domingo, agosto 07, 2011

WLASTERMILER TEIXEIRA DE MATTOS E LUCIANO FURLAN

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 17 de julho de 2011
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
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ENTREVISTADOS: WLASTERMILER TEIXEIRA DE MATTOS E LUCIANO FURLAN
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o sedentarismo atinge 70% da população brasileira. A atividade física é assunto de saúde pública. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É decorrência do estilo de vida moderno, onde grande parte do tempo livre é destinado para assistir programas de televisão e utilizar computadores. Uma pequena mudança nos hábitos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida do indivíduo. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Não é necessária a prática intensa de atividade física para garantir seus benefícios para a saúde. A realização de exercícios físicos atua no equilíbrio das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Auxilia na manutenção da abstinência de dependências químicas (álcool, tabaco, etc...) e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse. A atividade física regular é uma importante aliada no combate a hoje considerada “doença da moda”: a depressão. O Brasil tem alcançado sucesso em diversas áreas esportivas. É inegável a importância do futebol por despertar o interesse da população por esportes, além dos nossos consagrados astros do futebol a cada dia surgem novos atletas brasileiros que se destacam em esportes considerados de elite ou menos populares no nosso país, o que mostra a riqueza da nossa diversidade de valores. Um dos esportes que tem elevado o nome do Brasil no exterior é o Jiu-Jitsu. Diz a tradição que ao norte da Índia, há 2.500 anos, nascia o príncipe Sidartha Gauthama, que mais tarde veio a ser conhecido como Buda - o Iluminado. Com o Budismo, surgiu também o Jiu-Jitsu em virtude da necessidade de defesa dos monges, os quais não podiam portar armas, por motivos religiosos. Dotados de grande conhecimento do corpo humano, criaram o Jiu-Jitsu, que tem na defesa pessoal a sua principal essência, baseados em leis físicas, tais como equilíbrio, momento de força, alavanca, inércia, centro de gravidade. No Japão, o Jiu-Jitsu teve grande repercussão. O Jiu-Jitsu chegou ao Brasil em meados da década de 20, trazido pelo campeão japonês Mitsuo Maeda Koma (o lendário Conde Koma), que aportou no Pará e conheceu Carlos Gracie, a quem ensinou o Jiu-Jitsu na condição de este ser mantido em segredo. Carlos Gracie não só aprendeu a técnica, como ensinou a seus irmãos. Helio Gracie, o caçula da família, veio a ser o grande gênio nessa arte, a ponto de hoje ser considerada como a arte marcial mais completa e eficiente do mundo, no exterior é conhecida como Brazilian Jiu-Jitsu. Em Piracicaba Wlastermiler Teixeira de Mattos, mestre em Jiu-Jitsu desenvolve um trabalho de divulgação dessa arte, aliado ao professor Luciano Furlan, diretor de uma das mais conhecidas academias de Piracicaba. Wlastermiler nasceu em Piracicaba, 06 de agosto de 1975, em Piracicaba, é filho de Herbert Barbosa de Mattos e Maria Cecília Teixeira de Mattos. Luciano nasceu em Piracicaba, a 19 de janeiro de 1980, filho de Antonio Furlan e Luiza Maria Sartori Furlan.
Luciano onde você realizou seus estudos?
A minha formação escolar foi no Colégio Dom Bosco, até ingressar na UNIMEP, onde conclui a faculdade e fiz especialização em Fisiologia em São Paulo.
Cuidar do corpo está na moda?
Há uma grande procura de academias de ginástica por razões de saúde e por razões estéticas também. Hoje a imagem idealizada é a do corpo sarado a famosa “barriga de tanquinho”, vemos as mais diversas atividades físicas realizadas nesse sentido. Algumas pessoas buscam a atividade física inclusive para se livrarem da dependência química de álcool, tabaco. A prática de atividade física é um fator que auxilia muito no combate á essas dependências, algumas pessoas conseguem sucesso, outras não. A participação do Estado como agente motivador de atividades físicas é muito tímida, muitos gastos em saúde feitos pelo Estado em sua rede de atendimento médico poderiam ser evitados ou minimizados se houvesse maior atenção á atividades físicas como preservação de saúde e qualidade de vida.
Há alunos tabagistas freqüentando a academia?
. Estimamos que cerca de 10% dos alunos são tabagistas. Houve uma redução, talvez até em decorrência de campanhas efetuadas conscientizando o usuário do tabaco dos seus malefícios á saúde. É impossível aliar bem estar físico ao alcoolismo ou tabagismo. Atualmente temos quase 1000 alunos na faixa etária de 14 a 70 anos. O aluno com idade mais avançada vem á academia na busca de saúde, qualidade de vida, lazer, ele realiza todo tipo de atividade física que um jovem faz, obedecendo a uma carga adequada, exercícios adequados, próprios ás suas condições físicas, seus limites necessariamente são respeitados, ele recebe uma educação especial do educador físico, do fisioterapeuta.
Há quanto tempo você trabalha nessa área?
Atuo há 10 anos, no Clube de Campo de Piracicaba trabalhei por 7 anos, lá eu era professor de musculação. Simultaneamente eu tinha uma academia na Rua Dona Eugênia. Mais tarde juntamente com o Mário Ângelo de Lima, montamos outra unidade maior, mantendo a da Rua Dona Eugenia.
Há uma migração de associados de clubes sociais e esportivos para academias particulares?
Acredito que sim, principalmente pela especialização das academias, em pessoal em equipamentos oferecidos aos freqüentadores das academias.
Wlastermiler você fez seus estudos onde?
Estudei no Grupo Escolara Barão do Rio Branco, em seguida fui aluno do Colégio Dom Bosco Assunção. Sou formado em Educação Física pela UNIMEP.
Quando iniciou o seu contato com o Jiu-Jitsu?
Foi em 1999, o que me atraiu muito foi a disciplina existente nesse esporte, o Jiu-Jitsu é uma arte, onde o indivíduo mais fraco aprende a defender-se do mais forte através de uma técnica muito aprimorada. Minha atenção foi despertada pelo equilíbrio das pessoas que ensinavam essa arte. Existe um grande respeito entre professores e alunos, a obediência a uma hierarquia é exemplar. Meu mestre é Roberto Tozzi, que possui uma academia em Campinas e outra em Valinhos.
Qual é a sua graduação em Jiu-Jitsu?
Há quatro anos sou faixa preta. Há 4 anos dou aulas, a idade mínima para começar é de 4 a 5 anos, existem freqüentadores de até 60 anos, geralmente são mestres. Eu sempre gostei de esporte, praticava muito futebol, com o tempo passei a me interessar mais pela arte do jiu-jitsu. Temos que observar que o fato de um aluno freqüentar as aulas de jiu-jitsu seja por um dia ou por um ano, não faz dele necessariamente um legitimo praticante da arte. Quem entende a essência do jiu-jitsu evita ao máximo envolver-se em conflitos gratuitos, é uma arte que proporciona mais equilíbrio, calma, paz. Às vezes após um longo dia de trabalho, chego cansado, estressado, assim que estou no tatame deixo ali o stress, a tensão, é prazeroso. Está ocorrendo uma divulgação maior do jiu-jitsu no interior do Estado de São Paulo, é a única arte onde o trabalho entre os competidores é realizado no chão, ela vem complementar uma série de artes marciais onde a disputa é feita em pé. O praticante de qualquer arte marcial que também praticar jiu-jitsu terá pleno domínio sobre seu adversário. Muitos profissionais, das mais diversas áreas e classes sociais têm procurado as nossas aulas, como forma de autodefesa, principalmente pela forma como é ensinado qual deve ser o seu comportamento diante de uma situação de alto risco. Atualmente até as mulheres buscam esse tipo de treinamento, temos um bom percentual feminino freqüentando as nossas aulas.

Luciano, o fato de estar havendo um grande crescimento do número de academias de ginástica, deve-se a maior preocupação com a saúde?

Isso decorre da procura da população por um local onde possa realizar atividades físicas, aliado ao fato de estar havendo um grande crescimento da cidade;

Quando o verão se aproxima há a corrida “ao milagre do corpo sarado” quase imediatamente?

