PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E
MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 31 de março de 2018.
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 31 de março de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados
no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
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http://blognassif.blogspot.com/
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ENTREVISTADO: MARCO ANTONIO CAVALLARI
ENTREVISTADO: MARCO ANTONIO CAVALLARI
Profissional de Belas Artes
Nascido em Vila Rezende,
Piracicaba, em 29 de Outubro de 1948. Filho primogênito de Agenor Rosário Cavallari
e Rita Bortolazzo Cavallari, Marco Antônio ainda com oito anos, iniciou sua
carreira artística como cantor mirim, no Programa Infantil da Rádio Difusora de
Piracicaba (antiga PRD-6), sob a direção do radialista Benê Marques.
Paralelamente a esta atividade e inspirado pelo pai, modelava figuras diversas
em argila crua, que após serem finalizadas a seu modo, eram comercializadas por
ele mesmo em um recanto do quintal da casa onde morava. Também desenhava constantemente tudo o que
via e imaginava.
Aos 13 anos de idade, aprendendo com
o pai, também músico e artista plástico e discípulo de Frei Paulo de Sorocaba,
começou a tocar e ministrar aulas de violão popular para as internas e freiras
do Instituto Baronesa de Rezende, antigo Colégio das Freiras que, conhecendo as
suas habilidades como desenhista, passaram a encomendar Planos de Aula de
Anatomia Humana, que consistiam em Folders Anatômicos Didáticos de grande
formato (Folders, como eram chamados), que eram depois colorizados com lápis de
cor. Ele também fazia ilustrações para publicações
didáticas e, como pintor de murais, executava Decoração Pictórica em paredes,
com temas variados, em estabelecimentos
públicos diversos, inclusive no próprio colégio. O Grupo Escolar José Romão escola onde
concluiu o 1° grau, também optou por suas ilustrações de Desenho
Anatômico. Quando se aproximava a época
de Corpus Christi, a Igreja Matriz do Bairro Vila Rezende solicitava os seus
trabalhos artísticos para a decoração do trajeto da procissão, com temas sacros
diversos relacionados ao evento.
Daí para frente não mais parou; tanto
como artista plástico ou gráfico, como músico guitarrista e crooner pela Ordem
dos Músicos do Brasil, época em que atuou com diversos conjuntos musicais
(quinze ao todo) e também com artistas do rádio e da televisão, tais como:
Márcio Greick, Jair Rodrigues, Agnaldo Timóteo, Ed Carlos, Peninha, Pery
Ribeiro, etc. A partir dos 18 anos, ele atuou 21 anos como crooner em bailes de
carnaval. Na época, incentivado pelo radialista Moraes Sarmento, apresentou-se
no Programa “A Gaiola de Ouro do Borba”, do apresentador de TV Alfredo Borba,
da TV Tupy , Canal 4, onde foi aprovado pelo seu rigoroso júri. Após concluir o
2° grau, atuou como cantor tenor do Coral da Escola de Música de Piracicaba,
onde ingressou como aluno de trombone de varas e posteriormente na Orquestra
Sinfônica “Ernest Mahle” como Trombonista Amador. Também fez parcerias muitas vezes, com o
cancioneiro Pedro Alexandrino, Poeta e outros cancioneiros piracicabanos, que
eram amigos do seu pai. De 1965 a 1968,
cursou Artes e Desenho Artístico e Publicitário na Escola Panamericana de Arte
em São Paulo, cujos professores eram Aldemir Martins, Ziraldo, Mário Tabarim,
Walter Foster, Di Prete, entre outros. Quando concluiu, cursou Desenho,
Escultura e Cerâmica no Instituto “Elly Krayer Krauss,” também em São Paulo, ao
mesmo tempo em que ministrava Aulas de Cerâmica Rústica às crianças
excepcionais do Centro de Reabilitação de Piracicaba, onde trabalhou como
professor de Modelagem em Argila por 7 anos.
