenção as que ficaram com Ideb baixo, que tem maior número de bolsas famílias, vulnerabilidade social. A nota da escola não atingiu o nível suficiente comparado com as outras, isso não deu margem para que ela também fosse dispensada do programa de tempo integral, que o governo subsidia. Essa minha escola que tem 400 alunos ainda é subsidiada para o tempo integral pelo Governo Federal. As outras todas minhas eu tenho tempo integral, mas com subvenção própria. O município custeia.
Como o município consegue obter renda para isso?
É uma renda muito bem gestada! Muito bem administrada! São Pedro foi considerado no Estado de São Paulo o Primeiro Município Gestor. Que tem a melhor gestão! No Brasil ele está em terceiro lugar!
O foco do Município de São Pedro é a Educação?
O foco do Município de São Pedro é Educação e Saúde! A Saúde alavancou uma qualidade! Tanto que cirurgia de média complexidade já está em parceria com Piracicaba. Quando eles não têm vaga lá, mandam para operar aqui!
Há uma história curiosa sobre a criação de uma mascote pelos alunos?
Surgiu em 2017, ano passado, o Governo Municipal junto com a Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) implantaram um projeto na Educação Ambiental, com o foco na reconquista do Selo Verde e Azul. (O programa analisa o desempenho em dez diretivas, onde são avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente). São Pedro é uma cidade turística. Com isso, nossas escolas foram chamadas pela Secretaria da Educação para fazermos com as crianças muitos projetos da área de  Educação Ambiental,e a nossa resposta foi quando veio o Vice-Prefeito Tiago Silva que ao mesmo tempo é diretor da Saaesp. Uma empresa externa veio implantar o projeto, fomos chamados para que os nossos diretores incentivassem os alunos a terem projetos a fim de que todo esse arsenal fosse também considerado nesse projeto maior do município. Demos o nosso depoimento que no nível escolar nós já fazíamos isso. Nós já tínhamos tudo pronto: projetos da água, do plantio, horta. Só não tínhamos bem estruturada a questão seletiva do lixo. Tivemos o aval, isso incentivou mais essa parte. Até que chegou o momento em que eles quiseram fazer uma caminhada, da Praça Central até a Praça Santa Cruz. Para conscientização, era o dia da conscientização. Muitas das nossas crianças foram, na caminhada, mas antes da caminhada, teve um concurso, eles queriam uma mascote. Nossas crianças fizeram uns desenhos, as coordenadoras classificaram os desenhos, montamos um júri com os desenhos considerados mais destacados, o júri tirou três desenhos mais expressivos. Dos três o que tirou o primeiro lugar foi a formiga! A Dona Catarina! Nosso corpo docente é bastante comprometido com o ensino de excelência. Temos sempre o que fazer para melhorar, nunca digo que a coisa está completamente boa! Mas estamos no caminho!

                                                    Dona Catarina
                    A formiguinha símbolo criada por uma criança!
 
Turisticamente São Pedro oferece muitas opções, mas dá-se a impressão de que não é muito explorado.
Ele não era, estava muito tímido. Neste governo é que alavancou muito mais. Esportes radicais, saltos de ultraleves. A serra. Vem gente de todos os lugares. Final de semana fica lotado. 
Como a senhora se sente em São Pedro?
Eu me sinto muito bem, se tivesse que escolher de novo não escolheria outra cidade, eu viria para cá. Aqui é a nossa cidade. Gosto muito daqui.

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