As próprias novelas que mostram cenas com visuais maravilhosos, os atores interpretando suas personagens jogando vôlei, em cenas de praia, as imagens divulgadas por revistas, tudo isso motiva as pessoas a buscarem a forma física tida como ideal. Há pessoas que chegam aqui e dizem: “-Daqui a dois meses vou fazer uma viagem a Porto Seguro e preciso melhorar!” Alguns querem fazer um verdadeiro milagre, e não é assim que funciona! Temos relatos de alguns alunos que em função de freqüentarem a academia deixaram de freqüentarem a noite de forma compulsiva. A atividade física exige disciplina. Isso acaba refletindo positivamente na relação familiar, profissional e escolar.
Há rotatividade de alunos?
Existem alunos que freqüentam pouco tempo e desistem pelos mais variados motivos. Há também alunos que estão a anos conosco. Há casos onde o aluno matriculado deixa a academia por redução de despesas, mantendo em contrapartida hábitos dispendiosos, como bons restaurantes, boas viagens, bons vinhos. O ideal seria equilibrar saúde e lazer.
Wlastermiler essa preocupação com a prática de esportes é maior em outros países?
Por exemplo, os atletas americanos recebem todo tipo de suporte, material, treinamentos, médico. Aqui no Brasil, o cidadão tem um apoio incipiente, quase nulo.
Luciano complementa:
É uma questão de falta de vontade do governo. Uma questão cultural.
Wlastermiler
Acho que já melhorou só que falta muito para chegar ao nível de outros países. Aumentaram ás áreas de lazer. Tenho um projeto apresentado á Prefeitura de Piracicaba, “O Jiu-Jitsu e sua contribuição na inclusão social e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, voltado á criança carente, para tirar a criança da rua, da droga. Só que a Prefeitura não aprovou até o presente momento, não consegui nem retorno do projeto. Pode ser falta de verba, pode ser de natureza política. É um projeto muito barato, necessita de poucos recursos. Atualmente trabalho na formação de atletas para competirem em campeonato estadual, brasileiro e mundial. Dou as aulas para quem quiser conhecer a arte. A disputa é acirrada, quando competia conquistei o terceiro lugar na classificação estadual. Deixei de investir na minha formação como atleta de competição para poder investir na parte profissional de formação de atletas. Atualmente estou formando equipes para competição. Meu objetivo é destacar os atletas que se empenharem, irei dar todo o meu apoio á eles. A academia de onde venho, em Campinas, tem cerca de 1000 alunos em jiu-jutsu. Piracicaba tem aproximadamente 300 alunos, é uma arte que está crescendo de forma exponencial.
Qual é a relação entre o judô e o jiu-jitsu?
O judô é uma arte em pé, deu uma queda, pontua e parou. O jiu-jitsu começa onde o judô acaba. Um lutador que conhece as duas artes ele sabe disputar em pé e no chão. Um complementa o outro. Está havendo uma grande migração do pessoal do judô para o jiu-jitsu, surgindo uma nova arte que é o MMA - Mixed Martial Arts. Grandes professores do Brasil estão lecionando na Arábia, Abu Dabe, Europa, Estados Unidos. Um grande amigo formado comigo está dando aulas na Califórnia. Infelizmente eles saem do Brasil para formar novos valores em outros países por causa do apoio que recebem no exterior. Hoje a família Grace tem forte atuação nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão.
Você tem noticias se policiais treinam jiu-jitsu?
Por dois anos dei aulas á um grupo de policiais militares, soldados, sargentos, tenentes.
Quem pagava essas aulas?
Os próprios alunos, do bolso deles.
O Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, que constantemente a mídia expõe como fato comum em alguns ambientes escolares, o jiu-jitsu pode ser a solução?
Com certeza deixaria de existir! O esporte socializa aquilo que ás vezes o aluno leva como ofensa, se estiver integrada a pessoa nem leva muitas brincadeiras como ofensa. Muitas ações tomadas de forma prejudiciais poderiam ser canalizadas para o lado positivo, com a ajuda do esporte.

REITOR CLOVIS PINTO DE CASTRO

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 8 de julho de 2011
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADO: REITOR CLOVIS PINTO DE CASTRO
Encontrar as melhores oportunidades, parar, pensar, decidir a melhor solução e finalmente agir, é a melhor forma para termos a receita para uma vida melhor em todas as áreas. Existem inúmeros exemplos como: Abraham Lincoln, Winston Churchill, Enrico Caruso, Helen Keller, Thomas Edison, inúmeros atletas como Brad Parks, Lionel Messi, Gilbert Arenas, Jeremy Wariner. Cientistas de todas as áreas, inventores, pessoas que com muita criatividade, persistência e disciplina idealizaram, projetaram, persistiram e transformaram pontos frágeis em grandes vantagens. São pessoas especiais para o desenvolvimento humano. Por diversos fatores, internos e externos, muitas instituições de ensino tiveram que rever seus conceitos e normas frente a novas realidades, algumas sucumbiram, outras adotaram práticas mais comerciais do que pedagógicas, a rigor todas lutaram pela sobrevivência diante das mudanças de regras institucionais. A UNIMEP, instituição de ensino com a qual o piracicabano identifica-se muito, não deixou de sentir o impacto que abalou todo ensino universitário não governamental. Clovis Pinto de Castro foi a pessoa escolhida pela alta direção da mantenedora para colocar ordem no caos. Fez-se o milagre, proprietária de uma magnífica área, exageradamente acima de suas necessidades pedagógicas, vizinha a bairros populares, a UNIMEP negociou com empreendedores particulares, e reservando um terço da área original para as atividades da UNIMEP, nas demais áreas está sendo criado um complexo envolvendo um grande Shopping Center, condomínio fechado, hotéis, enfim um novo vetor de desenvolvimento da cidade. Pode-se dizer que o Reitor Clovis Pinto de Castro veio, viu e venceu! Nascido em Ubá, Minas Gerais, em 3 de dezembro de 1958, sua mãe trabalhava como costureira e seu pai como motorista. Quando contava nove meses de idade a sua família mudou-se para Londrina.
O senhor fez seus primeiros estudos em que escola?
Foi no Grupo Escolar Hugo Simas, tida como a melhor escola pública de Londrina na época. O ginásio parte eu fiz no Colégio Marista e parte no Colégio Marcelino Champagnat, ambos de tradição católica. Fui católico até 14 anos aos 15 anos entrei para a Igreja Metodista. Sempre fui muito religioso, quando passei pelo colégio marista tive a influencia muito grande de um irmão marista que me ajudou a entender o Novo Testamento, os evangelhos, a primeira leitura da bíblia foi com esse marista Irmão Manssueto. Quando conheci a Igreja Metodista comecei a me apaixonar pela tradição do metodismo, é uma igreja que tem uma história muito bonita. O fundador do metodismo, John Wesley era uma pessoa que tinha uma visão social muito aguçada, escreveu centenas de livros, não só livros de teologia, ele escreveu gramática da língua inglesa, da língua francesa, livros na área de medicina, ele tinha uma formação acadêmica excepcional, e conseguiu traduzir em uma linguagem mais popular, conseguiu trabalhar com o povo inglês do século XVIII de uma forma extraordinária. Essa história dele me motivou muito a ficar na Igreja Metodista.
O senhor tem a visão das duas doutrinas a católica e a metodista. Ao que parece a católica prega o desprendimento dos bens materiais, a igreja metodista tem uma visão diferente, antagônica?
Para abordarmos o tema igreja, teremos que falar em igrejas: não existe uma só igreja católica, uma só igreja metodista. Dentro da igreja católica existem vários movimentos, a igreja católica é muito rica no sentido da sua história, da sua memória, das suas tradições, ela tem ordens religiosas que tratam cada uma um carisma: na área da saúde, questão operária, moradores de rua. São ordens milenares, outras mais recentes, elas conseguem dar diferentes conotações para a igreja católica. Além das ordens há os movimentos da igreja católica, um movimento que ficou muito conhecido na América Latina é o Movimento da Teologia da Libertação, um dos nossos professores, já falecido, Hugo Assmann foi um dos fundadores da Teologia da Libertação na América Latina, junto com o chileno Gustavo Gutierrez. A Teologia da Libertação tem sua origem em uma sociologia mais marxista, essa opção preferencial pelos pobres é muito forte na Teologia da Libertação, é o Jesus que se identifica com os pobres, o evangelho dá as boas novas aos pobres, a retomada do Reino de Deus muito mais sociológica do que teológica. A Teologia da Libertação revolucionou a Igreja Católica, assim como a dividiu também, levando a punição Leonardo Boff. A Teologia da Libertação influenciou também as igrejas históricas, a Igreja Metodista, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Luterana, formando uma ala mais progressista, que tem uma preocupação política mais aguçada. Outro movimento que tinha raízes na década de 60 e surgiu com mais força na década de 70, intensificou-se muito na década de 80 e está presente com muita força atualmente na Igreja Católica e também na Igreja Metodista é o Movimento Carismático. É um movimento voltado para uma espiritualidade intimista. É uma espiritualidade que trabalha mais os valores morais. E há o Movimento Conservador, que sempre existiu na Igreja Católica e na Igreja Metodista. Podemos dizer que esses três movimentos sempre estão presentes em ambas as igrejas, em cada período histórico um deles se faz mais forte. Há outro movimento, que na Igreja Católica talvez não tenha tanto impacto, mas na Igreja Metodista e em outras igrejas históricas acaba tendo impacto, é o que chamamos de Pentecostalismo e Neo Pentecostalismo. O movimento Pentecostal é histórico, nasceu no inicio do século XX, por volta de 1910 com a Assembléia de Deus e com a Congregação Cristã. Na década de 60 surgem às igrejas Deus é Amor, Brasil Para Cristo, são as igrejas pentecostais históricas, que valorizavam muito a questão de usos e costumes, o batismo pelo Espírito Santo, falar em outras línguas. A Igreja Neo Pentecostal não tem mais essa preocupação com uso e costumes, não há proibições como cortar cabelo, o uso de saias ou bermudas, a ênfase é dada mais a uma espiritualidade individualista, e em muitos casos ao que chamamos de teologia da prosperidade. O povo está presente em todas as denominações religiosas sempre com muita fé, muita esperança.