Paralelamente atuava como músico, artista plástico, gráfico e publicitário. Em 1972 casou-se com Marilda dos Santos com
a qual teve dois filhos: Marco Antonio Cavallari Júnior e Mariana Gabriela
Cavallari. Em 1973 foi contratado como
Desenhista Técnico/ Artístico, Ilustrador e Projetista de EPIs e Equipamentos
de Segurança pela COPERSUCAR (Cooperativa Central dos Produtores de Açúcar e
Álcool do Estado de São Paulo), onde trabalhou por 14 anos, deixando lá um
arquivo com mais de dois mil e quinhentos desenhos, que realizou nas mais
diversas modalidades no decorrer deste período.
No transcorrer de sua carreira
concluiu diversos cursos técnicos, na área de desenho e outros, formando-se,
Desenhista Artístico; Desenhista Publicitário; Desenhista Mecânico; Letrista,
Desenhista Arquitetônico; Desenhista de Segurança do Trabalho; Produtor de
Recursos Áudios-Visuais Didáticos; Projetista de Máquinas e Equipamentos;
Fotógrafo Amador; Escultor; Modelador; Restaurador; Músico Popular,
Encadernador, Serigrafista e Maquetista. A partir de 1973, até a presente data
participou de muitos Salões de Belas Artes, nos quais conquistou 53 Prêmios
Honoríficos, entre eles 16 Medalhas de Ouro, 2 Prêmios Aquisitivos, Câmara de
Vereadores e Prefeitura Municipal de Piracicaba, assim como 12 Homenagens; 3
Menções de Congratulações, 4 Moções de Aplausos e “Diploma de Reconhecimento de
Mérito” pelo Dia Municipal do Artista Plástico, através da Câmara dos
Vereadores de Piracicaba, sendo que uma das Moções de Aplausos foi proposta
pelo Vereador Moacir Monteiro, como reconhecimento ao artista, pela realização
dos trabalhos de Reconstituição Craniométrica do Médico Nazista Dr. Joseph
Mengele e do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat (José Bento Marcelino
Champagnat), em prol à humanidade.
Foi o escultor-autor da
Reconstituição Craniométrica do médico nazista Dr. Joseph Mengele, a pedido da
Polícia Federal do Brasil, através do Dr. Romeu Tuma, Superintendente Geral da
Polícia Federal de São Paulo, sob a direção do Dr. Prof. Fortunato A. Badan
Palhares, médico forense; Dr. Prof. Nelson Massini, médico forense e das
Autoridades Federais de Israel, Alemanha e EUA. O trabalho foi reconhecido pelas autoridades
federais e forenses do Brasil e de vários países, destacando-se os EUA e a
Europa, sendo intensamente divulgado pelos meios de comunicação mundiais, como;
o Diário ABC, S.L. de Madrid, Espanha e publicações variadas do Brasil, América
Latina, Europa e EUA, através de entrevistas e informes concedidos pelo artista
à imprensa falada e escrita, compreendendo a TV, rádio, revistas e jornais, de
um modo geral. Tanto este trabalho, como o que foi
posteriormente realizado no crânio do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat,
também se encontram referenciados nos livros: “Por Que Converso Com os Mortos,”
de autoria do Dr. Prof. Fortunato A. Badan Palhares e no “Tratado de
Odontologia Legal e Deontologia,” de autoria do Dr. Prof. Eduardo Daruge, 1ª
edição, no capítulo que trata sobre a Reconstituição Craniométrica, ilustrado
com 18 fotos cedidas graciosamente e que foram executadas pelo escultor no
decorrer do trabalho que realizou no crânio do nazista Dr. Joseph Mengele. Cavallari também atuou como o
escultor-autor da Reconstituição Crânio Facial do Beato e Sacerdote Marista,
Pe. Joseph Benoit Marcelin Champagnat, solicitado pelo SIMAR; Secretariado
Interprovincial Marista do Brasil e da França, por intermédio do Pe. Roque
Brugnara e do Dr. Prof. Fortunato A. Badan Palhares, sob o requerimento oficial
do Vaticano, cujos processos e resultados técnico/artísticos foram publicados