O senhor é um estudioso da religião!
O meu doutorado é em Ciência da Religião. Já escrevi livros nessa área. Após concluir o ginásio, o colégio eu estudei em uma escola pública chamada Vicente Rijo, em Londrina. Em janeiro de 1977 vim para São Paulo para estudar na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista que fica em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo. Essa faculdade existe desde 1938, quando foi tomada a decisão de trazer as faculdades de teologia de Minas Gerais e de Porto Alegre para criar no então Bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, a Faculdade de Teologia, que deu origem a Universidade Metodista existente hoje naquele local.
Após concluir o curso de teologia qual foi a próxima etapa que o senhor realizou?
Trabalhei por seis anos como pastor em Pato Branco, no Paraná. Até que fui convidado para trabalhar na instituição em que me formei. Em 1986 retomei meus estudos, fiz pedagogia. Vim para a UNIMEP onde fiz o Curso de Especialização na área de gestão educacional, aqui também fiz o mestrado em Filosofia da Educação. Fui convidado para ser reitor da Faculdade de Teologia. Nesse período, até assumir como reitor eu exerci diversas atividades como docente, coordenador acadêmico, assumi a coordenação de um campo avançado em Porto Velho, fui editor da imprensa metodista.
O seu ritmo de trabalho sempre foi intenso?
Venho de uma família muito pobre, comecei a trabalhar aos nove anos de idade, no Alves Hotel, em Londrina, o proprietário era meu tio, meu pai também trabalhava lá como gerente. Era um hotel mais freqüentado por viajantes, eu ajudava a servir as mesas com o café da manhã, cuidava do elevador, era daqueles de porta sanfonada, era acionado através de uma manivela, as malas que eu conseguia carregar ajudava a levar. Permaneci nesse serviço por dois anos. De lá fui trabalhar em um escritório de café, na época Londrina chegou a ser a Capital Mundial do Café. Trabalhei em uma agencia de empregos. Com 14 anos passei a trabalhar com Paulo Ângelo de Gois, posso dizer que ele foi meu segundo pai, muito do que sou devo a ele. Paulo era representante de 10 empresas de autopeças, ele viajava a semana inteira, usava um talão de pedido que eu tinha que desdobrar para pedidos próprios de cada empresa. Tudo era feito pelo correio, havia empresas que exigiam pedidos em seis vias! Com o tempo tornou-se o maior escritório de representações de peças do Paraná. Minha primeira experiência de gestão foi como gerente dessa empresa, aos 18 anos de idade.
Como o senhor vê o fato de trabalhar tão jovem?
Os contextos vão mudando muito, naquela época ser adolescente é diferente de ser adolescente hoje. A criança daquela época é diferente da criança de hoje. A categoria “adolescente” é recente na história da humanidade, do ponto de vista psicológico e até do ponto de vista sociológico. A criança no passado era um mini adulto. Se observarmos as fotografias antigas as próprias roupas eram de adultos. O amadurecimento rápido tem vantagens e desvantagens.
Com quantos anos o senhor assumiu a função de pastor?
Aos 21 anos, é comum jovem nessa idade assumirem o ministério pastoral, ou assumem igrejas pequenas ou são ajudantes em igrejas maiores. A Igreja de Pato Branco marcou a minha vida. Quando cheguei a Pato Branco me aproximei dos padres da cidade, eles tinham três emissoras de rádio, duas em Pato Branco e uma em Palmas que é uma cidade bem próxima. Em Pato Branco existiam a Rádio Pato Branco e a Rádio Serinalta, sendo que esta última tinha 25.000 watts de potencia. Tinha audiência no Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Procurei ao Frei Nelson Rabelo, que se tornou um dos melhores amigos até hoje. Disse-lhe que estava chegando, assumindo uma igreja metodista, ecumênica, que gostaria de ter ou participar de algum programa de rádio. No primeiro momento ele foi muito fechado, eles tinham tido uma experiência anterior negativa com um pastor de outra igreja evangélica. Com o tempo nós fomos nos conhecendo em outros ambientes até que ele precisou viajar para a Alemanha, e ele tinha um programa chamado “A Bíblia Em Sua Vida”, começava as cinco e meia e ia até as seis horas, era um programa com muita audiência. Participei um mês junto com ele, apresentando o programa, assim que ele fosse para a Alemanha eu passaria a apresentar o programa sozinho até a sua volta. Ele voltou e nunca mais assumiu o programa, deixou na minha mão durante todo o período em que permaneci em Pato Branco.
Qual foi a reação dos ouvintes, uma rádio católica transmitindo as mensagens de um pastor metodista?
Foi uma coisa muito bonita, a aproximação que tive dos franciscanos foi uma experiência fantástica na minha vida. O acolhimento que eu tive foi excepcional. O que realizamos em conjunto, eu apresentava o programa de rádio, minha esposa apresentava um programa na mesma rádio das duas até as cinco horas da tarde, chamava-se “Sala de Visita”. Era um programa temático. Essa nossa participação na rádio abriu uma série de possibilidades para nós. Outra coisa que foi determinante, os franciscanos ganharam uma concessão de um canal de televisão. A primeira emissora católica do país, a TV Sudoeste, é de Pato Branco. Eles estavam buscando profissionais dessa área para montar o projeto técnico, eu conhecia engenheiros da Universidade Metodista, pessoas dessa área, que foram para lá, fizeram toda a parte de instalação técnica, arquitetura, acompanharam os tramites de importação, e essa mesma equipe liderada pó Davi Betts, foi até lá para fazer a montagem dos equipamentos.
Havia uma perfeita harmonia entre igreja católica e metodista!
Pato Branco participava de um programa chamado “Companheiro das Américas”, a cidade de Pato Branco e Dayton, em Ohio, são cidades irmãs. Precisavam escolher duas pessoas para representar Pato Branco em Ohio, escolheram Frei Nelson e eu. Foi interessante nos Estados Unidos, porque o padre pregava em alguma igreja metodista e eu pregava em igreja católica.
O senhor vem realizando um trabalho admirável junto a UNIMEP.
A UNIMEP tem um nome consolidado, é um nome que tem uma força e tradição muito grande. Em meu discurso de posse eu disse que não vim para ser o mágico de plantão, que o destino da instituição estava em nossas mentes criativas, em um trabalho colegiado. Nesses dois anos e meio que estou aqui tive apoio político muito forte das comunidades interna e externa. A UNIMEP tem uma presença pública, é a Universidade da cidade, temos o único reitor da cidade. Tive que aprender a lidar com essa dimensão publica da universidade, aos poucos fui tomando conhecimento do papel que eu tinha que representar. Meu trabalho era interno, meu perfil é acadêmico, era pesquisador.
Qual a área total da UNIMEP?
É de 1 milhão e duzentos mil metros quadrados. Estamos ficando com quatrocentos mil metros quadrados. Vendemos o terreno onde será instalado um Shopping, os empreendedores são do Rio de Janeiro, junto com a Tomazzi Camargo. Não temos nenhum vinculo com o Shopping. Temos outros três empreendimentos em conjunto com a Tomazzi Camargo, dois condomínios fechados e um condomínio vertical. O condomínio que passará a ser comercializado nesse fim de semana será junto com o Shopping, eles nascem juntos. A próxima etapa é um condomínio maior. A última etapa é um empreendimento mais corporativo com hotel, centro de convenções torres corporativas. Nesses empreendimentos temos cotas, esses valores obtidos com esses grandes empreendimentos serão direcionados no pagamento do passivo acumulado.
O senhor reverteu uma situação desfavorável e está transformando a face da cidade?
Esse vetor de crescimento está influenciando muito a cidade, costumo dizer que está nascendo uma cidade aqui dentro.

JOÃO BOSCO DE FREITAS- Sociedade de São Vicente de Paulo

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 28 de junho de 2011
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.tribunatp.com.br/
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADO: JOÃO BOSCO DE FREITAS- Sociedade de São Vicente de Paulo
Frederico Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos em Paris deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias há mais de 170 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo SSVP. A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social. São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil é o maior país vicentino, denominação dada a quem adere a SSVP, aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. Conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos. As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres e também por crianças e adolescentes. Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica. As Conferências são coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princípios e fundamentos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo. A administração da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil; e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris. Os Vicentinos realizam o sonho Ozanam, que é "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição, a visita domiciliar é a principal atividade dos Vicentinos. Semanalmente são feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolsões de miséria. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos. O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições todas mantidas e administradas pela organização. Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a inclusão social das famílias assistidas; como os de alfabetização e de geração de renda são as Obras Especiais. Atualmente, meio milhão de brasileiros recebe o apoio da SSVP. Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos. No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da SSVP, atuam cerca de 600 Conferências de Crianças e Adolescentes. A Sociedade São Vicente de Paulo une homens, mulheres e crianças num mesmo ideal: praticar o amor ao próximo. O vice-presidente do conselho da SSVP em Piracicaba, João Bosco de Freitas relata um pouco mais do trabalho realizado pela instituição. Paulista, nascido em Tapiratiba a 23 de agosto de 1937, seu pai era administrador de fazenda, faleceu em 1942 em Resende, no Rio de Janeiro. Sua mãe voltou com os filhos para a casa da sua família em São Joaquim da Barra. João estudou no Primeiro Grupo Primário de São Joaquim, cursou o Ginásio Municipal, que atualmente leva o nome da professora de artes manuais. Formou-se professor e é diplomado pela Escola Técnica de Contabilidade São José.
O senhor exerceu algum trabalho até obter o diploma de professor?
Nós éramos muito pobres, eu fazia pequenos trabalhos, desde regar um jardim ir buscar leite para algum vizinho, varrer uma calçada. Quando passei a fazer o curso de técnico em contabilidade a tarde trabalhava e um escritório local. Permaneci em São Joaquim da Barra até concluir o Tiro de Guerra.
De lá o senhor transferiu-se para onde?
Fui morar em São Paulo, um grande número de jovens tinha como aspiração ingressar no Banco do Brasil, era o grande emprego da época. Meu sonho era ser radialista. (Curso que João concluiu recentemente, com registro em carteira profissional). Quando eu era menino meu tio João, que era cego me ensinou a transmitir jogos de futebol. Outro tio trabalhava na Rádio Gazeta que ficava na Rua Casper Libero, uma noite fui visitá-lo, às 22 horas a rádio encerrava a sua programação, eu pude realizar meu sonho em falar ao microfone, mesmo com a emissora fora do ar, só com os alto falantes internos ligados. Transmiti um jogo hipotético entre Brasil e Argentina, eu tinha 14 anos. Lembro-me de que o São Paulo tinha feito uma excursão á Itália, o Geraldo José de Almeida acompanhou a comitiva do São Paulo. Em determinada noite ele transmitiu um jogo entre o São Paulo e o selecionado italiano. Um jogo em que o São Paulo perdeu, o placar era de 4 a 1 para a Itália, uma tristeza geral. Os comentários, a publicidade, tudo correndo conforme os hábitos da época. O jogo terminou, Geraldo José de Almeida saiu do ar, foi quando o plantão esportivo feito por Narciso Vernizzi anunciou que era o dia Primeiro de Abril e aquele jogo embora tivesse sido transmitido em sua integra, nunca de fato havia ocorrido. Era tudo uma brincadeira da rádio!
Em São Paulo o senhor lecionou?
Mandei convites da minha formatura á diversos familiares, entre eles havia um tio que tinha contatos importantes em São Paulo, entre eles com a Deputada Estadual Maria Conceição da Costa Neves (Conhecida também como Conceição Santa Maria). O Estado não conseguia suprir a necessidade de vagas escolares, em abril de 1956 o prefeito de São Paulo criou por decreto 900 classes, o professor nomeado tinha que arrumar uma sala em algum local de periferia e assumir o ensino dessa classe. Assim começou o ensino municipal em São Paulo! Com a influência do meu tio consegui uma classe no bairro hoje considerado como bairro de elite, o Real Parque Morumbi. Eu andava a pé cinco quilômetros para chegar lá, sendo que três quilômetros eram de terra nua. Descia do ônibus no ponto final, próximo a fábrica de Sorvetes Kibon, ia a pé até o Rio Pinheiros, atravessava a ponte e continuava já em chão sem calçamento. Eu lecionava na Escola Isolada do Real Parque Morumbi, hoje situada na Rua Barão de Melgaço.O magistério é gratificante, apesar das dificuldades. Antes tínhamos a dificuldade da distância a ser percorrida para lecionar, hoje a dificuldade é a falta de respeito do aluno para com o professor. Em 1959 eu comecei a trabalhar também no Diário Popular, na Rua do Carmo. O proprietário era José Walter, seu primo Newton Rodrigues era meu amigo e me convidou para ocupar uma vaga no jornal. Trabalhei como revisor, na época Joelmir Beting trabalhava na redação de esportes. Em 1962 fui trabalhar no Diário do Comércio, nessa época me casei e fui morar na Rua Visconde de Parnaíba. Nesse jornal entrei como revisor, passei a arquivista e fui seu redator. Em 22 de fevereiro de 1989 quando Dona Luiza Erundina foi eleita prefeita, não me enquadrei com os ideais políticos dela. Eu me aposentei.
Como educador qual é a opinião do senhor sobre a aprovação continuada?
É um desastre! Em qualquer coisa na nossa vida só podemos alcançar progresso pelo mérito. Exclusivamente pelo mérito!Quem criou a promoção continuada foi Dona Luiza Erundina quando foi prefeita de São Paulo. O Mario Covas era governador, gostou da idéia, o Estado assumiu. Dona Luiza Erundina, como assistente social por formação, entendia que a reprovação era desestimulante. Isso é perfeitamente correto, até a reprovação em um exame laboratorial é desestimulante! Foi com base nisso que ela achou que a criança sendo automaticamente promovida ela iria se estimular, sentir-se mais segura de si e apresentar bons resultados. Ledo engano! Ela apostou errado, outros apostaram errados e cada vez mais se aposta errado na educação.
Na visão do senhor qual é a saída?
É a saída adotada pelos Tigres Asiáticos, investir cada vez mais na educação, sem atrelar á política. A educação deve ser um instrumento de promoção da família, do bairro, da cidade, do país.
Como se deu a sua vinda a Piracicaba?
Minha esposa Deise Grillo de Freitas trabalhava na área comercial, soube que havia á venda uma loja no shopping em Piracicaba. Adquirimos a loja e viemos para cá, não me arrependo de ter vindo á Piracicaba, embora não possa dizer o mesmo do negócio, estabelecimentos comerciais em shopping em determinadas situações são belas ilusões. Poucos comerciantes que trabalham em shoppings centers conseguem obter algum lucro. Os proprietários dos shoppings são os grandes beneficiados, não perdem nunca.
Sua atividade junto a grupos religiosos iniciou-se em que local?
Quando mudamos para o bairro Nova Piracicaba, passamos a freqüentar o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, nessa época conheci alguns vicentinos. Fui convidado a ingressar na Sociedade São Vicente de Paulo, isso foi em 2002. Eu sentia a necessidade de ser útil para mim e para meu semelhante. Na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres há duas Conferências, a de São Paulo Apóstolo e a de Nossa Senhora dos Prazeres.
O que é ser vicentino?
É ser tocado por Deus para olhar para seu semelhante, com caridade no coração ajudar, tentar pelo menos promover a família de um necessitado. É um momento grandioso na vida da gente. Engajar-se nesse movimento é muito bom. Quando Ozanam fundou esse movimento a miséria na França era muito grande. Somos apolíticos, nosso grande objetivo é a caridade com o sentido de promoção, não praticamos o assistencialismo, e exercemos a evangelização.
O senhor exerce qual cargo na instituição?
Na Conferência sou vice-presidente, para exemplificar, a Conferência equivale a um município de um país. A conferência agrupa até 15 pessoas, ela tem uma área de atuação na cidade e se reúne uma vez por semana. Não somos uma entidade assistencialista, somos pregadores da palavra, evangelizadores. É um movimento católico, embora admita em suas fileiras quem não seja católico, embora este não possa ocupar cargo. Pode existir Conferência isolada sem estar ligada a uma paróquia. Essas Conferências se agrupam em um numero mínimo de oito, formando o que chamamos de Conselho Particular. Os Conselhos Particulares se agrupam em um numero de pelo menos cinco, formando um Conselho Central. Esses Conselhos Centrais se agrupam em um Conselho Metropolitano, que por sua vez se agrupam no Conselho Nacional. Do dia 4 a 10 de julho teremos a semana missionária, é aberta ao público, na Capela São Luiz será na quarta feira dia 6 de julho, das 20 às 22 horas, o Padre Edson estará presente. Todos estão convidados. Piracicaba tem uma atuação vicentina muito forte, existem aproximadamente 500 vicentinos.
Os vicentinos assistem famílias evangélicas?
Dos meus assistidos 65% são evangélicos! Não olhamos a crença de ninguém. A Sociedade tem uma credibilidade muito grande. Assistimos cerca de 60 famílias no Bosque do Lenheiro, desde 1999 quando o bairro começou, as ruas eram de terra ainda. Visitamos as famílias semanalmente. As cestas básicas nós levamos geralmente aos sábados.
Mas e o programa da Bolsa Família não supre as necessidades mínimas dessas famílias?
Isso é uma forma de captar votos dos eleitores. Cento e poucos reais vai sustentar uma família de sete a oito pessoas? Se não fosse o trabalho dos vicentinos, de outras entidades, de pessoas que trabalham anonimamente, essas pessoas morreriam de fome!
Qual é o maior problema encontrado nessas áreas assistidas?
O problema cultural é gravíssimo! São bem poucos os que têm o ensino fundamental.
Isso é fruto da falta de interesse dessas pessoas ou falta a ação efetiva do Estado?
Credito ás duas partes. Especialmente dessas pessoas, mas o Estado não atua como deveria atuar. Como educador posso afirmar que o bairro está aparelhado fisicamente para atender as necessidades de educação, não existe motivação nem empenho para que os educadores e dirigentes cumpram sua missão, a orientação oficial não estimula o trabalho do educador.
O desenvolvimento e o futuro do menor é motivo de preocupação dos vicentinos?
A questão do menor nos preocupa muito. Infelizmente de um modo geral a família do menor não está estruturada, o responsável pelo menor não acredita que o fator cultural possa alterar a vida do mesmo. Se o exemplo dentro de casa é desfavorável a criança se envolve muito pouco com a escola. Para eles a escola não oferece atrativos quando se dirigem á ela vão contra a sua vontade. Eles não conseguem visualizar que a escola é um meio de melhorar a sua vida. Se a família também não tiver essa visão, as coisas ficam muito difíceis. Se a família for bem estruturada as crianças vão para a escola, apresentam bons resultados.



segunda-feira, junho 27, 2011

RICARDO MARTINI E JOÃO AUGUSTO MARTINI

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
Sábado 17 de junho de 2011
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/

ENTREVISTADO: RICARDO MARTINI E JOÃO AUGUSTO MARTINI
Lembranças além de imagens trazem aromas e sabores. Atualmente as crianças e adolescentes consomem bolachas, principalmente as recheadas, devoram batatas fritas e salgadinhos, especialmente de uma marca líder de mercado. O consumo é alavancado por ações de marketing muito bem elaboradas. As crianças e adolescentes de algumas décadas passadas tinham outros hábitos alimentares, mesmo porque a maioria dos produtos consumidos atualmente não existia na época. O consumo de refrigerante era apenas em datas especiais: aniversários, casamentos, festas de fim de ano e mesmo assim de forma regrada, conforme ditava as normas do bom comportamento. O mesmo acontecia com os doces e salgadinhos. Restava a criança a opção do doce caseiro, obtido a partir das frutas mais abundantes: abóbora, mamão, laranja ou batata. Esses sim eram devorados com avidez, as famílias normalmente numerosas rapidamente consumiam a iguaria. Os folguedos, o trabalho precoce, o desenvolvimento físico, tudo colaborava para que as crianças e adolescentes encontrasse nos doces o repositório de energias. As tão famosas “vendas”, armazéns, ou padarias tinham sempre uma vitrine de doces, que aos olhos do pequeno cliente tinha o impacto de uma vitrine de joalheria. Uma figura que o tempo se encarregou de extinguir era a do ambulante, com sua cesta de vime coberta por um pano branco imaculado, levando quitutes aos consumidores. Tinham roteiro e freguesia já determinada, assobiavam, tocavam apitos ou gritavam refrões apregoando seus produtos. Eram pessoas queridas e respeitadas, quase faziam parte da família. O chamado “doce caseiro” teve como referência a cidade de Tietê, onde fervilhavam fabricas domésticas, com suas receitas passadas por gerações. Hoje muito pouco ou quase nada resta dessas fabricas de doces. Piracicaba é famosa pelas suas tradições: o Rio Piracicaba, a Escola de Agronomia, o Lar dos Velhinhos, O XV de Novembro, a Rua do Porto e seus peixes, a famosa cachaça, hoje mais difícil de ser encontrada, a pamonha, a Gengibirra do Orlando, os doces Stenico e Martini. Muitos piracicabanos, longe da terra natal chegam a sonhar com essas maravilhas. Mal colocam o pé na cidade e acorrem a cada um desses locais, um rito quase sagrado para quem esteve fora da terra abençoada, seja por pouco tempo ou por anos, o peso da saudade é sempre muito forte. Agostinho Martini Neto constituiu há 80 anos uma empresa que produz em escala industrial doces com as mesmas características do chamado doce caseiro. A partir de uma cesta de vime carregada embaixo do braço, determinado, ele chegou a fornecer doces para gigantes como a Volkswagen do Brasil. Sempre com a mesma qualidade. O seu aguçado espírito empresarial fez com que preservasse todos os itens que integraram o desenvolvimento da sua indústria, mantendo veículos e objetos em um local apropriado, um verdadeiro memorial da sua empresa. Muitas empresas já se preocupam em ter seu memorial, sabem do valor agregado que isso representa. Um acontecimento marcante na história de Piracicaba foi a celebração do casamento de Agostinho Martini Neto com Joana Rocha realizado em 1935 na Igreja Bom Jesus: o noivo ao invés do tradicional terno usava a farda verde do Integralismo, assim como muitos dos convidados envergavam suas fardas. (O Movimento Integralista foi fundado por Plínio Salgado no dia 7 de outubro de 1932, em síntese diz que o homem vale pelo trabalho, pelo sacrifício em favor da Família, da Pátria e da Sociedade, o Homem deve praticar as virtudes que o elevam e o aperfeiçoam).