nas páginas 61 e 62 do Livro de Ciências e Educação Ambiental “O Corpo Humano”
do Prof. Daniel Cruz, para a 7ª Série, como matéria didática, entre tantas
outras importantes publicações do país e do mundo. As cinco peças anatômicas concluídas,
resultantes do processo de reconstituição fisionômica do Beato Joseph Benoit
Marcelin Champagnat, incluindo um busto fundido em bronze; que foi um presente
concedido pelo artista à Ordem Marista, se encontram registradas nos Arquivos
da Casa Geral do Vaticano em Roma, como elementos documentativos e constitutivos
do acervo. Marco Antônio Cavallari é reconhecido como o único escultor que
realizou uma Reconstituição Cranio-métrica de um Comandante-Médico e Membro do
Partido Nacional Socialista Alemão - Nazismo; o Dr. Joseph Mengele, ao
propósito da confirmação de sua identidade e a conclusão do processo de caça
aos nazistas refugiados no Brasil, assim como a de um Sacerdote Marista, como
no trabalho do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat, Fundador do Instituto
dos Irmãos Maristas francês, nascido em Marlhes a 20 de Maio de 1789 e falecido
em Notre Dame de L’Hermitage - França, em 6 de Junho de 1840, que foi destinado
ao processo de sua Canonização pelo Vaticano em 18 de Abril de 1999, pelo Papa
João Paulo II. Muitas das 1475 obras escultóricas feitas pelo artista se
encontram em coleções particulares, museus, cemitérios, hospitais, escolas,
etc, no Brasil, Colômbia, EUA e Europa. Entre elas destacam-se: o busto do
Campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva; os bustos dos Presidentes;
Tancredo Neves e Prudente José de Morais e Barros; o busto do Cancioneiro
Vitório Ângelo Cobra “Cobrinha;” o busto do Beato Antonio Maria Claret; o busto
do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat; o busto do Codificador da Doutrina
Espírita, Allan Kardec; o busto do Beato Antonio Frederico Osanan (Associação
São Vicente de Paulo); o mini-meio-busto do Dr. Norman Ernest Borlaug , Nobel
da Paz , 1970; o mini-meio-busto do Dr. Luiz de Queiroz (concedido pela ESALQ
ao Rei Gustaf XVI da Suécia); o mini-meio-busto do Maestro
Fabiano Lozano (designado pela Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba como,
“Prêmio Fabiano Lozano”); o mini-meio-busto da Prof. Miss Martha Hite
Watts entre tantos outros.
Em 1987 fundou o M. CAVALLARI -
Studio di Arte, onde trabalha e ministra Aulas de Desenho, Pintura e Modelagem
de Figuras Escultóricas, sendo que pelo qual já promoveu Seis Mostras de
Trabalhos Artísticos dos seus alunos.
Cavallari também pertence a várias associações relacionadas à arte, como
à APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), Piracicaba (sócio
fundador e emérito); ao SINDESP (Sindicato dos Empregados Desenhistas de
Piracicaba), Piracicaba (sócio fundador e diretor); ao Clube dos Escritores de
Piracicaba (grau Academicus Praeclarus
cadeira nº 49 Membro); ANAP
(Academia Nacional de Artes Plásticas), Poços de Caldas - MG., (Membro); Alborques
Online Art Gallery, Portugal, (Membro).
Diversos dos seus mais relevantes
trabalhos de escultura e pintura, tanto como inúmeras ilustrações nas mais
diversificadas designações e modalidades técnicas, foram fartamente publicadas
em informativos e revistas, como por exemplo, Manchete; ASA; Família Cristã;
Conexão Paulista; Histórica, etc, assim como catálogos, livros didáticos e
jornais do Brasil e do mundo. Também concedeu diversas entrevistas a
profissionais consagrados da Imprensa, do Rádio e da Televisão, entre eles a
Jornalista Marília “Gabi” Gabriela; Jornalista César Costa; Jornalista João
Umberto Nassif; Radialista Paulo Eduardo; TV BBC de Londres/Brasil; TV Globo;
TV Bandeirantes; TV Rede Vida; TV SBT, etc.