Ricardo Martini, você é neto de Agostinho Martini Neto?

Sou, meu pai é João Augusto Martini e minha mãe Julieta Maria de Castro Martini, nasci em 15 de fevereiro de 1976. Sou engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de Piracicaba, tenho Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos na ESALQ, onde a minha tese de mestrado aborda a produção de doces sem utilização de açúcar. Aos 21 anos fui morar por um ano em um kibutz em Israel (Combinando o socialismo e o sionismo no sionismo trabalhista, os kibutzim são uma experiência única israelita), em Londres permaneci por dois anos, tenho passaporte italiano, isso permitiu que eu trabalhasse como cidadão europeu. Entre outros serviços trabalhei na London Eye: uma elegante roda gigante às margens do Rio Tamisa, de onde se tem uma belíssima vista panorâmica de Londres, a duração da volta da roda é de meia hora, meu trabalho era servir champanhe e canapés durante esse giro, era um passeio especial, com um numero menor de pessoas, de 2 a 10, geralmente em cada ambiente cabem 25 pessoas.

Qual é a sensação de trabalhar como garçom na roda gigante London Eye?

Muito legal! Todos os dias eu fazia pelo menos um passeio na roda gigante, e ainda ganhava algum dinheiro pelo meu trabalho, que na realidade era um bico que eu fazia a noite, durante o dia trabalhava em uma empresa de pesquisas. As pessoas que freqüentavam a roda gigante eram muito comportadas, sem atitudes extravagantes, a cena mais inusitada que presenciei foi um pedido de casamento, o pretendente simulou que estava passando mal, todos acreditaram, inclusive eu, foi quando ele se ajoelhou e pediu a moça em casamento, isso tudo dentro da roda gigante! Foi bonito! Essa roda tem de 35 a 40 metros de altura.

Em que ano você voltou ao Brasil?

Voltei em 2001. Vim para trabalhar com a nossa família. Foi meu avô Agostinho Martini Neto que aos 16 anos iniciou essa empresa. Já naquela época meu avô tinha o apelido de Neguinho, mais tarde passou a ser chamado de Seu Neguinho, a origem desse apelido é desconhecida. Meus bisavôs Andrea Martini e Maria Fantazia tinham um bar na Rua Moraes Barros, próximo a Rua Santa Cruz, a minha bisavó fazia doces de abobora, batata e cocada e meu avô saia com cestos de palha vendendo os doces pelas ruas, além de venderem no próprio bar. Rapidamente as pessoas passaram a fazer encomendas de doces. A cidade embora fosse bem menor tinha moradores residindo em localidades dispersas, isso fez com que meu avô tivesse a necessidade de adquirir uma charrete e um cavalo isso foi em 1934. Em 1936 mudaram para o prédio onde até hoje se situa a fábrica, na Rua Ipiranga, 1725. Em 1938 ele adquiriu o primeiro veículo a motor, um Chevrolet 1928, que foi utilizado até 1950, na época ele já tinha cinco furgões que faziam entregas de doces pelos bares da cidade. Ele vendeu esse Chevrolet, a pessoa que adquiriu utilizou-o até 1970, foi quando ela ofereceu ao meu avô para recomprá-lo. Meu avô comprou o Chevrolet, restaurou, e ao construir a loja de vendas junto a fabrica colocamos esse veiculo e outras peças em um espaço que formam o acervo Martini, onde estão máquinas, equipamentos de escritório.

A Martini chegou a empregar quantos funcionários?

Chegamos a ter perto de 100 pessoas trabalhando conosco. Trabalhávamos com pêssegos, fazíamos extrato de tomate. Na década de 40 tínhamos forno a lenha, eram feitas queijadinhas, creme e outros doces. Foi quando surgiu o famoso doce “mata-fome”, que era na verdade um reaproveitamento de doces que no processo de fabricação quebravam, ou tinham tamanho fora do padrão, eram triturados, fazia-se um bolo com um creme em cima, era o famoso mata-fome! Eu não cheguei a comer, mas recebemos todo dia alguma pessoa que diz: “A época do mata-fome era boa!”. Chegam a pedir que voltemos a fazer só que não temos mais forno à lenha e nem todos os doces de forno que fazíamos na época são produzidos, torna-se inviável a fabricação do mata-fome.

Quantos filhos seu avô Agostinho Martini Neto teve?

Três filhos: Aljovil Martini (Homenageado com uma rua em seu nome no bairro Dois Córregos), João Augusto Martini, Lucio Carlos Martini (Titá). Dos 11 netos apenas eu permaneço trabalhando na Martini. Diante das circunstâncias econômicas e culturais do nosso país quem trabalha sério passa por muitas dificuldades: a carga tributária é muito grande, as margens de ganho são muito pequenas. Para ganhar dinheiro é mais fácil trabalhar como funcionário do governo ou em uma grande empresa, compensa muito mais do que ter seu próprio negócio. Em 1970 Pelé disse que devíamos cuidar das nossas crianças, quem sabe se a próxima geração tiver consciência de que a nossa sociedade deve mudar talvez daqui a umas duas gerações possamos chegar a viver em um país melhor. A nossa educação é deficitária, não temos pessoas qualificadas para mudar o país hoje. Há mais de uma década foram criadas leis que dão diplomas a quem nem sequer sabe ler. Não adianta ter um diploma se a pessoa não tem qualificação.

A sua vivência por diversos países propiciou conhecer a valorização que cada povo dá á produtos com tradição?

O piracicabano dá valor ás tradições como o peixe do Rio Piracicaba, o caldo de cana, a pamonha, o doce Martini. É comum chegar alguém afirmando que o filho ou parente próximo está na Europa e vai mandar um doce Martini. Até mesmo para piracicabanos residentes em outro estado são enviados doces de nossa fabricação. Dizem que a pessoa está com saudade de Piracicaba, alguém da família passa no Martini e compra um docinho para enviar á essa pessoa. Toda semana escutamos uma história envolvendo os doces fabricados pela Martini.

Quais os tipos de doces são fabricados atualmente?

Temos os doces em massa como a queijadinha, o creme, os doces típicos de festas juninas: paçoca, pé-de-moleque, cocada, torrone. Temos o doce sírio. Depois os doces em caldas e cremosos, todos a base de frutas. A partir de 1970 meu avô passou a fornecer para a Volkswagen, vendíamos caminhões de doces para ela que servia como sobremesa dos cerca de 20.000 funcionários. Até 1970 tínhamos fornos a lenha e produzíamos bolos de casamentos, minha avó com uma equipe de confeiteiras chegou a fazer 40 bolos em um fim de semana. Quando passamos a atender as cozinhas industriais substituímos os fornos a lenha, com isso alguns doces foram deixados de serem fabricados, inclusive os bolos. Nos anos 90 as empresas passaram a terceirizar as cozinhas, as condições de negociação foram modificadas, essas empresas terceirizadas passaram a impor até 70 dias de prazo para efetivarem os pagamentos dos produtos que entregávamos, além de estabelecerem preços de fornecimento aviltados, estabelecendo um leilão entre fornecedores e priorizando o menor preço em detrimento da qualidade.

Seu avô Agostinho Martini Neto fez muitas entregas com charrete?

No inicio ele trabalhou com charrete, depois ele adquiriu um Chevrolet ano 1928, fazia entregas em bares de Piracicaba, alguma coisa ele mandava para fora da cidade. Com esse veículo ele também ia buscar a matéria prima para fabricar os doces. Na época da guerra houve racionamento de açúcar, mesmo assim ele não deixou um dia sequer de funcionar a fábrica. Certa vez ele fez uma viagem de 12 horas de ida mais 12 horas de volta para ir buscar 10 sacos de trigo em Santos, isso com o Chevrolet 1928. Até uns 20 anos atrás todas as sexta feiras meu avô distribuía gratuitamente doces para as crianças que vinham á fábrica.

Como era seu avô?