Na internet existem muitas referências sobre o artista e seu vasto
trabalho, que podem ser encontradas no Google; gigapira.com.br;
NossoJornal.com; Site da APAP - Piracicaba;BLOG DO NASSIF https://blognassif.blogspot.com.br/;
Top 1000 Links úteis; Ipplap.com.br; ANAP.art.br; Albor-ques.com - Portugal
(Membro do Alborques Online Art Gallery); dandonota.wordpress.com; Hotel Praia
do Encanto.com.br; HOTFROG.com.br newpagerank.com; vejablog.com.br;
riodasartes.-blogspot.com.br; guialis.com.br; yasni.com; Tuugo.com.br;
Nget.com/arte_cultura; diretorioempresas.com.br; Ur/Pulso.-com.br; Zeen.com.br
e muitos outros. Diversos dos seus
trabalhos foram adquiridos e outorgados a personalidades e autoridades
diversas, tais como o Rei Carlos XVI Gustaf da Suécia, Presidente João Batista
de Oliveira Figueiredo; Instituições Maçônicas Internacionais e Brasileiras,
estando entre elas o GOB (Grande Oriente do Brasil) e GOSP (Grande Oriente de
São Paulo); Maestro Ernest Mahle; Prefeito Barjas Negri, entre tantos.
Realizou oito Mostras Individuais de
Esculturas e Desenhos. Também atuou como Presidente da Comissão Organizadora do
47° SBAP (Salão de Belas Artes de Piracicaba) e como Presidente (biênio 2001 a
2003) e Vice Presidente (biênio 2004 a 2006), da Associação Piracicabana dos
Artistas Plásticos - APAP, da qual é Sócio Fundador e Emérito.
Estudioso autodidata da Anatomia
Humana, com o aprimoramento da modalidade pela experiência que adquiriu na área
de Estudos Forenses e Anatômicos da Cabeça Humana, com a parceria e as
orientações recebidas durante o período em que atuou nos trabalhos de
Reconstituição Crânio Facial supra-referidos, pelos Drs. Profs. Fortunato A.
Badan Palhares, Nelson Massini, Fausto Bérzin e Eduardo Daruge, da UNICAMP -
Brasil. Fundamentando-se nestas experiências, está escrevendo o livro: “Estudo
da Anatomia da Cabeça Humana - Suas Características e Diversificações,”
dirigido exclusivamente aos propósitos artísticos. Ainda como escritor, é autor dos livros:
“Tratado de Desenho Artístico Clássico”; “Aprenda a Desenhar com o Júnior”
(dirigido a crianças dos sete aos onze anos); “Reconstituição Craniométrica do
Médico Nazista, Dr. Joseph Mengele”; “Reconstituição Craniométrica do Beato,
Joseph Benoit Marcelin Champagnat”, consistindo este último em um documento
complementar do Filme-Documento; sob o mesmo título, que produziu no decorrer
do processo de reconstituição da face do Beato.
Também escreveu os livros: “Cerâmica Rústica”; “Documento do Trabalho de
Restauração da Imagem em Cedro Policromatizado, de Jesus Cristo Crucificado”,
pertencente ao acervo sacro da Matriz de Vila Rezende - Piracicaba; Julgamento,
Martírio e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que foi produzido com base nos
estudos realizados no Santo Sudário de Turim; “A Pseudosimetria da Face Humana”
(ainda em andamento) e “Grimório - Scientia Sancta Sanctis” (ainda em
andamento). Como pintor, está
produzindo uma discreta coleção de pinturas a óleo sobre tela, que estão
destinadas à sua Primeira Mostra de Pinturas, em programação.
MARCO ANTONIO CAVAVALLARI AO LADO DO BUSTO DO CANCIONEIRO VITÓRIO ANGELO COBRA, O COBRINHA
MARCO ANTONIO CAVAVALLARI AO LADO DO BUSTO DO CANCIONEIRO VITÓRIO ANGELO COBRA, O COBRINHA
Marco há muitas peças artísticas
em seu ateliê, esse crânio humano é real?(Trata-se de uma réplica perfeita, com
todos os ossos internos inclusive, de uma perfeição absoluta).
Esse crânio eu esculpi no gesso,
tem o peso de um crânio de osso, deixei uma abertura onde você toda a
conformação óssea interna de um crânio, nos mínimos detalhes. ( Ossos pouco
maiores do que um fio de barbante fino). Fiz para testar o que eu sei. A
mandíbula é articulada, fiz até o etmóide. Septo nasal dividido em dois. Esse
forame tem passagem. (Forame é o nome dado a uma abertura para passagem de vasos e nervos em
ossos ou entre ligamentos). Eu amo fazer esse trabalho. Sempre
analiso tudo pela dedução lógica. Tudo tem uma lógica. Nada na natureza pode
sumir, pode sim mudar de forma. O corpo fenece, a terra, o fogo ou a água
absorve-o.