Era muito trabalhador, levantava ás 5 horas da manhã e trabalhava até as 10 horas da noite. Quando o primeiro funcionário chegava a caldeira já estava ligada, as frutas quase todas descascadas. A empresa era uma grande família, era normal alguém vir trabalhar na empresa e logo em seguida trazer o irmão, primo para também trabalhar na Martini. O funcionário mais antigo está conosco há quase 50 anos. Dona Rosa trabalhou 50 anos conosco, hoje ela tem 100 anos, só não vem trabalhar pela dificuldade em andar, faz uns 10 anos que ela parou de trabalhar. Nos anos 40 meu avô era o único proprietário de carro e telefone que existiam no bairro, era comum ele ajudar a transportar pessoas, ceder o uso do telefone, era de número 587.

Você já recebeu visitantes estrangeiros?

No ano passado vieram dois ônibus com funcionários coreanos da Hyundai, eles comeram bastante pé-de-moleque. Muitas famílias piracicabanas trazem visitantes estrangeiros.

Quantos tipos de doces a Martini fabrica atualmente?

Entre caldas e massas são cerca de 50 doces. Em dezembro de 2010 abrimos uma segunda loja, fica no Mercado Municipal.

João Augusto Martini, filho de Agostinho Martini Neto, em que dia o senhor nasceu?

Nasci em 5 de janeiro de 1943, sou formado pela ESALQ e me formei na primeira turma de administração da UNIMEP

O doce sírio fabricado pela Martini é uma receita dada por alguém conhecido?

Foi Tuffi Elias quem ensinou ao meu pai a formulação e a fabricação do doce sírio.

Os doces Martini já estiveram presentes nos mais diversos locais.

Na Piracicaba de algumas décadas só tinha o Cemitério da Saudade, na época de finados ao longo do Estádio Barão de Serra Negra, em frente ao cemitério, montavam-se barracas vendendo os mais diversos artigos, os nossos doces estavam presentes. No início, ainda quando não existia o estádio era um bosque, com o Chevrolet 1928 levavam-se doces, mais tarde com o Chevrolet ano 1951 era feito o abastecimento de doces nessa barraca. No inicio era feita a venda de doces em praticamente todos os bares, armazéns e padarias, com visitas pelos menos 3 vezes por semana, lembro-me nitidamente do bar do Seu Augusto Cardinalli, pai do Didi Cardinalli, lá na Vila Rezende, aonde tinha o Valler. Santo Bueloni, Falanghe foram fornecedores que sempre que necessário deram crédito ao meu pai. Mais tarde chegamos a fornecer supermercados em nível nacional, só que o aumento dos custos de logística inviabilizou a manutenção dessas vendas. Passamos a atuar no mercado institucional das grandes indústrias, por volta de 69, 70 a indústria automobilística como Volkswagen, Mercedes Benz, Scania investiram nos refeitórios próprios, com o advento de planos econômicos elas passaram a terceirizar o serviço. A concorrência tornou-se feroz, as contratadas passaram a reduzir cada vez mais os custos, nós acompanhamos até o limite onde poderíamos manter nossa qualidade. Atualmente atendemos grandes empresas, um número menor delas, mas sempre com nosso padrão de qualidade.

 
João o seu pai participou de política?

O meu pai casou-se com o uniforme verde muitos dos convidados envergaram seus uniformes verdes, perfilados participaram da cerimônia, eram todos seguidores de Plínio Salgado do Partido Integralista. As vindas de Plínio Salgado á Piracicaba eram conduzidas pelo meu pai. A participação dele no meio social foi muito grande, a própria vinda do Corpo de Bombeiros de Piracicaba teve a participação dele, assim como a Guarda Mirim recebeu muito apoio dele. Os clubes sociais de Piracicaba tiveram nele um grande benemérito.





ADALBERTO BARRICHELLO

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
Sábado 25 de junho de 2011
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/

ENTREVISTADO: ADALBERTO BARRICHELLO

O Rotary é uma organização internacional de cerca de 1,2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como rotarianos, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos em suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial. Há mais de 33.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas, os quais constituem entidades apolíticas, não religiosas e abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos. O principal objetivo do Rotary, o qual está refletido em seu lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, é servir na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo. Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Além disso, eles apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais. Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos EUA, em Chicago Paul teve a idéia de criar um clube para homens de negócios e em 23 de fevereiro de 1905 reuniu-se com três amigos Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr formando o primeiro Rotary Club. Paul atribui aos valores nele incutidos por seus avós e vizinhos a base que levou à concepção do Rotary: "O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim". O significado do Emblema do Rotary composto por 24 dentes da roda denteada(e não dentada) representam às 24 horas do dia onde cada rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento. Os 6 raios representam as qualidades essenciais do rotariano em relação à:FAMILIA, ser bom chefe de família, AÇÃO, cumprir os deveres de cidadão, AMIZADE, cultivar a capacidade de fazer e manter amigos, PROFISSÃO, ter ética profissional, agindo sempre de acordo com os princípios rotários, RELIGIÃO, respeitar normas e princípios religiosos, INSTITUIÇÃO, manter a integração no movimento rotário, cooperando sempre.A cor dourada significa a nobreza e legitimidade dos propósitos rotários. A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos. Em Piracicaba existem 7 unidades do Rotary Club. O que atrai nessa entidade é que apesar de ser centenária ela cultiva valores a cada dia mais essenciais para a saúde física e mental da humanidade. De certa forma vivemos uma nova versão do massacrante processo produtivo instituídos na Revolução Industrial, a humanidade ainda não se adaptou a tantas mudanças em tão pouco tempo. A convivência em um grupo social é fundamental para a existência do ser humano, e entidades como o Rotary são verdadeiros oásis á quem busca amizade e companheirismo. Adalberto Barrichello é o atual presidente do Rotary Club Paulista, que está terminando seu mandato de um ano. Nesse período de forma discreta, mas muito atuante, proporcionou eventos que levou muitos visitantes ás dependências do Rotary, com sua atuação ele atingiu com maestria o objetivo principal da instituição, que é promover o ser humano em todos os seus aspectos. Nascido em Piracicaba a 16 de março de 1939, é filho de Alberto Domingos Barrichello e Vicência do Carmo. Diz com orgulho que é bairro-altense, nasceu na Rua XV de Novembro a uma quadra acima do Sud Mennucci. Seus pais tiveram mais quatro filhas: Maria Aparecida, Maria Wilma, Vera Maria e Wanda Maria.


Onde o senhor iniciou os seus estudos?

Comecei a estudar em uma escola mista da Conferencia São Vicente de Paula, fui matriculado antes de completar os sete anos de idade, isso em uma época em que as escolas consideravam sete anos a idade mínima para o ingresso. A professora Dona Hermantina Brasil era uma pessoa extraordinária, ela é tia de outra professora muito conceituada Dona Conceição Brasil Vieira. O prédio da escola da Conferencia existe até hoje fica na Rua D.Pedro I, próximo ao Colégio Dom Bosco, atualmente existe uma creche no local. Após seis meses estudando lá a escola foi extinta, sendo que os alunos foram transferidos para o Grupo Escolar Barão do Rio Branco, na Rua Governador Pedro de Toledo. Pelo fato de eu ser ainda muito novo minha mãe não me matriculou no Barão, que era bem mais longe de casa. A Dona Hermantina me passava lições particulares, seu objetivo era que eu aproveitasse o ano de estudos. Por questões burocráticas aquele meu ano de estudo não foi considerado para efeito de promoção á série seguinte. No ano seguinte entrei no Grupo Escolar Alfredo Cardoso, na época era um casarão situado atrás da Igreja Bom Jesus, onde hoje é o Edifício Morro Grande na Rua São José esquina com a Rua Alfredo Guedes, estudei lá até 1949, no ano seguinte o Grupo Escolar Alfredo Cardoso mudou-se para o prédio que ocupa atualmente. Esse local era conhecido como Largo Da Estação Velha, pois foi lá que funcionou a estação da Estrada de Ferro Ytuana, mais tarde denominada de Sorocabana.

Qual foi a próxima escola que o senhor freqüentou?

Fui estudar na Escola de Comércio Cristóvão Colombo, situava-se na Praça José Bonifácio, a mesma área comportava três praças: a Praça Sete de Setembro, entre a Rua Prudente de Moraes e Rua São José, a Praça José Bonifácio entre a Rua São José e Rua Moraes Barros e a Praça da Catedral situada em frente á Catedral. A Escola Cristovão Colombo situava-se em um prolongamento da Rua Boa Morte em frente a Praça. A escola funcionava em um prédio antigo, um sobrado, embaixo tinha o Cartório do Segundo Tabelião e o fotógrafo Cantarelli com seu estúdio. Entrei em 1951 e me formei em 1957, foram quatro anos de curso básico e três anos de técnico em contabilidade.

Nesse período o senhor trabalhava alem de estudar?

Cheguei a trabalhar um pouco com o meu pai, ele era artista em uma profissão que hoje não existe mais, era seleiro. Ele trabalhou muito tempo na Selaria União, situada no Largo do Mercado, exatamente na Rua Dom. Pedro esquina com a Rua Governador Pedro de Toledo. Com nove anos de idade eu já ia ajudá-lo. Naquela época o seleiro era polivalente, fazia de tudo, trabalhava como tapeceiro, sapateiro. O seleiro mais aperfeiçoado era trançador também.

O que é trançador?

Era o especialista em traçar couro de boi. Com o couro de boi seco era feita uma fita, com essas fitas trançavam para fazer laços, rédeas. É um serviço artístico.

Como é feita uma sela usada em cavalo?

A sela mais bonita, chamada mexicana, tem uma armação de madeira, forrada com feltro, atualmente usa-se espuma, antigamente até mesmo um acolchoado de couro era usado por baixo. Ela tinha depois a cabeça, o assento, das laterais desciam os estribos. Era um objeto que para fazer tinha que gostar do que estava fazendo. Uma sela demora em média três dias para ser feita.

O chamado “tapa” quando era usado?

Quando o animal de carga é selado, coloca-se em sua cabeça o "tapa" que cobre a cara, deixando-o com a visão direcionada somente para frente. Além do tapa usa-se a rédea que sai do freio e vai na boca do animal.

Quanto pesa uma sela?

Uma boa sela pesa cerca de oito quilos, não são feitas sob medida, ela tem que ser bem forrada por baixo, se a pessoa for muito pesada a sela acaba “pisando” o animal, provoca ferimentos no animal. Antigamente existia o chamado arreio para animais de carga, eles puxavam uns carroções, alguns carroções chegavam a puxar até mil quilos de carga. Geralmente eram puxados por uma parelha de animais, ou até três animais, diziam que dois iam no tronco e um ia na guia. Esses arreios de carga eram chamados de “selote”, não serviam como assento e sim para terem os varais da carroça engatados.

Como eram feitos os chicotes?

Pode ser feito em forma de tala, dobrado na argola que serve como empunhadura, há também chicotes trançados.

Um bom laço tem quanto de comprimento?

O laço normal media 10 braças, os laços maiores mediam 12 braças, o que equivale a aproximadamente 26 metros de comprimento. Para laçar um animal em movimento a distancia deve ser menor.
O senhor ainda estudante já passou a trabalhar na área contábil?
Arrumei um emprego no escritório de Onofre Pinheiro Nunes, lá tinha bons colegas que me auxiliaram muito no aprendizado, meu mestre na contabilidade foi Geraldo Cillo. O escritório ficava na Rua XV de Novembro, em cima do prédio onde por muitos anos funcionou a Receita Federal, no Edifício Falanghe. Permaneci nesse escritório por uns três anos. Trabalhei por um ano na Mercediesel, era a agência Mercedes-Benz, de propriedade de Altamiro Garcia, Mozart Garcia, Walter Hahn, Osvaldo Inácio de Tella, Heny Atallah. A Mercediesel ficava bem em frente a Casa Krahenbuhl, na Rua Governador Pedro de Toledo. Após um ano aproximadamente, em 11 de junho de 1961 apareceu a oportunidade de comprar a parte de Manoel Ferrari que era sócio com José Martins no Escritório de Contabilidade Paulista, situado na Rua Benjamin Constant,2495. Continuo até hoje lá, sendo que a minha filha assumiu o escritório. Tive muitos clientes da região como Jacinto Bonachella. Conheci a Padaria Cruzeiro do Alberto Secondo Sacchi, tinha a fabrica de barcos Ferrari, vizinho tinha o seu Ciro Sansigolo que era um carpinteiro extraordinário. Existia a Indústria Morlet, não havia a passagem sob os trilhos da Companhia Paulista, na Rua da Glória.

O senhor participa do Rotary Club há quantos anos?

Comecei no Rotary em 2001 e permaneci até 2006, por motivo de saúde na minha família tive que me afastar. Em 2008 voltei a freqüentar o Rotary. Sou o atual presidente, a cada ano ele muda o conselho diretor. O meu mandato no Rotary Club Piracicaba Paulista iniciou-se em 1 de julho de 2010 e termina 30 de junho de 2011. Atualmente temos 21 associados.

Há certa estagnação na inclusão de novos associados?
Em nome dessa correria intensa que movimenta as pessoas credita-se a falta de tempo ao associado em potencial. O ritmo atual de vida exige muito em suas atividades profissionais.

As pessoas estão cada vez mais individualistas?

Até mesmo em decorrência de sentir-se mais seguro face a violência que cresceu muito, aliada a facilidade de interagir com o mundo a partir do seu domicilio, utilizando ferramentas tecnológicas, ele passa a praticamente refugiar-se em casa. Isso é muito triste.

Esse isolamento pode gerar uma neurose?

Sem a menor duvida! O individuo perde o senso de companheirismo se fecha a cada dia mais.

Existe reunião rotariana por internet?

Existe eu sou totalmente contra, desde a sua origem o Rotary tinha como objetivo se reunir para trocar impressões pessoais, o Rotary é uma instituição que agrega profissionais das mais diversas profissões. A chamada comunicação virtual, utilizada em detrimento do contato pessoal é contra a essência do ideal rotariano.

O que ocorre em uma reunião de Rotary?

No Brasil a reunião é feita uma vez por semana, geralmente dura uma hora e meia. Não somos uma instituição filantrópica, trabalhamos para resolver dificuldades que ocorrem na comunidade. Uma das atividades atuais é trabalhar na erradicação da poliomielite no mundo todo, é uma ação global. O Rotary em Piracicaba participa ativamente na construção de moradias para pessoas em situação de risco.

Quantos Rotary existem em Piracicaba?

São sete, o mais antigo é o Rotary Club Piracicaba, que já completou 70 anos, tem o da Vila Rezende, da Cidade Alta, o nosso da Paulista em novembro fará 40 anos, o Povoador, o São Dimas e o Luiz de Queiroz.

Há participação feminina no Rotary?

Antigamente havia restrições a participação da mulher, hoje está aberto a participação feminina. Não há a necessidade da mulher em ser casada, ou de ter a participação do marido, ela pode ser individualmente rotariana.

A pessoa interessada em ingressar no Rotary Club como deve proceder?

Geralmente ela recebe o convite de um rotariano, ela participa sem compromisso de algumas reuniões, conduzida por um padrinho fará o seu ingresso na instituição. O interessado pode manifestar o seu desejo em participar da instituição, provavelmente receberá o convite de algum associado.

O que é a Casa da Amizade?

É o local que congrega os Rotary da cidade. É a sede da Afrop Associacao Familias Rotarianos Piracicaba uma entidade paralela do Rotary. Os Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club. A freqüência do rotariano é exigida com rigor. Se você estiver passeando em Manaus poderá recuperar a sua presença freqüentando o Rotary de lá. O rotariano Luiz Fernando Marucco em decorrência de suas atividades profissionais viaja muito, diversas vezes participou de reuniões em Rotary Club de muitos países, inclusive várias na Suécia.

É difícil ser presidente do Rotary?

Não é difícil, a preocupação desaparece quando temos o apoio de companheiros experientes, a presidência não deixa de ser um aprendizado. No Rotary Paulista temos a participação do companheiro Érico Bisson que tem grande conhecimento sobre assuntos rotarianos, com isso exercemos nossa função com grande tranqüilidade.

O que o Rotary representa na vida do senhor?

É a ocupação de um espaço onde posso ser útil, o Rotary oferece a oportunidade de me tornar útil á comunidade. É um local onde nos tratamos como companheiros. Somos todos iguais, sem os rótulos ou títulos habitualmente usados no cotidiano. Todos se tratam por “você”, em um ambiente respeitoso, descontraído e agradável.


































domingo, junho 12, 2011

MARIA ZILÁ ARGENTINO E MARIA JOANA TONCZAK

PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
Sábado 11 de junho de 2011
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/

Da esquerda para a direita Maria Zilá e Maria Joana
ENTREVISTADAS: MARIA ZILÁ ARGENTINO E MARIA JOANA TONCZAK
Maria Zilá é paulistana, Maria Joana catarinense, elas partilham o teto em um elegante e funcional flat existente na Primeira Cidade Geriátrica do Brasil, uma verdadeira cidade encravada na área nobre da cidade de Piracicaba. Muito bem articuladas, narram fatos que vivenciaram individualmente ou de forma partilhada. Maria Zilá revela sua origem pelo ligeiro sotaque paulistano, enquanto Maria Joana praticamente se identifica com sua maneira de falar, característica dos estados do sul do Brasil. Ambas são mulheres determinadas, decididas. Maria Zilá foi professora de geometria descritiva, lecionou em bairros longínquos de São Paulo até aparecer a inovadora política educacional que determinou a acomodação intelectual dos alunos, brindando-os com estudos mais amigáveis. Maria Joana lutou com muita garra e determinação para superar todos os obstáculos que encontrou, narra-os de forma natural. Aos sete anos ganhou de presente uma enxada, que conserva com ela até os dias atuais, estudou em Paranaguá, vencendo com seu valente Fusca (“Fuque” como o pessoal do sul gosta de chamar) a neblina da serra entre Curitiba e Paranaguá, passava batom feminino nas lentes dos faróis do carro deixando um pequeno circulo no centro, para dar um foco melhor na escuridão da noite da serra. Comeu lingüiça com Café Filho, jogou cartas com João Goulart e Maria Thereza, conheceu Juscelino Kubistchek e sua animada troupe que em campanha política cantava a famosa musica “Peixe Vivo” até a exaustão dos presentes. È possível que alguns torcedores argentinos de um conhecido time de basquete ainda se lembrem da famosa atleta “argentina” Juanita, aquela que pouco ou nada falava, apenas dava um show de bola, nunca souberam que a fenomenal atleta era a brasileira Maria Joana. Ela foi vereadora em Cambé. Mudou-se para Foz de Iguaçu quando essa progressista cidade tinha apenas uma rua. Zilá e Joana estabeleceram uma grande amizade, dessas que transpõem datas e lugares, por diversas circunstâncias e fatos passaram a dividir o espaço onde moram, com direito a cultivarem horta e flores. Contrastando com uma sociedade cada dia mais individualista as duas amigas são exemplos da força e importância de uma amizade verdadeira. Zilá nasceu no bairro Belém em São Paulo, a 11 de maio de 1941, é descendente de eslovenos, filha de José Argentino e Maria de Lourdes Macedo Argentino, Maria Joana nasceu em Buitázinho, Mafra, Santa Catarina, á 20 de abril de 1928, é descendente de poloneses, filha de José Tonczac e Maria Otacília Tonczac.

Zilá você estudou em que escolas?