Atuando como músico, o seu trabalho com artes plásticas
caminhava em paralelo?
Trabalhava como desenhista publicitário em casa,
inclusive para o Jornal de Piracicaba. Fazia perspectivas de prédios, para as
construtoras que iam lançar um prédio. Trabalhei com muitas óticas, mais de
300, até da Bolívia. Havia dois representantes no Brasil que faziam acessórios
para ótica. Eu fazia os desenhos que ilustravam.
Como foi o seu salto da ilustração para a escultura?
Sempre fiz esculturas. Tem uma passagem curiosa, recebi
algumas visitas de um pessoal altamente especializado, em meu ateliê. Uma das pessoas,
por algum motivo, questionou alguns aspectos técnicos de uma escultura
minuciosa de um crânio. À medida que fui respondendo-lhe em sua linguagem
técnica, ela foi tomando ciência de que o meu trabalho tem fundamento artístico
e rigorosamente científico.
O que é uma herma?
É a coluna que sustenta o busto representado. A figura é
o busto que vai sobre uma herma.
Como surgiu o Caso Mengele para você trabalhar?
Foi uma coisa que jamais esperava em minha vida. Com
tantos especialistas, principalmente no Japão, Estados Unidos, tenho um livro
de reconstituição, que ganhei do Dr. Badan Palhares, é impressionante o
trabalho feito pelos americanos. Eu estava em uma festa de casamento, deram-me
o recado de que uma pessoa queria falar comigo. Sai do local da festa e em
frente estava o Dr, Massini. Identificou-se, perguntou-me se eu era o
Cavallari. Após as apresentações ele disse-me que estava com a cabeça do
Mengele. Eu não sabia quem era Mengele. Josef Mengele, era um médico alemão e capitão da SS no campo de
concentração de Auschwitz, no subcampo de Birkenau, durante a Segunda Guerra Mundial. O
Dr. Massini disse-me que Mengele tinha falecido no Brasil e ele queria fazer a
reconstituição. Disse-me ainda que tinha urgência. Tive que deixar o casamento
do meu irmão e ir até a casa do Dr. Massini. Fomos, ao chegar ele retirou a
cabeça de um acondicionamento próprio, disse-me: “Tem que repor todo o tecido,
vou fornecer-lhe todo material necessário”.
EWCONSTITUIÇÃO FEITA POR CAVALLARI A PARTIR DO CRÂNIO DE Josef Mengele
EWCONSTITUIÇÃO FEITA POR CAVALLARI A PARTIR DO CRÂNIO DE Josef Mengele
Qual foi a sua reação?
De início Dr. Massini já disse que a polícia não tinha
verba para pagar o meu trabalho, nem ele estava recebendo nada. Pensei: “Saber
que um nazista veio parar na minha mão!”. Disse-lhe: “ Massini , vamos começar
a estudar, me dê os livros de anatomia de cabeça”. Na realidade eu já desenhava
e esculpia cabeças humanas.
Você tinha várias réplicas de cabeças
em diferentes faixas etárias de Mengele.
Marco Antonio
Cavallari, abre um armário onde estão dispostas uma série de trabalhos de
reconstituições faciais, reconstituições de crânios, inclusive de crimes
famosos conhecidos no Brasil inteiro, com as características detalhadas das
entradas e saídas de projéteis. De Mengele ele explica: “Guardei uma réplica
que fiz para mim, ele reconstituído quando era moço e quando era velho”.
(Mengele nasceu em 16 de março de 1911, na Alemanha e faleceu a 7 de fevereiro de 1979, aos 67
anos, possivelmente de um ataque cardíaco quando se banhava nas águas do mar em
Bertioga, São Paulo). Cavallari dá uma aula de identificação, pontos frágeis,
grau de habilidade de quem pratica o crime, com incrível perícia ele consegue
informações preciosas para identificar pontos que ao leigo não significam nada.
A obra de Marco Antonio Cavallari é
muito diversificada e precisa. Técnica e artística. Um artista que ganhou a
glória do reconhecimento internacional.
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