Estudei no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, no Belém, fiz a Faculdade de Desenho e Artes Plásticas, na Faculdade Santa Marcelina, na Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes. Na realidade eu pretendia estudar geometria, um curso que era dado junto com matemática, eu tenho paixão por geometria, estudei no curso geometria descritiva, desenho geométrico, desenho técnico e desenho arquitetônico. Após concluir a faculdade fui lecionar na rede estadual de ensino e em escolas particulares. A primeira escola onde lecionei situava-se no Jardim Japão, lá pelos lados da Vila Maria. Lecionei até o advento da famosa lei 5692 de 1971, que impedia a reprovação do aluno, além de ser eliminada do vestibular a matéria geometria descritiva. Os alunos deram graças a Deus, porque para estudar geometria descritiva exige dedicação. Houve o desinteresse total pela minha aula por parte dos alunos, com a aprovação assegurada, manter a disciplina da classe passou a ser muito difícil. Decidi deixar o ensino. Em 1976 ingressei na Cervejaria Brahma, fui trabalhar na cidade de Curitiba.
Qual foi a sua impressão de Curitiba?

Achei o povo muito reservado, a cidade é maravilhosa. Em São Paulo eu tinha uma vida extrovertida, freqüentava locais que ofereciam atrações noturnas, como teatros, shows. Fiquei chocada quando determinado dia ao sair do meu trabalho no escritório da Brahma, trajando minha roupa social, dirigi-me a um dos muitos café e bares da Rua das Flores, isso às cinco horas da tarde de um dia muito quente, pedi uma cerveja e fui literalmente expulsa do bar! Simplesmente se negaram a servir cerveja a uma mulher desacompanhada! Isso foi em 1976! Permaneci por 12 anos em Curitiba, morando no Centro Cívico, lá aprendi a ter hábitos caseiros.
Maria Joana você estudou onde?

Estudei o ginásio em Mafra, através de uma bolsa de estudo fiz o magistério em Curitiba. Naquele tempo quem tinha cursado a escola normal só tinha como opção fazer a faculdade de letras, eu ingressei na faculdade em Paranaguá, a noite embarcava no meu fusquinha com mais duas ou três pessoas e íamos á Paranaguá, passava batom no vidro do farol do carro, com isso obtinha um foco direcionado ao centro, para andar na neblina a noite, era um fusca azul..

A senhora era muito corajosa!
Tinha que ser, eu não tinha dinheiro para ser valente!

A senhora é uma das pioneiras de Foz de Iguaçu?

Após me formar lecionei em Mafra. Dei aula em Foz de Iguaçu, fui nomeada inspetora de ensino, isso quando a cidade era formada apenas pela Avenida Brasil, em chão de terra. Na época em Foz de Iguaçu havia dois carros na cidade, o da prefeitura e o meu, tive que fazer um curso de mecânica de automóveis para dar manutenção no meu fusca. O meu carro era taxi, ambulância, enfim fazia tudo que necessitavam.

A senhora pescava?

Maria Zilá e Maria Joana na horta que cultivam
(Detalhe: Observe que este cnteiro está suspenso, para não ter que se abaixar para trabalhar, uma inovação da dupla Maria Zilá e Maria José)
Pescava no Rio Iguaçu de um lado e no Rio Paraná de outro. Quando eu era criança pescava e caçava passarinho para poder me alimentar. Quando cresci pescava por prazer. Geralmente pescava de barranco, para pescar dourado ia de canoa, tinha que pescar com um facão na mão, pois o dourado é um peixe inteligentíssimo, quando ele via que estava preso não saia simplesmente puxando a canoa, ele passava por debaixo da canoa envolvendo-a na própria linha e virando-a. Com uma mão segurava o facão, assim que ele pulasse sobre a canoa tinha que cortar a linha com o facão. O Rio Paraná era abundante em Pacu, na época de pesca ia quase metade da cidade até o rio para beneficiar-se da pesca, havia peixes de 80 quilos, que eram retalhados e distribuídos. Nessa época as professoras eram mandadas as mais remotas localidades, elas tinham que saber fazer de tudo. Vivi em Foz de Iguaçu uma experiência única, maravilhosa. A prefeitura adquiriu uma casa onde eu morava e onde foram morar seis ou sete professoras que iam para se formarem professoras regionalistas.

 

Após Foz de Iguaçu, para qual cidade a senhora se mudou?

Fui para Cambé, onde fui eleita vereadora com a maior votação da cidade, sempre fui política, no sentido de ter liderança. Exerci o mandato no período do regime militar, havia apenas dois partidos políticos, a ARENA e o MDB. Eu tinha a necessidade de provar que um cargo político poderia ser exercido sem desvios de conduta, honrando a causa, eu tinha a necessidade de provar para mim mesma de que o político pode ser honesto. E pode, eu fui!

Ocorreram situações onde a senhora poderia desviar-se dessa conduta?

Muitas, e a cada uma que recusei ganhei um inimigo. Se quando criança eu necessitei pescar e caçar passarinho para matar a fome, porque iria ter uma conduta desonesta agora? Por mais simples que seja um trabalho ele propicia condições de vida. Pode não ser uma vida de ostentação. Quando um político cede á tentação ele não sairá mais. A ambição é natural ao ser humano, sem ela não se vive, o que deve ficar muito claro é qual é o tipo de ambição que acomete o indivíduo. O homem sempre pensou que era Deus, ele quer mandar, hoje não há mais partidos políticos, há conveniências pessoais. Se o país está melhor, tem mais dinheiro, a ambição também aumenta. Ninguém quer ser menor do que o outro, não se luta para ser o menor.

A senhora conheceu algum político de expressão nacional?

Sentei em um degrau de escada, comendo lingüiça, com o então Presidente da República Café Filho. Isso ocorreu em uma chácara onde foi oferecido a ele um almoço. Era uma pessoa simples, maravilhosa. Fui comunicada por um assessor de que Café Filho não comia carne de aves, mas havia umas lingüiças dependuradas em cima do fogão, que eram do gosto do presidente, apanhei couve no quintal, fizemos arroz, feijão, lingüiça e couve, foi isso que ele comeu. Todas as pessoas presentes queriam comer aquela comida. Café Filhos sentou-se em uma escada, conversando, tomando chimarrão, disse: “- Eu não gosto, mas a minha mulher gosta muito de leitoa assada”. E de fato havia leitoa assada sobre a mesa, eu avisei o prefeito, foi então providenciado um leitão para ele levar á mulher dele. Isso ocorreu em Cambé.

Algum outro político que a senhora conheceu?

João Goulart e sua esposa Maria Thereza passaram a lua de mel em Foz do Iguaçu, ficaram hospedados no hotel local. Ela era muito bonita, ele também era bonito, formavam um casal maravilhoso. Maria Thereza ficou conosco, na cidade, enquanto João Goulart foi caçar. Conversamos muito, ela adorava criança. Tomávamos chimarrão, jogávamos cartas: buraco, truco, canastra. Conheci Juscelino Kubitschek, na época era candidato, ele estava sempre acompanhado de uma rapaziada da sua comitiva que vivia cantando á exaustão do ouvinte a música tema da sua campanha: Como pode o peixe vivo/Viver fora da água fria/Como pode o peixe vivo/Viver fora da água fria/Como poderei viver/Como poderei viver/Sem a tua, sem a tua/Sem a tua companhia/Sem a tua, sem a tua/ Sem a tua companhia. Ele era muito vaidoso.

A senhora praticou esportes?

Joguei profissionalmente em um time argentino de basquete, o “14 De Julio” eu era conhecida como Juanita, isso em Porto Iguaçu, alguns alunos meus e eu atravessávamos o Rio Iguaçu, de canoa, remando. Joguei nesse time por uns dois anos. Joguei vôlei, tênis. Em Foz de Iguaçu , junto com dois amigos, o prefeito e o dono do cartório tivemos cavalo na raia. Tínhamos uma éguinha, a Diana, que nunca perdeu nenhuma corrida, até que não tinha mais nenhum animal que pudesse competir à altura. Vimos-nos forçados a vender a égua, quem a comprou pintou-a de cinza, a cor original era branca. No hotel da cidade, onde inicialmente me hospedei, havia uma quadra de tênis, eu jogava com o garçom, uma arara mansinha ficava em cima de um galho gritando: “- Muy Bien Juanita!”

A senhora tem livros publicados?

Escrevi “ Crepúsculo”, “Lindolf Bell e a Catequese Poética”, Lindolf é um poeta catarinense, muito bonito, que lançou uma forma de literatura poética, juntamente com mais dois colegas pararam a cidade de São Paulo. Lançaram o livro na Boate Cravo e Canela, imagine uma boate fervendo, tudo escuro, e de repente ele falando parou tudo. Eu o conheci quando fui fazer especialização de letras. A minha monografia foi sobre a catequese poética. Lindolf Bell ganhou projeção nacional ao declamar poemas no Viaduto do Chá e em praças, boates, escolas e fábricas de São Paulo e do Rio, no movimento que passou a ser denominado de Catequese Poética. Além dos laços afetivos, o poeta conquistou o coração de multidões de anônimos pelas ruas. Estudantes sedentos de cultura puderam vibrar com as apresentações do poeta, cujo principal objetivo era levar a poesia, por meio do próprio autor, para o povo. Essa foi a origem da Catequese Poética.

Fome
MARIA JOANA TOMCZAK
 ( do seu livro Crepúsculo)


Parada para Café!

Dez minutos!

E os passageiros,

Apressados, acorreram

Ao balcão já preparado,

Menos por fome

Que para mudar de posição.
- Uma média, sim?

- Uma empada, por favor!

Quanto é o sandwiche?

E os pensamentos

Só tinham um endereço:

Escolher o que comer.

 

Todos de pé

indiferentes,

isolados, no aperto
do barzinho acanhado,

preocupados em engolir

mesmo sem a fome

que justificasse tal apetite
 


















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